Thursday, January 24, 2013

Para você refletir ! - Por Maria Otilia

Atualmente ouvimos   tanto em reuniões, congressos, seminários,etc que estamos na era da Educação Inclusiva. Principalmente nós educadores e gestores de escolas seja públicas ou privadas  temos uma fala quase  cotidiana que estamos vivenciando uma educação inclusiva. Pura hipocrisia, pois diariamente estamos reagindo ou agindo com atitudes preconceituosas, discriminatórias, racistas.Infelizmente não é só o negro que  sofre o maior preconceito. Mas toda e qualquer criança,adolescente ou adulto que não se enquadre nos ditos padrões normais construídos por uma sociedade capitalista, arrogante , de falsos valores  morais e éticos.
Relatamos aqui toda a nossa indignação com alguns gestores de escolas públicas e privadas na resistência em  abrir suas portas para nossos  alunos com necessidades especiais.Até  entendemos que alguns desses profissionais, tenham pouca leitura a cerca do assunto. Mas não queremos  nenhum " doutor" em inclusão. Muito mais importante seria que todos nós educadores fóssemos mais sensíveis a problemática da falta de acesso, permanência com sucesso destes meninos no ambiente escolar. Mais importante seria que todos nós tívéssemos a  sensibilidade necessária para abraçar a causa da inclusão. E não debulhar um discurso retrogado e preconceituoso como:" Este menino está com distorção idade-série"......Ah...temos a Lei do PAIC... e nossos indicadores como ficariam ?? E ele acompanha esta série? e se ....etc..E assim ano a ano estes estudantes ficam à margem, pois quando raramente conseguem acesso não tem o devido respeito quanto  ao nível , ritmo e  tempo de aprendizagem. 
Posto abaixo uma fábula dedicada a todos os profissionais que acreditam nas pessoas e não em coisas, para  pais que acreditam no sucesso de seus filhos que muitas vezes são chamados de "incapazes", para nossos alunos que embora com algumas limitações conseguem vencer o preconceito e a discriminação tanto dentro como fora da escola. 
Dedico esta fábula a nosso aluno " Chiquinho" que é uma pessoa mais do que especial em valores, ética, amor, amizade e aprendizagem de vida. Aprendemos muito com ele.
                                     
                                      A Corrida dos Sapinhos
Era uma vez uma corrida de sapinhos. A missão de cada um era subir uma grande torre. Do chão, havia uma multidão. Quando começou a competição, em uníssono, o público gritava:
– Não vão conseguir, não vão conseguir!
Com tanto “estímulo”, os sapinhos começaram a desistir um a um – exceto um deles que continuava subindo, apesar da torcida contra. Quanto mais ele subia, mais a multidão gritava:
– Vocês não vão conseguir, vocês não vão conseguir!
E os sapinhos iam desistindo, menos um, que subia tranqüilo, sem esforços. Ao final da competição, todos os sapinhos desistiram, menos aquele. Todos queriam saber o que aconteceu. Quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar até o fim, descobriram que ele era surdo.
Quando a gente quer fazer alguma coisa que precise de coragem não deve escutar as pessoas que falam que você não vai conseguir. Seja surdo aos apelos negativos.
(Autor desconhecido)

No comments:

Post a Comment