Sunday, February 19, 2012

Horário de Verão termina neste domingo [26]


O Horário de Verão 2011/2012 termina à 0h deste domingo [26] e resultará na redução da demanda por energia elétrica da ordem de 2.555 megawatts [MW], segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico [ONS].

Esta redução, registrada no período do dia de maior consumo, corresponde a 4,6% da demanda dos três subsistemas que adotaram a medida.

De toda a redução na demanda estimada para o horário de pico, 1.840 MW são do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, 610 MW do subsistema Sul e 105 MW do subsistema Nordeste. Esse último se refere exclusivamente à participação do Estado da Bahia.

Segundo o ONS, a redução da demanda no subsistema Sudeste/Centro-Oeste equivale a aproximadamente 55% da carga registrada no horário de maior consumo na cidade do Rio de Janeiro, com 6,4 milhões de habitantes. Isso representa duas vezes a carga no horário de ponta de Brasília, com 2,6 milhões de habitantes.

No Sul, a redução da demanda corresponde a 75% da carga no horário de ponta de Curitiba, que conta com 1,8 milhão de habitantes. No subsistema Nordeste, a redução da demanda provocada pela adesão do Estado da Bahia ao Horário de Verão equivale a 65% da carga registrada em horário de ponta na cidade de Feira de Santana, com 700 mil habitantes.

SEGURANÇA - Segundo o diretor geral do ONS, Hermes Chipp, os principais benefícios da redução de demanda no horário de ponta são o aumento da segurança e a diminuição dos custos de operação do Sistema Interligado Nacional [SIN]. O ONS considera que o aumento da segurança operacional decorre de três fatores: a diminuição dos carregamentos na rede de transmissão; a maior flexibilidade operativa para realização de manutenções em equipamentos; e a redução de cortes de carga em situações de emergência. De acordo com o ONS, somete a economia tida ao evitar a geração complementar de energia proveniente das usinas termelétricas neste período do ano foi de R$ 160 milhões. “Essa economia tem como consequência a redução da tarifa de energia elétrica para o consumidor”, destacou o ONS em nota.

Com o término do Horário de Verão, os brasileiros que moram nos Estados que aderiram ao horário diferenciado deverão atrasar os relógios em uma hora. A medida foi iniciada no dia 16 de outubro de 2011 e, ao contrário do que acontece normalmente, o período de permanência com os relógios adiantados em uma hora não terminará no terceiro domingo de fevereiro, pois desta vez a data coincidiu com o Carnaval.

* Com informações do Valor Econômico ( Via Yuri Guedes - Colaborador ).

No comments:

Post a Comment