Friday, August 31, 2012

MPCE pede a penhora dos bens do prefeito de Antonina do Norte


O Ministério Público do Estado do Ceará [MPCE] solicitou junto à Justiça a penhora dos bens do prefeito de Antonina do Norte, Antonio Roseno Filho.

Além disso, o MPCE pediu o bloqueio de verbas municipais, após o descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta [TAC] firmado em outubro do ano passado, segundo a Procuradoria. Através da assinatura do documento, o gestor havia se comprometido a cumprir uma série de recomendações em relação ao matadouro público, mas o MPCE verificou que algumas cláusulas do TAC não foram atendidas. A ação é do promotor de Justiça Edgard Jurema de Medeiros.

Dentre outras coisas, o TAC estabelecia que a Prefeitura deveria providenciar, até o dia 31 de janeiro deste ano, a aquisição de fardamento completo para os manipuladores e de uma pistola pneumática, além da obrigação de informar à Promotoria de Justiça todos os atos praticados referentes ao Termo, para que o trabalho fosse acompanhado pelo Ministério Público. O documento também estabelecia o pagamento de multa diária de R$ 1 mil por parte do prefeito em caso de descumprimento, o que também não ocorreu. A partir disso, o MPCE pediu a penhora dos bens do gestor, com a finalidade de garantir o pagamento da multa estipulada pelo acordo, e o bloqueio das verbas do Fundo de Participação do Município [FPM].
* Com informações da Assessoria de Comunicação do MPCE
Yuri Guedes - Colaborador

População brasileira atinge 194 milhões em 2012, estima IBGE


Em 1º julho deste ano, a população brasileira alcançou 193.946.886 de pessoas, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE] publicada nesta sexta-feira [31] pelo Diário Oficial da União [DOU].

Segundo a projeção, a população cresceu 1,57 milhão [0,81%], em relação a julho de 2011. Pela projeção, o estado de São Paulo é o mais populoso, com 41,9 milhões de pessoas [21,6% do total de habitantes do país]. Depois de São Paulo, Minas Gerais é a unidade da Federação mais populosa [19,8 milhões], seguida do Rio de Janeiro [16,2 milhões], da Bahia [14,1 milhões], do Rio Grande do Sul [10,7 milhões], Paraná [10,5 milhões], de Pernambuco [8,9 milhões] e do Pará [7,7 milhões].

O município de São Paulo continua sendo a cidade mais populosa do Brasil com aproximadamente 11,4 milhões de pessoas [27% dos residentes no estado e 5,86% do total da população brasileira]. A divulgação das estimativas populacionais está prevista em lei, e os dados estatísticos são usados para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos do governo federal, além de servir de parâmetro para a repartição de recursos das políticas públicas e para a distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios. De acordo resolução do IBGE, a forma de fazer a projeção do tamanho da população no próximo ano será modificada. “Deverá incorporar novas informações relacionadas à dinâmica demográfica local e incluir procedimentos metodológicos alternativos, como aqueles que fazem uso de variáveis econômicas, sociais e demográficas em nível municipal”, diz o texto.

Em 2013, o chamado Sistema de Projeções da População do Brasil, será atualizado com as informações do Censo Demográfico 2010, das pesquisas por amostragem mais recentes [Pnad], bem como dos registros administrativos [de cadastros públicos] referentes ao ano de 2010.
 
Agência Brasil

Implementação da Região Metropolitana do Cariri é discutida


A implementação da Região Metropolitana do Cariri [RMC] foi o tema da primeira reunião técnica coordenada pela equipe da Secretaria das Cidades, nesta quinta-feira [30], no município do Crato.

Representantes dos nove municípios envolvidos na criação da RMC abordaram assuntos relevantes ao fomento da área de abrangência. “A elaboração e implantação desse projeto trarão engajamento entre os municípios e mais potencial para a solicitação de aporte financeiros para os empreendimentos na região”, destaca o consultor do projeto, Jório Cruz. Membros da Universidade Federal do Ceará [UFC] bem como da Universidade Regional do Cariri [Urca] também estiveram presentes na reunião. O projeto de implantação da RMC integra as ações do Programa Cidades do Ceará – Cariri Central, desenvolvido pela Pasta. O projeto tem como meta melhorar a infraestrutura urbana, promover o desenvolvimento econômico e ampliar a capacidade de gestão regional do Cariri.

O encontro teve como objetivo destacar as potencialidades do Cariri, como turismo, meio-ambiente, e economia. Segundo o urbanista e arquiteto Jório Cruz, é necessário a criação de uma Secretaria Executiva do Agente Gestor Metropolitano para dar suporte à nova configuração da Região. Na pauta da reunião foi realizada uma apresentação aos gestores sobre os produtos estabelecidos para a implantação da RMC. A alteração das leis orgânicas municipais, criação do Agente Gestor Metropolitano, a formação do Fundo de Desenvolvimento e a criação do termo de referência do Plano Diretor Metropolitano foram alguns dos temas destacados na explanação.

De acordo com o coordenador do Projeto Cidades I, Adauto Oliveira, a primeira reunião técnica tem como objetivo traçar as definições suplementares para o andamento dos trabalhos com os municípios do Cariri. Segundo o prefeito de Farias Brito, Vandevelder Freitas, esse encontro foi um passo importante que contribui para o inicio do avanço da região do Cariri. “Esse planejamento faz parte de uma série de reuniões entre os envolvidos, como representantes do Estado e dos municípios”, conclui.

RMC - A Região Metropolitana do Cariri [RMC] está localizada ao sul do Ceará. Foi criada por uma Lei Complementar Estadual nº 78, sancionada em 28 de junho de 2009. A RMC surgiu da unificação da malha urbana das cidades de abrangência da Região. O ato de conurbação dos municípios resulta na criação de regiões metropolitanas. A região do Cariri é composta pelos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, bem como Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
Yuri Guedes - Colaborador

Blog do Crato completa 2.000 seguidores no Facebook e 180.000 visitas mensais


O MAIOR BLOG DO CEARÁ- BLOG DO CRATO
Há 7 Anos, o Crato na Internet !

Em apenas 2 meses depois de instalado o nosso sistema de "curtir" o Blog via Facebook, o Blog do Crato já completou a marca de 2000 fãns na maior rede social do planeta. E a taxa cresce em média 20 novos adeptos por dia. Saudações aos novos leitores do Maior Blog do Ceará, com 23.000 artigos, 6.000 acessos diários e 180.000 acessos mensais. E é da nossa cidade!

Parabéns!
www.blogdocrato.com

Programa To Be Or Not To Beatles, Hoje, SÁBADO, 14:00 - Pela Rádio Educadora do Cariri


Incêndio atinge parte da reserva florestal da Chapada do Araripe, em Barbalha


Equipes do Corpo de Bombeiros estão no local tentando controlar o fogo. Umidade baixa e falta de chuvas são as principais causas do incêndio.

Um incêndio foi registrado nesta quinta-feira (30) na reserva florestal do Nordeste, localizado na Chapada do Araripe, na cidade de Barbalha, a 505 km de Fortaleza. De acordo com o chefe da Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe, Paulo Maia, equipes do corpo de bombeiros de Juazeiro do Norte e Crato tentam controlar o fogo que iniciou na madrugada desta quinta-feira.Especialistas na área de incêndio e prevenção do Ceará afirmaram que agricultores queimam áreas secas para limpar o terreno para futuras colheitas e isso deve ter sido a causa do incêndio. Outro fator que ajuda a propagar o fogo na reserva florestal é a pouca umidade e a falta de chuvas na região que já dura quatro meses. A Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe possui 1.063.000, 0000 hectares e desde de 1997 é uma área de proteção ambiental.

Do G1 Ceará

A força dos cavaletes - Por Yuri Lacerda


Quem passa pelas ruas do Crato, principalmente próximo a praças e avenidas, não consegue deixar de perceber a "briga travada entre os cavaletes". Luta esta por um espaço para divulgarem os números e imagens dos candidatos.

Acredito eu, que eles estejam querendo utilizar as mesmas teorias que as grandes empresas utilizam para embutir um produto na cabeça das pessoas, com o intuito de comprar os seus produtos. Todavia, não sei se esse tipo de propaganda tem tanta eficácia. Embora eu não seja nenhum entendedor do assunto, vejo que muitos problemas podem ser ocasionados por conta desse  tipo de "marketing". Entre os problemas podemos citar: a imensa poluição visual; impedimento visual dos motoristas em alguns retornos e acessos; e possíveis acidentes com veículos e motocicletas.

Sabe-se que muitos problemas de saúde podem ser ocasionados pela poluição visual, entre eles: desorientação, fadiga, stresse e irritação. Por conta disso, muitas cidades lutam pela redução das exageradas placas e propagandas do comércio. O governo municipal mesmo já realizou campanhas com esse intuito. Entretanto, o que se vê nesse período é uma luta pela demarcação de território a partir de violentas e exageradas propagandas, uma delas, em forma dos "benditos" cavaletes.

Mutios desses cavaletes impedem ou dificultam a visão dos motoristas. Um exemplo bem prático pode ser observado em frente ao Corpo de Bombeiros do Crato. Por exemplo, quem vai no sentido pimenta-centro que tenta entrar na R. Leandro Bezerra, em frente a sede do Corpo de Bombeiros, muitas vezes não consegue ver, ou vê com dificuldade, os carros que trafegam no outro sentido da avenida. Há alguns dias tinha uma placa tão grande naquele local que atrapalhava completamente a visão.

Por último, inúmeras são as vezes que se observa os "cavaletes" caindo, ou caídos, sobre as ruas e avenidas da cidade. Eu mesmo, sem querer, já passei por cima de um que estava caído na rua, próximo à uma praça. Imagino que muitos de vocês também já fizeram algo do tipo.

Imagina se acontece um vento forte levando os cavaletes para o meio da avenida bem no instante que passam carros e motocicletas? O desastre está feito! Mas, o problema está resolvido, tem muito cabo eleitoral botando uma pedra no cavalete, bem acima da cabeça do candidato para resolver o problema. Vê se pode?

Não estou criticando a ação de um ou outro político em específico, todos estão fazendo a mesma coisa. Acho que deve-se fazer uma campanha diferente. Não tragam para nossas praças cavaletes, tragam ideias, diálogo, propostas, coisas boas para nossa população! Inovem as suas campanhas políticas.

Por Yuri Lacerda 
Foto ilustrativa: Site Sul21

Tudofel: Como selecionar dez canções dos Beatles para um pr...

Tudofel: Como selecionar dez canções dos Beatles para um pr...: Qual o critério para selecionar dez canções entre as centenas de pérolas musicais que compõem o repertório do fabuloso quarteto de Li...

Extração de Células Tronco a partir do dente de leite


Tainah Medeiros

Os pesquisadores do Instituto Butantan, em São Paulo, deram início a testes de células-tronco embrionárias obtidas a partir do dente de leite em seres humanos. Dois pacientes com lesão na córnea já estão sob tratamento no Instituto da Visão da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), e mais pessoas na mesma situação deverão ser incorporadas ao experimento, mas os resultados só devem ser anunciados no segundo semestre de 2013.
* Células-tronco: Em busca do tempo perdido!
* O caminho das células-tronco
* Clonagem e células-tronco
Caso seja comprovada a eficácia das células-tronco para recuperar o tecido que reveste a córnea, será possível tratar em torno de 100 pacientes por dia com o material extraído de apenas um dente de leite. Os pesquisadores já têm estudos sobre a aplicação dessas células na regeneração de retina, ossos, cartilagens, em implantes dentários, tratamento de arteriosclerose e doenças cardíacas.
A extração de células-tronco a partir de dentes de leite não é novidade. Fora do Brasil há alguns estudos avançados, mas nenhum conseguiu chegar à quantidade de células obtidas aqui, suficientes para aplicação em humanos.
Os estudos, que começaram em 2004 e já passaram por testes em animais, mostraram que as células não provocaram nenhum efeito colateral importante quando comparadas a biofármacos e outras drogas.

Trancrito de Drauzio Varella. com.br

CRONIQUETA - POR ANTONIO MORAIS



Em todos os segmentos da sociedade existem  os bons e os malfeitores. Em todos eles os bons procuram se distanciar dos malfeitores. No PT é diferente, não há essa separação, fazem de tudo  para defender a companheirada por indefensável que seja a defesa, e, por isso se misturam todos, se tornam iguais e, ao final, uns vão pagar pelos outros. 

Na sessão plenária desta 4ª feira 29, da Câmara dos Deputados em Brasília, ocupou a tribuna o Deputado Federal  Zé Geraldo, PT-PA, e em sua fala inicial, lamentou o sofrimento do seu amigo e colega Deputado. João Paulo Cunha,  por ser um homem integro, não merecia ser julgado, e se julgado for pelo SUPREMO, será  uma “ COVARDIA “ disse ele. 

Enquanto o Deputado Zé Geraldo desabafava na tribuna da Câmara, o seu colega João Paulo era condenado pelo Ministro Cezar  Peluso que  declarou seu voto de forma bem popular: "Um presidente da Câmara que manda a mulher buscar de forma dissimulada 50 000 reais nos fundos de um banco, está fazendo coisa errada. E ponto final". O Deputado João Paulo Cunha foi condenado por 9 dos 11 ministros da corte, sua primeira pena a cumprir foi renunciar a candidatura a prefeito de Osasco.

Pelo andar da carruagem e entendimento dos juizes todos deverão ser condenados, pois se trata de um  mesmo crime.  Quanto ao cumprimento de penas é outra coisa. Pra quem não tem pudor não é desonra ser  assessor do Ministério da Defesa e ter que dormir na cadeia. 

Alô, PRAXEDES...ALÔ DEMUTRAN - Motoqueiros abrem a descarga pra fazer barulho no Fim-de-Semana !


Não é de hoje que esse problema acontece no Crato. Apesar de ser um fenômeno nacional de FALTA DE EDUCAÇÂO, e de ESTUPIDEZ mesmo, no Crato, o problema é alarmante. É alarmante a quantidade de motociclistas que nos fins de semana  "incrementam" as suas motos para que façam mais barulho ( estão achando pouco o dos carros de propaganda política ). O barulho é tão infernal, que da Vilalta nas noites de Sexta, Sábado e Domingo, podemos ouvi-los claramente à noite e de madrugada transitando nas ruas do centro. Na semana passada, por exemplo, de uma residência localizada no topo da Vilalta, pude ouvir um motoqueiro transitar por quase 1 hora impunemente por várias ruas do centro cidade. Ele subia a ladeira da Duque de Caxias, voltava pela Rua da Cruz, passava pela prefeitura, subia pela Pedro II, voltava pela Praça da Sé, seguia para o Pimenta. E o barulho constante. Não só uma moto, mas várias. 

Isso é um absurdo. Porque só a população nota essas coisas e DEMUTRAN não percebe, Sr. Praxedes ? Me explica isso aí, e porque vocês não fazem Blitz constantemente a fim de pegar esses motoqueiros infernais ? Vem um fim-de-semana por aí. Que tal nos informar QUANTAS motos foram apreendidas com escapamento irregular ?


Atenciosamente,

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com

Tudofel: Rua Cícero Araripe, 298

Tudofel: Rua Cícero Araripe, 298: A rua da casa da minha mãe era uma das mais tranquilas do bairro. Era até ser asfaltada recentemente. Sinal de progresso, muito festeja...

Thursday, August 30, 2012

Flagrantes do Crato - Gari é atropelado por um motoqueiro




Flagrantes da cidade, um corpo estendido no chão. O gari da prefeitura do Crato, por nome de Gilvan, durante o seu trabalho coletando lixo entre a rua e o caminhão, foi atropelado por um motoqueiro nesta 4ª feira 29, no bairro do seminário.  O mesmo foi socorrido pela viatura do corpo de Bombeiros e  conduzido para o hospital, com suspeita de fratura na perna esquerda. Este acidente nos faz chamar atenção, para  quem dirige ao passar por estes coletores de lixo pela cidade.

Por: Ed Alencar
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Miss Ceará 2012 sofre sequestro-relâmpago em Fortaleza


A miss Ceará 2012, Milena Ferrer, sofreu um sequestro-relâmpago na noite de quarta-feira (29). Segundo a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), dois homens armados mantiveram Milena como refém e a obrigaram comprar itens com cartão dinheiro e sacar R$ 6 mil de conta bancária.

A miss Ceará foi liberada por volta de 23h da noite de quarta-feira, segundo a Ciops. Ela foi solta sem ferimentos. A polícia diz que faz buscas pelos suspeitos, mas até a tarde desta quinta-feira ninguém foi preso. Em postagem na rede social Facebook, a miss Ceará disse ter ficado com uma arma apontada na cabeça dela durante duas horas.

Milena Férrer tem 20 anos, é natural de Guaraciaba do Norte e venceu o título de miss Ceará 2012 em fevereiro deste ano, competindo com misses de todo o estado. Neste ano, ela vai representar o Ceará no concurso Miss Brasil 2012, realizado em Fortaleza em 29 de setembro.

Fonte: G1

Paciente terminal poderá registrar como quer ser tratado pelos médicos


NE- Um alento na dor !

Brasília – Paciente vai poder registrar no próprio prontuário a quais procedimentos médicos quer ser submetido no fim da vida, como prevê resolução divulgada hoje (30) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e que trata dos limites terapêuticos para doentes em fase terminal.

As regras estabelecem critérios para o uso de tratamentos considerados invasivos ou dolorosos em casos nos quais não há possibilidade de recuperação. A chamada diretiva antecipada de vontade consiste no registro do desejo do paciente em um documento, que dá suporte legal e ético para o cumprimento da orientação. O testamento vital, de acordo com o CFM, é facultativo e poderá ser feito em qualquer momento da vida – inclusive por pessoas em perfeita condição de saúde – e poderá ser modificado ou revogado a qualquer instante. São aptas a expressar esse desejo pessoas com idade igual ou maior a 18 anos ou que estejam emancipadas judicialmente. O interessado deve estar em pleno gozo das faculdades mentais, lúcido e responsável por seus atos perante a Justiça.

O registro poderá ser feito pelo médico assistente na ficha médica ou no prontuário do paciente, sem a necessidade de testemunhas. O documento, por fazer parte do atendimento médico, não precisa ser pago pelo paciente. Se considerar necessário, o paciente poderá nomear um representante legal para garantir o cumprimento de seu desejo. Caso o paciente manifeste interesse, poderá registrar o termo também em cartório. Conforme o CFM, a vontade do paciente não poderá ser contestada nem mesmo por parentes – o único que pode alterá-la é o próprio paciente.

Segundo as diretrizes, o paciente poderá definir, com a ajuda de um médico, se deseja passar por procedimentos como, por exemplo, o uso de respirador artificial (ventilação mecânica), tratamentos com remédios, cirurgias dolorosas e extenuantes ou mesmo a reanimação em casos de parada cardiorrespiratória. O presidente do CFM, Roberto Luiz D’Ávila, considerou a resolução histórica, já que trata de um dilema provocado pelo próprio avanço da tecnologia. “Ela [resolução] tem permitido que tudo possa ser feito tecnicamente”, disse.

“Na medicina, trabalhamos com variáveis, as coisas se modificam. O que estamos tentando resgatar é que as pessoas morram no tempo certo, mas de maneira digna”, completou. D’Ávila ressaltou que a diretiva antecipada de vontade não é válida para alguns casos, como um acidente de carro quando a pessoa tem chance de recuperação e, portanto, deve ser submetida a procedimentos de ressuscitação. “Com o documento, eu [paciente] só estou sinalizando que, quando estiver em uma fase terminal crônica, não quero nenhum esforço fútil ou extraordinário.” O CFM informou que o Código de Ética Médica, em vigor desde abril de 2010, veda ao médico abreviar a vida, ainda que a pedido do paciente ou de um representante legal – prática conhecida como eutanásia. Entretanto, é previsto que, nos casos de doença incurável e de situações clínicas irreversíveis e terminais, o médico pode oferecer cuidados paliativos disponíveis e apropriados (ortotanásia).

“A medicina paliativa é uma opção hoje muito interessante e regulamentada pelo conselho. A pessoa não será abandonada, o que é um medo muito grande dos pacientes”, concluiu o presidente do CFM. A Resolução 1.995 deve ser publicada hoje (31) no Diário Oficial da União.

Edição: Carolina Pimentel
Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Foto ilustrativa

Cid Gomes e Ministro da Integração assinam ordem de serviço do Lote 5 da Transposição


O governador Cid Gomes e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, assinam, às 11h desta sexta-feira [31], a ordem de serviço para as obras do Lote 5 da Transposição do Rio São Francisco, na Sala de Reuniões do Palácio da Abolição.

Esse lote está localizado na Região do Cariri e compreende as cidades de Mauriti, Jati e Brejo Santo. A Transposição do São Francisco prevê a distribuição de água para 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte - uma população de 12 milhões de pessoas. O prazo para realização do projeto é de 20 anos, a um custo total estimado de R$ 4,5 bilhões

* Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Via Yuri Guedes

Salário mínimo em 2013 terá aumento de 48 reais ( Quarenta e oito reais )


O Ministério do Planejamento fixou em R$ 670,95 o valor do salário mínimo a partir de janeiro de 2013.

Essa é a proposta que o governo federal incluiu no Projeto de Lei Orçamentária Anual [Ploa] enviado nessa quinta-feira [30] ao Congresso Nacional. O novo valor é 7,9% maior que os R$ 622 pagos atualmente. A Ploa traz a previsão de gastos do governo para o próximo ano. O novo valor do mínimo passa a ser pago a partir de fevereiro, referente ao mês de janeiro. O reajuste inclui a variação de 2,7% do Produto Interno Bruto [PIB] de 2011 e a estimativa de que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor [INPC] previsto para o ano de 5%. A estimativa do governo é que cada R$ 1 de avanço no mínimo gere despesas de R$ 308 milhões ao governo. Com isso, o aumento de R$ 48 concedido pelo governo causará impacto de cerca de R$ 15,1 bilhões aos cofres públicos. O INPC é o índice utilizado nas negociações salariais dos sindicatos e faz parte do acordo de evolução do salário mínimo fechado entre governo e centrais sindicais.

Agência Brasil

Governo federal prevê criação de 63 mil vagas para cargos públicos em 2013


O governo federal prevê a criação de 63 mil vagas para cargos públicos em 2013.

Os novos postos de trabalho estão previstos no Projeito de Lei Orçamentária Anual [Ploa], que foi enviado nessa quinta-feira [30] ao Congresso Nacional. Segundo o Ministério do Planejamento, deste total, a previsão é que 61.682 vagas sejam preenchidas já no ano que vem. As vagas devem ser preenchidas por concurso público. As contratações deverão, contudo, obedecer às necessidades de contratação dos diversos órgãos e entidades públicas.

Das vagas previstas, 53 mil serão para preencher cargos no Executivo. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, informou que cerca de 21 mil novas vagas serão para a área da Educação. “São cargos fundamentais para expansão da rede de universidades e alcançar a meta de institutos técnicos no país”, disse. Os novos concursados vão onerar em R$ 3 bilhões os gastos do governo com folha de pagamento em 2013. A despesa será adicionada aos R$ 11,3 bilhões concedidos de reajuste salarial a cerca de 1,7 milhões de servidores, ativos e inativos, do Executivo. Os três poderes totalizam cerca de 1,9 milhões de servidores. A remuneração está atualmente em R$ 198,9 bilhões ao ano.
 
Agência Brasil

EDUCAÇÃO CRATENSE É DESTAQUE NA REVISTA "VEJA"


Crato tem um dos melhores índices de avanços na educação no ensino básico em todo o Brasil, segundo a revista "VEJA".
 


O Vereador Francisco Heuder de Oiliveira França – Guer (PSDB) durante o Pequeno Expediente da Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 28, registrou matéria veiculada na Revista Veja, onde divulga relação dos municípios com o melhor índice de avanços de educação no ensino básico, durante o período de 2007 e 2008. Apenas dois municípios do Ceará foram classificados entre os cem melhores do País. Crato e Itapipoca.  O Crato ficou na 7ª colocação. O Vereador Guer parabenizou a Administração Municipal do Prefeito Samuel Araripe pelo bom desempenho alcançado .

Fonte: Câmara Municipal do Crato


CRONIQUETA - POR ANTONIO MORAIS

Houve época, não muito distante,  que os políticos eram  como  óleo e agua: não se misturavam. Nos tempos da Modebra e Arena não existiam  acordos e negociatas como  hoje em dia. Temos atualmente, 40 partidos de alugueis, um verdadeiro samba do crioulo doido. Cada qual  tirando o máximo que  pode de quem esteja no puder, seja ele quem for.

"Nos tempos da Modebra e Arena, aquilo sim era politica partidária definida pelos princípios e coerências. Mas, numa época qualquer da  década de 60 do seculo passado  os lideres dos dois partidos fizeram um acordo em que cada um perdia  um pouco e todos saiam ganhando ao fim. Pra celebrar a união dos partidos o prefeito,  convidou o governador do Estado para a cerimonia de inauguração de uma lavanderia publica batizada com o nome da primeira dama do Estado.

Para contemplar as partes ficou acertado que o prefeito ficaria  na mesa principal com o governador e o principal líder da oposição  faria a saudação oficial.

O mestre de cerimonia  fez a composição da mesa e passou a palavra para o antigo opositor, hoje, aliado de ultima hora. Depois de saudar o governador e comitiva o homem  endoidou: Senhor Governador, nosso município está entregue as baratas, não tem estradas, não tem escolas, o pagamento dos funcionários está um ano atrasado, ninguém sabe o que é feito do dinheiro, o prefeito  está amancebado com a mulher do encarregado da limpeza publica, a primeira Dama, por sua vez, em represaria,  se ajuntou com um sapatão pra Zuar com o marido. 

Nesta hora o prefeito  não  aguentando mais  a chateação disse no ouvido do governador:  Seu governador, coma sua jantinha ligeiro pra ela não resfriar,  num acredite  no que esse besta está  falando não. "Pregunte" pra ele o que ele fez com o dinheiro da agua quando ele era prefeito? Porque ele botou pra correr da cidade um filho baitola que ele tem. 

Terminada a festa a coligação estava desfeita. Aquilo sim é que era politica e políticos coerentes e cheios de ranso, diferente do conluio  que se ver de riba a baixo nos dias atuais".

Tudofel: Porque hoje é sábado

Tudofel: Porque hoje é sábado: Porque hoje é sábado era um programa transmitido pela Tv Ceará no início da década de 1970. Era apresentado por Augusto Borges,...

Wednesday, August 29, 2012

Tradição ´Ao Gosto Popular´ termina hoje no Crato


Crato. Cerca de 12 grupos de tradição popular estão reunidos até hoje para participar do projeto "Ao Gosto Popular". O evento é realizado anualmente pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), no intuito de fortalecer e exaltar as produções culturais presentes no Estado do Ceará. Em decorrência do mês do folclore, a programação mantém viva as memórias clássicas da história. Entre os grupos estão os de reisados, maneiro pau, coco de roda, bandas cabaçais e lapinhas.

Este ano, a ação teve início no último domingo, em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), onde houve o encerramento da II mostra Banco do Nordeste de Tradição Cultural. Em um espaço aberto, o público formado por de mais de 300 pessoas participou, conferindo as exibições do Coco Frei Damião, de Juazeiro do Norte, Penha Cirandeira, de João Pessoa, e do Samba de Coco de Arcoverde, de Pernambuco. No Cariri, para aproximar a população das manifestações culturais, o projeto é levado para as comunidades e terreiros dos mestres brincantes. Até agora, o evento já visitou a feira livre do Crato, o terreiro da Mestre Zulene Galdino, o Colégio Estadual Wilson Gonçalves e, hoje, será realizado na sede do Projeto Nova Vida. A expectativa é que, até o fim das apresentações, cerca de duas mil pessoas possam ter acesso às exibições artísticas. Para promover a cultura e as formas dos fazeres folclóricos, o Sesc selecionou os participantes por meio de critérios que oportunizaram a participação de novos grupos. Além dos tradicionais. Para valorizar as manifestações populares, relacionadas às tradições e valores brasileiros, a instituição busca apreciar e divulgar iniciativas dos saberes. O projeto é fragmento do Programa Cultura, do Sesc Ceará.

Mais informações:

Sesc Crato

Endereço: Rua André Cartaxo,446 Bairro: Centro
Telefone:
(88) 3586.9171


Anatel vai medir velocidade da banda larga fixa no Brasil


Segundo a Anatel, a velocidade instantânea terá que ser de, no mínimo, 20% do que é contratado. Primeiros resultados serão divulgados em dezembro.

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, vai medir a velocidade da banda larga fixa no Brasil. O estudante Matheus Aparecido já sabe. “Às vezes a gente vai baixar vídeo, vai colocar vídeo para carregar, coloco vários sites para carregar, aí eu sobrecarrego a rede, meu pai não consegue acessar lá do outro lado o que ele está querendo fazer, meu irmão também não consegue fazer nada”. Ele paga por uma velocidade de quatro mega, mas acha que não recebe o que contratou, principalmente em alguns horários. “Sete horas as nove horas, mais ou menos, os sites demoram a carregar. Eu pelo menos eu sinto isso. Isso me aborrece. O plano é caro”, conta o estudante. 

Saiba como se inscrever para participar do programa de monitoramento da Anatel

Só em abril, a Anatel registrou 23 mil reclamações parecidas com a do Matheus e, por causa disso, a agência lançou um programa de monitoramento da banda larga fixa. Doze mil medidores vão ser instalados na casa de quem se inscrever para participar do programa. As inscrições começaram nesta quarta-feira (29), pela internet. A velocidade instantânea, medida na hora em que o usuário se conecta, terá que ser de, no mínimo, 20% do que é contratado e a velocidade média, ao longo do mês, terá de ser de pelo menos 60%. A Anatel diz que as operadoras terão de aumentar esses percentuais mínimos de velocidade até 2015.  O acompanhamento anunciado para a banda larga fixa também vai chegar aos tablets e smartphones. Os primeiros resultados vão ser divulgados em dezembro. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, promete rigor com as empresas que não atingirem as metas. “A Anatel vai fazer como em todos os serviços, vai estabelecer prazo e condições para que esse problema seja resolvido, do contrário é multa ou até, como acontece em alguns casos extremos, proibição de vender”.

Giovana Teles Brasília, DF - G1


RÁDIO ARARIPE E OS SEUS SESSENTA E UM ANOS


O jornalista, radialista e cerimonialista da Câmara Municipal do Crato - Huberto Esmeraldo Cabral fez uso da palavra, na Sessão Ordinária desta terça- feira, dia 28,  para registrar o aniversário de 61 anos de inauguração da Rádio Araripe do Crato, fato ocorrido nesta terça-feira, dia 28 de agosto. O memorialista falou ainda sobre o Dia do Cariri, que transcorrerá no próximo dia 1º de setembro.

Huberto Cabral aproveitou para refrescar a memória  dos presentes à Câmara e contou como se deu a soelnidade de inauguração da primeira emissora de rádio do interior do Estado – dia 28 de agosto de 1952. Também citou o nome de diversos radialistas que já prestaram serviço a Pioneira. Wilson Machado, primeiro gerente da emissora (em memória), foi um dos citados por Cabral.

Câmara Municipal do Crato
Foto ilustrativa: Dihelson Mendonça

ANJOS DO MENSALÃO TEMEROSOS EM NÃO SABOREAR A PIZZA ! - Por Ed. Alencar


Lembrei-me hoje do taumaturgo e cronista esportivo, NELSON RODRIGUES, ao dizer que, toda “UNANIMIDADE É BURRA!”  Se assim for, para nós “BRASILENIOS” , muita calma nessa hora, o julgamento transcorre então, dentro da normalidade da FRASE!  Mais é ai, que a maioria dos “BRASILENIOS” quer mesmo é que essa FRASE não faça sentido algum nessa hora, e pelo tamanho da INDIGNAÇÂO  da NAÇÂO, é que haja  “UNANIMIDADE  NA DECISÃO DO SUPREMO”, pela  condenação  dos RÉUS.

O Brasil e o Mundo querem ver no que vai dar. Se o Ex-Presidente LULA não conseguiu convencer o nosso povo brasileiro que o mensalão não existe, tenta convencer mais uma vez os AMERICANOS, em recente entrevista por lá. (ôôô.. homem teimoso!!)  nem  o Ministro do SUPREMO, Gilmar Mendes agüentou!

Grandes jornais do Sul do País, deram destaques  com bastante ênfase em suas edições, as críticas do povo, contra os Ministros, Ricardo lewandowski e Toffoli, pelos votos inocentando o ex-presidente da câmara o Dep. João Paulo Cunha do PT .

Na sessão plenária desta 4ª feira 29, da Câmara dos Deputados em Brasília, ocupou a tribuna o Dep. Federal  ZÉ GERALDO, PT-PA ,  e em sua fala inicial, lamentou o sofrimento do seu amigo e colega Dep. JOÃO PAULO CUNHA,  por ser um homem integro, não merecia ser julgado,e se  julgado for  pelo SUPREMO, será  uma “ COVARDIA “ disse ele. Enquanto o Dep. Zé Geraldo desabafava na tribuna da Câmara,  o seu colega João Paulo era condenado com os votos dos Ministros, Cezar  Peluso, José Celso de Mello Filho, Gilmar Mendes  e  Marco Aurélio, acabando com a carreira política de João Paulo Cunha, como Deputado e enterrando sua candidatura para Prefeito de Osasco em São Paulo, onde vinha trabalhando. Se depender da vontade do ministro Cesar Peluso, João Paulo Cunha vai passar seis anos na cadeia, foi assim que ele votou. Quem frustrou os brasileiros, foi o Ministro Cezar Peluso, após seu voto de hoje, se despediu dos colegas do SUPREMO, sem a antecipação do seu voto, tão esperado por muitos, uma vez que se esperava dele, uma saída triunfante, em nome da justiça brasileira, pelo civismo e o poder nas mãos.

Quem está de barbas de molho com os prés  resultados  do julgamento, parece que não vão comer pizzas as nossas custas não!   “  mas eu acho melhor termos calma nessa hora.. não é mesmo?  Muita coisa ainda vai rolar!”    

Por: Ed Alencar
Radialista/Reporter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe



Renato Aragão causa polêmica com seu novo filme


O humorista Renato Aragão, o “Didi”, está dando o que falar com a divulgação de seu novo filme. Segundo informações do site Padom, o nome do filme será "O Segundo Filho de Deus". "Como Jesus veio à Terra e não conseguiu cumprir a sua missão, porque os homens não deixaram, Deus resolve mandar um segundo filho. Aí, sim, ele cumpre a missão", diz Renato Aragão em publicação no site. O humorista será o intérprete desse "segundo filho". Os rumores da produção têm levantado bastante polêmica entre as comunidades cristãs do País. Muitos chegaram a criticar o humorista por considerarem o conceito do filme como pretensioso, já que Renato afirma que Jesus Cristo não cumpriu sua missão na Terra. A estimativa de orçamento do filme gira em torno de 8,1 milhões de reais.

O POVO Online

Dilma sanciona Lei de Cotas para universidades federais


A presidenta Dilma Rousseff sancionou, nessa quarta-feira [29], a lei que institui o sistema de cotas raciais e sociais para universidades federais de todo o país.

A norma prevê que as universidades públicas federais e os institutos técnicos federais reservem, no mínimo, 50% das vagas para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública, com distribuição das vagas entre negros, pardos ou indígenas. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ao assinar a lei, a presidenta disse que o mecanismo precisa associar inclusão e qualidade do ensino superior público.

“Ela falou que temos dois grandes desafios: um é o da inclusão, para permitir que um maior número de estudantes possa acessar a universidades. O outro é a meritocracia, a excelência das universidades. Os dois critérios têm que estar presentes na implantação dessa política”, ressaltou o ministro.

VETO - Dilma vetou apenas um ponto do texto aprovado pelo Congresso Nacional, o Artigo 2º, que criava um coeficiente para selecionar os estudantes que poderiam ingressar nas vagas destinadas às cotas. Com o veto a esse trecho, o governo decidiu que o Exame Nacional do Ensino Médio [Enem] será a ferramenta para definir o preenchimento das vagas reservadas. Segundo Mercadante, as universidades poderão adotar mecanismos complementares. As universidades e institutos federais terão quatro anos para implantar progressivamente o percentual de reserva de vagas estabelecido pela lei, mesmo as que já adotam algum tipo de sistema afirmativo na seleção de estudantes. As regras e o cronograma para a transição serão estabelecidos pela regulamentação da lei, que deve sair ainda este ano, a tempo de garantir a entrada da lei em vigor no ano que vem.

“O Enem 2012 já servirá como um dos parâmetros para o novo sistema. Ao longo deste ano, faremos a regulamentação complementar necessária. Estamos construindo isso junto com os reitores”, disse Mercadante. A regulamentação deverá criar, entre outros mecanismos, medidas para compensar eventuais diferenças entre alunos que ingressaram pelas cotas e os egressos do sistema universal. “Teremos que ter uma política das universidades para acolher esses estudantes. Muitas universidades federais já fazem isso, já temos experiências de tutoria – professores que acompanham esses alunos – e de nivelamento, para que aqueles que tenham alguma deficiência possam se preparar para os desafios do curso que em que vão ingressar”, adiantou p ministro.
Agência Brasil


Insegurança preocupa população de Nova Olinda


O clima de insegurança publica que está sendo vivenciado pelos 12 mil habitantes que residem no município de Nova Olinda, na região do Cariri cearense.

O fato é um dos motivos quem vem tirando o sossego das famílias que alegam estar assistindo constantemente pessoas estarem sendo assassinadas de forma cruel, além do tráfico de drogas dominar o Município. Os moradores denunciam que a tranquilidade existente na cidade acabou e vivem intranquilos e apavorados, principalmente com os últimos episódios ocorridos. Os nova olindesnes apontam que os crimes de pistolagem, homícidios já viraram cena comum na rotina cotidiana das pessoas. O caso mais recente desta onda de sucessiva insegurança foi o comerciante Manoel Nuvens de Alencar, que residia no Sítio Angico, assassinado com quatro tiros de arma de uso exclusivo das forças armadas por pistoleiros. O crime continua em volto e mistério

O comerciante, desfrutava de um grande ciclo de amizades e possuia um bar restaurante pesque pague que era frequentado por várias pessoas. A família dele informou que está revoltada e apelam para que haja o bom senso das autoridades policiais e do poder judiciário, quanto às investigações e consequentemente a elucidação do caso. A cidade tem apenas um efetivo policial com três soldados e sempre que os militares são chamados para atenderem as ocorrências os moradores ficam sem nenhuma cobertura policial, temendo sofrerem represálias. Os residentes em Nova Olinda garantiram ser crítica a situação e denunciam a necessidade de uma operação policial no sentido de inibir o tráfico de drogas, destacando o fato do município ser cortado por uma rodovia estadual, onde passam pessoas de todos os lugares. No mês de agosto, foram registrados três homicidios. A população pede a realização de uma audiência publica.
 
* Matéria de Amaury Alencar ( Via Yuri Guedes )

Comissão do Senado tipifica crimes via internet


A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado (CCT) aprovou nesta quarta projeto de lei que tipifica os crimes cometidos por meio da internet no Código Penal, como a invasão de sistemas e furto de senhas, condenando seus autores com penas que podem chegar a quatro anos de prisão.

De iniciativa do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), a proposta foi aprovada em maio na Câmara dos Deputados, após o vazamento na internet de fotos íntimas da atriz Carolina Dieckmann, com ampla repercussão na mídia. A intenção do relator na comissão, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), era aprovar o texto no plenário ainda esta quarta. Como a iniciativa foi bombardeada pela maioria dos senadores que não conhece o texto, ficou acertado que a sua tramitação prosseguirá até o próximo esforço concentrado do Senado, dia 11 de setembro, quando será examinada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de retornar ao plenário.

Sem precisar de onde tirou os dados, Eduardo Braga informou que os crimes e fraudes na internet, "seja pela utilização de sistemas financeiros, seja pela utilização do cartão de crédito ou pela utilização de caixas eletrônicos, chega a um montante de 1,5 bilhão de operações fraudulentas em um total de 58 bilhões de operações". "O impacto financeiro que atinge a população usuária ou não do sistema acaba onerando o sistema financeiro brasileiro com uma perda da ordem de R$ 2 bilhões ao ano", acrescentou. Pelo projeto, o delito menos grave, tipificado como "crime de invasão de dispositivo informático", será punido com prisão de três meses a um ano, além de multa. É o caso da invasão indevida de equipamentos e sistemas conectados ou não à rede de computados, com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização do titular.

A pena é aumentada, de um sexto a um terço, se a invasão resultar em prejuízo econômico ao ofendido. Se resultar na obtenção de informação sigilosa, comunicação eletrônica privada, segredos comerciais ou industriais ou o controle remoto não autorizado do dispositivo invadido, a pena será de reclusão, de seis meses a dois anos e multa. A pena será aumentada de um a dois terços, se a informação sigilosa ou segredo for divulgado, comercializado ou transmitido a terceiros, a qualquer título. O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) criticou a pressa na votação da proposta. Ele lembrou o trabalho da comissão especial de senadores para reformar o texto do Código Penal, incluindo nas inovações um capítulo sobre os crimes cibernéticos.

Agência Estado

Mantega prorroga IPI menor para veículos por 2 meses


BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quarta-feira prorrogação do corte de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros, por dois meses. De acordo com ele, com a medida, o governo deixará de arrecadar R$ 800 milhões nesse período e terá a contrapartida de manter o nível de emprego e redução de preços para o consumidor.

- A reação (da indústria automotiva) foi mais rápida e o custo é maior - afirmou Mantega que falou que a medida ainda ajuda na inflação.

Ele anunciou ainda a redução de imposto para bens de capital, ou seja, máquinas e equipamentos até o fim do ano que vem. A renúncia fiscal será de R$ 1,1 bilhão. Mantega também anunciou a prorrogação do corte de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para materiais de construção até o fim do ano que vem. O benefício terminaria no fim de dezembro de 2012. A lista é de produtos é extensa. As alíquotas caíram de 15% para 4% ou de 10% para zero. A renúncia fiscal é de R$ 1,8 bilhão para os cofres públicos no ano que vem. Além de renovar, o governo ampliou a lista e incluiu pisos laminados, pisos de madeira sólida e até pisos vinílicos e dry wall. A alíquota do tributo passou de 5% vai para zero. A renúncia fiscal será de R$ 84,2 milhões até o fim deste ano e R$ 3,75 milhões para o ano que vem.

Além disso, a prorrogação do corte de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os eletrodomésticos conhecidos como "linha branca" também foi anunciada nesta quarta-feira. O benefício terminaria no dia 31 de agosto e foi estendido até o fim deste ano. A alíquota do IPI para fogões caiu de 4% para 0%. Para tanquinhos, passou de 10% para 0%. Refrigerador deixou de pagar 15% para 5% até 31 de dezembro. Já para máquinas de lavar, o tributo passou de 20% para 10%. A renuncia fiscal é de R$ 361 milhões de setembro até dezembro. Essa desoneração é válida só para produtos de eficiência energética A.

- Nós obtivemos um resultado muito bom com a redução do IPI e vamos continuar com essa redução - disse o ministro. Mantega informou ainda que foi prorrogado a redução de IPI de móveis, painéis e laminados também até o fim do ano. Esse benefício venceria no dia 30 de setembro. A alíquota de móveis passou de 5% para 0%.

Agência O Globo

ENTREVISTA - Dr. Humbero Macário conta sua trajetória de vida e porque deixou a Política



Wilson Rodrigues

Humberto Macário de Brito, 83 anos de idade, nascido no ano de 1929 na cidade de Campos Sales, micro região Cariri/Oeste. Filho de Pedro Macário de Brito e Tereza de Norões Brito. Veio para o Crato em 1945 com 16 anos de idade estudar no Ginásio do Crato, onde cursou até a 8ª serie e depois seguiu para Salvador na Bahia para terminar os estudos no colégio irmãos maristas, residindo no pensionato do padre Camilo Terrand. Lá fez vestibular e ingressou na escola baiana de medicina, chegando a se formar em 1958 com 29 anos de idade. Voltou para o Crato para trabalhar no hospital São Francisco, na época o único do município e no ano seguinte montou sua clinica, a maior da cidade. Especializou-se em cirurgia geral e urologia. Ingressou na política na década de 60, eleito prefeito municipal do Crato, depois deputado estadual, secretário de saúde do estado e superintendente da Superintendência de Desenvolvimento do Ceará SUDEC. Com o falecimento do ex governador Virgilio Távora, de quem era amigo e parceiro político, decidiu abandonar a política e dedicar seu tempo exclusivamente a medicina. Humberto Macário de Brito recebeu a reportagem do Jornal do Cariri em sua residência, Rua Carolino Sucupira 256, centro do Crato, para falar de sua vida publica.

JC – Quando o senhor era menino em Campos Sales, pensava chegar aonde chegou?

HM – Não, fui recebendo influencias e procurando assimilar o que era interessante. Até aos meus 15 anos de idade ajudava meu pai na agricultura e nos negócios dele. Mas eu tinha um tio, Jacob Cortez ( Jacozinho ), homem culto e com vasto conhecimento, que ajudou-me muito, me preparou para a vida adulta e me incentivou vir para o Crato estudar no melhor colégio, que era o ginásio do Crato. Aqui fui encorajado por outro meu tio, Antonio Macário de Brito, que havia se formado em medicina em Salvador e me incentivou ir para a capital baiana, onde me formei medico e depois voltei para o Crato.

JC – Chegando ao Crato, como foi o começou de sua atividade medica. Quais eram os seus planos?

HM – Eu cheguei pronto para trabalhar com segurança porque havia me formado em uma das melhores escolas do Nordeste. Comecei a exercer a profissão ao lado dos já consagrados baluartes da medicina estadual como, Antonio Gesteira, Mauricio Teles, Fabio Pinheiro Esmeraldo, Eldon Gutenberg, Carlos Barreto de Carvalho, José Ulisses e Egberto Esmeraldo. Como o único hospital da cidade era o São Francisco, que atendia o município e região, decidi montar a minha própria clinica, sendo a maior do Crato na época e passei a trabalhar dobrado, já que não abrir mão de dar expediente hospitalar. Eu era o único urologista especialista em cirurgia de próstata, a grande novidade da época.

JC – Como cirurgião de próstata, sendo esta a grande revolução da época, o senhor destacaria alguma situação proeminente?

HM – Sim. Eu recebi no hospital São Francisco o velho Januário, pai do rei do baião, Luiz Gonzaga. Ao examiná-lo diagnostiquei que a próstata do paciente estava inflamada e teria que operá-la, porem Januário tinha quase 90 anos de idade, mas com permissão da família fiz a cirurgia e o velho escapou e só veio falecer em 1988. A repercussão foi grande em todo o Ceará. Sem sombra de duvida este meu trabalho me deu uma projeção maior do que imaginava, Até porque, Luiz Gonzaga fez uma musica, ( Vovô do Baião ), sucesso em todo o Brasil, divulgando o meu nome e enaltecendo a operação cirúrgica.

JC – Esse seu trabalho como medico foi a porta de entrada para o senhor ingressar na política?

HM – Sem sombra de duvidas. Os meus pais em Campos Sales não tinham vocação política e na minha adolescência nunca falei com eles sobre isso e nem eles comigo. Acredito que esse trabalho de destaque como medico chamou a atenção de alguns lideres políticos do estado e do município do Crato. Certo dia recebi a visita das lideranças, Filemon Teles, José Horacio Pequeno e Ossian Alencar Araripe me convidando para ser candidato a prefeito do município. Eu pedi um tempo para pensar e fui pedir orientação ao meu pai em Campos Sales. Ele apoiou a idéia e resolvi aceitar o desafio. Filiei-me a União Democrática Nacional UDN, enfrentei o desafio e ganhei a eleição. Administrei o município cratense entre 1967 a 1970. Acredito que fiz uma boa administração.

JC – Como prefeito, quais as obras publicas que o senhor destacaria?

HM – Naquele prédio onde hoje é o museu histórico, funcionavam no pavimento superior, a prefeitura, câmara de vereadores, o fórum e a junta de serviço militar. Na parte inferior ficava a cadeia publica. A minha primeira iniciativa foi alugar um prédio na Rua Ratisbona, Bairro Pinto Madeira, para instalar a prefeitura, comprei outro imóvel para funcionar a câmara de vereadores onde está até hoje e com o apoio do governo do estado construir um novo presídio, o qual serviu de cadeia até poucos dias atrás. Outra obra que eu destaco na minha administração foi a construção de 70 % do prédio onde é hoje a prefeitura. Fui eu que fiz as fundações e entreguei a obra em fase de acabamento, vindo a ser concluída pelo ex prefeito Ariovaldo Carvalho. Também conseguir implantar infraestrutura nos Distritos e zona rural, dotando essas localidades de telefonia, calçamento, água, energia elétrica e escolas.

JC – No governo Virgilio Távora, o senhor foi secretário de saúde do estado nos anos de 1978 a 1982. Esse convite o senhor atribui a sua atuação como medico ou como prefeito do Crato?

HM – Olha, foram as duas coisas juntas. Virgilio Távora era um político observador, articulador e sempre de olho nas coisas. Convidou-me para a pasta da saúde confiando na minha competência medica e na minha experiência como administrador. Desempenhei a função com capacidade, habilidade, idoneidade e aptidão. Esse desempenho me rendeu outro convite que foi o de ser superintendente da Superintendência de Desenvolvimento do Ceará. Função que exerci entre 1983 a 1986. Sai do órgão para me candidatar a deputado estadual, fui eleito e assumir o cargo de 1986 a 1990. Foi ai onde resolvi deixar a política.

JC – Por que o senhor com uma carreira tão brilhante na política decidiu abandoná-la?

HM – Olha como te falei no inicio, eu tinha Virgilio Távora como o meu conselheiro, amigo, uma amizade infinda. Tanto era assim que, não conto as vezes que ele dormiu na minha casa. Éramos irmãos na política. E agora vou te contar a maior tristeza que senti na vida. Nunca havia chorado por outro homem. Mas neste momento eu não suportei, não consegui segurar as lagrimas. Certo dia, fui deixar Virgilio no aeroporto em Fortaleza para ele viajar a São Paulo e pediu minha companhia pra ir até ao banheiro e ele, ao fazer xixi, urinava sangue puro. Eu como urologista fiquei sabendo que aquele momento era o ultimo que eu estava ali junto com meu amigo. Nunca havia visto a olho NU tanta infecção. E não deu outra, dias depois voltei ao aeroporto para receber o meu amigo no caixão. Foi nesse dia que decidi não seguir mais na política, onde fiz muitos amigos e não me arrependo de nada.

JC – O senhor pretende escrever algum livro registrando sua trajetória de vida?

HM – Pretendo sim. Inclusive já tenho muito material selecionado e guardado. Discursos, registros, cartas, correspondências, fotografias, atas e outros documentos que reúnem curiosidades e momentos da minha vida como medico e como político. Não sei quando esta obra literária estará pronta, mas pretendo concluí-la o mais rápido possível e encerrou a entrevista com lagrimas nos olhos.

Humberto Macário de Brito é casado com a senhora Noemita Arraes e Silva de Brito com quem teve três filhos. George Hugo da Silva Macário de Brito, Ana Carolina Macário de Brito e Humberto Macário de Brito Filho. Com 83 anos de idade não exerce mais a profissão de medico de onde, segundo disse, conseguiu bens materiais e espirituais. Conta que a sua profissão de medico lhe deu um patrimônio valiosíssimo: seus amigos e sua família, concluiu.

Por: Wilson Rodrigues para o Blog do Crato
Radialista/Repórter



De volta a São Luís - Por: Emerson Monteiro


Isto depois de 26 anos que lá estivera, quando a evidência maior correspondia só ao belo casario colonial, uma beleza de lugar digna da apreciação dos que gostam de conhecer as paisagens urbanas da história. Porém desta vez outra cidade se me apresentava quase esquecida do ritmo lerdo de antanho. Metrópole tropical de proporções gigantescas integra o lugar à vastidão litorânea, edificando com prédios imensos, caros, e avenidas aos poucos rasgando o primitivo das condições originais. 

As tais avenidas abertas pelo progresso verificado nesta hora, isso para incorporar a nova São Luís aos espaços da ilha de antigamente, dos tempos portugueses e franceses, ainda mostram insuficiência a atender o boomimobiliário automobilístico deste período incerto da civilização industrial. Carros que não acabam já mais dominam as pistas e jardins, e determinam lentidão cataléptica ao movimento das pessoas no tabuleiro gigantesco daquelas planícies de beira mar. 

Diante da agenda a cumprir, só pude visitar o centro histórico no período da noite, avistando inteiro e conservado o rico patrimônio arquitetônico considerado primeiro dentre as heranças do período colonial. Belo traçado de becos e vielas, bem conservados, vários adquiridos por ricos estrangeiros, preenchidos de órgãos oficiais de cultura e turismo, marcas imorredouras da presença europeia naquele Brasil dos inícios.

Em meio à febre da propaganda eleitoral desta fase, de paredes e muros empanados de cartazes das variadas gentes candidatas, ainda circulei em um por de sol aberto pelas praias, parando no Trapiche e fotografando a maravilha luminosa da tarde ao som esfumaçado de grupo de reggae, toque jamaicano às cores daquele chão amorenado.

A intensidade, pois, da São Luís impressiona sobremodo, devido aos poderes com que ações financeiras do mundo capitalista querem reviver, no presente, passos empreendidos nas épocas do Novo Mundo, e fugia ao continente americano qual quem busca as portas do Paraíso. E a natureza maranhense, preservada no correr dos séculos abre outra vez suas carnes a esses exploradores. 

Através do Porto Itaqui, de São Luís, saem 30% do ferro consumido no resto do Planeta, procedentes das minas do Estado do Pará, seu vizinho. Ao longo da costa, lá estavam fundeados vários navios de largo calado, à espera de atracar e receber o minério transportado pela Ferrovia dos Carajás.   

Nisso tudo, algo de monumental transpira dessas visões de São Luís, o meio norte que prepara sonhos do Brasil do futuro.

Por: Emerson Monteiro