Sunday, June 24, 2012

Professor à moda antiga – Por Carlos Eduardo Esmeraldo


Vida de professor, hoje em dia, não é nada fácil! Já vai longe o tempo em que o professor era respeitado pelos seus alunos, com o mesmo nível de consideração e devoção reservado aos próprios pais. Época em que alunos eram verdadeiros discípulos e o professor, antes de tudo um mestre a dividir o saber com seus pupilos. Hoje não; o pobre do professor além dos baixos salários, carga horária estafante, ainda enfrenta um bando de jovens desinteressados, alunos de cara feia, mal-educados desde o berço, alguns deles drogados, quando não armados até os dentes.

Às vezes, eu imagino o que seria dos pequenos estudantes do Século XXI, se porventura voltassem as normas disciplinares que existiam na época em que a minha mãe estudava nas escolas primárias do Crato. Aí pelos idos de 1910, há um século, portanto, todo dia de sábado havia a sabatina. Nada mais era do que uma argüição oral que o professor, de palmatória em punho, fazia aos alunos sobre todo o conteúdo ministrado durante a semana. Aquele que não soubesse responder, outro aluno era solicitado a passar um quinau, isto é fazer a correção daquilo que o colega não soubera. Se por ventura acertasse a resposta, era autorizado pelo mestre a aplicar certo número de “bolos” na palma da mão do coleguinha relapso. Se errasse, os dois recebiam do próprio professor a merecida sova.

Mas tal sistema disciplinar não era nem de longe, comparado ao que existia na Alemanha de 1785. Famosa pela rigidez de comportamento de seu povo, àquela época, o professor alemão ministrava suas aulas com um comprido e espesso cipó encostado a um canto da parede. Se algum aluno não soubesse a lição ou se comportasse de maneira inadequada era solicitado a retirar a camisa, ajoelhar-se e receber algumas lapadas nas costas.

Certo dia, um professor da cidade de Brunswick, não desejando surrar seus alunos de apenas oito anos, impôs a eles um terrível castigo, em troca de umas boas e merecidas cipoadas. Eles somente seriam liberados da sala de aula, após somarem os cem primeiros números naturais, isto é: um mais dois, mais três, mais quatro, até chegar a cem. Seria uma operação demorada para qualquer adulto, imagine para crianças já sentindo as agruras da fome a lhe roer o diminuto estômago. Menos de cinco minutos depois dessa ordem, um garotinho franzino, levantou-se e disse ao professor: “o resultado é 5050”. “Como você descobriu isso, meu filho?” Aquela criança lhe mostrou uma pequena fórmula que havia descoberto, antes de muitos matemáticos famosos daquela época: a soma dos termos de uma Progressão Aritmética.

Reza a lenda que o professor tirou a camisa, pegou o vergalhão, entregou àquele pequeno aluno, ajoelhou-se e disse para a classe: “Hoje eu estou diante de um gênio! Meu filho tome esta vara e bata nas minhas costas! Bata quantas vezes você quiser!” Não há registro histórico se aquele aluno surrou seu professor, para alegria dos seus coleguinhas. Mas ganhou do diretor da escola, uma bolsa de estudos que lhe possibilitou doutorar-se em Matemática, anos mais tarde.

Ah sim, antes que eu me esqueça! Qual era o nome daquele pequeno gênio? João Frederico Carl Gauss, um dos maiores matemáticos de todos os tempos. Responsável entre tantos feitos, pelo desenvolvimento da “Teoria dos Números”, da demonstração do “Teorema Fundamental da Álgebra”, e da famosa “Curva de Gauss”, para correções de dados estatísticos.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Rádio Araripe, a pioneira no interior cearense chega aos 60 – Por: Chico José – Repórter do jornal Correio da Paraíba


O Blog do Crato possui mais de 22.000 artigos. Uma verdadeira enciclopédia sobre a nossa cidade. No dia de hoje está instalado um sistema de fácil localização de artigos por autor, ou folhear por temas, por exemplo, crônicas. Quem quiser pode ler centenas de crônicas, ou notícias que já publicamos nos últimos 7 anos. Na entrada do Blog estão pequenos botões azuis que apontam para temas específicos. Basta clicar e acompanhar. Cumprindo nossa programação dedicada ao Crato, por ocasião da semana do município, mais um excelente texto:

O dia 28 de agosto de 2011 assinalou o transcurso do sexagésimo aniversário de instalação da Rádio Araripe do Crato, cujas transmissões começaram no dia 28 de agosto de 1951. Era mais um empreendimento de Assis Chateaubriand, magnata das comunicações e fundador dos Diários e Emissoras Associados do Brasil, à época o maior império jornalístico do país. Pioneira na radiodifusão no interior cearense, a Rádio Araripe entrou no ar um ano depois que Chateaubriand inaugurou em São Paulo a TV Tupi, primeira emissora de televisão da América Latina.

Empresário vitorioso no eixo Rio – São Paulo, quando o Rio de Janeiro era a capital federal, Chateaubriand não circunscreveu seus empreendimentos (jornais, revistas, rádios e tvs) às capitais. Seu grupo empresarial abrangeu as cidades mais importantes do país na primeira metade do Século XX. Com a cidade do Crato não foi diferente. O “velho capitão” natural do município paraibano de Umbuzeiro (na divisa da Paraíba com Pernambuco), também contemplou seu estado natal. Em Campina Grande ele implantou a Rádio, a TV Borborema e o jornal Diário da Borborema. Trabalhei também na rádio e no jornal do grupo Associado, na década de 1980.

A Rádio Araripe foi meu primeiro emprego na área da comunicação. Foi onde aprendi o beabá do radiojornalismo sob a batuta de Elói Teles de Morais, no já distante maio de 1974. Foram seis anos de grande aprendizado e inesquecíveis lições de vida. Era o tempo em que se produzia notícia mesmo. Tinha-se que correr atrás dela e transmiti-la aos milhares de ouvintes.

Não tive a felicidade de assistir à inauguração da velha Rádio Araripe, nome escolhido por Chateaubriand, como forma de homenagear nosso principal acidente geográfico – a Chapada do Araripe. Mas quem esteve presente a tão importante acontecimento, relata que o fundador dos “Associados” promoveu uma verdadeira festa de arromba, trazendo ao Crato importantes personalidades dos círculos políticos e empresariais do país. Integrando a comitiva, nada menos que o vice-presidente da República João Café Filho; o industrial paulista Olavo Fontoura, dono do laboratório de mesmo nome e produtor do tradicional biotônico; a Miss Brasil Teresinha Morango, que anos mais tarde se casaria com Armando Pitigliani, diretor da gravadora Odeon; e até uma representante da nobreza italiana.

O rádio dos anos 50 era completo. Parte da programação era ao vivo, inclusive as rádionovelas. Por isso, além dos estúdios, localizados de início à Rua Nelson Alencar, no coração da cidade, havia também auditório, dando para a Rua Bárbara de Alencar. Tinha inclusive cinema. Eram os anos dourados do rádio de saudosa memória.

Quando ingressei na Pioneira, em primeiro de maio de 1974, os estúdios, a administração e os transmissores já estavam na Rua São Francisco, esquina com Monsenhor Esmeraldo, no Bairro Pinto Madeira. Pela Araripe passaram grandes profissionais da radiofonia. Naquela primeira metade de 1974, a Araripe tinha apenas um radiojornal de longa duração – Correspondente Araripe, veiculado sempre às 13h00, redigido por Francisco José e Lindemberg de Aquino, uma das inteligências prodigiosas do jornalismo da época. Tive a oportunidade de editar na emissora associada um jornal matutino, intitulado “Jornal da Manhã”, que passou mais de 20 anos no ar.

Do meu tempo, além de Elói Teles, que era o gerente; recordo-me de Robledo Pontes (e seu vozeirão), como diretor-artístico; Lucimar Rodrigues Leite (Mazinho), programador musical, locutor e operador de áudio; Carlos Alberto Miranda, que depois se mudaria para o Recife; Gilberto Pinheiro, Aderbal Carvalho, Rui Lemos, Eli Aguiar e Roberto Silva, apresentadores; e os operadores de áudio José Borges Favela, Francisco Agostinho e Juscelino Leal. Éramos uma verdadeira família e dessa forma perseguíamos com obstinação o primeiro lugar na audiência. Tempos bons aqueles. A gente era feliz e não sabia.

Francisco José
( Colaborador do Blog do Crato )

(*) Natural do Crato e atualmente repórter do jornal Correio da Paraíba em Campina Grande.

Futebol - Com Amilton Silva


A sexta rodada do Brasileirão da Série A, foi iniciada ontem, com tres partidas e algumas surpresas. No Estádio São Januário , Rio de Janeiro, O Vasco recebeu o Cruzeiro , e perdeu a liderança e invencibilidade no campeonato. O Cruzeiro derrotou a equipe cruzmaltina por 3 X 1, com grande exibição do argentino Montillo. Já O São Paulo que na última quinta feira foi eliminado das semi-finais da copa do Brasil, pelo Coritiba, voltou a decepcionar sua torcida e perdeu de 1 X 0 Para Portuguesa. Na Outra partida relaizada às 21:00h , O Atlético mineiro , goleou o Náutico por 5 X 1. O Cruzeiro, com a vitória sobre o Vasco , assumiu a liderança do campeonato com 14 pontos ganhos, seguido do também mineiro Atlético com 13 pontos ganhos. Hoje , domingo, sete partidas fecham a rodada:

CORITIBA X PALMEIRAS
GRÊMIO X FLAMENGO
FIGUEIRENSE X BAHIA
BOTAFOGO X PONTE PRETA
SANTOS X CORITIBA
SPORT X INTERNACIONAL
ATLÉTICO GO X FLUMINENSE

Por: Amilton Silva - Editor de Esportes do Blog do Crato

O Blog do Crato é muito Invejado e Imitado...


Como tudo que é sucesso...

Pois é, nesta terra descoberta por Cabral acontece de tudo mesmo, hein ? Talvez a pior qualidade do ser humano e uma das mais comuns seja a inveja. Imagine vocês, amigos, que existe aqui no Crato um "cabeça de porco" que por não ter inteligência e criatividade, vive a imitar em tudo por tudo o Blog do Crato e ao mesmo tempo nos atacando, chegando ao ponto de enquanto estávamos implantando no último dia 21 de junho o novo sistema de comentários, essa pessoa durante a mesma madrugada, nos seguia por todos os sites, colhendo as migalhas das informações necessárias para o sistema, chegando inclusive cometer os mesmos erros que cometemos e posteriores acertos, lançando como se fosse novidade. Pera lá, né? Que absurdo! Algumas pessoas deveriam se mancar. Algumas delas já são amplamente conhecidas no Crato pela sua desonestidade, pelos trabalhos por onde passaram, e algumas nem sequer pagam suas dívidas ao comércio local, e se metem a fazer um jornalismo marrom, de picuinhas, tentando denegrir a imagem e as pessoas da nossa cidade.

Existe um ditado que diz que "imitar, é antes de tudo, admirar". Esses podem até se meter a imitar o formato do Blog do Crato, mas certamente que não poderão com o pêso da expressão, com a nossa história de mais de 22.000 artigos publicados, e a imensa CREDIBILIDADE do Blog do crato, de quem faz a coisa da forma correta como nós fazemos, tudo dentro da lei e da órdem. 

Tem muito "doidinho" por aí semetendo a fazer site de brincadeira. Muitos roubam as notícias dos sites e escondem, mostrando como se fossem suas. Nós, entretanto, tratamos da informação verídica, com bases, com fontes e com geração de notícia. Muitos desses sitezinhos por aí é somente "Control C"  e "Control V" ( Copiar e Colar ) dos sites famosos que tem credibilidade, como o Nosso, o site Miséria e do Diário do Nordeste. Copiar desses grandes é fácil. Difícil é ser original, é redigir corretamente, é tratar o povo com honestidade, com respeito e com decência, fornecendo a informação correta, AS FONTES, coisa que só quem pode fazer é quem tem também a vida pautada naquilo que é correto. Aos invejosos, a nossa risada de desprezo, pois o invejoso é um ser digno de lástima, de pena. A inveja é o maior atestado de incompetência.

Por: Dihelson Mendonça

Juazeiro do Norte-CE: Dois homicídios registrados num espaço de duas horas no bairro Pio XII.


A polícia de Juazeiro do Norte-CE registrou neste sábado (23) dois crimes de morte. O primeiro ocorreu por volta das  09h50min, no cruzamento das ruas Teodomiro Rocha, Bairro Pio XII, tendo como vítima Jeovane Batista dos Santos, 33 anos, morto com 03 (três) disparos de arma de fogo, 02 (dois) na face, próximo a boca e 01 (um) no tórax. Ele ainda foi socorrido para o HTJ-Hospital Regional do Cariri onde morreu por volta do meio-dia e meia. Populares disseram a polícia que dois homens não identificados ocupantes de uma moto Honda Fan de cor e placa não anotada, um trajando blusa de cor cinza e meio gordo, foram os autores do homicidio, os quais logo em seguida fugiram sem deixa pistas. Durante a ação marginal duas pessoas que trafegavam no local foram lesionadas com balas perdidas. As vítimas foram identificada como Antonio Pedro da Silva, 67 anos, atingido com 01 (um) disparo de raspão nas costas e a adolescente C T S, 17 anos,  lesionada de raspão na pena direita. Já por volta das 17h40min, no cruzamento das ruas Coronel Nery com 7 de setembro, Bairro Pio XII, dois homens características não repassadas, em uma moto Bros de cor preta, onde efetuaram vários disparos de arma de fogo, José Ailton Dias Avelino, 28 anos, que foi alvejado com 01 (um) disparo no antebraço direito, 01 (um) na cabeça e outro nas costa, vindo a óbito no local. A polícia diz que a vítima respondia por crime de ameaças art. 147 e um crime contra a administração pública. Nos dois casos a polícia  militar realizou diligencias no intuito de idade e prender os criminosos, mas sem êxito.
AGRESSÃO FISICA MEDIANTE PAULADA
Por volta das 14h40minhs, na Rua Ministro Colombo de Souza, Bairro Pedrinhas em Juazeiro Antonio Sarafim do Nascimento, idade não repassada, foi agredido com uma paulada na cabeça sendo socorrido por populares desacordado para um dos hospitais locais. Testemunhas disseram a polícia que o crime teve como motivação uma discussão banal entre a vítima um adolescente de 17 anos de iniciais L F L, que se evadiu tomando rumo ignorado.

Fonte: Jota Lopes - Radialista
( Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe )

"Meu garoto!" -- (postado por Armando Rafael)

Paulo Maluf afaga Fernando Hadad, o candidato dele (e  de Lula) à Prefeitura de São Paulo


   O Datafolha realizará uma nova pesquisa para avaliar a intenção de votos para a prefeitura de São Paulo. O foco principal será o impacto do apoio que o prefeito Paulo Maluf (PPB) deu ao pré-candidato petista Fernando Haddad e que motivou a desistência da deputada federal Luíza Erundina (PSB) de concorrer como vice-prefeita ao seu lado.

    Nada menos que 11 questões que os pesquisadores levarão às ruas estão ligadas ao fato. A pesquisa vai medir a influência no voto que os apoios do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Erundina e Maluf podem exercer. A pergunta 5 é explícita nesse sentido: "o apoio de (um dos três citados) a um candidato a prefeito nas eleições deste ano poderia levar você a escolher esse candidato ou seria indiferente para você?", diz o questionário. Na sequência, os pesquisadores vão procurar saber o grau de conhecimento sobre qual candidato Lula, Erundina e Maluf (nessa ordem) estão apoiando.

    Como diz certo adágio popular: "Nas voltas que o mundo dá, um dia urubu vira sabiá"...

Coluna Armando Rafael


Edição de  21 de junho de 2012

Foto: Dihelson Mendonça

248 anos do Crato

No dia 21 de junho de 1764, o Ouvidor-Geral e Corregedor da Comarca, Dr. Vitorino Soares Barbosa, dava por instalada a recém-criada   Vila Real do  Crato. Quatro anos depois, este mesmo Ouvidor-Geral foi acusado –  pelo Capitão-Mor do Ceará, Antônio José Vitoriano –  de “irregularidades e roubos”.  Em 18 de março de 1771, o Ouvidor-Geral foi inocentado dessas acusações, mas, desgostoso, embarcou para Lisboa e nunca mais retornou ao Brasil. Ficou, desde então, uma tradição em Crato: a de sua população  colocar a culpa de todos os problemas da cidade nas administrações municipais ou nos deputados aqui votados.  Costume que perdura hoje e, ao que tudo indica, ainda terá vida longa.

O uso do cachimbo faz a boca torta

Nos dias atuais, alguns – mais açodados –  vivem a comparar o crescimento de Crato com o de  Juazeiro do Norte. Comparação indevida. Até porque desenvolvimento não significa crescimento desordenado. O progresso de uma cidade deve ser  medido  pela qualidade de vida dos seus habitantes. Mas, na ânsia de encontrar um bode expiatório, esses açodados culpam nossos políticos pelo menor ritmo de crescimento do Crato, quando comparado com o de Juazeiro. Ora, no atual estágio da nossa  sociedade cerca de 80% do progresso vem da iniciativa privada. Na prática, a ação governamental apenas soma seus esforços, às iniciativas particulares, para gerar o progresso. A bem dizer,  no Brasil atual o governo não é a  solução. É o problema.

No mais

Tomar Juazeiro do Norte como parâmetro não faz mais sentido, pois o progresso da Terra do Padre Cícero é um caso raro e atípico. Esse crescimento só encontra similar – no Nordeste – nas cidades de Imperatriz (MA) e na conurbação Petrolina (PE)/Juazeiro (BA). Esta última, com meio milhão de habitantes – a maior população urbana do centro nordestino –  tornou-se o eldorado dos investimentos privados no comércio, indústria e agricultura irrigada...

Otimismo com o futuro

É satisfatório o progresso de Crato considerando o porte da cidade. Nunca se construiu tanto em Crato como agora. O comércio também cresceu. Ademais, esta cidade dispõe de alguns trunfos que outros municípios não possuem. Como o potencial do ecoturismo – praticamente inexplorado –  do  seu entorno, oriundo do  supedâneo e reserva florestal da Chapada do Araripe. Os espaços urbanos de Crato ainda podem ser  preenchidos priorizando o homem e sem ocasionar a  degradação urbana.  Pode-se planejar seu  desenvolvimento autossustentável sem esgotar os recursos do futuro, ou seja, suprindo as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações.  Pode-se, também, evitar a “inchação” desordenada da cidade. O trânsito ainda tem condições de ser disciplinado, pois existem áreas para abertura de vias para escoamento dos veículos.


Brejo Santo ganhará nova igreja




Dentro da programação comemorativa ao centenário de criação da Diocese de Crato, a ocorrer em 20 de outubro de 2014, consta a construção de 100 novas capelas, espalhadas nos 32 municípios que compõe a circunscrição diocesana. Pois bem, a população católica da cidade de Brejo Santo está construindo não apenas uma capela, e sim um santuário de grandes proporções –   dedicado à Mãe Rainha, Vencedora e Admirável -- veja foto acima das escavações dos alicerdes -- para assinalar o centenário da diocese . E o pároco de Brejo Santo, monsenhor Dermival Gondim (foto ao lado, à direita),  ainda esnoba: “De quebra ainda vamos construir algumas capelas na zona rural do município”...

Desagravo cearense

Com o título acima, Cláudio Humberto publicou ontem em sua coluna: “A confraria dos cearenses em Brasília reúne-se no dia de São Pedro, 29 (sexta-feira), para homenagear em almoço o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, alvo de criticas do PT e aliados”. Pouca gente sabe: o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, é primo do bispo emérito de Crato, dom Newton Holanda Gurgel.


Melhoramentos em Santana do Cariri

O Governo do Ceará iniciará em agosto as obras de urbanização da rua de entrada de Santana do Cariri (foto ao lado),  a Avenida Patativa do Assaré. Os serviços incluem ainda a construção de duas praças ao longo da rua, novas calçadas, paisagismo e sinalização turística daquela  via da Terra de Benigna Cardoso.



Faltou senso do ridículo (1)

Às vezes, os vereadores de Crato esquecem o senso do ridículo. Existe entre a Rua Ratisbona e a Rua Nelson Alencar, um beco estreito – tem largura de cerca de 2 metros –  sujo, escuro e mal cheiroso, popularmente conhecido como o “beco da mijada”. Pois bem, a esse trecho insignificante, que sequer é uma viela, a Câmara Municipal de Crato denominou, anos atrás, de Rua Padre Francisco Pita. Quem foi o autor dessa infeliz ideia? O ilustre sacerdote e renomado professor não merecia uma desfeita dessas...

Faltou senso do ridículo (2)

O padre Francisco Pita estudou no Seminário São José e foi ordenado sacerdote em Crato em 27 de fevereiro de 1921. Oriundo de importante e rica família desta região, era possuidor de vasta cultura. Foi o fundador do ginásio do Crato – atual Colégio Diocesano – onde ensinou Química, Física, História Natural, Álgebra, Geometria e Aritmética. Em 1935, submeteu-se a concurso para professor do Colégio Militar do Ceará e foi aprovado. A partir daí  fixou residência em Fortaleza. Na capital cearense foi também vigário  e lá recebeu o título de Monsenhor, concedido pelo Papa. Um dos alunos de padre Pita, o empresário Aderson Tavares Bezerra, relembra que o sacerdote era um homem inteligente, sério, justo e  dotado de exemplar conduta moral. Que se tire, pois,  a placa com o nome do Padre Francisco Pita do deprimente "beco da mijada".

Torpedos

1 – Expulsos da Praça da Sé – graças à interminável reforma daquele logradouro – os vendedores de bombons com suas carroças improvisadas e feias estão se apossando da larga calçada  que fica em frente à Coletoria Estadual. E, zombando das autoridades,  um deles anunciou: “logo, logo estaremos de volta à praça”.

2 – Em solenidade a ser realizada na Catedral de Nossa Senhora da Penha, no próximo dia 4 de agosto, a Diocese de Crato ganhará 7 novos sacerdotes.

3 – A Creche N. Sra. Aparecida, mantida pela Associação dos Moradores do Conjunto Novo Crato/Paróquia Sagrado Coração de Jesus – que cuida de cerca de 80 crianças carentes –  recebeu uma doação de R$ 34 mil do Fundo de Misericórdia, dos Arautos do Evangelho. A entrega foi feita durante missa celebrada na quadra, ao lado da igreja- matriz, no último 9 de junho. 

4 – Já está em processo de licenciamento ambiental na Semace o futuro Aterro Regional do Cariri. Localizado entre Caririaçu e Juazeiro do Norte é um investimento da ordem de R$ 20 milhões. O Aterro beneficiará os 10 municípios da Região Metropolitana do Cariri: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Altaneira, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

5 – Tudo bem. Gosto não se discute. Mas assistindo aos jogos de futebol pela televisão e vendo a quantidade de tatuagens usadas pelos jogadores, lembrei-me do que se dizia antigamente dessas “feiuras”: "isso é coisa de marginal".

6 – A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) anunciou que as economias dos países que formam o chamado G-20 cresceram – no primeiro trimestre deste ano ¬–  em média 0,8%. A única exceção foi o Brasil, que  cresceu  0,2%, algo próximo do zero. Ora, se o “tsunami” atingiu a todos os vintes países, qual a desculpa para o Brasil ter ficado como lanterninha?

7 – Outra reflexão: A produção industrial brasileira – no primeiro quadrimestre – apresentou queda de 2,8%. Por outro lado, a campanha irresponsável do governo para a população aumentar o consumo, fez com que a as vendas de automóveis e de combustíveis crescesse em abril 1,3%%, provocando maior endividamento familiar no Brasil, que já é altíssimo, comprometendo a renda e elevando ainda mais a inadimplência. Nos EUA a bolha foi a venda de imóveis. No Brasil será a venda de automóveis financiados. Quem sobreviver verá? Sobreviva.

8 – O torpedo da semana. E por falar na bolha que se avizinha, o torpedo da semana foi escrito por Lya Luft, na sua crônica semanal publicada na revista “Veja”: “(a população brasileira) compra a prestação no supermercado e compra no cartão de crédito sem ter mais crédito. Cobre o buraco com o cheque especial. Dali passa a qualquer outro recurso. Nem se lembra de calcular os juros. Nem lembra de que dez compras baratinhas em várias prestações acabarão em grandes dívidas crescentes durante muitos anos”.

O patrimônio artístico e histórico da Catedral de Crato – III

A Capela Batismal




   Na entrada da Catedral, à esquerda,  fica a Capela Batismal, ali construída após a ereção da torre do lado sul, entre 1852 e 1863. Essa capela é muito visitada por fiéis e admiradores do Padre Cícero Romão Batista, uma vez que este foi batizado – em 8 de abril de 1844 – naquele templo. Mas, provavelmente, o Padre Cícero não foi batizado na atual pia batismal, (foto ao lado) pois essa só teria sido adquirida depois de 1852, quando foi construída a primeira torre da atual catedral.

Mesmo assim, foi afixado – na Capela Batismal – um quadro contendo a fotocópia da Certidão de Batismo do Padre Cícero. O documento foi fotografado da folha 61, do Livro de Batizados de 1843 a 1845 da Matriz de Crato, onde consta: “Cícero, filho legítimo de Joaquim Romão Batista Meraíba, e de sua mulher Joaquina Ferreira Castão. Nasceu em 23 de março de 1844 e foi batizado pelo pároco solenemente com santos óleos nesta cidade do Crato em 8 de abril do mesmo ano. Foram seus padrinhos seu avô paterno Romão José Batista e Antônia Maria de Jesus, do que para constar mandei fazer este assento em que me assino. Manuel Joaquim Aires do Nascimento”.

CRATO - O Julgamento de Pinto Madeira - Por: Armando Rafael

NOTA DO EDITOR - Dando continuidade ao nosso compromisso com a semana do município de Crato, em que prometemos aos nossos leitores, uma série de textos relevantes escritos por cronistas famosos do Crato, trazemos hoje um excelente texto do professor e historiador Armando Rafael ( por: Dihelson Mendonça ). - (capítulo do livro -- inédito -- "Pinto Madeira, o Caudilho do Cariri", de Armando Lopes Rafael) - Na foto abaixo, o que resta da antiga Casa do Senado da Câmara da Vila Real do Crato, onde houve o julgamento de Pinto Madeira, a maior farsa de um júri já realizada no Ceará


Recordemos que tanto o agora presidente da Província do Ceará, José Martiniano de Alencar, como o general Labatut deixaram oficialmente registrado que a Comarca de Crato não possuía juízes preparados e imparciais para julgarem os réus. Naquela época, era comum também o fato de os juízes serem ligados aos  partidos políticos que disputavam o poder. Alencar, em 1º de março de 1832, escreveu uma representação ao Ministro dos Negócios do Império, na qual constou esta frase:  “Além disso, conviria despachar quanto antes um Ouvidor para a Comarca do Crato, pois não havendo ali um só Juiz letrado, nem haverá quem faça processo aos réus, caso sejam presos”. Já o general Labatut, em ofício escrito ao Ministro da Guerra do Brasil, em 14 de outubro de 1832, escreveu:   “Como, pois, poderão ser julgados os réus por juízes inçados da mesma opinião dos partidos que assolam a província? Por isso rogo a V.Excia. se digne de atender ao meu último oficio do Icó, em que, conhecendo cabalmente os males que acabrunham a nova comarca do Crato, eu pedia juízes íntegros, justos e sábios por não haver um só letrado, em toda ela, os de paz e ordinários são mui leigos e pertencem a um e outro partido”. José Martiniano de Alencar conhecia, pois, com profundidade, o despreparo e a precariedade do aparelhamento jurídico da Comarca do Crato, comandada por pessoas a quem faltava – além do  conhecimento jurídico específico –  o necessário discernimento e equilíbrio para o exercício do múnus do Juízo. Pois foi nesse ambiente que, em 26 de novembro de 1834, Pinto Madeira compareceu perante um tribunal popular para ser julgado. Em 14 de abril de 1830, quatro anos e sete meses antes do seu último julgamento, Pinto Madeira tinha enviado  ao Ouvidor de Crato  um requerimento no qual nominava seus inimigos. No requerimento de 1830,  ele relacionou diversas pessoas, pedindo que não as convocassem para testemunhar, na devassa que estava sendo movida contra sua pessoa. Da antiga relação quatro nomes agora participavam do julgamento do caudilho: o tenente-coronel José Vitoriano Maciel, atuando como juiz leigo que presidiu ao júri;    Romão José Batista, José Ferreira Castão e  Antônio Ferreira de Lima, como integrantes do Conselho de Sentença.    Os demais jurados – José Gregório Tavares, Raimundo José Camelo, Manoel Joaquim Carneiro, Raimundo Gonçalves Parente, Manoel Carlos da Silva, Roque de Mendonça Barros, Antônio de Oliveira Carvalho, Raimundo Pedroso Batista e Antônio Luís do Amaral –   eram todos inimigos do réu. Como promotor de justiça, atuou o major Antônio Raimundo dos Santos. Funcionou como advogado de defesa,  o padre Manuel dos Santos Brígido, vigário de Exu, município pernambucano vizinho a Crato. O escrivão foi Antônio Duarte Pinheiro. Pesava contra Pinto Madeira a acusação de crime de rebelião contra a ordem constituída. Não foi este, porém,  o delito  apresentado contra ele,  no julgamento de 26 de novembro de 1834. Pediram sua condenação à pena última, “pela morte feita ao bom cidadão Joaquim Pinto Cidade, que desgraçadamente foi preso pelas tropas do malvado, na ocasião em que marchavam contra os habitantes desta vila (de Crato),  no dia 27 de dezembro de 1831”. Foi isso o que foi relatado no ofício assinado pelo juiz leigo José Vitoriano Maciel, e enviado ao presidente da Província do Ceará, padre José Martiniano de Alencar, no dia seguinte à condenação do réu. Ao deixarem o libelo político, optando pela acusação da morte de Joaquim Pinto Cidade, o objetivo dos inimigos de Pinto Madeira era julgá-lo por um crime comum, ficando assim o réu sem justificativa nem escapatória. Na sua defesa, Pinto Madeira não negou que liderava as tropas revoltosas. Afirmou, no entanto,  que não conhecia Joaquim Pinto Cidade. Nunca o tinha visto e negou qualquer participação na morte do liberal cratense. Declarou, ainda,  que ao chegar ao Sítio Brejão, já o encontrou morto, mas ainda teve tempo de impedir outra morte: a  de um companheiro do liberal cratense assassinado antes da sua chegada.
“Das trinta testemunhas de acusação vinte depuseram que sabiam do fato somente por ouvir dizer; três disseram nada saber; duas ouviram os tiros que mataram Pinto Cidade. Duas afirmaram que ele foi morto pela tropa de Pinto Madeira;  uma assegurou conhecer o caso, por ser de domínio público. E unicamente uma presenciou e viu o comandante da vanguarda, (Francisco Xavier Matos, vulgo Veneno), e seus soldados atirarem na vítima, depois de aquele ter estado com Pinto Madeira... Testis Unus, Testis nullus” (Uma testemunha, nenhuma testemunha).
“Compareceram somente três testemunhas de defesa. O juiz não permitiu que se transcrevessem por escrito os depoimentos de duas. O da terceira foi totalmente invertido. Ela protestou com energia. Ao sair do tribunal, deram-lhe tão bárbara surra que deitou sangue pela boca! “a visto disso, o réu pediu ao seu advogado que desistisse da inquirição das outras”.
“Ao conselho de sentença o juiz logo apresentou os seguintes quesitos: 1 – Existe crime no fato ou objeto da acusação? 2 – O acusado é criminoso? 3 – em que grau de culpa tem incorrido? As perguntas, capciosas em si, não deixavam margem a evasivas. Era pão-pão, queijo-queijo. O conselho respondeu sim às duas primeiras e capitulou o crime, com circunstâncias agravantes, no art. 192 do Código Criminal, o que correspondia à pena máxima. O presidente do tribunal leu, por conseguinte, a sentença de morte.
Quando terminou a leitura, Pinto Madeira disse calmamente:
– Apelo!
O juiz José Vitoriano replicou-lhe com arrebatamento:
– Não tem apelo nem agravo, senhor coronel, prepare-se para morrer que morre sempre – conforme foi testemunhado pelo Dr. Leandro de Melo Ratisbona – (30)
Pinto Madeira foi levado de volta ao cárcere. Às seis horas da tarde, os sinos da Igreja de Nossa Senhora da Penha começaram a dobrar finados. Perguntou por quem eram aqueles dobres. O comandante da guarda,  sargento Manoel José Braga Coelho, respondeu com crueldade:
– São pelo senhor que vai morrer amanhã de manhã.
Pinto Madeira não deu uma única palavra.

(Depoimento da testemunha presencial Amaro Ferreira da Silva, cfe. citação no livro “História Secreta do Brasil”, volume II, Gustavo Barroso, página 153). Abaixo, placa colocada no que resta da Casa do Senado da Câmara da Vila Real do Crato


Notas de “ O simulacro de um julgamento”
(30) FIGUEIREDO FILHO, José de. História do Cariri–Volume III. Edição da Faculdade de Filosofia do Crato, 1966. pag. 41-42

Saturday, June 23, 2012

Crato pede Justiça - Por Pedro Esmeraldo

Não é mais de se estranhar. E todos notam a desqualificação que esse governador do Ceará dá ao Crato, uma vez que faz vista grossa aos problemas desta cidade. Haja vista que, ultimamente, nossa cidade vem sendo agastada pela falta de sensibilidade desse ilustre político cearense.
Tudo faz crer que o eminente homem público faz vista grossa ao desejo de um povo celerado que tem raiva do Crato. Pois não seria com a complacência do ilustre governador do estado que muita coisa foi retirada de Crato? Que estamos incorrendo – aqui no Cariri – no mesmo erro da Região Metropolitana de Fortaleza, esta com uma cabeça enorme e o resto do Ceará formando um corpo raquítico?

Começa a acontecer aqui uma desigualdade, econômica e social, visto que há desinteresse desses políticos que vem surrupiar nossos votos em defender o Crato. E a fraqueza dos nossos eleitores impedem a projeção política da nossa terra, além de baixar a cabeça para a força do poder econômico.

Houve época que um senhor governador do estado, mostrando gabolice, querendo enaltecer o povo do Crato, disse abertamente com toda responsabilidade de homem fanfarrão, em praça pública: “Do Crato cuido eu”. Essas palavras, nunca cumpridas, mostraram desrespeito. Lembro-me também que houve outro cidadão – este inimigo número 1 desta cidade – o governador Plácido Castelo. Tudo fez por cidades vizinhas e deu as costas a nossa cidade. Daí se nota que os inimigos do Crato estão acordados; usam de toda artimanha para nos lograr; omitem-se em relação a algumas pessoas detentoras de poder que vivem a provocar intriga, perfídia, e, algumas vezes, até a calúnia.

Essa questão de política desqualificada vem ocorrendo há anos. Observem-se, portanto, que essa medida de desrespeito a nossa cidade é sempre mancomunada por poderosos chefões. Às vezes com palavras mentirosas, dado o aumento descomunal do seu poder, conseguem dilacerar o Crato estimulando o desprezo de algumas autoridades competentes.

Hoje, observa-se que uma horda de inimigos aparecem por aqui, no tempo das eleições, com mentiras esfarrapadas, dizendo que são amigos da cidade e que vão mudar o atual estado de desprezo a que foi relegada nossa terra.

Mas com essa conversa atoleimada pensam eles em enganar o povo com bananas e bolos, o que não entra mais na nossa mente. Já é tempo de dizer: se não for para trabalhar em favor do Crato pedimos que não venham mais aqui.

Deixem o Crato para os cratenses! Saberemos descascar o abacaxi apodrecido que eles nos legaram. Chega de tanta lenga lenga demagógica. Chega de falsidade. Não queremos mais sofrer tanto desespero e tantas derrotas.

Senhores políticos, não queiram zombar do Crato. Não somos terra de índios. Somos uma cidade de gente civilizada, ordeira e eficiente. Fiquem sabendo senhores políticos que um pai de família quando tem uma prole numerosa, por dever de responsabilidade e cidadania, cuida dos filhos com carinho igual para com todos. Se assim não o fizer não deixará somente sequelas psicológicas nos outros filhos. Provocará um desacerto social em sua família.

Por isso, pedimos um tratamento igual ao que vem sendo dado a outras cidades. O povo do Crato está ficando amargurado com o desprezo, que vem motivando desânimo. Confiamos que isso mude. E que o Crato seja tratado com eficiência e respeito.

Pedro Esmeraldo

CPI quer explicações sobre afastamento de juiz da operação que prendeu Cachoeira


Depois do pedido de afastamento do juiz Paulo Augusto Moreira Lima da 11ª Vara Federal – responsável pelo processo da Operação Monte Carlo, que prendeu Carlinhos Cachoeira –, parlamentares apresentaram requerimentos para que ele dê explicações sobre esta decisão à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as relações de Cachoeira, com agentes públicos e privados. Matérias divulgadas pela imprensa dizem que Moreira Lima e sua família teriam sofrido ameaças do grupo de Cachoeira.

A comissão fará reunião administrativa no dia 5 de julho, uma quinta-feira, às 10h15. Dias antes, haverá o depoimento de nove convocados.

A CPI já recebeu 258 requerimentos que aguardam análise, mas os parlamentares poderão apresentar novas propostas até as 10h15 do dia 3 de julho. Entre os já apresentados, há pedidos de convocação do dono da Delta Construções, Fernando Cavendish, e de quebra dos sigilos do empresário. Na última reunião administrativa, a CPI rejeitou sua convocação por 16 votos a 13. Também há requisições à Polícia Federal dos nomes – com número de CPF – das pessoas que receberam de Carlinhos Cachoeira aparelhos Nextel habilitados nos Estados Unidos.

Fonte: Agência Senado

PSB oficializa Roberto Cláudio como candidato em Fortaleza



Com mais de duas horas de atraso, a Convenção do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Fortaleza homologou, na manhã deste sábado (23), o nome do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Roberto Cláudio, como candidato do partido à Prefeitura de Fortaleza. A novidade na convenção veio com a confirmação do candidato a vice-prefeito. A vaga, por consenso dos 12 partidos que formam a coligação, ficou para o PMDB. O nome escolhido foi o de Gaudencio Lucena, empresário, e tesoureiro da legenda.

O governador do Ceará, Cid Gomes, e o irmão e ex-ministro Ciro Gomes participaram da convenção, reforçando o apoio ao candidato do partido. "Cláudio foi escolhido porque conheço o trabalho dele e sei que é competente em sua forma de trabalhar. Não é à toa que é o presidente mais novo da história da nossa Assembleia Legislativa", disse Cid. "Precisamos resgatar o orgulho de ser fortalezense em uma cidade sem tantos problemas, o oposto da atual situação da capital. Precisamos de uma nova gestão. É por isso que eu confio no trabalho de Roberto Claudio", falou Ciro Gomes.

Em seu discurso, Roberto Cláudio reforçou que a campanha e a gestão serão focadas na saúde, educação e mobilidade urbana. "Quero poder ter a certeza de que os fortalezenses estarão bem servidos nessas três áreas. Não quero mais pais esperando por medicamentos que faltam em postos de sáude e nem Fortaleza como uma das piores em educação no Ceará", disse.

Mas, consciente de que o trabalho apenas começa a partir deste sábado, Claudio reforçou aos participantes da convenção: "Agora precisamos de vocês, militantes, para juntos conquistarmos essa vitória em outubro".

Com Iguatu Noticias

Oi leva ofertas de banda larga a mais sete municípios no Ceará


Serviço tem 1 Mbps de velocidade a R$ 35 mensais e já está presente em 32 municípios

 
Mais sete municípios cearenses foram contemplados esta semana com a oferta dos serviços de internet banda larga da Operadora Oi. A partir de agora, os municípios de Farias Brito, Frecheirinha, Itaiçaba, Ocara, Pacujá, Penaforte e Pereiro se unem aos 25 que já eram atendidos. No total já são 1.532 municípios beneficiados, superando em 28% a meta prevista até o primeiro semestre de 2012. Até o fim de 2014, todas as localidades-sede dos 4.800 municípios da área de atuação da Oi serão atendidas.
As ofertas seguem o que estabelece o Termo de Compromisso de adesão ao Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), firmado pela Oi junto ao Ministério das Comunicações e à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Por iniciativa do Governo Federal, o PNBL irá facilitar o processo de popularização da internet no Brasil. O foco é a ampliação do acesso à banda larga, promovendo a inclusão digital e reduzindo as desigualdades sociais e regionais no país.

O Oi Velox nos moldes do PNBL oferece velocidade de 1 Mbps ao custo de R$ 35 por mês. Nos estados em que for concedida isenção de ICMS para serviços de banda larga, a oferta é feita a R$ 29,90 mensais. Em ambos os casos, o cliente não precisa pagar pelo modem, cedido em regime de comodato.  O cliente tem também a opção de escolher um provedor de acesso gratuito, conforme lista de empresas que atuam em parceria com a Oi, ou pagar por esse serviço, caso prefira um provedor que também seja parceiro da companhia mas cobre pelo serviço.

Opção de venda casada
O cliente pode optar também por uma oferta de serviços que inclua, além do Oi Velox nos moldes do PNBL, o Oi Fixo. Nas cidades beneficiadas, o serviço está disponível para novos clientes e também para os que já são assinantes. Para facilitar a adesão ao serviço, a Oi parcelou o valor da habilitação em dez vezes de R$ 9,90 por mês na fatura do plano. Em atendimento ao compromisso assumido com o Governo Federal, o limite de download mensal, inicialmente estabelecido em 500 Mbytes, terá que ser dobrado para um Gigabyte a partir de julho de 2013.
Presente em todo o País

A Oi, empresa pioneira na prestação de serviços convergentes no país, oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, banda larga e TV por assinatura. A Oi está presente em todo o território nacional. Em dezembro de 2011, a empresa possuía 69,7 milhões de Unidades Geradoras de Receitas (UGRs). Deste total, 43,3 milhões estavam no segmento Móvel Pessoal, 18,6 milhões no segmento Residencial e 7,8 milhões no segmento Empresarial/Corporativo. 
Municípios do Ceará atendidos com as ofertas do PNBL em junho de 2012:
Farias Brito, Frecheirinha, Itaiçaba, Ocara, Pacujá, Penaforte, Pereiro

Cnews

Fortaleza tem chuva de 145 milímetros - O novo canal do RIo Grangeiro em plena capital ?




Muita chuva em Fortaleza desde o início da manhã desta sexta-feira (22). Conforme dados do Instituto de Meteorologia (InMet) choveu 145 milímetros na Capital cearense. Outra forte concentração de chuva aconteceu no município de Pacajus, onde foi  registrado 57,6 milímetros.

Ruas e Avenidas de Fortaleza estão intransitáveis. Alagamento na Avenida Pontes Vieira, na BR-116, nas proximidades do atacadista Makro.Os motoristas devem ficar atentos ao trafegar na cidade.

De acordo com dados do Climatempo* as  áreas de instabilidade vindas do mar espalham muitas nuvens entre o litoral norte da Bahia e o litoral do Ceará. Muitas cidades já amanheceram com chuva nesta sexta-feira (22) e esta deve ser  frequente ao longo do dia.

*http://www.climatempo.com.br/
Site Ceará Agora

Idéia para combater a Corrupção - Lucieldo Moreira

"Absorvendo a ideia do meu amigo Alencar Humberto, chego a conclusão de que a melhor maneira de se combater a corrupção no nosso Pais, seria com a substituição do papel moeda por cartões de crédito/débito. Pois todas as movimentações seriam monitoradas, evitando com isso que o individuo fizesse um mal uso do mesmo. Por exemplo. "Tem que se pagar uma propina ao Deputado fulano, passa ai o cartão pra pagar o homem" Na hora todos ficariam sabendo."

Lucieldo Moreira

Doze faixas inéditas do Cabruêra


Na caixa de boas surpresas que abordara antes, quando falava no fotógrafo Augusto Pessoa e seu trabalho resumido num dos encartes, Nordeste desvelado, agora chegou o momento de considerar seu parceiro do projeto, o grupo musical Crabuêra, sonoridade no tanto certo. Ao Crabuêra coube, nessa caixa lançamento, a repartição Nordeste oculto, embalagem cultural de música com 12 faixas inéditas da qualidade autêntica, diferente do igualismo que invade as paradas de sucesso e noites zoadeiras do território artístico nacional pós-rock terra de ninguém, espalhação de experimentos soltos à toa.

Eles, os quatro músicos que formam o grupo Cabruêra, são Arthur Pessoa (violão esferográfico, escaleta e voz), Edy Gonzaga (baixo e vocais), Leonardo Marinho (guitarra) e Pablo Ramires (bateria e vocais), valorosos a minerar resultados de estilo pop nordestino, o que se ouvirá numas 400 léguas em volta deste torrão universal nordestino sob signo inovador.

Formado na Paraíba nos idos de 1998, trabalha amplas e diversas alternativas dos estilos multiformes exibidos desde quando as ondas do rádio sacodem o Sertão, crescendo de animação que tanto alegra quanto alumia o vasto da imaginação musical. Bom de ouvir, citações de bons adjetivos, impulso da criatividade e inéditos adquiridos nessa história do tempo da eletrônica circunstancial que abre espaço a tudo das gerações caboclas. 

Ouvir, pois, o Cabruêra transforma de melhor o perfil dos chavões diante das facilidades e pouca inventividade comercial. Esses autores do fenômeno paraibano sabem mistérios, chegam leves ao toque transcendente da citara indiana e falas, e derramam ritmo e vozes e batidas afinadas aos quatro ventos, arautos de acordes, gestos e movimento.

E essa caixa de novidades da viagem eclética do CD do Cabruêra sacode cores no céu lá da Jurema com trovejado de sabor intenso. Equivale, por isso, ao desvelamento ao nascer das possibilidades que dominam códigos em horas extremas da cultura ocidental vacilante. Realimento, esse disco do Cabruêra veio na caixa com o patrocínio dos BNDES, Banco do Nordeste, Governo Federal, e apoio do SEBRAE. 

Partido verde fará convenção hoje às 09:00 no Crato Tênis Clube para lançar Dr. CÍCERO FRANÇA e GEORGE MACÁRIO à sucessão municipal.



O Partido Verde do Crato estará realizando hoje, dia 23 de junho, às 09:00 nas dependências do Crato Tênis Clube, uma convenção que deverá apresentar chapa própria que tem como pré-candidatos à prefeitura do Crato, o ex-secretário de saúde, Sr. Cícero França, e o advogado e artista plástico George Macário como vice. O partido convida militantes e simpatizantes.

Sociedade Cratense - Josane garcia e Sérgio Bastos em Bodas de Prata



Devido ao grande espaço ocupado por esta postagem, com muitas fotos, ela está na sessão - SOCIEDADE CRATENSE - Neste link: http://blogdocratosociedade.blogspot.com.br/2012/06/sociedade-cratense-josane-garcia-e.html

Crato comemora 248 anos de emancipação política em grande estilo


A manhã desta quinta-feira, dia 21 de junho, foi marcada por muita comemoração e a presença massiva da população no entorno da Praça Siqueira Campos e das ruas centrais da cidade. Um dia naturalmente atípico para os cratenses. Apesar de ser decretado feriado municipal a movimentação pelo centro da cidade era intensa. As pessoas saíam de suas casas entusiasmadas para declarar o seu amor ao aniversariante do dia: o Crato, ou como é conhecido popularmente Cratinho de Açúcar. São 248 anos de emancipação política da cidade que atualmente detém o maior patrimônio cultural do estado e tornou-se referência em desenvolvimento.


A solenidade do Dia do Município teve início com a execução dos hinos Nacional, em seguida do Estado do Ceará e por último do Crato, pela Banda de Música Municipal Maestro Azul. Logo depois aconteceu o hasteamento simbólico das bandeiras. Na ocasião estiveram presentes o prefeito do Crato, Samuel Araripe, a primeira-dama do município, Mônica Araripe, os secretários municipais, alguns chefes de corporações militares, bem como outras autoridades. Antes dos pronunciamentos o Corpo de Bombeiros conferiu a algumas autoridades o broche de honra da entidade como forma de agradecimento pelos serviços prestados à classe. O secretário de administração do município, Christiano Siebra, foi um dos agraciados com a comenda.

O prefeito fez um pronunciamento emocionado pautado na prestação de contas do seu mandato à frente do município ao longo desses quase oito anos de gestão. O prefeito destacou as principais obras executadas em seu governo como o Plano de Requalificação Urbana, projeto que redesenha a infraestrutura e projeta a cidade para os próximos 20 anos. Ele ressaltou ainda os programas de inclusão social desenvolvidos pelo Município, lembrou também os avanços conquistados na economia, na saúde e na educação. Ao final da sua fala ele enfatizou dizendo que a cidade encontra-se preparada para uma nova era de progresso e modernidade, informando que o Crato tem um planejamento sustentável. Após o pronunciamento do prefeito foi realizada a entrega de comendas comemorativas a algumas personalidades.

Para finalizar a festa um desfile cívico tomou conta da Rua Doutor João Pessoa. Alas formadas por setores da administração pública e da sociedade civil marcharam mostrando as ações e empreendimentos desenvolvidos pelo município. Os grupos de manifestação popular, como a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto e os Reisados dos mestres da cultura, deram o tom da alegria e do agradecimento pelos feitos. Escolas municipais, projetos culturais, Ação Social, SAEEC, ambulâncias da Saúde, Infraestrutura desfilaram numa sequência que mostrou o quanto o Crato evoluiu nesses últimos anos. Encerrando a programação do Dia do Município aconteceu a corrida de bicicletas e à tarde a celebração da missa na Sé Catedral.

Significado do nome Crato

O topônimo Crato vem do latim curatus que significa padre, ou designação de lugares com condições de tornar-se paróquia. Sua denominação original era Missão do Miranda, depois Missão dos Cariris Novos, Aldeia do Brejo Grande e Vila Real do Crato e, desde 1842, Crato.

Jornalista Washington Feitosa
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Crato-CE: Fabíola Alencar desiste e indica Kleber Filho para vice de Sineval Roque


A ex-secretária de Meio Ambiente do Estado, Fabíola Alencar (PDT), convocou reunião na noite ontem, quinta-feira (21), para anunciar sua desistência de participar da chapa do PSB como candidata a vice-prefeita.
Na reunião, realizada no Sítio Engenho, comunidade do Romualdo, Crato, a ex-vice-prefeita, disse que considera bom o trabalho a frente do Hemoce/Crato e que não seria bom deixar o que começou. Fabíola anunciou que deseja ver o ex-sub-secretário de Meio Ambiente do Estado, Kleber Filho (PSB), como o nome para compor a chapa em seu lugar ao lado de Sineval Roque.
Kleber é filho do ex-deputado estadual Kleber Callou e sempre militou nos bastidores da política cratense, podendo agora disputar sua primeira eleição. Sua indicação, ainda, deve passar pelo crivo dos outros partidos que compõe a aliança, inclusive, o grupo da família Brasil.
Pulando fora
Na verdade, o anuncio de Fabíola Alencar como vice de Sineval Roque no Crato, já teria, inclusive, repercutido positivamente no Palácio Iracema. Ciro teria gostado da indicação, já que, nutre boas relações com a líder do PDT, desde os tempos do comandante Tasso Jereissati, quando os três (Fabíola, Ciro e Roque) obedeciam às ordens do “galeguim dos zoi azul”. Seria bom, no mínimo, para matar saudades. Mas, a Fabíola não quis.
Agora, fica inevitável tentar imaginar o verdadeiro motivo. Seriam os constantes desgastes de Roque ou a opção pelo distanciamento da disputa interna no PSB? E, Kleber Filho, seria um nome de consenso entre a Família Brasil e André Barreto? O fato é que Fabíola não quis e muitos na cidade chegam a afirmar que ela pulou uma grande fogueira.
Mas, dúvidas a parte, é inegável a grande pessoa que é Kleber Filho. Amigo de todos e boa gente. Kleber é querido na cidade e, com certeza, somaria em muito com a candidatura do deputado Sineval Roque. Resta, agora, como grande estrategista e pacificador, promover, com seu nome, a paz interna do PSB. Até porque, Roque parece ter falhado em todas as vezes que tentou.
Jornalista Madson Wagner
Via Jornalista Jota Lopes

Friday, June 22, 2012

Classificados do Cariri - Veja os Anúncios de hoje !



COMPRA, VENDA e TROCA - Ganhe uma grana extra com aquele produto que está encostado e só ocupando espaço!

Você tem produtos que não usa mais ? Quer vender ? Quem sabe aquele velho televisor em perfeito estado que só ocupa lugar na sua sala ? E que tal vender uma coleção de livros e revistas ? Todo mundo tem sempre algo que pode vender, e está sempre pensando em comprar ou trocar alguma coisa.

Pensando nisso é que criamos os CLASSIFICADOS DO CARIRI, serviço totalmente gratúito onde qualquer pessoa que tenha perfil no Facebook possa vender, comprar ou trocar algo. Cada pessoa se responsabiliza por suas vendas e a negociação é feita apenas entre as partes interessadas. Nós apenas fornecemos a vitrine para que o anunciante exponha o produto. Os produtos tem fotos e descrições e periodicamente serão também expostos aqui no Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe.

Visite agora mesmo o grupo "Classificados do Cariri" no Facebook e solicite asua entrada. Somente pessoas com perfis aprovados pelo próprio facebook ( oque é mais uma garantia ), poderão participar.

Algumas vendas nesse momento:

Notebook STI - R$ 500,00 ( Em perfeito estado )



iPOD 4Gb - R$ 40,00
Particular vende automóvel Ano 97:


 Compro Ràdio ABC - A Voz de Ouro e pago bem


Particular vende teclado Juno-D



Particular vende churrasqueira:



Aluga-se casa para a Expocrato 2012 no Centro da cidade - Diga que viu o anúncio no Blog do Crato.




Classificados do Cariri GRÁTIS - Mais um serviço de Utilidade Pública do Sistema Chapada do Araripe de Comuunicação.