Wednesday, October 3, 2012

O lado nocivo do Facebook e das outras redes sociais


Sem dúvida as redes sociais, especialmente o Facebook (devido ao seu incrível crescimento), possuem o seu lado positivo já que podem ser a válvula de escape e até de conforto para muita gente. Podem ser usadas como site de relacionamento, para desabafar, desafogar as dores, inflar egos, dividir experiências ou compartilhar idéias e impressões. Assim, podemos concluir que expôr a vida pessoal em uma rede social pode ser uma terapia para algumas pessoas ou então uma fonte para novas relações amorosas.

Porém, existem alguns riscos nas redes sociais que são desprezados ou que passam desapercebidos pelos usuários. Apenas para citar alguns, o Facebook esteve envolvido em pelo menos um terço dos divórcios no Reino Unido. Nos Estados Unidos não é diferente, onde o Facebook tem sido cada vez mais utilizado como prova para o fim de muitos casamentos. Ocorre que a aproximação entre as pessoas é facilitada pelo Facebook e, por causa disso, são muito comuns os novos interesses amorosos ou velhos casos, o que também aumentou imensamente o número de adultérios.

Há estudos que mostram a influência nociva do Facebook entre os adolescentes, já que são mais vulneráveis a desenvolver comportamento antissocial, narcisismo, desrespeito a privacidade e até mesmo psicopatias mais específicas. Outros efeitos danosos do uso constante do Facebook entre os jovens incluem ainda manias, comportamento hostil, insônia, ansiedade e depressão. Outro ponto preocupante é o fato de que o Facebook coleta informações pessoais, tornando-se uma extraordinária máquina de espionagem. Nos centros de dados do Facebook estão registrados nomes, endereços, telefones, relacionamentos, localização residencial, locais de trabalho, contatos com parentes e amigos, opiniões pessoais, fotos, vídeos. Trata-se de uma poderosa fonte de informações para hackers mal intencionados e para agências de inteligência (FBI, CIA, ABIN, MI5, NSA, SFS, Mossad, entre outros) do mundo todo.

De qualquer modo, para aqueles que não conseguem abdicar-se da rede social virtual, principalmente o Facebook, é prudente tomar alguns cuidados. As precauções são: Jamais aceite amizades de quem você não conhece pessoalmente. Nunca poste fotos durante a sua viagem. Jamais poste que saiu de casa para algum compromisso. Não poste fotos de objetos de valor. Evite postar fotos de seus filhos pequenos. Evite postar algo que possa ser usado contra você. Por fim, seja cauteloso e proteja a sua privacidade.

Por: José Clayton Donizetti Vieira

No comments:

Post a Comment