Wednesday, August 22, 2012

Festa da padroeira do Crato começa nesta quarta-feira, com grande carreata pela cidade


Participam da festa esse ano, mais de 70 mil pessoas. São 244 anos de paróquia e 98 como Catedral da Sé

Com a participação de cerca de 70 mil pessoas, será aberta nesta quarta-feira, às 18h30, na cidade do Crato, as comemorações da festa da padroeira do Município e da Diocese, Nossa Senhora da Penha. Uma grande carreata saindo do Estádio Mirandão, em direção ao centro da cidade, abre os festejos alusivos à santa, que começam hoje e vão até o dia 1º de setembro.  O tema da festa este ano é: “Com a Mãe da penha acolhemos Jesus, nossa Alegria”. O cortejo passará por várias paróquias da cidade, em direção à Sé Catedral, onde haverá hasteamento das bandeiras e palavra de abertura, com a presença do bispo diocesano, Dom Fernando Panico. O primeiro noitário será em louvor aos motoristas, mototaxistas e motoqueiros.

Uma grande programação será cumprida nos próximos dias em louvor à Nossa senhora da Penha. A festa, em sua abertura, coincide com o encerramento da Semana do Folclore, em comemoração ao Dia do Folclore, com grande cortejo dos grupos pela cidade, encerrando na praça da Sé, com as apresentações.

Este ano, a festa terá o espaço da praça da Sé disponibilizado para a população. Recentemente inaugurada, possibilitará o maior fluxo de pessoas pelo espaço. A parte social da festa é realizada de frente a paróquia.  Segundo o Padre Edmilson Neves, pároco da matriz de Nossa Senhora da Penha, todos os dias, a partir da 5h30, será iniciada a programação com a caminhada mariana, as missas diárias, ofício da Imaculada Conceição, novena e benção do santíssimo, às 19 horas.

De acordo com o padre Edmilson, este ano a passagem da imagem da Santa acontecerá pelas paróquias da cidade, começando pela igreja de São Francisco, no Pinto Madeira, e encerrando na Sagrada Família. No dia 25 será realizada carreata na Ponta de Serra. Ele afirma que ao longo do novenário, a busca será de refletir à luz da palavra de Deus e os acontecimentos que marcaram a vida de Maria no plano divino da salvação.

A grande procissão, segundo o pároco, acontece com a participação de cerca de 40 mil pessoas, pelas principais ruas da cidade, a partir das 17 horas, seguida da benção do santíssimo. Antes, haverá consagração à Nossa Senhora da Penha, com celebração da missa, às 16 horas. O roteiro este ano segue, saindo da praça da Sé, Dom Quintino, Avenida Pericentral, Maildes de Siqueira, José Marrocos, Monsenhor Esmeraldo, Ratisbona, Bárbara de Alencar, Miguel Limaverde e Sé Catedral. Durante a programação social, será realizada quermesse, com bingos e leilões, todos os dias.

DEVOÇÃO À NOSSA SENHORA DA PENHA

A devoção à Nossa Senhora da Penha começou a partir do momento em que os frades capuchinhos chegaram ao Cariri, no período da colonização, há mais de 300 anos.  A primeira imagem veio para o Crato da Basílica de Nossa Senhora da Penha, em Olinda-PE, e ainda existe preservada na paróquia. A justificativa para que viesse ao Crato é que imagem ficou pequena no altar construído na Basílica daquela localidade.  A imagem foi adquirida na França. O padre ressalta a devoção a Nossa Senhora da Penha na Região e no Brasil, a exemplo das cidades de Campos Sales, no Cariri, e paróquias da Penha em São Paulo e Rio de Janeiro. A santa é também padroeira da Diocese e a festa acontece dentro do triênio para o centenário. A Catedral da Sé completa 98 anos e 244 como paróquia.

Por: Elizângela Santos
Colaboradora do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

No comments:

Post a Comment