A Notícia sem Sofisma nem Fantasia...Mais claro do que isso, Impossível !
O Radialista Antonio Vicelmo em seu programa "Jornal do Cariri", líder de audiência há muitas décadas na Rádio Educadora, tem se mostrado acima de tudo, um cidadão ético e compromissado com a verdade, representando um grande exemplo de cidadão Cratense que defende a nossa cidade. Falando livremente, sem as amarras da dura linguagem jornalística, falando ao coração do povo de sua terra, sobretudo aos mais humildes, e de uma forma que eles possam entender, o Vicelmo tem feito um jornalismo de opinião.
Diferentemente dos que fazem o jornalismo comum, que sustentam que a figura daquele que veicula a notícia deveria ser uma espécie de "máquina humana", de "bloco de gêlo impassível", imperturbável ante os acontecimentos, o Vicelmo é diferente. Ele é o que podemos chmar de um verdadeiro ÂNCORA em toda a concepção dessa palavra. Vai muito além da notícia sem sofisma e sem fantasia. Ele nos traz a informação como ela é, o retrato fiel de uma realidade que muitas vezes fica escondida nas entrelinhas, não fosse o talento sagaz desse Porteirense de nascimento, e que é hoje um dos pilares do radialismo Cearense.
Trago aos leitores do Blog do Crato hoje, um exemplo do que considero um dos ápices do seu estilo inconfundível, mesclando notícia, humor, ironia e um chamamento da população a uma realidade que é gritante, que demonstra muitas vezes a falta de compromissos de nossos governantes para com a igualdade de oportunidades e condições entre as diversas cidades caririenses, que cada vez mais necessitam de um tratamento igualitário.
Compartilho da visão do radialista Antonio Vicelmo de que uma Região Metropolitana não significa uma cidade que cresce enquanto outras são deixadas de lado. Na notícia veiculada em seu programa do dia 14 de setembro, ( e estávamos bem atentos ), foi anunciado por exemplo, uma verba de 14 milhões para a vizinha cidade de Juazeiro do Norte, para a construção de avenidas de entorno, pelo Governo do Estado, enquanto que para o Crato, na mesma data, o mesmo Governo do Estado do Ceará convidou a população para a colocação de uma Estaca, a primeira estaca de ( pasmem ! ) uma CERCA ainda a ser construída em torno do sítio Fundão. Quer dizer, enquanto Juazeiro do Norte ganha 14 milhões para avenidas, garantidas pelo Secretário das Cidades Camilo Santana, o Crato no mesmo dia, é agraciado com uma ESTACA. Não há simbologia maior no reino da desigualdade. O Vicelmo ironiza a notícia, porque como se diz, nesses casos, a gente ri para não chorar, sem compreender porque tamanha discriminação para com a nossa terra.
Ouçamos a gravação da notícia lida pelo nosso querido Antonio Vicelmo, que está cada vez mais EXUBERANTE, PLENO, COMPLETO, diga-se de passagem. O Blog do Crato aproveita para parabenizar este grande repórter, este amigo leal, este ser humano extraordinário que tem ajudado a todos os que foram ao seu encontro indistintamente. E fica também o meu agradecimento pessoal enquanto repórter aprendiz, enquanto discípulo, porque aprende-se muito também pela escuta e pela observação. No Cariri e no Ceará, esse mestre será sempre um ídolo maior para todos os jornalistas e radialistas que desejam ir muito além da cartilha escolar e assumem o papel de moldar o perfil de uma sociedade pensante. Ao jornalista não cabe apenas informar a sociedade, mas dentro das possibilidades, FORMAR CIDADÃOS. Pelo menos, essa também é a minha visão. Sem agressões, sem fantasias, mas com as ferramentas da verdade, uma boa dose de humor, de sátira, da ironia e sobretudo, do bom caráter que tem o Antonio Vicelmo.
Salve, grande Mestre!
Ouçamos a gravação no player logo abaixo:
Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com
No comments:
Post a Comment