Sunday, September 19, 2010

Coluna Armando Rafael -- Notícias do Cariri


Indústria de multas

Você já imaginou ser multado e, de sobra, ainda acumular alguns pontos negativos na carteira de motorista por trafegar numa rodovia estadual dirigindo (pasmem!) a uma velocidade de apenas 45 km? Não, não é piada. Isso acontece todos os dias em Crato, na CE-292, Km 05, mais precisamente no sítio Almécegas, em frente ao antigo Colégio Agrícola de Crato (hoje IFCE). Ali foi instalado um sensor que limita a velocidade do veículo a apenas 40 km. É um festival de multas para quem vem descendo da Chapada do Araripe proveniente de Pernambuco, do Piauí e das cidades do Cariri-oeste, quando de repente, não mais que de repente, dá de cara com o cruel sensor. Aí tem coisa...Só no Crato mesmo!

Em ritmo de PAC...

Para comemorar a passagem do século e do milênio, dom Newton Holanda Gurgel iniciou – em 1999 – a construção de uma igreja, localizada na subida da chapada do Araripe, mais precisamente no sítio Páscoa, em Crato, dedicada à Mãe do Belo Amor, primeira devoção mariana desta cidade. Em 2001, dom Newton passou à condição de bispo-emérito e o projeto original daquela igreja (autoria da arquiteta Liana Arraes) mesmo bastante simplificado nunca foi construído. Uma pena, pois quando concluída a igreja da Mãe do Belo Amor será uma atração turística, dada a exuberância da natureza e o magnífico panorama do Vale do Cariri que dali se descortina.

E Dilma não veio a Juazeiro

No início de abril passado – há mais de cinco meses – o deputado José Nobre Guimarães (PT) anunciou que a “companheira” Dilma Rousseff estaria em Juazeiro do Norte no dia 9 daquele mês. Arrotando prestígio, Guimarães alardeou que a visita seria um reconhecimento ao desempenho administrativo (sic) do prefeito juazeirense, junto à alta cúpula do comissariado petista, aboletado na Casa Civil. Sabendo do desgaste de Manoel Santana (e quanto a visita traria prejuízo à “companheira candidata”), a prefeita de Fortaleza, Luiziane Lins (PT), ligou para a assessoria de Dilma e fez um relato sobre a baixa popularidade do “companheiro” Santana. Na queda de braço entre os dois petistas quem levou a melhor foi a prefeita de Fortaleza. Faltam apenas 13 dias para o encerramento da campanha presidencial e Dilma Rousseff não deu o ar de sua graça na Terra do Padre Cícero... e adjacências...

Momento espiritual

A Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima passará, mais uma vez, pela Diocese de Crato, visitando Juazeiro do Norte (no próximo dia 25), e a cidade de Crato, no próximo dia 26 de setembro. Acompanharão a Sagrada Imagem o Coral e Banda dos Arautos do Evangelho, vindos especialmente de Recife. A programação em Crato, no domingo dia 26, constará da Santa Missa e Coroação da Imagem de Nossa Senhora – às 9:00 horas da manhã – na Catedral de Nossa Senhora da Penha. Na ocasião será entregue ajuda do Fundo de Misericórdia dos Arautos do Evangelho a algumas instituições beneficentes do Cariri.


Romaria do Caldeirão

Neste domingo – 19 de setembro – acontecerá a 11ª Romaria ao Sítio Caldeirão, localizado no município de Crato, palco da experiência de produção agrícola feita por trabalhadores rurais sob a liderança do Beato Zé Lourenço. Coordenada pelo padre Vileci Basílio Vidal, da Comissão Pastoral da Terra, a romaria deste ano aprofunda os dois eixos que caracterizam a diocese de Crato: uma igreja romeira e missionária. Segundo padre Vileci: “O Sítio Caldeirão era uma gleba de terra com cerca de 900 hectares, localizada numa região semiárida, com pouca vegetação, solo nu e pobre em nutrientes, topografia acidentada com vários grotões. O verdadeiro “milagre do trabalho” na comunidade do Caldeirão foi transformar um solo estéril numa terra produtiva proporcionando a pobres agricultores viver uma vida digna pautada na oração e no trabalho”.

A história se repete?

Guardadas as proporções, o Caldeirão reviveu – em 1936 – o holocausto de Canudos, este perpetrado em 1897. Ambas foram experiências camponesas de convivência com o semiárido, onde a produção era de todos. Também no Caldeirão os camponeses trabalhavam em mutirão e as tarefas eram divididas segundo a aptidão de cada um. Uns trabalhavam na roça, outras tomavam conta do gado, outros labutavam nas oficinas. Todos se alimentavam bem e viviam no seu canto sem imaginar que a República brasileira via neles uma ameaça ao regime republicano. E os donos do poder para lá enviarem forças do Exército (em Canudos) e da Polícia (no Caldeirão) para aniquilar a população que procurou se defender na sua própria casa. Canudos e Caldeirão: duas feridas não cicatrizadas nesta República imposta pelo golpe militar de 15 de novembro de 1889...

Memórias do Crato

Faz dez anos deixou de existir um pedaço do Crato: o Foto Saraiva. Ele funcionava no centro da cidade, na Rua Tristão Gonçalves esquina com a estreitíssima Rua Monsenhor Assis Feitosa. A artista (na verdadeira acepção do termo) Telma Saraiva (foto à direita) era a musa dos que desejavam perpetuar suas imagens no processo fotográfico de outrora. No Cariri, nos anos 50, só existiam fotos em preto e branco. Mas Telma inventou um processo no qual, em cima da fotografia original, coloria – com uma tinta especial – as imagens das pessoas. Ela inventou o que se convencionou chamar, posteriormente, “fotopintura”. Políticos, bispos, misses, pessoas comuns, todos se submetiam às mãos de fada de Telma Saraiva para imortalizarem suas fisionomias em cores. Com uma vantagem: embora não existisse o photoshop, as pessoas eram transformadas – nas fotos feitas por Telma – ficando com um aspecto mais bonito, sem rugas ou cicatrizes. Foto Saraiva, saudades!

Agenda cheia

Dom Fernando Panico encontra-se hoje em Natal (RN) onde participa da sagração episcopal de dom Magnus Henrique Lopes, primeiro bispo da recém-criada diocese de Salgueiro (PE). O bispo de Crato só retornará ao Cariri no próximo dia 8 de outubro. Depois de Natal, dom Fernando Panico cumprirá compromissos assumidos seguindo para São Paulo, Bogotá (Colômbia), Santiago de Compostela (Espanha), Aparecida do Norte (onde fará pregação na festa da Padroeira do Brasil), Teresina e Fortaleza. No dia 12 de outubro ele estará em Salgueiro para assistir à solenidade de instalação da mais nova diocese brasileira.

Curtas

*** O professor e escritor João Teófilo Pierre lançará no próximo dia 24, no Instituto Cultural do Cariri, o seu mais novo livro: URCA – do sonho ao credenciamento. (Foto ao lado ) Trata-se de um resgate da história dos primeiros tempos Universidade Regional do Cariri.


*** Depois de longos anos sem ser realizado, o Salão de Outubro acontecerá no próximo mês – tendo como local o Teatro Municipal Salviano Arraes Feitosa – ocasião que serão expostas pinturas e esculturas de artistas cratenses.


*** Milhares de romeiros que vieram a Juazeiro do Norte participar da Romaria de Nossa Senhora das Dores deram uma esticada até a catedral de Crato. Aliás, o número de romeiros que vêm conhecer a igreja onde o Padre Cícero foi batizado aumenta a cada romaria.

Por: Armando Rafael



No comments:

Post a Comment