Thursday, January 28, 2010

CRATO - Previsão do Tempo Dia 28 de Janeiro de 2010


Bom Dia!

Hoje, dia 28 de Janeiro de 2009. Quinta-Feira. Um dia marcado por uma tristeza. Morreu ontem um dos maiores juristas Brasileiros aqui na cidade do Crato, e que vez por outra, tínhamos o prazer de t~e-lo como colaborador do Blog do Crato, para onde chegaram alguns dos seus escritos. O corpo de Dr. Raimundo de Oliveira Borges foi velado na URCA - Universidade Regional do Cariri, e deverá ser enterrado ainda hoje. Nós do Blog do Crato lamentamos profundamente essa perda, especialmente pelo grande homem que foi, e pela falta que ele nos fará. Lúcido até o fim. Outro dia, recebemos aqui uma crônica do Dr. Borges criticando aqueles que tentaram mover a exposição do Crato para outro local. Mais tarde publicarei aqui novamente, além de um dos últimos vídeos que realizei do emérito jurista.

Quem vive fora do Crato perdeu a grande chuva que desabou hoje de madrugada sobre o Crato. Será de dessa vez a temporada invernosa finalmente emplacou ? Uma coisa digo: preparem seus telhados...


Previsão do Tempo

Hoje choveu bastante no Crato. A madrugada foi marcada por uma grande chuva, com raios e trovões. ONo momento ( 08:20 ), o tempo está muito nublado. A previsão segundo o site Climatempo, é de Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Mais tarde, fotos da cidade no dia de hoje.

ALMANAQUE

28 de janeiro. Dia de Santo Tomás de Aquino.

Doutor da Igreja, professor de teologia, filosofia e outras ciências nas principais universidades do mundo em seu tempo; frei caridoso, estudioso dos livros sagrados, sucessor na importância teórica de São Paulo e Santo Agostinho. Assim era Tomás d'Aquino, que não passou de um simples sacerdote. Muito se falou, se fala e se falará deste Santo, cuja obra perdura atualíssima ao longo dos séculos. São dezenas de escritos, poesias, cânticos e hinos até hoje lidos, recitados e cantados por cristãos de todo o mundo. Tomás nasceu em 1225, no castelo de Roccasecca, na Campânia, da família feudal italiana dos condes de Aquino. Possuía laços de sangue com as famílias reais da Itália, França, Sicília e Alemanha, esta ligada à casa de Aragão. Ingressou no mosteiro beneditino de Montecassino aos cinco anos de idade, dando início aos estudos que não pararia nunca mais. Depois, freqüentou a Universidade de Nápoles, mas, quando decidiu entrar para a Ordem de São Domingos encontrou forte resistência da família. Seus irmãos chegaram a trancá-lo num castelo por um ano, para tentar mantê-lo afastado dos conventos, mas sua mãe acabou por libertá-lo e, finalmente, Tomás pôde se entregar à religião. Tinha então dezoito anos. Não sendo por acaso a sua escolha pela Ordem de São Domingos, que trabalha para unir Ciência e Fé em favor da Humanidade. Este sempre foi seu objetivo maior.

Foi para Colônia e Paris estudar com o grande Santo e doutor da Igreja, Alberto Magno. Por sua mansidão e silêncio foi apelidado de "boi mudo", por ser também, gordo, contemplativo e muito devoto. Depois se tornou conselheiro dos papas Urbano IV, Clemente IV e Gregório X, além do rei São Luiz da França. Também, lecionou em grandes universidades de Paris, Roma, Bologna e Nápoles e jamais se afastou da humildade de frei, da disciplina que cobrava tanto de si mesmo quanto dos outros e da caridade para com os pobres e doentes. Grande intelectual, vivia imerso nos estudos, chegando às vezes a perder a noção do tempo e do lugar onde estava. Sua norma de vida era: "oferecer aos outros os frutos da contemplação". Sábios e políticos tentaram muitas vezes homenageá-lo com títulos, honras e dignidades, mas Tomás sempre recusou. Escrevia e publicava obras importantíssimas, frutos de seus estudos solitários desfrutados na humildade de sua cela, aliás seu local preferido. Seus escritos são um dos maiores monumentos de filosofia e teologia católica.

Tomás D'Aquino morreu muito jovem, sem completar os quarenta e nove anos de idade, no mosteiro de Fossanova, a caminho do II Concílio de Lion, em 07 de março de 1274, para o qual fora convocado pelo papa Gregório X. Imediatamente colégios e universidades lhe prestaram as mais honrosas homenagens. Suas obras, a principal, mais estudada e conhecida, a "Summa Teológica", foram a causa de sua canonização, em 1323. Disse sobre ele, nessa ocasião, o papa João XXII: "Ele fez tantos milagres, quantas proposições teológicas escreveu". É padroeiro das escolas públicas, dos estudantes e professores. No dia 28 de janeiro de 1567, o papa São Pio V lhe deu o título de "doutor da Igreja", e logo passou a ser chamado de "doutor angélico", pelos clérigos. Em toda a sua obra filosófica e teológica tem primazia à inteligência, estudo e oração; sendo ainda a base dos estudos na maioria dos Seminários. Para isso contou, mais recentemente, com o impulso dado pelo incentivo do papa Leão XIII, que fez reflorescer os estudos tomistas.

A sua festa litúrgica é celebrada no dia 28 de janeiro ou no dia 07 de março. Seus restos mortais estão em Tolouse, na França, mas a relíquia de seu braço direito, com o qual escrevia, se encontra em Roma.

Eventos históricos

* 1521 - Início da Dieta de Worms.
* 1808 - Abertura dos portos brasileiros às nações amigas.
* 1811 - Primeiro movimento de independência no Uruguai, encabeçado por José Artigas.
* 1823 - Fundação do Condado de Fulton.
* 1856 - É criado o Banco da Espanha.
* 1857 - Criação da freguesia, hoje município, de Passo Fundo.
* 1859 - Incorporação da cidade de Olympia.
* 1871 - Fim da Guerra Franco-Prussiana.
* 1887 - Colocação da primeira pedra da Torre Eiffel, símbolo de Paris, projetada por Gustave Eiffel. Inaugurada em 1889 como a máxima atração da Exposição Universal, a Torre era então a construção mais alta do mundo, com 300 metros de altura.
* 1914 - Incorporação da cidade de Beverly Hills (Califórnia).
* 1908 - É instaurado um movimento revolucionário em Portugal, abafado três dias depois.
* 1932 - As forças japonesas começam a ocupação de Shanghai.
* 1933 - Criação do nome Paquistão pelo nacionalista muçulmano e estudante de Cambridge Choudhary Rahmat Ali (v. História do Paquistão).
* 1935 - A Islândia torna-se o primeiro país do mundo a legalizar o aborto
* 1942 - O governo brasileiro, presidido por Getúlio Vargas, rompe relações com a Alemanha e com a Itália.
* 1943 - Getúlio Vargas e Franklin Delano Roosevelt participam da Conferência de Natal, onde ocorrem as primeiras tratativas que resultarão na criação da Força Expedicionária Brasileira.
* 1943 - Segunda Guerra Mundial: a Alemanha recruta todos os homens de 16 a 65 anos.
* 1944 - Fundação da cidade de Apucarana (Paraná, Brasil).
* 1951 - Técnicos norte-americanos realizam um teste nuclear no deserto de Nevada.
* 1954 - Fundação da Confederação Nacional do Transporte – CNT do Brasil.
* 1960 - A Birmânia assina um tratado de paz com a China.
* 1970 - Fundação da Universidade Estadual de Londrina.
* 1979 - Ingressa na Real Academia Espanhola a escritora Carmen Conde, primeira mulher a fazer parte da Instituição.
* 1983 - A França instala novos mísseis intercontinentais na região dos Alpes da Alta Provença.
* 1984 - Reincorporação do Egito à Liga Árabe, solicitada pelo rei Hussein da Jordânia.
* 1986 - A espaçonave Challenger explode 73 segundos após ter sido lançada. O acidente mata seis astronautas e a professora Christa McAuliffe, primeira civil a participar de um programa espacial.
* 1994 - Mechislav Grib é eleito presidente da Bielorrúsia.
* 2003 - Política de Israel: Ariel Sharon é reeleito primeiro-ministro de Israel.
* 2005 - A Procter & Gamble compra a Gillette em acordo estimado em US$ 57 bilhões, uma das maiores transações comerciais já realizadas.
* 2006 - Inauguração do Memorial do Corinthians, com a presença do presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva.
* 2007 - É criado pelo Governo Federal brasileiro o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Culturais e de Média/Mídia

* 1956 - Elvis Presley, o rei do rock and roll, aparece na televisão pela primeira vez no show Os Irmãos Dorsey. Elvis cantou a músicas Blue Suede Shoes e Heartbreak Hotel.
* 1981 - A carioca Ana Maria Botafogo torna-se, aos 23 anos, a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
* 1985 - A coalizão de músicos USA for Africa, liderada por Harry Belafonte, Kenny Rogers, Michael Jackson e Lionel Richie, grava a canção We are the world, para arrecadar fundos destinados às vitimas da fome na África.
* 1997 - Clive Davis recebe uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

Nascimentos

* 1457 - Rei Henrique VII de Inglaterra (m. 1509).
* 1540 - Ludolph van Ceulen, matemático alemão (m. 1610).
* 1600 - Papa Clemente IX (m. 1667).
* 1800 - António Feliciano de Castilho, escritor português (m. 1875).
* 1822 - Alexander Mackenzie, segundo primeiro-ministro do Canadá (m. 1892).
* 1841 - Henry Stanley, explorador galês (m. 1904).
* 1853 - Jose Martí, escritor cubano e mártir da Independência de Cuba em relação à Espanha (m. 1895).
* 1865 - Kaarlo Juho Ståhlberg, 1° presidente da Finlândia (m. 1952).
* 1886 - José Linhares, 23º presidente do Brasil no período de 29 de outubro de 1945 a 31 de janeiro de 1946 (m. 1957).
* 1892 - Ernst Lubitsch, cineasta alemão, naturalizado estadunidense (m. 1947).
* 1899 - August Annist, escritor e folclorista estoniano (m. 1972).
* 1906 - Emídio Santana, militante anarco-sindicalista português.
* 1912 - Jackson Pollock, pintor estadunidense (m. 1956).
* 1918 - Castro Gonzaga, ator brasileiro (m. 2007).
* 1922 - Robert W. Holley, bioquímico estadunidense (m. 1993).
* 1935 - David Lodge, escritor inglês.
* 1936 - Alan Alda, ator estadunidense.
* 1938 - Raul Gil, apresentador de televisão e cantor brasileiro.
* 1940 - Carlos Slim, empresário mexicano.
* 1945 - Robert Wyatt, músico inglês
* 1947 - Fernando Carvalho Rodrigues, físico português.
* 1948
o Mikhail Baryshnikov, bailarino russo.
o Charles Taylor, político liberiano.
* 1950 - Hamad bin Isa Al Khalifa, rei do Bahrein.
* 1954
o Bruno Metsu, treinador francês de futebol.
o Philippe Bergeroo, ex-goleiro francês.
* 1955 - Nicolas Sarkozy, político francês.
* 1959 - Frank Darabont, diretor de cinema francês.
* 1960 - Maitê Proença, atriz brasileira.
* 1963 - António Filipe, deputado português.
* 1964 - Rui Nova, locutor de rádio e cantor português.

Falecimentos


* 814 - Carlos Magno, Rei de França (n. 742).
* 1119 - Papa Gelásio II.
* 1547 - Rei Henrique VIII de Inglaterra, fundador da Igreja Anglicana (n. 1491).
* 1621 - Papa Paulo V, (n. 1552).
* 1688 - Ferdinand Verbiest, astrónomo, cientista, jesúita e missionário flamengo (n. 1623).
* 1865 - Felice Romani, poeta, libretista e profesor de literatura e mitologia italiano (n. 1778).
* 1891 - Nikolaus Otto, engenheiro alemão inventor do motor de combustão interna nomeadamente do ciclo de Otto (n. 1832).
* 1898 - Roberto Ivens, militar português (n. 1850).
* 1916 - Ramiro Barcellos, político brasileiro (n. 1851).
* 1924 - Teófilo Braga, político, escritor e ensaísta português (n. 1843).
* 1939 - William Butler Yeats, poeta irlandês (n. 1865).
* 1963 - John Farrow, diretor de cinema australiano que fez carreira nos Estados Unidos (n. 1904)
* 1972 - Dino Buzzati, escritor e jornalista italiano (n. 1906).
* 1996
o Jerome Siegel, artista estadunidense (n. 1914).
o Joseph A. Brodsky, escritor russo de nacionalidade norte-americana, Prêmio Nobel de 1987.
* 1997 - Antônio Callado, jornalista e escritor brasileiro membro da ABL (n. 1917).
* 1998
o Shotaro Ishinomori, mangaká e criador do gênero Kamen Rider (n. 1938).
o Salvador Arena, empresário, fundador da Termomecanica.
* 2001 - Luna Caballero, cantora argentina.
* 2002 - Astrid Lindgren, escritora sueca de livros infantis. Píppi Meialonga, ou Pipi das Meias Altas (em Portugal), é a sua personagem mais famosa (n. 1907).
* 2003 - Cícero Dias, pintor brasileiro (n. 1907).
* 2005 - Daniel Branca, autor argentino de Banda Desenhada/Quadrinhos (n. 1951).

Feriados e eventos cíclicos

* Aniversário da cidade de Apucarana- Paraná - Brasil.
* Dia do Comércio Exterior - Brasil.
* Dia de São Tomás de Aquino - Santo da Igreja Católica.
* Dia do Portuário.

Fontes: Climatempo, Wikipedia, Edições Paulinas

No comments:

Post a Comment