Hoje sentei e tentei escrever mais de mil vezes, pois, queria que saisse algo razoável, não sou muito articulada com palavras, fora que sou demais emotiva, então fica difícil, mas vamos lá: parece que foi ontem que vi esse moço ai da foto começando a divulgar o Blog do Crato e ao mesmo tempo segurando uma camêra filmando o dia a dia de Abidoral Jamacaru, nossa lá se vão 4 ou 5 anos , e hoje o Blog tem um alcance incrível, tiro pela minha irmã que mora na Dinamarca e sempre comenta as coisas que lê aqui, não nasci no Crato, mas conheço essa terra desde pequena , minha mãe uma cratense da gema sempre fez questão de nos contar a história de sua terra, de seu povo, sei lá talvés seja esse motivo que tenha me feito vir parar aqui, fazer faculdade de história, mas é isso, o Crato mesmo tendo suas tradições "aristocráticas" tem um charme e um glamour que não se vê em canto nenhum.
E o Blog meio que canaliza isso, mesmo quando ocorrem as acalouradas discussões , essa energia transcende.
Costumo brincar que é "CRATOSTYLE" , ou em bom português esse estilo cratense de ser.
Vocês são abençoados geograficamente, historicamente e culturalmente. Vocês possuem artistas que "brolham" do chão, e dentro disso tudo, deste caldeirão so falta se encontrarem na mesma frequência , pois ai sim, serão imbátiveis, ninguém poderá com o Crato.
Em 11 anos é a primeira vez que vejo uma prefeitura tão aberta ao dialogo, secretários tão acessivéis, não há uma vez que não chegue no Gabinete e não veja o prefeito e o chefe de gabinete atendendo a todos com atenção e com carinho.
Particularmente posso afirmar que nunca vi um prefeito tão preocupado com o Museu, em saber todos os detalhes dos projetos que encaminhamos ou estamos produzindo, depois de anos de descaso e abandono vejo o interesse de devolver a sociedade um Museu equivalente aos de capital e até mesmo os museus internacionais.
Sou testemunha que a secretaria de cultura e uma das mais acessivéis e brilhantes que o Crato ja teve, vivencio isso todos os dias, vejo o quanto a primeira dama se preocupa com o bem estar de todos nos, se sensibiliza.
Não vim aqui rasgar seda ou jogar confete mas vim aqui desabafar, vocês tem tudo para se unirem e realmente se tornarem uma potência, basta só querer, o momento é esse, mais do que nunca o momento é esse, essa é a hora, agora mesmo, se levantem, saiam do marasmo, sacudam as poeiras e arregassem as mangas se unam, como somos aqui no mundo virtual, nesse espaço que um dia esse menino pianista idealizou e nos deu de presente e nos sabiamente fazemos uso.
Observem como somos diferentes, Armando monarquista em contraponto com o Darlan o comunista, com a poesia frenética de WB em contraponto com a beleza e suavidade dos versos de Otilia, e vocês estão ai todos os dias unidos por um Blog.
Que tal se unirem pela arte e cultura?
O Crato somos nós , nossa força e nossa voz!
Por Alessandra Bandeira
Foto: Wilson Bernardo
No comments:
Post a Comment