Esta Fábula traz uma mensagem para todos nós que estamos vivendo um momento de mudanças, tanto a nível de município como no mundo globalizado em que estamos inserido. Precisamos estar exercitando a nossa humildade para compreendermos que somos eternos aprendizes. E respeitar o espaço do outro, as experincias dos nossos mestres. Isto serve para a vida pessoal, mas principalmente para todos os nossos representantes que inicia uma nova gestão. Vale apena fazer uma reflexão de que no exercício da cidadania saboreamos o doce e o amargo. Lembrando que não existe caminho novo, mas um novo jeito de caminhar. Nós que estamos vivendo a experiência de sermos gestores públicos, precisamos a cada dia avaliarmos as nossas ações e atitudes.Principalmente não deixando cristalizar a nossa opinião, o que achamos certo ou errado ou até mesmo enxergar o que está bom e o que precisa ser mudado.
Para todos os novos gestores seja no legislativo ou executivo, vale apena meditar antes de tomar qualquer decisão ou fazer avaliações do que está posto. Neste contexto da administração pública, não devemos esquecer que o maior patrimônio são todas as pessoas que colaboraram ou colaboram para o sucesso de uma gestão.Gerir cargo,setor, patrimônio físico não é o maior desafio para o gestor. Por outro lado manter um clima harmonioso, gerir pessoas,manter um círculo íntimo dentro da organização, ter um plano de governo voltado para a melhoria da qualidade de vida dos municípes é a chave para o sucesso.É a conquista de uma boa gestão de resultados.É o grande desafio para toda a equipe de gestores municipais destes próximos quatro anos. Vamos esquecer o passado e gerenciar o presente com visão de futuro.
Leia a Fábula e faça sua reflexão.
; Fábula chinesa da xícara cheia

Diz a fábula que o mestre e seu discípulo estavam caminhando. O mestre aproveitava a oportunidade e tentava passar alguns ensinamentos ao discípulo. Numa determinada etapa da conversa o discípulo estava encontrando dificuldades em assimilar o que o mestre estava tentando lhe passar. Então o mestre sugeriu que eles voltassem ao templo, pois ele queria tomar chá.
Chegando ao templo o mestre solicitou ao discípulo que preparasse um bule de chá. O discípulo, prestativo, foi preparar o chá. Voltou com o chá pronto, no bule, e as xícaras. Imediatamente serviu o mestre... Para surpresa do discípulo, quando este estava para encher a sua própria xícara, o mestre solicitou que ele voltasse e colocasse mais chá na xícara do mestre. Ao que o discípulo arguiu: - "Mas a sua xícara já está cheia!" O mestre, impávido, confirma: - "Por favor, coloque mais chá em minha xícara!" Nova argumentação do discípulo, nova confirmação do mestre. O chá começa a transbordar para a bandeja, e o discípulo para... O mestre insiste em sua solicitação: Que quer que ele continue a colocar chá em sua xícara. O chá escorre pela bandeja e, desta, ao chão. O bule fica vazio.
O mestre, então, indaga o discípulo: - "O que você aprendeu com isto?" O discípulo diz que nada, pois ele já sabia que o chá iria escorrer para a bandeja e para o chão.
O mestre retruca: - "O ensinamento que isto nos traz é que para caber mais chá na xícara, a xícara precisa estar um pouco vazia. Em xícara cheia não cabe mais chá." E continuou: - "Assim também somos nós!" E complementou: - "Assim é a nossa cabeça. Quando achamos que sabemos tudo, quando temos muitas certezas, quando a nossa cabeça está totalmente cheia de verdades, então a nossa cabeça não tem espaço para mais nada, novos ensinamentos e percepções não conseguem chegar."
Concluindo: - "É necessário ter permanentemente a nossa cabeça um pouco vazia para poder apreender as mudanças da realidade que nos cerca, sob o risco de nos divorciarmos da realidade."
O discípulo começou a entender. O mestre seguiu: - "As nossas certezas vêm do que vivemos no passado. Mas o passado já passou, e o que acontece hoje não pode ser interpretado à luz do passado. Isso seria o mesmo que caminhar em uma noite escura, para frente, em um caminho desconhecido, com uma vela acesa às nossas costas, iluminado o caminho já percorrido.
E finalizou: - "Relaxe e deixe sempre sua cabeça um pouco vazia para apreender o que o mundo lhe oferta de novidades e oportunidades."
Seja Tempo, Presença e Exemplo!!!!!
No comments:
Post a Comment