Friday, January 29, 2010

De Ponta da Serra para Dihelson Mendonça: Por TOINHO

Prezado amigo Dihelson, fiquei feliz por ver sua matéria a respeito do nosso movimento. Para que uma maior parte dos leitores do Blog do Crato tome conhecimento do meu comentário a sua postagem , decidi fazê-lo em forma de postagem.

Na verdade, até agora não precisamos de interferência de políticos de alheios à nossa comunidade. Há mais de um ano criamos a AMEPS- Associação do Movimento Emancipalista de Ponta da Serra que vem tratando de assuntos neste sentido. Temos também um blog, onde buscamos trazer informações que digam respeito ao tema.

A AMEPS é formada pelos mais diversos setores da comunidade: Todos os líderes políticos, alguns líderes comunitários, líderes religiosos, comerciantes, agricultores, professores, estudantes, etc. Devo ressaltar que entre esses se encontram pessoas graduadas em Direito, Geografia, História, Pedagogia, Letras, Urbanismo e outros.

O amigo tem razão quando diz que os “políticos” só aparecem quando a coisa já está pronta. Acontece, que daqui para frente vamos precisar de força política, não nos interessando de que partido seja.

Quero deixar claro que a iniciativa da nossa ida à reunião do Deputado Guimarães partiu do Zé Ildo, Presidente do Sindicado Rural de Crato, que também faz parte da direção da AMEPS. O nosso objetivo foi solicitar do deputado intervir junto ao IBGE, que realizou em 2007 uma contagem populacional equivocada, não só em respeito do distrito de Ponta da Serra, mas também com referencia ao município de Crato, onde o próprio IBGE local estimava uma população de 115 mil habitantes, fato que não se concretizou, pois o referido município ficou apenas com 111.198 habitantes.

No caso de Ponta da Serra que apresentava uma população de 7;604 habitantes em 1996, 8.234 em 2000, agora em 2007 caiu para 7.998 habitantes, quando o próprio IBGE local estima, hoje, para o nosso distrito, uma população de 10 mil habitantes.

A Ponta da Serra não poderá ser penalizada por este engano, pois, nada justifica esta queda em nossa população.

De 2004 a 2009, o cartório local registrou mais de 700 nascimentos contra menos de 200 óbitos. Sabemos que o êxodo rural hoje em nosso país está acontecendo para as sedes dos distritos e para suas vilas, e não mais para as cidades. E mais, constatamos, no nosso distrito que muitas famílias estão se deslocando da cidade de Crato para nossa sede e vilas em busca de mais sossego e fácil aquisição de moradia.

No momento, estamos elaborando o nosso projeto de emancipação que será encaminhado à Assembléia através da FAEC - Federação das Associações Emancipalistas do Ceará, onde esperamos contar com o apoio dos deputados Sineval Roque e Ely Aguiar, como também de outros, que possam ser simpatizantes do nosso movimento.

Sei que o amigo prefere a nossa Ponta da Serra pertencendo ao Crato, mas acredito que poderemos contar com sua colaboração, principalmente, no nosso plebiscito, que será realizado em todo o município.

Eu, particularmente, e mais a maioria do grupo que está à frente do movimento, queremos um projeto que envolva apenas o distrito de Ponta da Serra, sem anexar outros, como Dom Quintino e Monte Alverne, proposta defendida por alguns.

No comments:

Post a Comment