Wednesday, October 31, 2012

Consumo de álcool por adolescentes na cidade do Crato -Por Maria Otilia



Apesar da lei brasileira proibir a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos (Lei nº 9.294 – 15/07/1996), essa prática é muito comum entre os jovens – seja no ambiente domiciliar, em festividades, ou mesmo em ambientes públicos. Aqui na cidade do Crato estamos vivendo um grande problema. É comum nas festas realizadas pelos clubes (balneários), casas de shows, bares, etc., o descumprimento da Lei que proíbe a venda e  o consumo de bebidas alcóolicas por adolescentes. Somos sabedores que o grande número de violência entre jovens está ligado ao uso de álcool e outras substancias  tóxicas.
Constatamos também que durante os eventos realizados por estes estabelecimentos,  falta  fiscalização pelos órgãos competentes, principalmente CREAS e Conselho Tutelar.
Lendo a reportagem sobre a solicitação justa e necessária do funcionamento por 24 horas da Delegacia da Polícia Civil em Crato  , reivindicamos que seja efetivada  também a legislação pertinente ao uso de substancias lícitas e ilícitas, dentre elas o álcool, através de fiscalização e aplicação das penalidades cabíveis ao descumprimento da Lei 9.294/96.
Infelizmente a maioria dos os pais independente do poder aquisitivo já não tem mais autonomia sobre os filhos. Sentimos isto quando realizamos em nossas escolas, as reuniões de pais, ou quanto convocamos os mesmos para tomadas de decisões. 
Cabe, portanto, toda  sociedade cratense cobrar dos nossos representantes (executivo,legislativo e judiciário), políticas públicas de prevenção, segurança e punição em relação a toda esta problemática. Principalmente na vigilância dos nossos adolescentes que vivem em situação de risco. E que na maioria das vezes estão em nossa volta, em plena luz do dia, como os jovens que ficam nas praças, centro cultural da reffesa, parque de exposições, bebendo, fumando e ás vezes cometendo pequenos delitos.
Cobramos aqui também, do governo estadual, maior investimento em segurança pública, voltado para o aumento do quadro de efetivos bem como infraestrutura para o funcionamento eficaz da polícia militar. É lamentável, uma cidade do porte do município do Crato, deixar de diligenciar as ocorrências policiais por está com viaturas quebradas. Lembrando também  que outros órgãos de apoio a crianças e adolescentes de competência do poder municipal, deixam de atuar com eficácia por não ter a estrutura adequada ( profissionais habilitados, ambiente físico ,carros,etc).

 Lembre-se: Vender ou permitir o consumo de álcool por menores  não é legal. Mais que uma gíria é a LEI.

No comments:

Post a Comment