
Pergunta:
Ana Maria Pereira questionou:
"O melhor Doce Natal que podemos realizar é ter um plano de Políticas Públicas do CRATO, que tire este monte de crianças de rua,cheirando cola!!!! e assaltando"
Resposta:
Prezada Ana Maria,
Esse trabalho é feito por nós desde que Samuel entrou na prefeitura, e também acho que o trabalho social deve sempre ser feito pelo governo federal, estadual, os promotores, e conselhos tutelares. Mas posso falar melhor dos nossos projetos, daqueles que nos empenhamos, e já aproveito para convidá-la a participar. Talvez você não esteja a par, porque fala dessa forma, mas temos diversos programas sociais para as crianças da nossa cidade, tais como: O projeto "Bola na rede", "Crato que canta", "Amigos da Leitura", "Criançarte", "Crato mostra sua arte", o projeto "Acolher" e o "Doce Natal". O Doce natal é apenas UM dos vários projetos sociais endereçados às crianças carentes no Crato.
No caso do Doce Natal, há 5 anos fazemos esse trabalho. Trabalhamos com crianças de rua, crianças que cheiram cola e crianças que chegam querendo participar. Temos danças, teatro, palestras, leitura, esporte, arte, música... é um trabalho maravilhoso e que temos testemunhos lindos, não só trabalhamos com as crianças mas também com as fámilias das crianças, porque de nada adiantaria investir nas crianças, se a família for problemática. É preciso trabalhar com as famílias, e isso fazemos.
Gostaria de falar sobre o Doce Natal. Qualquer criança, seja ela pobre, classe média, rica ou com problemas de drogas, problemas de comportamento, carente e etc... merece sonhar, merece ter esperança, merece ver espetáculos, ainda mais se elas são a atração. No Doce natal, não se ganha só presente não. Apreende-se a ser solidário, ser amigo, respeitar os outros, fazemos visitas a abrigos, hospitais. Posso te garatir que qualquer pessoa que participa ( temos bastante voluntários e nada é gasto dos cofres públicos. Tudo é conquistado, mostrando que é muito gostoso, que é muito gratificante essa ação para nossas vidas.
Adote essa ídeia. Se não gosta do Doce Natal, aparece durante o ano para dar sua contribuição com uma palestra, ensinando algo que ache que valha a pena, e faça essas crianças ou adolecentes sairem das ruas. Tentemos cumprir a nossa parte! O projeto "Acolher" ta nascendo, vamos apadrinhar uma criança, não financeiramente, mais dando amor, mostrando que a vida vale a pena.
Vc pode me encontrar no e-mail assessoriamonica@bol.com.br ou no meu escritório na rua Duque de Caxias, 714 Ed: Ossian Araripe, sala 501 - Horarios manhã e tarde. E desde já um Doce natal!
Abraços,
Mônica Araripe

Fotos: Henrique Maia
No comments:
Post a Comment