Thursday, January 31, 2013

Cariri Cangaço 2013 - Apresentação



Cariri Cangaço - evento de cunho turístico-cultural e histórico-científico; em sua edição 2013, acontecerá na Região do Cariri, sul do estado do Ceará, tendo como cidades anfitriãs: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro e Porteiras.

Reunirá a partir de uma programação plural, dinâmica e universal, personalidades locais, regionais e nacionais; do universo da pesquisa e estudo das temáticas ligadas ao Cangaço, Tradições e Histórias do Nordeste.

O Evento em sua quarta edição terá um conjunto de 16 conferências, seguidas de debates, abordando temáticas ligadas à historiografia nordestina - sub tema: GENTE DE RAIZ, FORÇA E FÉ; distribuídas durante o período de realização do mesmo; 6 dias ; nos 7 municípios anfitriões. Os conferencistas são pesquisadores, estudiosos, escritores e professores, de renome nacional.

Será apresentada a IV Mostra Cariri Cangaço de Cinema, Vídeo e Documentários, possibilitando aos participantes uma maior interação com a temática a partir dos trabalhos apresentados, com destaque para a apresentação na íntegra do festejado “Sedição de Juazeiro”. Teremos a IV Latada do Livro Cariri Cangaço, onde os participantes terão a oportunidade de entrar em contato com as principais obras literárias, lançamentos e obras raras, sobre a temática. Teremos o IV Grande Salão Cariri Cangaço, onde serão lançadas novas obras literárias sobre a temática; de autores de todo o Brasil, e em especial com a parceria da FGF TV e Laser Vídeo teremos a gravação do Documentário: “O Cangaço na Terra do Sol” com roteiro de Manoel Severo e produção de Aderbal Nogueira e Jonasluis de Icapuí. Teremos ainda o lançamento da primeira edição da Revista Cariri Cangaço em noite solene de abertura do evento.

São mais de 150 profissionais envolvidos na construção e produção do Cariri Cangaço; teremos distribuídas nos sete dias de evento, 10 Apresentações Artísticas, com as mais significativas manifestações culturais e folclóricas de toda região do Cariri, das áreas das Artes Cênicas, Música, Dança e Cultura Popular.

Manoel Severo

Festival Jazz & Blues de Guaramiranga: Venda de ingressos para shows de Fortaleza começa nesta sexta-feira (01)


Nesta sexta-feira, 1º de fevereiro, começam as vendas dos ingressos para os shows do Festival Jazz & Blues que acontecerão em Fortaleza após o Carnaval. A programação jazzística estará no Teatro do Shopping Via Sul e a turma do blues vai se encontrar no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). No Teatro do Via Sul, a cantora Rosa Passos é a atração de quinta-feira, dia 14. Na sexta-feira, 15, o show é “Baião Instrumental – Homenagem a Luiz Gonzaga”, com Waldonys (CE) & Misael da Hora (RJ). Ambos com início às 21 horas. No Anfiteatro do CDMAC, na sexta-feira, às 20h, Igor Prado Band (SP) & JJ Jackson e Tia Carroll (USA) apresentam “Blues N Soul Sessions”. Os ingressos para os shows do Teatro do Shopping Via Sul estarão à venda na bilheteria do teatro e pelo site www.shoppingviasul.com.br. Os ingressos para o show do Dragão do Mar ficarão à venda no local. Preços: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).

SHOWS EM GUARAMIRANGA

Para quem vai curtir os quatro dias de Festival Jazz & Blues em Guaramiranga, de 09 a 12, os ingressos para a sessão das 21h30 continuam à venda nas lojas Meia Sola dos shoppings Bambuy, Iguatemi, Aldeota e Varanda Mall, em Fortaleza, e pelo site www.bilheteriavirtual.com. O restante da programação durante o Carnaval em Guaramiranga é gratuito.
O Festival Jazz & Blues 2013 é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem como patrocinadores: Indaiá, Banco do Nordeste, Cagece, Governo do Estado do Ceará. Apoio Cultural: Agrícola Famosa, Correios, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Newland, Servis Segurança, Meia Sola, Prefeitura Municipal de Guaramiranga. Agradecimento: Coelce e Aço Cearense. É uma promoção do Diário do Nordeste e realização da Via de Comunicação e Cultura e Ministério da Cultura/ Governo Federal.

Mais informações: (85)3262.7230 e www.jazzeblues.com.br.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
DÉGAGÉ


Um livro de Huberto Tavares - Por: Emerson Monteiro


Huberto Tavares, professor, ator de teatro, poeta e boêmio de Crato, romântico e inspirado, agora resolve reunir em livro (Eu preciso escrever versos) seus principais poemas, numa edição necessária para os que viveram a segunda metade do século XX nesta parte de mundo, berço de festejados autores e juventude inquieta, atuante nas áreas da cultura.

A disposição dos escritores de levar adiante suas produções preenche esse tempo em que deixou de ser impossível a publicação de trabalhos ricos de lirismo e memórias várias, elementos essenciais ao estudo etnográfico, sobretudo quando as máquinas oferecem condições de fugir do anonimato.

José Huberto Tavares de Oliveira, mais conhecido pela alcunha de Bebeto, abre assim o amplo espaço na sua história das vivências interioranas, para desempenhar esse papel de testemunha ocular do coração dessas existências de sua rua, a das Laranjeiras, hoje José Carvalho, e o Beco do Padre Lauro, próximos à Praça da Sé, centro urbano de Crato, revivendo tipos populares da cidade e as rotinas da beleza cotidiana que jamais retornarão a não por meio da mágica das palavras.

Passa isso nos seus poemas, páginas de rica beleza e emocionalidade, multiplicando sentimentos e impressões que se perderiam no eterno das horas, quando apenas os escritores reproduzem o íntimo da alma, em momentos de enlevo.

Os leitores contam, pois, com este livro na viagem retrospectiva ou nas visitas às eras que viraram saudades pungentes, em versos necessários ao registro de vidas sonhadas e amores adormecidos nas noites encantadoras de um observador contumaz das melhores solidões.

Fiéis da Irmã Dulce na Romaria das Candeias


Devoção a Irmã Dulce atrai fiéis na Festa das Candeias
Juazeiro do Norte. A imagem é em resina, tamanho natural, além de um relicário, com o pedacinho do osso da costela do “Anjo Bom da Bahia”. A presença da imagem da “Bem-aventurada Dulce dos Pobres”, durante os festejos de Nossa Senhora das Candeias, em Juazeiro do Norte, chama a atenção de romeiros do Nordeste. Os fiéis querem tocar a imagem e a relíquia. Acreditam na santidade da freira que, em 2010, foi beatificada.
Ceará passa a ser o primeiro Estado a receber a imagem peregrina no Brasil. Chegou por Fortaleza, e agora em Juazeiro do Norte, na terceira maior romaria da cidade. Também receberão a imagem os municípios de Missão Velha, Brejo Santo, Porteiras e Quixadá. Na terra do Padre Cícero, sacerdote que também tem pedido de restabelecimento de ordens sendo examinado no Vaticano, a imagem percorreu igrejas como a de Nossa Senhora de Lourdes, conhecida como Igreja de São Miguel, e a Basílica de Nossa Senhora das Dores. Ontem, passou pela Capela do Socorro, onde estão sepultados os restos mortais do Padre Cícero.

A recepção dos romeiros tem sido importante para o reconhecimento da imagem, que será divulgada em várias partes do Brasil, conforme o vigário paroquial da basílica, padre Aureliano Gondim.
As pessoas que chegavam na matriz, mesmo sem saber de quem era a imagem, se ajoelhavam para rezar e buscavam tocar no relicário. Segundo a dona de casa Rosa Maria, as pessoas que estavam chegando perguntavam de quem era a imagem. “Normalmente, são os próprios romeiros que fazem esse primeiro reconhecimento, mas a maioria das pessoas já ouviu falar nela”, afirma.

O padre afirma que a igreja, tanto na beatificação e no processo de canonização para levar a santidade, exige que a pessoa seja instrumento na vida de alguém para o milagre. São mais de 1.500 relatos, repassados à Santa Sé, somente da beata. Depois da beatificação, a igreja decidiu fazer uma peregrinação, com a imagem em tamanho real. O padre explica que a relíquia normalmente é alguma parte do corpo da possível santa e algum objeto pessoal. “A visita é para torná-la conhecida em todo o Brasil e promover essa devoção”, diz ele. A imagem chegou a Juazeiro do Norte no último domingo. Somente no fim da tarde de ontem seguiu para a cidade de Missão Velha.

Depois de beatificada, conforme o pároco, já se permite a devoção e que a beata Dulce se torne padroeira de igreja. “Estamos na caminhada com toda a igreja, para o processo de canonização, que está em tramitação no Vaticano”, diz ele. O padre destaca a importância de propagar a devoção. A imagem retornará a Salvador e passará por diversas dioceses do Nordeste e do Brasil.

A professora Lurdes Gomes, de Juazeiro do Norte, afirma que, pelo fato da cidade ser turística, é importante a vinda da imagem, porque só vem mostrar que o povo de Juazeiro preza esse tipo de devoção. “A imagem vem enriquecer a fé das pessoas”, afirma. Ela conhecia a história da beata apenas de forma superficial, mas a reconhece como uma mulher de fé e que procurou ajudar as pessoas para terem uma vida mais digna. A imagem continua no Ceará até o dia 6 de março. Depois, será levada para Aracaju, no Estado de Sergipe.

Relatos

O processo de canonização de irmã Dulce encontra-se na fase de recolhimento de relatos de graças, que se iniciou no dia 10 de dezembro de 2010, quando o Papa Bento XVI assinou o decreto de beatificação. Os relatos mais contundentes dos milagres serão avaliados por peritos médicos, para ser iniciado o processo de canonização.

Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes, a irmã Dulce, morreu em 13 de março de 1992, pouco antes de fazer 78 anos.

Mais informações:
Secretaria da Basílica de
Nossa Senhora das Dores
Rua Padre Cícero, 147
Centro - Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3511.2202

Elizângela Santos
Repórter do Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe
Via Beto Fernandes


Crato, Juazeiro, Icó e mais 116 municípios cearenses estão impedidos de fazer convênios com a União.


Endividados e impedidos de realizarem convênios com o Governo Federal. É assim que se encontram as Prefeituras de Icó, Baixio, Cedro, Ipaumirim, Jaguaribe, Orós e Umari ( Crato e Juazeiro inclusive ).

Estes casos fazem parte dos 119 municípios cearenses e mais de 3,5 mil no Brasil que estão impedidos de celebrar convênios com a União, por estarem com as contas em situação irregular, de acordo com indicadores do Cadastro Único de Convênios do Tesouro [Cauc].

As informações forma divulgadas pelo relatório da Confederação Nacional de Municípios [CNM], na última segunda-feira [28]. Os dados apontam que o número de municípios com contas irregulares no Brasil representa 64,4% do total de cidades do País. No Ceará, 65,8% dos municípios têm pelo menos um item não comprovado no Cauc.

O fato que inclui o Icó, por conta da situação de inadimplência, faz com que o Município, além de outros 118 prefeitos do Ceará fiquem impedidos de fazer as chamadas “transferências voluntárias” com o Governo Federal, até que organizem as finanças de seus municípios.

Esse tipo de transferência consiste na entrega de recursos correntes ou de capital, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira. Não fazem parte da transferência citada o Fundo de Participação dos Municípios [FPM], um repasse constitucional, ou os destinados ao Sistema Único de Saúde [SUS].


* Com informações da Agência CNM e repercussão do O Povo Online
Via Yuri Guedes
 

Renan Calheiros distribui cargos e deve ser eleito presidente do Senado


Depois de sacramentar com os partidos o loteamento de cargos na Mesa Diretora do Senado, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) entra na disputa na sexta-feira, 1º, pela presidência da Casa como o franco favorito. Mesmo sob denúncias, a estimativa é que Renan obtenha entre 55 e 60 votos favoráveis à sua candidatura para suceder José Sarney (PMDB-AP), atual presidente do Senado. Para se eleger, Renan precisa dos votos de metade dos presentes mais um (maioria simples). As dissidências deverão ficar entre 20 e 25 votos. “Ele (Renan) consegue se eleger tranquilamente, com uma grande folga de votos”, afirmou na quarta-feira, 30, o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO).

Os senadores Randolfe Rodrigues (Psol-AP) e Pedro Taques (PDT-MT) reúnem-se hoje para decidir se manterão as duas candidaturas alternativas ou se lançarão um candidato único. A avaliação é que Taques tem mais chances de conquistar votos do que Randolfe. A estimativa é que Taques obtenha entre 20 e 25 votos, caso saia candidato. Já Randolfe conseguiria apenas arregimentar cerca dez votos.

Os tucanos ficaram irritados com Randolfe, que acusou o PSDB de ter feito acordo para salvar o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Cachoeira em troca de apoio à candidatura de Renan.
 
Com Agência Estado


Pelo bem dos "gênios" de hoje esqueça os de ontem. Por: Antônio Sávio.


"A tradição pode ser definida como uma extensão dos direitos civis. Tradição significa dar votos à mais obscura de todas as classes, os nossos antepassados. É a democracia dos mortos. A tradição se recusa a submeter-se à pequena e arrogante oligarquia dos que simplesmente por acaso estão andando por aí."
Ortodoxia / Gilbert K. Chesterton 

Para quem chegou nesse mundo recentemente há de pensar que vivemos em um tempo horrivelmente maravilhoso. A violência nunca foi tão alarmante, mas ao mesmo tempo nunca fomos tão rodeados de anjos (ONGs, universidades, projetos em defesa da vida, do aborto, dos afro-descendentes, dos gays, ou melhor, dos homoafetivos, dos famintos, etc). A questão para consertar o mundo é tão somente identificar algo de errado e arrumá-lo através de um projeto cheio de boas intenções. 

 Essa mistura de humanismo (que é sincero muitas vezes) e um raciocínio lógico-primitivo tem sido a base estrutural para as mais diversas mazelas que engessam o pensamento e as ações políticas no Brasil. Raciocinando através de chavões e palavras-chave, de teorias misosóficas das mais gritantes, “professores”, “artistas”, “filósofos”, enfim, a nova intelligentsia tupiniquim que, após ocupar as cátedras universitárias, a imprensa, as editoras, as escolas, os centros culturais desde os anos 60 reagindo contra o regime militar, formaram a face do Brasil de hoje. A revolução cultural, expressão do pensador italiano Antonio Gramsci, foi e é a estratégia em voga, onde busca não mais vencer uma possível oposição política através de pauladas, mas pela elegância de meter-lhe em um tanque de vidro, amarrá-lo e assistir seu afogamento. Gritos sufocados dentro d’água, é, para quem assiste apenas da superfície, apenas bolhas circulares concêntricas. Enfim, um desenho geométrico perfeito.  Essa é a nova democracia.

Para fazer o efeito desejado, a chamada contracultura, não queria apenas dar voz a quem não tinha como comumente é falado até hoje a quem se refere aos movimentos revolucionários de anos atrás, mas, sobretudo, calar que fosse capaz de se opor a seu raciocínio taxando-o de reacionário, facista, nazista, etc. Aos poucos, nomes como Gustavo Corção, Nelson Rodrigues, Vilém Fusser, Farias Brito, Otto Maria Carpeaux, Meira Penna, Bruno Tolentino, ou, os chamados reacionários, por um toque de mágica, para o bem da pluralidade de um pensamento só, foram sumindo. As idéias destes e de tantos outros foram proibidas de circular ao mesmo tempo em que passeatas e protestos rogavam por democracia. 

Porém, para quem percebe a dissonância dos discursos, para quem, como diria Eric Voegelin não tem o raciocínio de um fundamentalista para acreditar em palavras e ignorar a realidade, ou pior, não ser capaz de traduzir a realidade em expressões próximas a elas, verá que há muita coisa errada. Ao colocar, por exemplo, Paulo Freire como patrono da educação do país (que teve o privilégio de não ajudar em nada em num país a fora onde sua pedago-ideologia foi utilizada), pelos seus supostos méritos, e, após isso, não vermos uma só voz levantar-se contra, vemos não só a existência de uma pseudo-democracia, mas também um atestado de “Supremus et aeternus stultitia”. Aqui, a ideia de educação como foi desenvolvida pela tradição de pensadores de mais de dois mil anos, onde seu intuito principal era, na expressão de Aristóteles, a formação do “spoudaios”, o desenvolvimento pleno das faculdades mentais e espirituais não fazem nem sombra a tal “Pedagogia do Oprimido”.  Os esforços toda a antiguidade clássica que nos deixaram o legado da educação que busca o pleno desenvolvimento humano, fazendo-o sujeito de sua própria consciência e de sua realidade (“Eu sou eu e minhas circunstâncias”, como diria Ortega y Gasset), os conceitos de “psique”, “pneuma”, “logos”, “daimon”, que eram, antes que uma expressão verbal, uma condição de existência para quem quisesse dizer-se educado, foi, prontamente esquecido sob o reles pretexto de que a nossa realidade é outra. Ora, que a realidade seja outra não há dúvida, mas que a validade dos conceitos acima sejam universais e perenes, portanto, sobrepõe as questões contextuais e seu imediatismo histórico em busca de uma causa maior também é indiscutível. Não se trata de alienar-se em relação ao seu contexto social, mas, desenvolver uma educação onde o senso de necessidade imediata não seja uma agente de alienação, nos fazendo perder o que é a educação, a política, a arte em si, e não submetê-las, distorcendo-as ao sabor da doutrina, de modo a equacionar o efeito desejado (que por incrível que pareça a mesma doutrina nunca sai de moda). 
A pergunta que se faz é: Quando nomes fundamentais para a formação humana como Sócrates, Platão, Aristóteles, Fídias, Ésquilo, Sófocles, Eurípides, Homero, Hesíodo, São Tomás de Aquino, Santo Augustinho, Voegelin, Strauss, Mário Ferreira dos Santos, e tantos outros perderão suas vozes aos “papas” do momento? Não seria minimamente democrático fazer circular as mais diversas teorias fazendo com que, por meio de um debate justo e dialético tivéssemos um resultado mais benéfico? Ao ignorar nomes tão básicos que lembro a primeira vista e tantos outros fundamentais, não critico aqui a capacidade do estudante brasileiro em si, que, antes de tudo é vítima da manipulação ideológica. Para quem duvida disso, a ONG “Escola Sem Partido” vem fazendo denúncias sobre o tema e incomodado muito doutrinador travestido de educador. Gente que a perfídia em si, ululante, seria o atestado de incapacidade crônica para qualquer trabalho com educação. 

A denúncia que tem um efeito jornalístico, já havia sido feita em escala macro-histórica, ao demonstrar o declínio da civilização ocidental. Ao passo que o progresso tecnológico entorpecia a maioria da população, o nível de inconsciência que antes estava reservado a populações sem educação, foi paulatinamente atingindo as pessoas responsáveis pela formação do pensamento crítico nacional. O alienado não era mais o pedreiro analfabeto, mas o professor, o diretor de escola e universitário, o reitor, o jornalista, o editor, escritor, artista plástico etc. É a metástase da inconsciência. 

Pode alguém perguntar como “saberes” que se dizem eternos possam assim ser esquecidos ao longo do tempo. A questão é que, para afinar-se minimamente com a mera compreensão histórica do processo é necessário um esforço notável. Vislumbrar esse processo em um país onde não há historiadores suficientes para denunciá-lo, ou editoras que se prontifiquem a publicar tal análise não é fácil, porém, não convém confundir este problema com uma inexistência do mesmo. Ele existe, embora nem todos possam vê-lo. Muitas das teorias filosóficas, políticas ou artísticas em voga não estão aí por terem demonstrado sua eficiência em relação a outras, em um debate ou processo de construção histórico-dialético-democráico, como muitos o queiram, mas apenas pelo esquecimento das primeiras e pelo senso de oportunismo que surgiram as outras. É nessa clave que se enxerga a educação, a política, as artes e tudo que for no Brasil.

Como diria o nobre Nelson Rodrigues: "No Brasil, só se é intelectual, artista, cineasta, arquiteto, ciclista ou mata-mosquito com a aquiescência, com o aval das esquerdas."

Prefeito do Crato concede entrevista coletiva na próxima segunda-feira, dia 04


Ronaldo apresentará balanço realizado pela administração dos primeiros 30 dias de governo.

O Prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, concederá entrevista coletiva na próxima segunda-feira (04/01), às 9 horas, no Gabinete da Prefeitura, para apresentar o balanço realizado pela nova administração dos primeiros 30 dias de Governo na cidade. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura do Crato, a entrevista marcada para a última sexta-feira não se realizou em virtude da falta do balanço da contabilidade da antiga administração, que tem até o dia de hoje (31/01), para a entrega do documento.

Com informações da PMC



POLÍTICA - Com Madson Vagner - Dia 31 de Janeiro de 2013


Enfretamento entre governista e oposição marca sessão da Câmara de Juazeiro

A primeira sessão do ano de 2013 da Câmara de Juazeiro do Norte, realizada nesta terça-feira (29), foi marcada pelo debate acalorado e o acirramento das posições entre o grupo dos vereadores governistas e os oposicionistas.

Durante a sessão o vereador líder do prefeito, Sargento Nivaldo (DEM), apresentou três projetos de Lei de autoria do executivo para apreciação e, consequente, votação. Foram lidos pela secretária da casa, o projeto de Reforma Administrativa, com o novo organograma de cargos e remunerações; A criação da Companhia de Desenvolvimento de Juazeiro do Norte – CODEJUNO, que trata da nova competência das ações referentes ao desenvolvimento do município; e o reajuste dos servidores, entre eles os profissionais da saúde e outros que têm como base dos vencimentos o salário mínimo vigente.

Os vereadores de oposição decidiram por não votar os projetos sob o argumento de que a Casa tem o prazo de sete dias, em caso de regime de urgência, e até 10 dias para outros casos. Segundo os vereadores de oposição, baseados no regimento interno, os projetos deveriam seguir para analise das comissões, só então retornar ao plenário para debate e votação.

O detalhe, nesse caso, levantado pelo vereador José de Amélia Júnior (PSL), foi que nenhuma das comissões tem, sequer, presidência definida.

Em determinado momento o vereador Darlan Lobo, subscrito pelo vereador Ronaldo Lira (Ronnas Motos), ambos do PMDB, declarou estar sendo pressionado pelo partido para votar a favor dos projetos do prefeito, sob pena de expulsão e perda do mandato. Os vereadores do PMDB pediram que a Câmara envie ofício a Justiça Eleitoral pedindo esclarecimentos sobre a constitucionalidade da conduta do partido.

A sessão extraordinária, solicitada pelo prefeito municipal, estava lotada é houve manifestações diversas durante das discussões.

Curtas

Cláudio Luz é líder da oposição em Juazeiro?

Na verdade, nem mesmo o próprio vereador Cláudio Luz (PT) parece ter entendido a declaração do vereador Ronnas Motos (PMDB) de que seu argumento se baseava na “fala do líder do grupo de oposição de Juazeiro, o vereador Cláudio Luz”. O posto não foi confirmado pelo vereador petista, mas, para muitos presentes na sessão da Câmara desta terça-feira (29), a declaração é a confirmação do que já se pensava. O detalhe é que durante toda a articulação para a eleição da Mesa Diretora o vereador Darlan Lobo foi quem assumiu o posto. Ou seja, a oposição de Juazeiro pode reclamar de tudo, menos de não ter liderança. Lá tem de sobra!

Vasques levantando um debate

Quem está levantando um debate interessante nas redes sociais é o ex-deputado estadual Vasques Landim. Na manhã de hoje, quarta-feira, ele postou no twetter que “Inspeção rigorosa em equipamentos públicos e privados em Juazeiro, certamente, interditaria a maioria dos Mercados Públicos, Shopping, Estádio, etc.” O que chama a atenção na denúncia é que são todos locais de grande circulação de pessoas. A denúncia pertinente e deve servir de alerta para órgãos de fiscalização.

Eunício perto do poder e longe da disputa ao governo

A bancada do PMDB no Senado deve se reunir amanhã, quinta-feira (31), para indicar o nome do partido à presidência do Senado e à liderança peemedebista. Renan Calheiros é o favorito para a disputa do Senado e Eunício deve assumir a liderança do partido. Até aí tudo bem! O problema é que Eunício insiste em ser o nome da aliança PSB, PT e PMDB na disputa ao governo do ceará em 2014. E a indicação para a liderança do PMDB no Senado “pode ser” um prêmio de consolação para fechar com o nome indicado pelo PSB de Cid Gomes. Só relembrando uma velha máxima: política é a arte de engolir sapo.

Pausa na política, ação nas empresas

Como grande parte dos políticos brasileiros, o ex-senador Tasso Jereissati é também um mega empresário. Ontem ele foi a Recife (PE), onde participou de um encontro da Coca-Cola. As empresas Norsa, Guararapes e Renosa, que estão em processo de fusão, aguardam autorização para virarem a 2ª maior engarrafadora do Brasil e a 10ª do mundo. O controle majoritário da nova empresa de engarrafadores, que ainda não tem nome, ficará com as famílias Jereissati (Norsa) e Melo, do Mato Grosso (Renosa). A sede do empreendimento será em Fortaleza. Pelo visto, dinheiro não deve ser problema para as próximas campanhas.

Madson Vagner - Jornalista
Membro/Escritor do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


A INDIFERENÇA DO BRASILEIRO - POR ANTONIO MORAIS



A morte é o único ato que se tem como certo. É democrática e dela ninguém foge. No Brasil, diariamente, morrem centenas de seres humanos pelas mais diversas razões e motivos. Assassinatos, desastres de automóveis, de motos, e, o pior, morre gente na porta do hospital por falta de atendimento, morre gente porque não tomou o remédio  que a lei lhe assegura e o gestor publico  não lhe fornece, morre gente porque o exame que precisava fazer estava marcado para dois anos depois, e, não deu para esperar. E a seca? Essa perversa maldição que começa matando pela esperança e sonhos, e, termina liquidando com o corpo por inanição. 

São centenas de mortes diárias, espalhadas num universo, nessa imensidão territorial que é o Brasil. Mas, o povo brasileiro é indiferente e insensível a esse tipo de defunto. O marqueteiro não manda a presidente ir chorar no velório. O Papa não reza nem manda rezar. Porém, quando cai um avião na Amazônia, quando  acontece um acidente numa casa de vadiação, é aquele alarido, aquela comoção. 

Já não dá mais para se ter duvidas, no Brasil, o valor do morto está na sua condição financeira, na classe social que pertence. É bom ter consciência que não existe mortos de  primeira ou segunda classe, pra cada  uma dessas centenas de pessoas que morrem, diariamente, na imensa escuridão do desconhecimento, existe uma mãe, uma esposa, um filho que também choram.  As lágrimas do pranto e do sofrimento são iguais pra uns e outros.

Wednesday, January 30, 2013

Vem aí o Cariri Cangaço 2013 !

Foi dada a largada para o Cariri Cangaço 2013. O evento que se configura como o maior de todo o Brasil envolvendo a temática do cangaço, reunirá um número jamais visto de estudiosos, pesquisadores, escritores, historiadores, dentre muitos outros profissionais interessados neste que é, um dos fenômenos  mais intrigantes da história do nordeste; segundo o assessor de mídias digitais e marketing do Cariri Cangaço, jornalista Heldemar Garcia, o número de presenças no evento em 2013 “deve chegar de 150 a 170  personalidades de todo o Brasil , pessoas envolvidas no universo da pesquisa do cangaço, um numero realmente surpreendente e nunca visto em nada parecido no país inteiro, é sensacional”.

Para o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo esse número “reflete a credibilidade alcançada pelo evento em todo o Brasil e também fora do país, pois estaremos recebendo pesquisadores do exterior esse ano, graças ao trabalho dedicado de uma grande equipe, primeiro das cidades anfitriãs de nosso Cariri e também do apoio das Organizações envolvidas”. O certo é que mais uma vez o cariri cearense estará recebendo visitantes de todo o país e que durante 6 dias estarão em nossa região, além de participando do Cariri Cangaço, conhecendo o que de melhor temos e fazemos, gerando riqueza e consolidando também o Turismo de Conhecimento.

O Cariri Cangaço acontece nos dias 17 a 22 de setembro de 2013 e terá como palco as cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro e Porteiras; para o Vice-Presidente do GECC, Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará, pesquisador Bosco André, “um ponto importante do Cariri Cangaço é perceber o grande trabalho de integração entre todos os municípios, hoje  são  sete  cidades e já temos Lavras da Mangabeira e Brejo Santo ensaiando uma participação. Acho que nenhum outro Projeto tem essa capilaridade e esse nível de trabalho em conjunto em nosso cariri”.

Todo o trabalho de construção e formatação do evento, a programação, as conferências, os convidados, as visitas técnicas, os debates e todas as novidades do Cariri Cangaço, vc acompanha aqui, através deste  Blog do Crato ou visitando:

www.cariricangaco.com

Cariri Cangaço - Redação

Exonerados todos os servidores de cargos comissionados na Assembleia


Um ato da presidência da Assembleia, assinado pelo deputado José Sarto, tornou sem efeito todos os atos da presidência do Legislativo cearense, desde fevereiro de 2009. E um outro ato, este deliberativo da Mesa Diretora, suspende todos as gratificações pagas aos detentores de cargos comissionados, a partir do dia 31, amanhã, quando termina o mandato da Mesa Diretora que foi eleita em fevereiro de 2009, presidida pelo atual prefeito Roberto Cláudio, cujo mandato ele renunciou, em dezembro passado, para assumir a Prefeitura de Fortaleza, ficando na presidência da Assembleia o deputado José Sarto, eleito em 2009 primeiro vice-presidente daquela Casa.

 Leia o teor do ato:

ATO DELIBERATIVO Nº707 A MESA DIRETORA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, no uso da atribuição prevista no art.19, XVIII, b, da Resolução nº389, de 11 de dezembro de 1996nb (Regimento Interno), RESOLVE:

Art.1º – Ficam exonerados, apartir de 31 de janeiro de 2013, todos os ocupantes dos cargos comissionados pertencentes à estrutura organizacional da Assembléia Legislativa.

Art.2º. Ficam dispensados de suas funções, a partir de 31 de janeiro de 2013, os presidentes, membros, assessores e secretários da Comissão Permanente de Inquérito Administrativo, da Comissão de Administração de Cargos e Carreiras, da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, da Comissão de Licitação e Controle de Contas, da Comissão de Triagem e Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios e da Comissão Permanente de Acompanhamento do Sistema de Previdência Parlamentar.

Art.3º. Responderão pelo expediente dos cargos em comissão dispostos no art.1º. e das funções enumeradas no art.2º. deste Ato Deliberativo, a partir de 31 de janeiro de 2013 e até ulterior deliberação, os respectivos ocupantes exonerados ou dispensados.

Art.4º. Ficam revogadas, a partir de 31 de janeiro de 2013, todas as concessões de gratificação pela execução de trabalho relevante, prevista nos arts.132 e 135 da Lei nº9.826, de 14 de maio de 1974, e dispensados, a partir da mesma data, os exercentes das funções correspondentes.

Parágrafo único. Em tendo o exercente da função relevante sido dispensado em data anterior à prevista no caput deste artigo, considera-se revogada na data da dispensa a concessão da gratificação respectiva.

Art.5º. O disposto no art.4º., caput, deste Ato Deliberativo, não se aplica às concessões de gratificação pela execução de trabalho relevante com fundamento no art.2º. do Ato Deliberativo nº536, de 10 de dezembro de 2002, no art.2º. do Ato Deliberativo nº587, de 13 de outubro de 2004, no art.3º. do Ato Deliberativo nº588, de 13 de outubro de 2004, bem assim, aos cargos e às funções comissionados de que tratam os arts.2º. e 3º. da Lei nº13.451, de 14 de abril de 2004 e o Art.10, da Lei nº13.788, de 29 de junho de 2006.

Art.6º. Este Ato Deliberativo entrará em vigor na data de sua publicação, com efeitos financeiros a partir das datas previstas em seus artigos.

PAÇO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, aos 28 dias do mês de janeiro de 2013.




Pastor Evangélico garante que o Espírito Santo está na sua ejaculação - Por: Wilson Rodrigues


Em Goiás, um pastor evangélico por nome de Valdecir Picanto Sobrinho, de quase 60 anos de idade, foi preso sob a acusação de abusar sexualmente das mulheres de sua cidade, dizendo que tinha o penis abençoado e que o Espírito Santo entrava nas pessoas pela boca através de seu leite sagrado por meio de sua ejaculação. A prisão do meliante aconteceu em flagrante quando ele iniciava o ritual com uma jovem de 23 anos. Na policia ele contou que distribuiu o produto sagrado a todas as mulheres, independentemente da idade e ofereceu até a delegada que o prendeu e dizendo que teve um encontro com Jesus de quem recebeu a missão de distribuir o leite por todo o Estado. Uma mulher comerciante que foi vitima do pastor contou que aceitou ele ir ao seu comercio e esfregar o membro abençoado no seu rosto com a garantia das vendas em seu comercio aumentarem, desde que o leite sagrado fosse derramado em seu corpo. Valdecir prestou depoimento, pagou fiança e foi liberado.

Esta noticia parece brincadeira daquelas de 1º de abril. Mas não é, ela está nos sites e realmente aconteceu. O pior de tudo é que, pessoas que não conhecem a palavra de Deus e nem a missão sagrada de muitos evangelizadores responsáveis e verdadeiramente comprometidos com o Espírito Santo, ficam associando essa historia macabra aos pastores sérios do evangelho do Senhor Jesus. Jesus disse que devemos conhecer a verdade para através dela nos libertarmos.

Por: Wilson Rodrigues
Radialista/Jornalista
Membro/Escritor do Blog do Crato


Racismo ou preconceito? - Por Carlos Eduardo Esmeraldo


Conceitos são idéias formuladas sobre determinados assuntos, objetos e entes reais ou imaginário. Geralmente os conceitos podem ser definidos por meio de palavras ou outros conceitos já devidamente conhecidos. Nas ciências que se orientam pelo raciocínio lógico, existem alguns conceitos que não possuem definição, tidos então por conceitos primitivos. Já o preconceito é um juízo preconcebido e arraigado no íntimo das pessoas, de forma discriminatória contra grupos de pessoas julgadas como inferiores, ou contra seus costumes, regiões ou países.

Quando o preconceito se verifica de forma generalizado, com determinados grupos de pessoas se julgando melhores e mais importantes do que outros, temos uma das formas de racismo.

Acredito que o racismo no Brasil é como fogo de monturo, muito disfarçado, que queima internamente. Avistamos apenas sua fumaça. Mas ele nos atinge quando o pisamos descalços. É difícil de ser apagado, a não ser quando chove torrencialmente, coisa não muito comum por essas épocas de muita seca no coração humano. É claro que não possuímos um racismo de segregação como anteriormente ocorrido na Europa, nos Estados Unidos e África do Sul. Mas alguns exemplos nos dão conta da existência de muitos preconceitos contra grupos de pessoas e lugares.

Há poucos dias tivemos noticias pela imprensa de um casal da alta sociedade carioca, branco, que foi a uma concessionária de automóveis BMW com um filho adotivo de sete anos, negro. Enquanto conversava com o gerente da loja, o menino ficou assistindo televisão na sala dos clientes. Quando então, um dos vendedores expulsou a criança da sala, enxotando-o para a rua. Seus pais ficaram indignados, mas resolveram não formular queixa na polícia em atenção ao gerente, e lançou seu protesto através dos meios de comunicação social.

Outro exemplo com cheiro racista, foi notificado timidamente pela imprensa na última semana. Um capitão da policia de uma cidade do interior paulista orientou sua tropa a revistar todos os negros e pardos que encontrassem pelas ruas, como se pessoas com essas características fossem todas marginais.

No inicio dos anos da década de 1960, um grupo de moças de um colégio do interior cearense excursionou a Salvador. Extasiadas com a beleza da cidade e a quantidade de lojas com riquezas de produtos não encontrados na terra natal, entraram para compras em um grande magazine, como se denominava naquela época. Um dos vendedores negro, muito simpático, encantado com a brejeirice das adolescentes, ao saber que elas eram cearenses, resolveu brincar de forma discriminatória. Foi até a uma seção nos fundos da loja e voltou trazendo uma bacia, uma peneira e uma caneca cheia d'água. Despejou a água sobre a peneira e perguntou às garotas:
- Vocês conhecem o que é isso?  Isso aqui é chuva!
E recebeu o devido troco de uma das excursionistas bastante atrevida, com resposta de conteúdo mais preconceituoso ainda:   
- Chuva a gente já conhece, mas negro lá não existe, estamos conhecendo agora.

Não resta nenhuma duvida que temos alguma forma de preconceito racial, herdado desde os tempos da escravatura e que é um cancro difícil de ser extirpado, mesmo com a legislação punitiva que se tem atualmente. O remédio para tais males, contudo não se encontra nas leis. Está no coração do homem. Somente com educação poderemos ter um povo consciente de que todos somos iguais, sem distinção de cor, raça, religião, sexo ou preferências políticas e sociais. O problema maior é que para educar um povo como o brasileiro é uma tarefa árdua, cujos frutos provavelmente serão colhidas daqui a cinqüenta anos. Nos últimos anos temos alguns avanços, embora tímidos, mas muito tempo já foi perdido, desde quando Dom Pedro II deu o grito do Ipiranga.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo 

Lixo é lixo - Por: João Nicodemos

LIXO É LIXO.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

05:48

O assunto do lixo é um tema que merece ser bem discutido. Considerando que não existe quase nada que seja produzido pelo ser humano que não traga consigo uma proporção de lixo bem importante em quantidade e qualidade, devemos pensar e conversar bastante sobre o assunto. Quanto mais avançada e materialmente desenvolvida uma sociedade, maior é a quantidade de lixo que ela produz. Vivemos sob um sistema econômico onde quanto mais se produz e se comercializa objetos, melhor para a economia. Então a produção e o consumo são estimulados de todas as formas.  Uma delas é a ideia, já bem antiga, da "obsolescência programada", onde um objeto, seja ele qual for, é produzido de maneira a durar um tempo determinado e quebrar para em seguida ser substituído por outro novo, que terá sua duração também determinada. Os produtos são testados para saber qual será o seu tempo de uso e,  caso seja necessário, um ou outro de seus componentes será redesenhado para determinar um tempo menor de utilidade. As "utilidades" que produzimos e consumimos,  para usar  um termo bem interessante e contraditório, são na verdade, "inutilidades" de todos os tipos. E viram lixo.

              Outra ideia que predomina na produção e comercialização de objetos, que alguns chamam de "bens", é a de que a embalagem é quase tão importante ou mais importante que o conteúdo. Assim, grande parte do que o consumidor paga num produto, refere-se à embalagem, ao seu invólucro e se transformará em lixo imediatamente. Não quero entrar em detalhes que indicariam que, o próprio conteúdo, muitas vezes, se constitua em lixo; principalmente alguns comestíveis muito utilizados e que, com o tempo, serão causa de doenças e estímulo para o consumo de remédios. E pra onde vão todos estes resíduos, ou subprodutos?

              Papel, papelão, garrafas de  vidro ou plástico, sacos plásticos de todos os tipos e tamanhos, caixas, arames, cordões, madeira, e uma infinidade de materiais são jogados como lixo, mas não são lixo. São materiais reutilizáveis, é possível transformá-los  em outros objetos. São na verdade dinheiro. Então estamos jogando dinheiro no lixo?  Mas quem seria louco de rasgar dinheiro? De jogar dinheiro no lixo?

              Existe também o lixo molhado, ou orgânico, que se constitui de restos de cozinha (cascas de frutas e legumes, restos de alimentos) galhos e folhas que resultam de podas e mesmo a grande quantidade de alimentos que se perdem em feiras  e centrais de abastecimento. Mas será que isso tudo é lixo? Também não! Todo esse material pode ser utilizado na composição de humus, terra vegetal, fertilizantes orgânicos e naturais que transformarão qualquer terra pobre para o plantio em terra fértil e rica para a produção de novos alimentos. È um processo simples e barato que pode ser utilizado na cidade e no campo aumentando e enriquecendo a produção de alimentos saudáveis.

              Então o que é lixo? Fico algum tempo pensando e concluo que lixo, lixo mesmo é filtro de cigarro, que não permite reutilização, e chiclete mascado, que também não serve pra nada. Mesmo os dejetos humanos e animais, em alguns países, são utilizados como fertilizantes e na produção de gás combustível. Não falo  em lixo industrial e lixo hospitalar , que são temas que merecem um estudo à parte.

              Vejamos. Se lixo, lixo mesmo, é filtro de cigarro e chiclete mascado, por que as cidades têm que construir "lixões" e "aterros sanitários" que poderão se transformar em focos de doenças, poluir e envenenar lençóis freáticos, causar futuros desmoronamentos de que estão repletos os noticiários?

              Penso que campanhas de educação e esclarecimento da população sobre a questão do lixo; um bom programa de coleta seletiva, que inclua a organização de catadores e recicladores; o financiamento de pequenas empresas recicladoras, demandariam um pouco mais de tempo e muito menos dinheiro, além de produzir efeitos profundamente benéficos na economia, na participação popular, na cidadania, na autoestima, e na saúde das cidades e suas populações.
                                                                                                                                                                            João Nicodemos de A. Neto

(jotanikos@yahoo.com.br)

Condutor será autuado com qualquer quantidade de álcool no sangue


A Lei Seca vai ficar ainda mais rigorosa com a nova resolução do Contran. A resolução nº 432, publicada nesta terça-feira (29) no Diário Oficial da União, não permite nenhuma quantidade de álcool no sangue do condutor.   Se o condutor soprar o bafômetro e o aparelho marcar igual ou superior a 0,05 miligramas por litro de ar ele será autuado e responderá por infração gravíssima, conforme estabelece o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Já nos exames sangue não será permitida qualquer concentração de álcool.

A medida acaba com a margem de tolerância de um décimo de miligrama (0,10) de álcool por litro de ar, permitida anteriormente pelo Decreto 6.488/2008 quando o condutor assoprava o bafômetro, e de no máximo duas decigramas por litro de sangue, no caso de exames.

Penalidade

A penalidade após autuação é a multa de R$ 1.915,30, recolhimento da habilitação, suspensão do direito de dirigir por 12 meses, além da retenção do veículo, até a apresentação de condutor habilitado. A resolução também diz que será considerado crime, previsto no artigo 306 do CTB, quando o bafômetro marcar igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de ar. Já o exame de sangue tem que ter a concentração de álcool maior ou igual a seis decigramas, para caracterizar crime. O condutor é encaminhado à delegacia neste caso e a pena é detenção de seis meses a três anos, multa, e suspensão do direito de dirigir.

Quem não quiser fazer o bafômetro

A nova norma do Contran traz, ainda, a Tabela de Valores Referenciais para Etilômetro, que vai orientar os agentes quanto aos novos limites. Além disso, caso o motorista se negue a fazer o bafômetro, o agente poderá aplicar a autuação administrativa e preencher o questionário – Sinais de Alteração da Capacidade Psicomotora, que será enxado ao à autuação. Neste caso, o condutor também poderá ser encaminhado à delegacia. O questionário apresenta informações como aparência do condutor, sinais de sonolência, olhos vermelhos, odor de álcool, agressividade, senso de orientação, fala alterada, entre outros aspectos. A resolução também prevê que seja realizado exame de alcoolemia para todos os acidentes de trânsito envolvendo vítimas fatais.

Lei

Com a nova lei, além do bafômetro serão admitidos vídeos e outras provas como o depoimento do policial, testes clínicos, e outros testemunhos, para provar a embriaguez do motorista. A lei prevê, ainda, que caso o motorista reincida na mesma infração dentro de um ano, o valor da multa será duplicado e poderá chegar a R$ 3.830,60, além da suspensão do direito de dirigir por doze meses.

Jangadeiro Online


A Foto do Dia - Hospital São Raimundo - Crato



O Hospital São Raimundo, é um dos marcos históricos do Crato, tendo por muitas décadas servido à população Cratense. Cada vez mais se torna um modelo de sucesso, através de grandes investimentos que estão sendo realizados. Conta com a única unidade de Transplante de Rim, a UNI RIM, que é referência em todo o Nordeste em transplantes e outros tratamentos. O Hospital São Raimundo é o nosso homenageado de hoje aqui no Blog do Crato.

www.blogdocrato.com
Há 8 Anos, o Crato na Internet


O Omnipotente Cid Gomes - Mensagem do Francisco José ( Campina Grande )


"Grande Dihelson,

Você reparou no que disse o todo poderoso, onipotente e imperial governador cearense Cid Gomes a respeito do procurador do Tribunal de Contas? - O que é o Ministério Público de Contas? Um garoto que quer aparecer, que está criando caso! Ora, faça-me o favor, senhor governador.

Não, senhor governador. Ele é apenas um servidor público que está no cumprimento do seu dever legal. Dever esse, de fiscalizar a correta aplicação do dinheiro público. Dinheiro esse para satisfazer as necessidades da população mais carente, justamente quando o Estado vive uma das maiores secas de sua história. Dinheiro que não se destina ao pagamento de cachês milionários a nenhum artista. Afinal, o gestor não pode fazer cortesia com o chapéu alheio.

Sou do tempo em que inauguração de obra pública se fazia ao som apenas da banda de música do município. Nada mais. Agora, quando se trata de pagar cachê superior a meio milhão de reais a quem quer que seja, o Ministério Público Estadual (ou Federal) tem o dever de se pronunciar e exigir (isso mesmo) do gestor, as necessárias e indispensáveis explicações.  A ele, caberia, no mínimo, respeitar (e não questionar)  o papel do jovem procurador do Tribunal de Contas do Estado.

Por Francisco José"

Jornalista natural do Crato, atualmente exercendo o cargo de repórter do jornal CORREIO DA PARAÍBA em Campina Grande.
Uma Resposta:

Prezado amigo Francisco José,

O "nosso" governador Cid Gomes aparentemente está cada vez mais tresloucado. São inúmeros episódios esquisitos que faz a gente pensar...lembra-se de que há poucas semanas ele andou cruzando até a pista do Aeroporto de Salvador, quase causando um acidente de proporções graves ? E aquele caso da barreira dos 100 metros em torno do palácio ? As frases ditas ao vento atacando pessoas, como esta aqui. Já publiquei na edição de ontem o que ele falou sobre o Ministério Público de Contas. Acho no mínimo, um desrespeito.

Abraços,

Dihelson Mendonça


Crateús deve sofrer colapso no abastecimento de água até o final de março



Forte estiagem e falta de adutora contribuem para diminuição de água do reservatório

O município de Crateús está em estado de alerta com relação à quantidade de água ainda existente no Açude Carnaubal, e deve sofrer um colapso no abastecimento de água. O reservatório possui apenas 9,67% do seu volume total e a previsão é que deixe de abastecer a cidade no final do mês de março.

Cidade sofrerá com a falta de abastecimento, caso não haja chuva nos próximos meses. Foto: Cid Barbosa

Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Teobaldo Marques, o volume atual do açude está em 8,48 milhões de metros cubicos e quando chegar a 7 milhões de metros cubicos não irá mais liberar água. "A reserva de água que nós temos só abastece dois meses (fevereiro e março). O agravante é que quando chegar a 7 millhões de metros cubicos, a porta não libera mais água, e isso pode acontecer entre o dia 25 a 30 de março", prevê.

O reservatório possui capacidade para armazenar 86 milhões de metros cúbicos.

Em solenidade no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC) na segunda-feira (29), o governador Cid Gomes falou sobre sua preocupação com as consequências da seca que se abaterá no Ceará e foi enfático ao citar a cidade de Crateús, como a mais ameaçada de um colapso no abastecimento.

Portal Verdes Mares

CRATO - Previsão do Tempo para Hoje, 30 de Janeiro de 2013


Bom Dia, Crato! - Quarta-Feira, 30/01
O dia será de muito sol e calor, avisam todos os serviços de meteorologia. Sol com algumas nuvens. Não chove.
Nascer do sol: 05h39 Pôr do sol: 18h04 - Temperatura máxima de 36º e Mínima de 22º - Ventos ENE a 13km/h - Umidade Relativa do Ar - 81% 31% - Índice UV: Muito Alto

 Fontes: INPE e GOES12


A Coxinha e sua História...


Que visão fantástica, hein ? Quem não gosta ?


A coxinha é um salgadinho brasileiro, também comum em Portugal, à base de massa feita com farinha de trigo e caldo de galinha, que envolve um recheio elaborado com carne temperada de frango.
Composição

Feita com massa de batata, a Coxinha é tradicionalmente, recheada de carne de frango cozida e desfiada, podendo ter a opção de também ser recheada com requeijão cremoso, tal qual o catupiry, junto ao frango. Modelada em formato de coxa de galinha, é enfarinhada com farinha de rosca e frita em óleo quente. A coxinha de frango é servida em lanchonetes, casas de café, lojas especializadas em salgadinhos, padarias e pastelarias. Em formatos pequenos, são servidas em festas e buffets. Atualmente existem à venda, em supermercados e padarias, diversas marcas de coxinhas semi-prontas congeladas.
 
História

A coxinha, tal qual em sua forma atual tem sua origem no século XIX, na região da Grande São Paulo, no estado de São Paulo. Segundo historiadores da alimentação, a coxinha foi desenvolvida durante a industrialização de São Paulo, para ser comercializado como um substituto mais barato e mais durável as tradicionais coxas de galinha que eram vendidas nas portas de fábricas.  De São Paulo, a receita rapidamente se espalhou pelo restante do estado e logo do Brasil, já sendo popular no Rio de Janeiro e no Paraná na década de 1950. 

Outras variedades

A coxa creme é uma versão feita com uma coxa de frango inteira. Às vezes, é feita também com a sobre-coxa, envolta na massa básica. Além disso, há estabelecimentos que vendem variedades de coxinhas recheadas com outros ingredientes que não frango desfiado e catupiry. Um exemplo comum de recheio alternativo é carne seca desfiada.

Fonte: Wikipedia
Karime Xavier/Folhapress

Burocracia e falta de recursos levam cidades a cancelar Carnaval


O Carnaval é sem sombra de dúvida a maior festa do Brasil e a que mais turistas atrai para o país, mas a burocracia e a necessidade de dar um melhor uso ao dinheiro público deixarão sem a folia algumas cidades no próximo mês.

É o que aconteceu em Paraty, cidade turística colonial do estado do Rio de Janeiro, onde não será realizado o Carnamar, que leva o Carnaval para o mar através de grupos que decoram embarcações e que são acompanhados por músicos. Segundo a prefeitura explicou em comunicado, o motivo é que o governo anterior tinha que ter solicitado a permissão para a festa à Capitania dos Portos com 45 dias de antecedência, "para que possa haver um planejamento adequado", e não o fez. Como o novo governo municipal só tomou posse no dia 1º de janeiro, "não houve tempo hábil" para realizar o pedido, "impedindo uma organização competente", continua a nota.

Mesmo assim, os tradicionais blocos sairão pelas ruas do centro histórico de Paraty, que à noite estarão abarrotadas de bonecos gigantes, outro símbolo do Carnaval local. Por outro lado, um "deslize" da administração municipal anterior da cidade litorânea de Cabo Frio, também no Rio de Janeiro, fez com que as escolas de samba ficassem sem desfile. Segundo explicaram à agência Efe fontes da Prefeitura de Cabo Frio e das escolas de samba, a administração municipal anterior não liberou o orçamento para a organização do desfile e, portanto, dez das 14 escolas que formam a liga votaram a favor de adiá-lo para abril.
  

Vista de Paraty, cidade fluminense cancelou festa de Carnaval
Em Teresópolis, uma das cidades serranas do Estado do Rio que há dois anos foram arrasadas por chuvas que causaram cerca de mil de mortos, o Ministério Público impede a prefeitura de dar dinheiro às escolas de samba para montar seus desfiles, o que diminui sua capacidade de organização. Mas o Carnaval pelo qual o Brasil é reconhecido internacionalmente também pode ser cancelado por uma boa causa. É o que aconteceu em Petrópolis, cidade vizinha de Teresópolis e outrora refúgio de verão da família real brasileira, na qual o prefeito, Rubens Bomtempo, decidiu destinar para a área de saúde o R$ 1 milhão que custa para organizar o desfile principal. Bomtempo disse à Efe por telefone que ao assumir o comando da cidade encontrou graves deficiências, como folhas de pagamento dos médicos atrasadas, e que, portanto, era idôneo destinar o dinheiro para essa área.

"Todo o mundo na cidade conseguiu entender que a saúde corresponde a todos", explicou o prefeito, que espera que para o ano que vem as deficiências sejam solucionadas e o Carnaval seja comemorado com toda a normalidade.

Em Itatiaia, cidade de 29 mil habitantes a 170 quilômetros a nordeste do Rio, o Carnaval não será realizado para se destinar os R$ 300 mil que custaria a festa para a compra de duas ambulâncias, a construção de uma creche e o asfaltamento de ruas. Fontes da prefeitura explicaram à Efe que além do fator orçamentário também influiu uma recomendação do Corpo de Bombeiros para não realizar mais grandes eventos no centro da cidade, onde uma rápida evacuação em caso de emergência seria difícil. 

O prefeito de Itatiaia, Luis Carlos Ypê, explicou que para o ano que vem querem celebrar os atos de rua do Carnaval "em um lugar mais amplo e seguro".

Folha Online

FONTE MUSICAL - A mais completa loja de Instrumentos Musicais do Cariri


O Blog do Crato tem o prazer de anunciar a mais nova empresa parceira: FONTE MUSICAL. A fonte musical é a mais completa loja de instrumentos musicais e acessórios do cariri. As melhores marcas e os melhores preços. Se você procura violões, guitarras, contrabaixos, baterias, encordoamentos, instrumentos de percussão, microfones, amplificadores, caixas amplificadas, pedestais...etc procure a Fonte Musical. Com atendimento especializado, esse verdadeiro "supermercado" da música tem tudo que você precisa. 

Conheça a Fonte Musical:


Guitarras, contrabaixos e teclados nacionais e importados. Todos os modelos e marcas de caixas amplificadas para você escolher:


As últimas novidades em instrumentos musicais


Um verdadeiro supermercado da música



Encordoamentos para guitarras, violões, contrabaixos...
Violões Godin, Takamine, Giannini, Di Giorgio e toda a linha de percussões para você fazer seu próprio ritmo.

Fonte Musical
Em Juazeiro do Norte
Rua Carlos Gomes, 459 ( Ao lado da Praça da Prefeitura )

Anuncie no Blog do Crato - A maior vitrine da Internet no Cariri

200 mil acessos por mês - Onde sua empresa é tratada com respeito e amizade.
Envie e-mail para blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita.
www.blogdocrato.com

HAPPY STORE - CONFECÇÕES


HAPPY STORE CONFECÇÕES

Produtos de qualidade, com bons preços e uma empresa genuinamente cratense !





Preço, qualidade, variedade


Os proprietários: Vera Veloso e Franzé Brito


As melhores marcas, os melhores preços.



Anuncie no Blog do Crato
A MAIOR VITRINE DO INTERIOR DO CEARÁ - 212.000 Acessos por mês
Entre em contato pelo e-mail:  blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita

www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

SÓ NO CRATO MESMO - Ambulante se apossou da Praça do Pimenta


Nota do Editor - A foto e o texto foram publicadas no grupo "Só Crato - Gestão Municipal " no facebook pelo Gabriel Alencar, que nos deu total permissão para reproduzir aqui no Blog do Crato. É incrível como acontecem ainda tantas coisas erradas na nossa querida cidade. O texto seguinte é o texto original:

"Olhem que absurdo acontece na Praça do Pimenta, que se localiza antes da ladeira da Caixa d'água. Um ambulante se apossou do local, que deveria ser de lazer, diga-se de passagem, para expor seus produtos, tomando toda a praça. Quero saber se este ambulante paga algum imposto, aluguel ou emite nota fiscal. Isto é uma aberração! Nós comerciantes somos bombardeados por impostos, enquanto aproveitadores como o citado anteriormente saem ilesos e com dinheiro no bolso! Vamos valorizar o comércio local!"

Gabriel Alencar 
Publicada no último Domingo


Eunício Oliveira pode ser eleito líder do PMDB nesta quinta-feira


A bancada do PMDB no Senado reúne-se na tarde de quinta-feira (31) para indicar o candidato do partido à presidência do Senado e à liderança peemedebista. Segundo o presidente em exercício do partido, senador Valdir Raupp (RO), apenas o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) colocou seu nome para disputar a presidência do Senado. Sobre denúncias que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, apresentou contra Renan Calheiros, o senador Raupp disse que são comuns denúncias contra pessoas que exerceram cargos públicos, como é o caso de Renan, que exerceu a presidência de um dos poderes [presidência do Senado].

De acordo com o peemedebista, o que lhe causou estranheza foi o momento escolhido pelo procurador para apresentar as denúncias: ele poderia ter tomado a decisão há três ou quatro anos, mas o “fez na véspera da eleição”. “Isso me causou um pouco de estranheza”, disse. A respeito de um possível constrangimento na indicação de Renan Calheiros para disputar a presidência do Senado, após as denúncias, o presidente em exercício do PMDB afirmou que não há provas concretas contra o senador. “Não há constrangimento. Até o momento não encontramos nenhuma prova de irregularidade nas acusações contra o senador Renan Calheiros”.

Raupp informou que, também na reunião da bancada na quinta-feira, os peemedebistas vão escolher o novo líder do partido, que substituirá Calheiros no cargo. Estão na disputa os senadores Eunício Oliveira (CE) e Romero Jucá (RR). Raupp disse que as lideranças do partido estão trabalhando para que não haja disputa na bancada para a liderança.

As declarações do senador foram dadas após almoço em homenagem ao presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), oferecido pelo presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB-MA). Compareceram diversos senadores do PMDB, o vice-presidente da República, Michel Temer, a ministra da Cultura, Marta Suplicy e líderes partidários do Senado.
 
Agência Brasil


Gasolina e diesel sobem; alta na bomba pode ser integral


Petrobras reajusta gasolina em 6,6% e diesel em 5,4% nas refinarias. Repasse pode ser total na bomba

A Petrobras prometeu e, sete meses depois, cumpriu. Para recuperar parte da perda milionária que a estatal vem tendo para manter os valores dos combustíveis, a empresa anunciou aumento de 6,6% da gasolina e de 5,4% no diesel na refinaria. O reajuste começou a valer a partir de meia-noite de hoje e deve gerar uma correria aos revendedores que mantiverem os valores anteriores enquanto durar o estoque antigo.

Sindipostos-CE disse não ter como antecipar se reajuste será repassado de forma integral no Estado: "vai depender das distribuidoras" FOTO: NATINHO RODRIGUES

É no que acredita o assessor Especial de Economia do Sindicato dos Donos de Postos de Combustíveis do Ceará (Sindipostos-CE), Antônio José Costa. "Não tem como dizer se já haverá bombas com o novo preço amanhã (hoje). Vai depender da quantidade em estoque de cada posto", comentou. Ele também afirmou que não há como antecipar se o aumento será repassado integralmente para os consumidores finais. "A tendência é que o repasse seja integral. Mas vai depender da Nota Fiscal das distribuidoras. O reajuste que houver lá será transferido para as bombas", disse.

Projeção de preços
 
Levando-se em consideração o mais recente levantamento de preços realizado no Ceará pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), se o aumento do preço do litro de gasolina comum for repassado integralmente, o reajuste, no Estado, ficará entre R$ 0,17 e R$ 0,19.

O preço mínimo encontrado até o último sábado, 26 de janeiro, de R$ 2,579 passaria a custar R$ 2,749 nos postos de combustíveis cearenses. Já o valor máximo coletado pelo estudo da ANP em igual período de R$ 3,030 saltaria para R$ 3,220. Na simulação da reportagem, considerando o repasse integral de 5,4%, o óleo diesel aumentaria de R$ 0,11 a R$ 0,12, no Ceará. O valor mínimo de R$ 2,080 cobrado por litro seria reposto para R$ 2,190; enquanto o preço máximo de R$ 2,29 pularia para R$ 2,41. Contudo, consultorias espalhadas pelo País sinalizam que o reajuste pode não chegar integralmente nas bombas. O principal argumento seria a mistura de ambos os combustíveis com outros produtos que não registrariam majoração.

Estatal justifica

Conforme a Petrobras, "esse reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo", comunicou, em nota. A companhia avisou ao governo no ano passado, quando da elaboração do Plano de Negócios vigente, que precisaria reajustar a gasolina e o diesel em 15%, de forma a conseguir financiar os investimentos de US$ 236,5 bilhões previstos para o período 2012-2016.

Em 25 de junho, a gasolina foi reajustada nas refinarias em 7,83%. Agora, faltaria cerca de 7% para que a pretensão da estatal fosse atendida. O diesel recebeu dois reajustes desde então. Um de 3,94%, em 25 de junho e outro de 6%, em 16 de julho

Apesar de o porcentual de reajuste da gasolina ser pouco abaixo do previsto no Plano de Negócios, a alta no diesel poderá compensar o resultado. O diesel é o combustível com maior impacto no balanço da companhia.

Os preços da gasolina e do diesel sobre os quais incide o reajuste anunciado não incluem os tributos federais Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide) e PIS/Cofins e o tributo estadual Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), segundo comunicado da Petrobras.

Inflação
 
A primeira ata do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) do ano já demonstrava preocupação com a aproximação da alta nos preços dos combustíveis. O impacto deverá atingir preços de outras mercadorias e ampliar a preocupação do governo em controlar a inflação em 2013.

Reajuste garante plano de negócios
 
Graça Foster pedia o reajuste ao governo federal para o mês de janeiro. E conseguiu FOTO: DIVULGAÇÃO
Rio O reajuste da gasolina e diesel anunciado, ontem, não acaba com a defasagem de preços dos combustíveis vendidos pelas refinarias da Petrobras em relação ao mercado internacional, mas garante a continuidade de projetos e investimentos. Além de aliviar o caixa da companhia, que registra prejuízo de cerca de US$ 1 bilhão ao mês com a diferença entre os preços de importação de diesel e gasolina e os praticados no mercado doméstico.

Defasagem
 
Na avaliação de Ricardo Corrêa, analista da corretora Ativa, o valor do reajuste nos combustíveis era o esperado, confirmando a "expectativa negativa" do mercado em relação à recomposição das receitas da Petrobras. "O reajuste, naturalmente, alonga a capacidade de geração de caixa da empresa, mas a defasagem (dos preços nacionais com as cotações internacionais) não foi totalmente resolvida", observou o especialista.

O diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires, afirmou considerar o reajuste insuficiente, mas que alivia a empresa. Sobretudo, acrescentou, o reajuste demonstra que a presidente da Petrobras conseguiu convencer o governo da necessidade de aumento, mesmo com a inflação em alta. Pires avalia que o reajuste terá um impacto de 0,13 ponto no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e de cerca de 4% na bomba. O economista Edmar de Almeida, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), comemorou o aumento. "Para a Petrobras, (o aumento) é fundamental. Vejo com muitos bons olhos, pela importância que isso tem para manter a capacidade de investimento da empresa", declarou. A projeção da LCA consultoria para o IPCA de janeiro, antes em 0,91%, passou para 0,83%. No ano, o principal índice de inflação do País deverá subir em 0,3 ponto porcentual por causa dos combustíveis. "Ainda assim, a redução no custo da energia elétrica é preponderante", disse.

DN