Já iniciamos os trabalhos na direção da formatação do Cariri Cangaço 2010. Na última semana de janeiro estivemos reunidos com vários grupos de trabalho. Inicialmente foi realizada reunião de trabalho com a equipe das secretarias de cultura de Barbalha e Missão Velha como também com representantes do Centro Pró Memória, e do ICVC - Instituto Cultural do Vale Caririense; logo após, a Organização do evento realizou visita de cortesia ao Prefeito de Missão Velha; Washington Fechine.
No dia seguinte depois de sermos recebidos pelo prefeito de Crato, Samuel Araripe; realizamos reunião de trabalho com as equipes das secretarias de cultura de Crato e Juazeiro do Norte, sendo também recebidos pela presidência do Memorial Padre Cícero, na figura do professor Renato Casimiro. A partir dos encontros com os vários parceiros, começa a se desenhar o formato do Cariri Cangaço 2010, que deverá seguir os mesmos padrões de sua primeira edição no ano de 2009. Com data já marcada para os dias 17 a 22 de agosto, o evento já conta com a confirmação de 13 Conferencistas e 17 Debatedores; entre os temas deste ano teremos: O Papel das Volantes no Combate ao Cangaceirismo; Delmiro Gouveia - O Coronel dos Coronéis; Padre Cícero - Lição de Fé; Antônio Conselheiro - O Perfil; Caldeirão Sob um Novo Olhar; A Musicalidade do Cangaço; O Mito de Virgulino Lampião; O Incrível Fogo das Guaribas e ainda Marica Marica a História de uma Brava Sertaneja, dentre outros.
Renato Casimiro, Danielle Esmeraldo e Manoel Severo
O Cariri Cangaço, evento promovido pela SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço e realização conjunta das prefeituras municipais de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha, tem apoio vital da Universidade Regional do Cariri - URCA e dos institutos culturais, ICC, ICVC e Pró Memória,conta também com o apoio do Blog do Crato. Reuniu no ano passado 79 personalidades do universo da pesquisa e estudo da temática e 498 inscritos, de nove estados da federação. Fortalecendo o conceito da Região Metropolitana do Cariri, tem em seu núcleo de produção um grupo de trabalho intermunicipal e intersetorial, envolvendo todos os parceiros de realização. Esse ano, a abertura será no município de Barbalha, dia 17 de agosto; contará em sua programação, com 13 visitas técnicas; inclusive aos municípios de Jati e Porteiras; e 16 palestras, distribuidas nas cidades de Crato, Juazeiro, Barbalha, Missão Velha e Aurora. Até o mês de Abril os Organizadores deverão está divulgando a programação final do evento.
Manoel Severo
Manoel Severo
No comments:
Post a Comment