Monday, March 28, 2011

Coluna Armando Rafael -- Notícias do Cariri


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwvaBIg0FGPZeWeL560r4ElvUh6qq-UDHNsWNVxDYlKVJL_sMfXSkjE_ynmNSo1AaGoMlUPkumhpd88LWIHCnDm6XvH599X2OE_2Oza3DjQfI40fXninnECLZlKbM0K-a7uG4_z3ipYVFH/s1600/Coluna+Armando+Rafael.gif


Made in Crato

Está localizada em Crato (ao lado uma vista parcial do centro da cidade) a segunda maior indústria de fabricação de panela de pressão do Brasil, a Alumínio Roque. Nos últimos anos, esta indústria passou por diversas ampliações. Hoje o Grupo Roque possui três indústrias que fabricam produtos de alta qualidade, duas delas localizadas no Rio de Janeiro. E por falar no Grupo Roque, este fechou parceria com o Crato Esporte Clube para a temporada 2011. Nessa parceria a logomarca do Grupo Roque irá estampar os uniformes do Crato Esporte Clube, mais conhecido como Azulão da Princesa.

Boa Notícia


Frei Hans Stapel, o criador da Fazenda Esperança, instituição destinada à recuperação de dependentes de drogas, esteve no Cariri, no último fim-de-semana, onde presidiu – no Centro de Expansão Dom Vicente Matos, em Crato – um encontro com coordenadores das Fazendas da Esperança de todo o Brasil. E anunciou que a Fazenda Esperança ora em construção pela diocese de Crato, no município de Mauriti, será inaugurada no próximo dia 8 de dezembro. Frei Hans Stapel elogiou esta iniciativa de dom Fernando Panico e disse que hoje as Fazendas Esperança estão presentes – além do Brasil – no México, Guatemala, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Argentina, Alemanha, Moçambique, Rússia e Filipinas.

Violeta Arraes

Na foto acima, a Escola de Ensino Fundamental Violeta Arraes localizada na cidade de Araripe. Este estabelecimento de ensino tem cerca de quinhentos alunos e dispõe, além das salas de aula, de uma biblioteca, centro de informática, cantina, pátio coberto e demais instalações à altura de uma escola moderna e eficiente. Enquanto isso prossegue em Crato – na Avenida Teodorico Teles – a Construção da Escola Estadual Profissionalizante Violeta Arraes, que será a maior do Cariri. A caririense Violeta Arraes (foto à direita) teve ainda seu nome dado à Escola de Artes da Universidade Regional do Cariri, criada para Barbalha, mas funcionando – no momento – em Juazeiro do Norte. Já em Nova Olinda foi construído o original Teatro Violeta Arraes, anexo à Fundação Casa Grande, esta dirigida por Alemberg Quindins e Rosiane Limaverde. Sobre Violeta Arraes, a cordelista Salete Silva publicou um cordel onde consta a estrofe abaixo:


De Violeta se diz:
É flor, é cor, é odor
Sendo “rosa de Paris”
No Crato ramificou
Faz parte do Cariri
Qual uma flor de pequi
Que neste solo brotou

Algo já foi feito

Na próxima terça-feira, 29 de março, o Governo do Ceará entregará oficialmente a recuperação da exótica casa-de-taipa, dotada de andar superior, existente no Parque Estadual Ecológico do Sítio Fundão, localizado próximo à área urbana de Crato. Para fazer essa entrega virá a Crato o atual presidente do Conselho de Politicas e Gestão do Meio Ambiente do Ceará–Conpam, Paulo Henrique Lustosa. Antiga propriedade do ambientalista Jeferson da Franca Alencar, o Sítio Fundão possui 93,5 hectares, onde predomina uma floresta nativa – com resquícios da Mata Atlântica, além de espécies de cerrado e flora diversificada – cortada pela nascente do Rio Batateiras. Ali serão feitas trilhas para as pessoas percorrerem um dos locais mais bonitos da Região Metropolitana do Cariri. A desapropriação do Sítio Fundão – ocorrida em 2008 – deveu-se a iniciativa do então presidente do Conpam, André Barreto Esmeraldo, o único cratense que integrou, até agora, o staff administrativo do governador Cid Gomes.

Muito resta a fazer

A consolidação do Parque Estadual Ecológico do Sítio Fundão é imprescindível para elaboração de um projeto de exploração turística – ecológica e cultural – do município de Crato. Para essa exploração turística já existe uma pequena infraestrutura montada com construção de dois bons hotéis no sopé da Chapada do Araripe além de alguns restaurantes, balneários e equipamentos culturais, aí incluídos os grupos da tradição popular. Destaque para a Floresta Nacional do Araripe (foto à direita) – a primeira reserva florestal criada no Brasil – com suas trilhas ecológicas; os geosítios do Geopark Araripe; as fontes de água nas faldas da Chapada; os museus e sítios históricos, a exemplo do Caldeirão do Beato José Lourenço.

Pegando o gancho...


Já que falamos em meio ambiente, confiram esta declaração do Papa Bento XVI, (constante no texto da encíclica “Caritas in veritate”, 51): “Por isso, a primeira ecologia a ser defendida é a “ecologia humana”. Ou seja, sem uma clara defesa da vida humana, desde sua concepção até a morte natural; sem uma defesa da família baseada no matrimônio entre um homem e uma mulher; sem uma verdadeira defesa daqueles que são excluídos e marginalizados pela sociedade, sem esquecer, neste contexto, daqueles que perderam tudo, vítimas de desastres naturais, nunca se poderá falar de uma autêntica defesa do meio-ambiente”.

Toinho da Ponta da Serra

Antônio Correia Lima (foto à esquerda), ou Toinho da Ponta da Serra como também é conhecido... Toinho mantém na sede daquele distrito, a duras penas, uma amplificadora que leva informação e lazer aos quatro cantos da vila. Ele também publica – todos os meses – o Jornal da Ponta da Serra. E ainda tem o Blog da Ponta da Serra, criado e mantido por Toinho, onde ele publica notícias e suas pesquisas genealógicas e históricas, colocando em prática o que aprendeu no curso de graduação de História. Todos esses veículos de comunicação têm por objetivo divulgar a Ponta da Serra: suas tradições, a atual convivência social, reivindicar melhoramentos, enfim, contribuir para o exercício da cidadania naquela comunidade. Tudo feito com idealismo e sem visar retorno financeiro. Grande Antônio Correia Lima! No seu modesto trabalho ele vai modificando – para melhor – o mundo...

Agenda cheia

Dom Fernando Panico participa hoje na cidade de Francisco Beltrão (Paraná), na função de bispo consagrante da ordenação episcopal do novo bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), dom Agenor Girardi. Este, pertence à Congregação dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus–MSC, a mesma de dom Fernando. No próximo dia 7 de abril, o bispo de Crato preside a solenidade de duas ordenações na Catedral de Crato. Após a Semana Santa dom Fernando viajará para Roma, de onde retornará diretamente para Aparecida do Norte (SP), a fim de participar da 49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que acontecerá de 4 a 13 de maio próximo.

Curtas

1 – A frustrada tentativa de um blog – gestado a partir de Brasília – de ressuscitar o bairrismo entre Juazeiro do Norte e Crato mereceu a seguinte análise do escritor padre Neri Feitosa, autor de vários livros sobre o Padre Cícero: “Depois de tanto tempo e já formando quase uma cidade só, Juazeiro e Crato retornam aos tempos bárbaros do bairrismo provinciano! Que coisa imatura! Tanta riqueza, tanto crescimento, tanto cultura lado a lado, envoltos em papel de embrulho de baixaria”.
2 - Foi lançado na última segunda-feira, 21, em Fortaleza, o livro Patativa do Assaré – O sertão dentro de mim, escrito pelo professor Gilmar de Carvalho e ilustrado com fotos do cratense Tiago Santana.
3 – O novo pároco de Ponta da Serra, padre Raimundo Ribeiro, pensa construir nova igreja-matriz para a Paróquia de São José, padroeiro daquele distrito. A atual igrejinha ficou pequena e não existe espaço para ampliá-la. Enquanto o povo da pequena Ponta da Serra pensa grande, na cidade de Crato a paróquia da Sagrada Família – localizada no populoso bairro Vilalta – tem como igreja-matriz uma minúscula e acanhada capela... Os cratenses deveriam seguir o exemplo da população de Ponta da Serra...
4 – Nos últimos vinte anos a média anual de chuvas no município de Crato foi de 1.090 mm. Quando este índice é alcançado a temporada de chuvas é considerada ótima. Pois bem, no último dia 22 a precipitação pluviométrica em Crato já registrava 1.096,08 mm na atual temporada de chuvas. E ainda tem o restante de março, todo o mês de abril e início de maio para chover.

No comments:

Post a Comment