Recentemente foi confirmado a criação de uma universidade Federal com sede na Região do Cariri, especificamente na cidade de Juazeiro do Norte. Para muitos esta é uma grande conquista da nossa região, para outros esta notícia vem com um sentimento de perda, pois a nossa URCA- Universidade Regional do Cariri será extinta. Ou seja, vão nos tirar a nossa jóia preciosa, vão abafar o grito de orgulho por ter uma universidade sediada no cratinho de açúcar, mas agora já está tudo planejado e resolvido a URCA será extinta e será criada a UFRC- Universidade Federal Regional do Cariri, sendo esta sediada na cidade de juazeiro do norte, onde atualmente funciona um campus da UFC.
A notícia que o Crato terá um campus de uma universidade Federal não agrada muito, pois da teoria para a prática existe um fosso enorme, um exemplo muito próximo é a UFC-Medicina, localizada em Barbalha-CE, que em 2006 chegou a paralizar suas atividades em prol de melhores condições físicas para o seu funcionamento.
É o que acontece com a nossa URCA, pois atualmente encontra-se com problemas estruturais em seus principais campus, como o campus de artes em Barbalha, que até o ano passado a sua permanência na cidade ainda era uma dúvida, por falta de instalações dignas para um curso de nível superior, não tão diferente é o campus do Curso de Direito, localizado no bairro São Miguel em Carto-CE, que tem uma grande importância para a região, pelo fato de ser o único curso de direito da rede pública na Região do Cariri, e por tamanha importância, não tem sequer um auditório para receber palestrantes, que por sinal quando necessita de um espaço é usado o auditório da diocese (radio educadora).
Outra carência é uma biblioteca atualizada, cujo o curso exige, pelo fato do Direito ser uma disciplina atualizada e dinâmica, já no campus-sede, localizado no bairro pimenta, em Crato, tem muitas carências, como também uma atualização dos livros da biblioteca, que por sinal ao adentrar no recinto sente-se um cheiro fortíssimo de mofo, dificultando assim até quem leva seu próprio livro e procura apenas um lugar calmo e arejado para estudar, como também a estrutura de alguns setores como o DEG (Departamento de Ensino e Graduação), que peca muito no sentido de prestar assistência aos alunos.
Ou seja, não adianta os pára-quedistas colocarem autdores para se promoverem à custa de algo que ainda não foi criado, se a nossa querida URCA, que tem 25 anos de existência ainda tem muita coisa a ser melhorada, e vale ressaltar que muitas conquistas que a Urca teve durante todos estes anos são de grande responsabilidade de seus gestores como a Senhora Violeta Arraes, os professores, as parcerias com instituições da região e seus alunos que por sinal se esforçam para entrar no marcado de trabalho, para lograr êxito em concursos públicos e em testes de ordem. Como sempre muitos preferem jogar a poeira para debaixo do tapete, e deixar a casa superficialmente limpa, do que concertar o que tá errado, é o que pode acontecer com o Campus UFRC-CRATO, que pode ser a mesma “URCA”, com sede em Juazeiro, vejam bem estou falando apenas no campus CRATO e não UFRC-Juazeiro, que sempre terá olhos cuidadosos voltados para seu perfeito funcionamento.
O.B.S do escritor
"OLÁ, Dihelson Mendonça gostaria que o Sr. Postasse este texto no Blog Do Crato, pois leio diariamente esta revista diária, e como estudante tive obrigação de escrever minha opinião sobre o assunto, que também é a opinião de muitos cratenses e estudantes da URCA."
AUTOR: Jefferson Alves Pinheiro
Acadêmico de Direito
No comments:
Post a Comment