Monday, April 2, 2012

Presença de Público ao Mirandão tem sido decepcionante e desestimulante - Wilson Rodrigues


Nota do Editor
- Escolhi propositalmente esta foto para ilustrar a matéria, feita há poucos dias pelo repórter Wilson Bernardo para mostrar as diferentes realidades acerca do estádio mirandão.

O Crato Esporte Clube está terminando sua participação no campeonato cearense de futebol profissional 2012 com uma historia triste pra contar. Estima-se que 50 mil cratenses gostam de futebol, contudo, o comparecimento publico ao mirandão nos dias de jogos não tem passado dos 3 mil torcedores. Isto representa prejuízos para o time e desestimulo para os que comandam a equipe. Das duas uma: ou o torcedor ainda não assimilou a importância da presença do futebol cratense no cenário estadual futebolístico ou avalia que, tecnicamente, o futebol cearense ainda é medíocre, pobre e inexpressivo. O valor do ingresso cobrado no mirandão tem sido também um dos motivos da ausência de torcedores ao estádio, a exemplo de Francisco Gomes da Silva, que acompanha o Crato Esporte Clube desde o primeiro jogo de estréia do time em janeiro de 2008. Ele conta que gasta por mês em media 150 reais por mês com passagem, lanches e a compra de ingressos, despesas estas que um trabalhador de salário mínimo não tem condições de arcá-las.

A campanha que o Crato Esporte Clube vem fazendo no campeonato estadual de 2012 é motivo de orgulho para a cidade e para o Cariri. Apesar das dificuldades o Azulão Cratense está classificado para 2013 e ainda tem grandes chances de ficar entre os quatro melhores do Estado e disputar o titulo cearense 2012, enquanto muitas equipes de porte maior e com participação efetiva na competição, não almejam mais tal proeza. Este desempenho fabuloso do Crato Esporte Clube é fruto da responsabilidade de seus comandantes, da imprensa, de alguns empresários, dos poucos torcedores de boa vontade e acima de tudo, do apoio incondicional do poder publico municipal que investiu, desde a manutenção do estádio mirandão até a disponibilidade de recursos financeiros, se notabilizando como o maior patrocinador da equipe, por entender que futebol é lazer, prazer, entretenimento e alegria para todos, alem de oferecer emprego e geração de renda para muita gente. Diferentemente de alguns prefeitos anteriores que entendiam que o tal esporte não dava resultados e que futebol se via na televisão.

Calcula-se que nada menos de 50 % da população do Crato gosta de futebol. Temos uma imprensa vibrante com bons profissionais, um publico desportista que trabalha voluntariamente, uma economia estável, um comercio pujante, um parque industrial com empresas de grande, médio e pequeno portes. Se assim somos, temos condições de fazer com que o futebol do Crato se torne independente e auto-sustentável. Ou seja, não depender da prefeitura para sobreviver, ficando a municipalidade apenas como parceiro e com seu apoio logístico. A questão é saber o que fazer, quem vai fazer e por onde começar. E aqui vai uma sugestão: o trabalho que hoje está sendo feito não termine quando terminar o atual campeonato, recomeçando no final do ano pela porta da prefeitura, mendigando o apoio.

Por: Wilson Rodrigues
Foto Ilustrativa: Wilson Bernardo - Foto do estádio mirandão num dia não tão ruim...

No comments:

Post a Comment