O ano era 1943. Sensibilizado com os horrores da 2ª Guerra Mundial, o compositor russo Dmitri Dmitriyevich Shostakovitch pôs seu talento criativo na pauta ofertando ao mundo o Concerto Nº 8, “Stalingrado”. Composta em 5 movimentos, a peça foi uma homenagem às vítimas do cerco alemão sobre a cidade de Stalingrado, atual Volgograd, e dedicada ao maestro Evgeni Mravinski, titular da Filarmônica de Leningrado, atual Filarmônica de São Petersburgo. No concerto da Série Oficial de outubro, a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho apresenta a referida obra de Shostakovitch, juntamente com imagens do conflito em projeção. É nesta quinta-feira, 25 de outubro, às 19h30, no Palco Principal do Theatro José de Alencar. A regência é do maestro Arthur Barbosa, e a entrada é franca.
O programa prevê ainda obras de Antonio Vivaldi, “Concerto Alla-Rústica in G Major, RV 151 1. Presto; 2. Adágio; 3. Allegro”, de Peter Warlook, “Capriol Suite” 1. Basse-Dance; 2. Pavane; 3. Tordion; 4. Bransles; 5. Pieds-en-L’air; 6. Mattachins (Sword Dance)”, e de Joaquin Turina, “La Oracion Del Torero para cuarteto de cuerda”.
A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho é uma ação da Associação Artística de Concertos do Ceará (AACC), com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). Nesta série, conta ainda com o apoio do Theatro José de Alencar.
Fonte: Portal Chapada do Araripe
No comments:
Post a Comment