Quem passa pelas ruas do Crato, principalmente próximo a praças e avenidas, não consegue deixar de perceber a "briga travada entre os cavaletes". Luta esta por um espaço para divulgarem os números e imagens dos candidatos.
Acredito eu, que eles estejam querendo utilizar as mesmas teorias que as grandes empresas utilizam para embutir um produto na cabeça das pessoas, com o intuito de comprar os seus produtos. Todavia, não sei se esse tipo de propaganda tem tanta eficácia. Embora eu não seja nenhum entendedor do assunto, vejo que muitos problemas podem ser ocasionados por conta desse tipo de "marketing". Entre os problemas podemos citar: a imensa poluição visual; impedimento visual dos motoristas em alguns retornos e acessos; e possíveis acidentes com veículos e motocicletas.
Sabe-se que muitos problemas de saúde podem ser ocasionados pela poluição visual, entre eles: desorientação, fadiga, stresse e irritação. Por conta disso, muitas cidades lutam pela redução das exageradas placas e propagandas do comércio. O governo municipal mesmo já realizou campanhas com esse intuito. Entretanto, o que se vê nesse período é uma luta pela demarcação de território a partir de violentas e exageradas propagandas, uma delas, em forma dos "benditos" cavaletes.
Mutios desses cavaletes impedem ou dificultam a visão dos motoristas. Um exemplo bem prático pode ser observado em frente ao Corpo de Bombeiros do Crato. Por exemplo, quem vai no sentido pimenta-centro que tenta entrar na R. Leandro Bezerra, em frente a sede do Corpo de Bombeiros, muitas vezes não consegue ver, ou vê com dificuldade, os carros que trafegam no outro sentido da avenida. Há alguns dias tinha uma placa tão grande naquele local que atrapalhava completamente a visão.
Por último, inúmeras são as vezes que se observa os "cavaletes" caindo, ou caídos, sobre as ruas e avenidas da cidade. Eu mesmo, sem querer, já passei por cima de um que estava caído na rua, próximo à uma praça. Imagino que muitos de vocês também já fizeram algo do tipo.
Imagina se acontece um vento forte levando os cavaletes para o meio da avenida bem no instante que passam carros e motocicletas? O desastre está feito! Mas, o problema está resolvido, tem muito cabo eleitoral botando uma pedra no cavalete, bem acima da cabeça do candidato para resolver o problema. Vê se pode?
Não estou criticando a ação de um ou outro político em específico, todos estão fazendo a mesma coisa. Acho que deve-se fazer uma campanha diferente. Não tragam para nossas praças cavaletes, tragam ideias, diálogo, propostas, coisas boas para nossa população! Inovem as suas campanhas políticas.
Por Yuri Lacerda
Foto ilustrativa: Site Sul21
No comments:
Post a Comment