Edição 28 demarço de 2012
Um devoto de Benigna na PolôniaO mundo virou mesmo uma aldeia global! Dias atrás chegou à Cúria Diocesana, em Crato, uma carta de um polonês, o Sr. Marek P. Tomaszewski. Escrita em inglês, o polonês informa que – após acessar o site da Diocese de Crato – ficou sabedor do movimento pró-beatificação da menina-mártir Benigna Cardoso, (foto ao lado) assassinada – em 1941– em Santana do Cariri, para preservar a castidade. Escreveu o Sr. Marek que ficara encantado com a história de Benigna, e, a partir daquele momento, tomou Benigna por sua protetora. Narek finalizou informando que vem rezando pela beatificação de Benigna.
Em baixaPor falar em fé, é deplorável a crise da população católica em alguns países da Europa. Em Bruxelas, na Bélgica, a pouca frequência de fiéis motivou a desativação de 40 igrejas, de um total de 110 templos católicos existentes naquela capital. Na Itália, existem à venda 50 igrejas anunciadas como “ex-locais de culto”. Já na Holanda, templos católicos viraram mesquitas, lojas ou local para pistas de skate. Podem-se comprar lá bancos de igrejas por apenas 40 ou 60 euros.
Em alta
Diferente é o desempenho da Igreja Católica na América Latina. A recepção que os jovens brasileiros fizeram à cruz e ícone da Jornada Mundial da Juventude é uma prova disso. Outra prova encontra-se aqui mesmo no Cariri cearense. Dentro das comemorações do centenário de criação da Diocese de Crato – a ocorrer em 2014 – consta o projeto de construção de 100 novas capelas, espalhadas nos 32 municípios que compõe a diocese. Dias atrás um arquiteto da CNBB veio a Crato preparar plantas para capelas de diversos tamanhos, cujos projetos serão entregues as 55 paróquias que compõe a Diocese de Crato.
E as novas capelas começam a surgir
A pequena cidade de Baixio, uma das menores da diocese, vai construir – na sua área urbana, mais precisamente no lado oposto à igreja do padroeiro São Francisco – uma nova e bonita capela dedicada a Santa Clara. Baixio consolida sua fama de cidade franciscana. No município de Crato, a população do distrito Ponta da Serra se movimenta para construir nova igreja matriz para São José Operário, enquanto um grupo de fiéis anuncia a construção, na Cidade de Frei Carlos, da nova capela de Nossa Senhora da Paz.
Ícones da prosperidade
Um assunto puxa outro. Existe em Nova York a escultura de um Búfalo,(foto ao lado) mundialmente conhecida por “Street Bull”. Esse monumento é o ícone da pujança de Wall Street, o centro financeiro do capitalismo mundial. Guardada as proporções, poderíamos afirmar que o bairro Lagoa Seca virou o ícone da pujança econômica e do crescimento vertiginoso de Juazeiro do Norte; um símbolo emblemático da prosperidade da Região Metropolitana do Cariri. Basta dizer que a cotação do metro quadrado naquele bairro juazeirense tem o mesmo preço de um similar na Aldeota (em Fortaleza) ou em Boa Viagem e Piedade (em Recife).
Mas definha o sentimento católico
A Lagoa Seca (foto ao lado) também serve de parâmetro para medir a mudança de mentalidade ocorrida na Terra do Padre Cícero. Uma pergunta que vem sendo feita: será que Juazeiro do Norte continua sendo a cidade mais católica do Cariri? Aos fatos: a Lagoa Seca – onde está concentrada a população com a maior parcela do PIB caririense – não dispõe, sequer, de uma capela católica de porte médio. A única existente, no imenso e rico bairro, é uma minúscula e “modernóide” capela – dedicada a Nossa Senhora de Lourdes – construída na década 90...pela Prefeitura. Lá, eventualmente, são celebradas missas. Uma revolução cultural silenciosa vem transferindo o rebanho católico da Lagoa Seca para as igrejas evangélicas e centros espíritas, abundantes naquele bairro. Consta que o “bispo” Edir Macedo e o “apóstolo” Valdemiro já estão de olho naquele recanto de Juazeiro do Norte.
Os pobres ainda creem
É verdade que a diocese de Crato triplicou, nos últimos anos, o número de paróquias católicas em Juazeiro. Essas paróquias prestam assistência espiritual aos fiéis e diminuem a fuga deles para as seitas protestantes. Entretanto, todas essas paróquias estão localizadas na periferia pobre da Terra do Padre Cícero. Fica nos bairros Novo Juazeiro (Menino Jesus de Praga), João Cabral (Nossa Senhora Aparecida), bairro Triângulo Crajubar (São João Bosco) Parque João Vieira (Nossa Senhora Auxiliadora), vila Palmeirinha (Sagrado Coração de Jesus), Limoeiro (São José), Aeroporto (São Cristóvão). Não houve nenhum movimento dos católicos residentes na rica Lagoa Seca para construir uma capela naquele bairro.
Enquanto isso
A Lagoa Seca continua ganhando espigões de apartamentos e mansardas. A construtora Luciano Cavalcanti, com sede em Fortaleza, descobriu lá um filão de ouro. Em abril será lançado lá o Condomínio Park Life, com 132 apartamentos de alto luxo. Esta semana foi lançado o edifício Puerto Montt. Dois novos hotéis de luxo estão sendo construídos naquele bairro: o multinacional Bristol Golden Towers Hotel e o Kari Hotel. Este último no terreno onde um dia funcionou o BNB-Clube de Juazeiro do Norte. Para os que fazem do crescimento material a finalidade de suas vidas, a Lagoa Seca é um paradigma insubstituível.
Projeto engana-trouxa
Deputados federais vieram de Brasília até o município de Mauriti conferir as obras de transposição do Rio São Francisco. Voltaram convencidos de que o “sertão já virou mar”. Um mar de corrupção, pois o valor da obra inacabada da transposição já foi reajustado em 71% do valor previsto inicialmente. Novos reajustes poderão ser anunciados ainda. A obra foi prometida por Lula para ser entregue em 2010. O que se vê hoje por lá são vários trechos abandonados e cobertos pelo mato. Caso seja concluído, o custo da água no projeto da transposição custará dez vezes mais que o preço médio cobrado no Brasil.
A crua realidade cubana
Finalmente uma voz autorizada – no caso a do Papa Bento XVI – disse o que todo mundo já sabe. (E os “trogloditas” tentam esconder). Disse o Papa: “O comunismo já não funciona em Cuba e a Igreja Católica vai ajudar o governo cubano a encontrar um novo modelo alternativo “sem traumas” para a ilha”. Ora, o marxismo nunca funcionou em lugar nenhum do mundo. Que o diga o leste europeu quando existia a Cortina de Ferro. Com relação ao comunismo cubano não será possível evitar os “traumas” na transição que se avizinha. Basta dizer que a dinastia dos Castro já se apropriou dos empreendimentos feitos naquela ilha com financiamentos externos. A exemplo de 1 bilhão de dólares que os governos Lula/Dilma doaram para tentar salva a ditadura da dinastia Castro. O russo Putin e seus companheiros serviram de modelo.
Tá feia a coisa
Tem gente que não sabe distinguir o período colonial (quando o Brasil pertencia a Portugal) do período Imperial (quando o Brasil já era independente)... Aos fatos: no Brasil Colônia, a Coroa Portuguesa cobrava dos brasileiros um imposto chamado "Quinto". Negócio seguinte: Portugal embolsava 20% (ou seja, um quinto) de tudo que era produzido no Brasil. Uma taxação considerada pelos brasileiros como “um roubo”! Esse imposto era conhecido como o “Quinto dos infernos”. Nos dias atuais, conforme o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, a carga tributária que o brasileiro paga está em torno de 38%. Ou seja, quase o dobro que era cobrado pelos portugueses durante o Brasil-colônia. E o pior: hoje ninguém reclama do “roubo”...
Torpedos
1 – A Gráfica Padre Cícero, que tem sede em Juazeiro do Norte, vem de inaugurar sua filial em Crato, localizada na Avenida Padre Cícero, ao lado da retífica Santa Luzia. Com a vantagem de ter espaço para estacionamento de carros...
2 – Está chegando o mês de abril. E o calçamento dos 3 quarteirões (1 na Praça da Sé e 2 Rua Dom Quintino) prossegue vagarosamente. Entramos no quarto mês de obras, com inúmeros transtornos no trânsito para quem mora nos bairros Pimenta, Ossian Araripe, Sossego, Lameiro, Parque Grangeiro, Parque Floresta e Grangeiro. Enquanto isso os trabalhos da Praça da Sé continuam paralisados há semanas.
3 – Por conta disso, o Cura da Catedral, padre Edmilson Neves, verá diminuído a frequência dos fiéis, aos atos litúrgicos da Semana Santa. As jardineiras da Rua Miguel Limaverde continuam também servindo apenas para depósito de lixo e crescimento do mato.
4 – Entretanto, temos de reconhecer: o projeto de requalificação de 2 ruas e 4 praças em Crato evitou que o centro desta cidade virasse o caos que se observa na vizinha e progressista cidade de Juazeiro do Norte.
5 – Quem é obrigado a fazer compras ou resolver negócios nas Ruas São Pedro
(foto ao lado) , Conceição, Santa Luzia e Padre Cícero – no centro de Juazeiro – tem de disputar o pouco espaço disponível nas estreitas calçadas com os ambulantes. E tudo isso em meio à poluição sonora e intenso tráfego dos carros nas imediações.
6 – Dizem que o governador Cid Gomes (construtor do Centro de Convenções do Cariri, já apelidado de "cuscuzeira",
foto à direita) e o deputado Ely Aguiar (construtor da estátua de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Barro Branco) fizeram uma aposta. Ganha quem terminar a construção por último!
7 – Caso o governo federal ceda às pressões da Fifa e libere a venda nos estádios de bebidas alcoólicas – por ocasião dos jogos da Copa das Confederações (2013) e na Copa do Mundo (em 2014) –, terá de cancelar – naqueles períodos – o Código de Trânsito Brasileiro. Ficará inviável a fiscalização (com bafômetros) para motoristas alcoolizados, até porque não existem policiais suficientes para tal mister.
8 – Nada como os números para clarear o raciocínio. Sabe quanto representa – percentualmente – a oposição ao governo Dilma no Congresso Nacional? Míseros 17%. Que não dá nenhuma dor de cabeça à presidente. Já a “base aliada” dela soma 80% dos deputados e senadores. Esses sim, “cozinham o juízo” da “
Mãe do PAC”.