Saturday, September 25, 2010

O difícil recomeço de meio milhão de cubanos que ficarão desempregados – postado por Armando Rafael



Fonte: jornal O POVO, 25-09-2010

Cena mostra o cotidiano do precário comércio em Havana (Cuba). Ontem, o regime divulgou lista de 178 profissões que poderão ser exercidas pela iniciativa privada na ilha. Entre elas, estão atividades como “descascador de frutas naturais”, “consertador de guarda-chuva” e “penteador de tranças”. A divulgação segue anúncio, de 13 de setembro, de que ao menos 500 mil funcionários estatais de Cuba serão demitidos até março de 2011. As regras permitirão que 250 mil cubanos passem a trabalhar por iniciativa própria.

Meu comentário:
O regime comunista é essencialmente antinatural. E por isso fadado ao fracasso. E todos os regimes comunistas já faliram, com exceção de dois (Cuba e Coréia do Norte), duas ditaduras desumanas e sanguinárias, que se definem como “ditadura do proletariado”.
A história é mestra da vida.
E os erros do passado nos ajudam a evitar os fracassos futuros.
Depois de 21 anos que o comunismo faliu no leste europeu, agora foi a vez de a ditadura comunista cubana se render à evidência da realidade e iniciar um duro recomeço para um povo que se acostumou a viver sem liberdade e na miséria, onde cada pessoa ganha do Estado em torno de 20 dólares em média por mês (cerca de míseros 35 reais, da "Bolsa-ditadura") para exercer profissões que vão de médicos e professores universitários a varredores de ruas...

No comments:

Post a Comment