Tuesday, September 27, 2011

Vereadora Mara e Vereador Fernando Brasil, aprendam a aceitar críticas ! - Por: Dihelson Mendonça



"Aqueles que não sabem aceitar críticas e querem receber apenas os elogios, jamais devem pleitear cargos públicos. Ao Político é exigido serenidade, capacidade de ser criticado sem se quebrar, pois não foi o povo que pediu que eles se tornassem políticos. Foram eles que subiram nos palanques e se ofereceram para ser nossos representantes. Se o povo cobra hoje posturas, cumpre apenas o seu dever enquanto cidadãos."

Dihelson Mendonça


Soube através de amigos meus, dentre os quais o vereador George Macário, que a vereadora Mara Guedes do PT e o vereador Fernando Brasil andaram "detonando" o Blog do Crato na sessão de ontem ( segunda-feira ) da Câmara municipal. Aliás, a sessão de ontem ao que parece, foi bastante "quente", um verdadeiro embate de idéias e pessoas.

Segundo fomos informados, os vereadores acima citados se sentem atacados pelo Blog do Crato porque aqui publicamos as reclamações da população cratense em relação às posturas que estes tomaram em diversos aspectos no que concerne aos destinos da nossa cidade e fazem especulações.

Quero dizer à Senhora Mara Guedes e ao Vereador Fernando Brasil, que o Blog do Crato não tem qualquer intenção em prejudicar a imagem de quem quer que seja, agora, quem se candidata a um cargo público, deve estar ciente de que sempre será alvo de críticas. As pessoas que não são capazes de aceitar críticas e querem apenas ser elogiados, jamais deveriam pleitear cargos públicos. O cargo público exige serenidade, controle emocional, gentileza, educação e sobretudo tato, uma qualidade essencial para saber lidar com as idéias opostas. Não é com ameaças de processos aos que se opõe às idéias que deve agir o bom político.

O Blog do Crato como um site de internet que tem por objetivo primordial propagar o pensamento e as notícias do Crato não pode ser subjugado por qualquer intimidação provinda da parte de vereadores, com ameaças, como tentativas de querer calar a voz da imprensa, apenas porque algumas pessoas questionaram principalmente se tais vereadores porventura seriam a favor do Lixão vir para o Crato. Questionar por acaso faz mal ? E se são a favor ou não ?

Em nenhum momento foi publicado pelo corpo editorial do Blog, ou seja por nossa palavra oficial, que determinado vereador, A ou B seja a favor da vinda do lixão. Aqui nunca foi publicado. Pelo contrário, nós afirmamos que queremos fazer entrevistas com cada um dos vereadores, e eles é que irão dizer em público, dando a resposta à aqueles que os elegeram.

É preciso que algumas pessoas, dentre as quais a vereadora Mara Guedes e o vereador Fernando Brasil entendam que o Blog do Crato é formado por cerca de 60 escritores que têm total autonomia sobre as suas próprias publicações. Muitas pessoas não entendem essa diferença, e pensam que as publicações são todas minhas, quando eu publico basicamente notícias, e há todo um conjunto de colaboradores que escrevem também. Aqui não é um veículo centralizado, onde haja somente uma pessoa publicando. Pelo contrário, temos pessoas distintas, como o Cacá Araújo, Armando Rafael, Arquiteto José Sales, Carlos Educardo Esmeraldo e tantos outros que com suas opiniões e textos, vão moldando o dia-a-dia da nossa cidade. Publicamos também as entrevistas que fazemos com pessoas que se dispõe a CONCEDER entrevistas, como o vereador George Macário, opiniões e comentários de Pedro Alagoano, Florisval Coriolano, Pref. Samuel Araripe e todos os que nos procuram.

Não temos culpa se a vereadora Mara Guedes e o vereador Fernando Brasil além de alguns outros políticos, são arredios e não têm consideração nem com a nossa pessoa nem para com este espaço. O Blog do Crato não vai ficar adulando vereador para dar entrevista, pelo contrário, somos procurados por eles. Mas somos abertos a todas as correntes e as pessoas que nos procuram.

Quando o povo, por outro lado, cobra ações dos homens públicos; Quando os cidadãos fazem questionamentos importantes, como por exemplo, a posição dos vereadores em relação a assuntos relevantes como o Lixão, a vinda da Universidade, as obras que estão paradas ou a passo de tartaruga no Crato, as promessas que não se cumpriram, a ignorância acerca de projetos como o "Minha Casa minha Vida", e outros mais, o povo cumpre a sua posição de reivindicador. Me admira muito a vereadora Mara Guedes, um símbolo da resistência, que tem a vida pública pautada na crítica aos outros, logo ela que só abre a boca para criticar duramente os seus opositores, não saber receber críticas e cobranças. Dizem que quem faz críticas não gosta de ser criticado...Essa, seguramente, não é a postura para uma pessoa pública, pelo contrário, devem estar sempre abertas às cobranças e às reivindicações da população.

Os políticos precisam entender que não foi o povo que pediu que eles se tornassem políticos. Foram eles mesmos que SE OFERECERAM como advogados das causas populares, para resolver os problemas que afligem a população. Eles precisam entender que não estão lá por mérito próprio, mas por um voto de confiança que o povo concedeu a eles por um breve período de tempo, para que batalhem pelas causas e as resoluções dos problemas populares.

Não convém atacar o jornal pela notícia publicada, e muito menos querer calar a boca do povo que reivindica e cobra respostas. Nunca foi inteligente a nenhum político tentar calar a voz da imprensa nem se colocar contra os que fazem críticas aos seus governos.

Vivemos numa democracia, e a democracia pressupõe que aqueles que elegeram os seus representantes tenham o SAGRADO direito de questionar e cobrar posicionamentos em defêsa da sua cidade e do seu país. Portanto, vejo com extrema suspeita quando um político vem cobrar dos seus "súditos" os elogios e exorcisar as críticas. Porque quem quer ser elogiado, faz por merecer, e com certeza, a população que critica, também saberá elogiar na hora mais apropriada.

Que saibam aceitar as críticas, pois a crítica e a reivindicação fazem parte das grandes democracias! E outra coisa, acima de tudo: Não nos deixamos intimidar por ameaças de quem quer que deseje calar as reclamações e questionamentos legítimos do nosso povo.

( P.S - Só lamento não poder comparecer à sessão de hoje ( Terça-Feira ) da câmara, para lhes dizer isto pessoalmente, pois tenho inúmeros afazeres, mas na próxima semana eu irei. Enquanto isso, peço ao vereador e advogado George Macário que seja meu representante durante esta sessão, para tomar nota do que for dito e dado ciência. )

Atenciosamente,
Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato

No comments:

Post a Comment