Wednesday, October 3, 2012

Escritor Nijair Araújo Pinto lança seu quarto livro "Crochê de Palavras" no próximo dia 17 em Fortaleza


Nota do Editor: O Blog do Crato tem o prazer de publicar a notícia do lançamento do novo livro do escritor Nijair Araújo Pinto, que  inclusive, já foi um dos escritores do Blog do Crato e é  sempre um dos nossos grandes incentivadores. Apesar de termos nos tornado mais um site de notícias, em momento oportuno, estaremos disponibilizando também textos desse excelente escritor, que é também bombeiro, residente aqui em Crato há muitos anos e ama verdadeiramente a nossa terra.

“Crochê de palavras”, quarto livro de Nijair Araújo Pinto, será lançado no próximo dia 17 de outubro, 19h, no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Rachel de Queiroz, em Fortaleza. Na oportunidade, serão lançados outros dois livros, também de oficiais do Corpo de Bombeiros: “O Pai de Helena”, romance escrito pelo Capitão Noberto, de Juazeiro do Norte, e “O suicídio de Benício e a adoção de Estela”, do Capitão Edir Paixão – livro premiado em primeiro lugar no prêmio Jáder de Carvalho, categoria romance. Os três livros, todos editados pela Editora Premius, serão relançados na Bienal Internacional do Livro de Fortaleza, em novembro. Os autores pretendem efetivar um lançamento na Região do Cariri e buscam parceiros interessados nesse projeto.

Segundo as palavras do Ator e Escritor Edir Paixão:

"Dividido em quatro atos, comparo este livro a uma peça de teatro onde a vida é encenada. No primeiro deles, “Na caserna é assim”, o meu preferido, não por acaso, descortinamos o universo diário dos bombeiros do Ceará, no qual, muitas vezes, a tensão de trabalhar sempre no limite entre a vida e a morte é atenuada pela comicidade de fatos pitorescos do ambiente militar. No segundo ato, “Nos arredores do lar”, vi-me, algumas vezes, a mim mesmo e aos meus familiares, em cenas que se repetiam no âmbito doméstico de outros parentescos. Sem perceber, entrei “No calcanhar dos outros” que encerra crônicas nas quais podemos evidenciar o viés erudito e universal da escrita do autor. Por fim, no último ato, “Na vida, antes e depois”, pude auferir crit icidade e ironia percuciente sobre abordagens sociais que não perdem a leveza, o envolvimento e o agradável e cômico tom que o livro apresenta.

Dessa forma, só me resta convidar vocês, ilustres leitores, da mesma forma que fui convidado a folhear esta obra, para que vejam por si mesmos que cada página puxa outra, valendo a pena ler a próxima crônica, até a última delas.

(...) Bordar é arte, Laura! Como ocorre durante o coser dos tecidos, nossa vida é emaranhado de fios interligados; se desatentos, daremos muitos nós cegos, difíceis de serem desfeitos. Viver requer atenção. Bordar também: atenção, disciplina, regularidade, afeição. Só assim os frutos serão reconhecidos e darão prazer ao artífice (...)

NE - Fica aqui também o meu agradecimento ao Nijair pela gentileza de haver escolhido uma das minhas fotos para ilustrar o seu belo livro.
Adquira:
Crochê de Palavras - Nijair Araújo Pinto
www.blogdocrato.com

No comments:

Post a Comment