Wednesday, October 31, 2012

Comentários dos Leitores do Blog do Crato - 01/11/2012


Pedro Felício Cavalcanti Neto comenta:
 
Reminiscência - Pedro Felício Cavalcanti

"A Faculdade de Direito foi uma importante conquista da cidade de Crato-Ce. A sua instalação se deu através do Decreto Municipal nº 972, de 15 de maio de 1975, de lavra do prefeito municipal Pedro Felício Cavalcanti. O seu reconhecimento somente se deu em dezembro de 1981, e dependeu de um esforço hercúleo de alunos, professores e importantes personalidades, como por exemplos: Dr. Luiz de Borba Maranhão, Dr. Raimundo de Oliveira Borges, Professor e Reitor Antonio Martins Filho e o ex-Senador cratense e Ministro, Wilson Gonçalves, todos de saudosa memória e grandes amigos do meu avô, Pedro."






Carlos Cruz Dantas ( Advogado ) comenta:

DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS? Um político condenado por corrupção (JOSÉ GENUÍNO) poderá voltar para a Câmara Federal. Vergonha nacional. E os requisitos que a lei eleitoral exige para você chegar àquela douta casa, SERÁ QUE ENVOLVE CERTIDÃO CRIMINAL? Um pobre político de um partido pequeno conseguiria isto, ou é somente articulação do PT que implementa a ditadura branca ? Com a palavra, a sociedade.

 



Paulo Gilberto - Corretor de Imóveis comenta:

Os tempos passam, tudo muda, e a necessidade de nos adequarmos a novas realidades está cada dia mais presente. Falo, hoje, da que há de não mais ser aceito o transporte dos romeiros que se destinam a Juazeiro do Norte (CE) em caminhões "estilo" pau de arara. O aumento do volume de trânsito nas rodovias e o consequentemente maior risco de acidentes já não permitem que o assunto seja tratado com negligência, como no passado. E não venham os defensores desse tipo de transporte argumentar que se trata de questão cultural, que a tradição vem de muitos anos, etc. Com a palavra, as autoridades de trânsito.

Jackson Piancó comenta:

"PASSO TODOS OS DIAS NAQUELA LADEIRA DA PRESIDENTE KENNEDY E OBSERVO O QUANTO ESTÁ PERIGOSO TRAFEGAR POR ALI. OS CARROS ESTACIONAM NA LADEIRA ONDE TEM PLACA PROIBINDO. AS AUTORIDADES COMPETENTES OLHEM ESSA SITUAÇÃO, ANTES QUE ACONTEÇA ALGO DE RUIM."

Comentários postados no grupo Filhos e Amigos do Crato no Facebook.
Participe do nosso grupo, e envie seu comentário.

www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Ex-mulher diz que Dirceu paga por Lula


Prisão em Regime Fechado ?


A família do ex-ministro José Dirceu (Casal Civil) já se prepara para o pior: sua condenação em regime fechado por envolvimento com o mensalão. Enquanto o Supremo Tribunal Federal não decide a pena, parentes já planejam como serão as visitas na cadeia. A refeição da penitenciária é uma das preocupações, pois ele é reconhecido como um sujeito bom de garfo. "Meu medo é que ele se mate na prisão", chora Clara Becker, 71 anos, sua primeira mulher e mãe de seu filho mais velho, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR).

Casados por apenas quatro anos na época da ditadura militar, ela é amiga próxima do ex-marido há mais de três décadas e tem certeza de que "Dirceu não é ladrão". "Se ele fez algum pecado, foi pagar para vagabundo que não aceita mudar o País sem ganhar um dinheiro (...) Se ele pagou, foi pelos projetos do Lula, que mudou o Brasil em 12 anos", afirma, referindo-se ao pagamento a parlamentares da base aliada que receberam dinheiro para votar a favor de propostas do governo do ex-presidente Lula, segundo a denúncia do Ministério Público.

Para ela, militantes do PT como Dirceu e José Genoino, ex-presidente do partido, estão sendo sacrificados. "Eles estão pagando pelo Lula. Ou você acha que o Lula não sabia das coisas, se é que houve alguma coisa errada? Eles assumiram os compromissos e estão se sacrificando", indigna-se.

"Sabe, é muito sofrimento. Uma vez peguei meu filho chorando de preocupação com o pai. E minha neta, Camila, também sente muito." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Débora Bergamasco | Agência Estado
Foto: Revista Veja


O Crato em Fotos - 01/11/2012


Aí, galera...mais fotos do Crato para vocês!

Um comentarista e leitor do Blog do Crato, elogiando, chegou a dizer ontem que éramos uma espécie de "olhos do Crato", em relação às fotos aqui publicadas. Sempre frisamos que o principal papel do Blog do Crato é levar a boa  imagem da nossa cidade para o mundo há 7 anos ( Em Janeiro, iremos para o oitavo ano ). Evidentemente, aqui nem tudo são flores. Existe muita coisa FEIA e ERRADA no Crato, e vez por outra estamos a comentar esses assuntos, e postamos algumas fotos que ilustram essa triste realidade também. 

Por outro lado, como já dizia o grande Joãozinho trinta, "quem gosta de miséria é intelectual". Qualquer dia desses nós tiraremos somente para publicar o lado feio do Crato, o lado negro, que em nada ajuda ao nosso turismo, e que existe em qualquer cidade. Já estive em algumas das grandes cidades do mundo, e vi lixo, sujeira, vi coisas que em muito lembram as PIORES cidades do Ceará e do Brasil. Como um site que anseia semear o turismo, atrair pessoas, os sites das cidades do Rio de Janeiro, de Salvador, e de Nova York, não insistem em mostrar a podridão que existe em qualquer cidade. E nem nós. O Belo deve ser visto e divulgado. Agora, diga-se de passagem, que com isso não mascaramos de forma alguma a dura realidade que também existe. Todas as fotos apresentadas na seção "Fotos do Crato" são reais; São verdadeiras, só depende de para onde você deseja olhar; Cada um escolher: ver o lado BOM, ou ver o lado RUIM. Agora, lembrei-me de um provérbio Chinês que diz o seguinte: "É melhor contar as estrelas do Céu do que as pedras do caminho". Por isso, mostremos o MELHOR da nossa cidade. Façamos o melhor para enaltecer a nossa cidade. Façamos o turismo virtual pelo Crato que todos amamos.

Dihelson Mendonça


Acima: Fonte natural em Crato - Pachelly Jamacaru


Acima: Praça da Sé antes da reforma - Dihelson Mendonça


Acima: Café Crato ( saudades  - 2008 )


Acima: Calçadão do Crato ( 2009 )


Acima: R. Bárbara de Alencar ( 2007 )


Acima: Parque Municipal - Pachelly jamacaru ( Anos 80 )


Acima: Canal do Rio Grangeiro ( 2007 )


Acima: Ladeira da Av. Duque de Caxias ( 2010 )


Acima: Crato visto da Vilalta - Dihelson Mendonça ( 2006 )


Acima: Prédio na esquina da Mon. Esmeraldo com Ratisbona ( 2009 )

Fotos: Dihelson Mendonça e Pachely Jamacaru
www.blogdocrato.com - Mais de 50.000 fotos do Crato em arquivo.
Desde 2006 - Mostrando o Melhor do Crato na Internet

Lei aprovada vai tipificar crimes cibernéticos


O Senado aprovou nesta quarta-feira (31) projeto que tipifica os crimes cometidos na internet, conhecidos como cibernéticos. A legislação brasileira não prevê punições para esses crimes, que acabam enquadrados como outros delitos que não têm relação direta com a rede mundial de computadores.

Pelo projeto, passa a ser crime invadir dispositivos eletrônicos alheios que estejam ou não conectados à rede mundial de computadores com o objetivo de obter ou adulterar dados - como celulares, notebooks, desktops, tablets ou caixas eletrônicos. Os dispositivos não precisam estar conectados à internet no momento da invasão para que o crime seja configurado. Também será classificado como crime produzir, oferecer ou vender programas de computadores que permitam a invasão. A pena prevista é de três meses a um ano de prisão, além de multa. A pena deve ser ampliada de um sexto a um terço se, na invasão, houver prejuízo econômico à pessoa ofendida - como nos casos de invasões de contas bancárias ou clonagens de cartões de crédito. Também há pena maior para quem obtiver informações sigilosas ou violar comunicações eletrônicas privadas ou segredos comerciais, como senhas ou conteúdos de e-mails. Nesses casos, a pena pode ser fixada em seis meses a dois anos de detenção e multa.

Se as vítimas forem autoridades públicas, o projeto também prevê aumento nas penalidades. Outra mudança é a tipificação do crime de interrupção de serviço na internet ou telefônico, normalmente cometida por hackers. A pena estipulada no projeto é de um a três anos de detenção, além de multa. O projeto já foi aprovado na Câmara, mas volta para análise dos deputados porque sofreu mudanças no Senado durante a sua tramitação.

Relator do projeto, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) disse que a lei vai dar "respostas à sociedade" até que a Casa aprove mudanças definitivas no Código Penal brasileiro. "No novo código, nós poderemos mudar a dosimetria das penas e ampliar o escopo dos crimes", afirmou. O projeto que tipifica os crimes cibernéticos tramita há mais de 12 anos no Congresso. A discussão foi destravada em maio, depois do vazamento das fotos da atriz Carolina Dieckmann na internet. A análise do projeto ficou parada no Senado por mais de três meses porque um grupo de parlamentares defendia a aprovação das mudanças na legislação paralelamente à análise do Código Penal. Após pressão do governo, o texto acabou aprovado em votação simbólica (sem o registro individual dos votos de cada senador) na sessão de hoje num acordo firmado entre os líderes partidários do Senado.

Desburocratização

O Senado deu hoje o primeiro passo para aprovar projeto que obriga a Justiça a abater o tempo de pena cumprida temporariamente pelo preso em sua condenação definitiva. Aprovado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa, o texto altera o Código Penal ao determinar que o juiz considere na sentença condenatória o tempo cumprido em prisão temporária ou provisória. Na prática, isso já ocorre se o preso conseguir comprovar por meio de um advogado que já cumpriu de forma parcial, ou integralmente, a sua pena. De autoria do Ministério da Justiça, o projeto foi apresentado para tornar automática a contagem da pena cumprida temporariamente.

"Atualmente o réu aguarda o processo inteiro preso e, quando vem a condenação, muitas vezes ela é inferior ao tempo de pena que já cumpriu", disse o secretário de Assuntos Legislativos do ministério, Marivaldo Pereira. "Se o condenado já tiver cumprido a pena que lhe foi imposta, ele pode ser colocado imediatamente em liberdade", completou. O texto estabelece que, para que a pena cumprida seja descontada da aplicada pelo juiz na sentença de condenação, outro magistrado deve ser responsável pelo abatimento do tempo.

Relator do projeto, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse que a mudança vai desburocratizar a contagem das penas. "Quem tem dinheiro hoje para contratar um bom advogado resolve isso rapidamente, mas quem é menos favorecido demora muito até conseguir solucionar o problema", afirmou. Como tramita em regime de urgência, o projeto deve ser votado no plenário do Senado na semana que vem. Se aprovado, segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.

Folhapress


'Iremos fiscalizar cada centavo que estamos deixando', diz Luizianne sobre a nova gestão


"Iremos fiscalizar cada centavo que estamos deixando", enfatizou a prefeita Luizianne Lins, em reunião com os secretários das regionais nesta quarta-feira (31), no Paço Municipal. A declaração foi dada na ocasião em que a prefeita apresentava alguns números de obras licitadas que ficarão para a gestão de Roberto Claudio executar.

A prefeita fez balanço de todas as ações que já estão com dinheiro em caixa e deverão ser executadas pelo próximo prefeito FOTO: Levi de Freitas

A Prefeitura vai deixar R$ 204 milhões para as obras de requalificação da Avenida Beira Mar, R$ 80 milhões para a Praia da Futuro, R$ 10,4 milhões para o Morro Santa Terezinha, R$ 60 milhões para o Transfor I, R$ 372 milhões para o Transfor II, além de R$ 232 milhões para as obras de mobilidade urbana da Copa do Mundo de 2014.

Sem férias

Na reunião, ficou decidido também que os serviços públicos, tais como educação, saúde e transporte, serão mantidos e que ninguém tirará férias nesse período. A prefeita orientou que os secretários estejam atentos aos problemas dos respectivos locais de trabalho. O coordenador de projetos especiais da Prefeitura de Fortaleza, Geraldo Accioly, afirmou na ocasião que a Prefeitura já está preparando a cidade para a quadra chuvosa. "Nesse momento, todos os canais da cidade estão sendo limpos", garantiu. Ele também disse que Luizianne ainda não falou sobre a equipe de transição entre as gestões.

Portal Verdes Mares


Governo fecha parcerias para produção de 19 remédios e duas vacinas


Os ministérios da Saúde, da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior assinaram nesta quarta-feira [31] acordos para formalizar 20 novas parcerias de Desenvolvimento Produtivo que vão resultar na produção nacional de 19 remédios e duas vacinas.

As parcerias envolvem 29 laboratórios [12 públicos e 17 privados] e contemplam 11 classes terapêuticas de medicamentos, entre elas, contra asma, contra mal de Parkinson, doenças psiquiátricas, distúrbios hormonais, câncer, além de antirretrovirais e hemoderivados.  O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a produção de um medicamento considerado de última geração indicado para o tratamento da hemofilia A, o Fator 8 Recombinante. No decorrer dos próximos cinco anos, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia [Hemobrás] deverá passar a produzir o remédio, que será usado por cerca de 10 mil hemofílicos.

De acordo com a pasta, a maior parte dos remédios contemplados nas parcerias é importada pelo e ofertada no Sistema Único de Saúde [SUS]. No caso do medicamento contra câncer, Docetaxel, e das vacinas tetraviral e hepatite A, a previsão é que passem a estar disponíveis na rede pública a partir de 2013. “Isso significa uma economia de R$ 940 milhões por ano para o ministério. Esse esforço de economia e de combate ao desperdício permite incorporar novos medicamentos ao SUS. Saímos de 500 tipos de medicamentos ofertados em 2011 para mais de 800 em 2012”, disse Padilha. A pasta analisa ainda a possibilidade de incluir a vacina contra o vírus do papiloma humano [HPV] no SUS e pediu que laboratórios públicos e particulares apresentem, até 1º de dezembro, propostas de parceria para transferência de tecnologia.

Pelos acordos firmados hoje, os laboratórios estrangeiros se comprometem a transferir aos brasileiros tecnologia para a produção nacional dos remédios e vacinas, dentro de um prazo de cinco anos. Como contrapartida, o governo federal vai garantir exclusividade na compra desses produtos, pelo valores cotados no mercado mundial, durante o mesmo período. Com os 20 acordos, completam-se 55 parcerias de Desenvolvimento Produtivo em vigor no país que possibilitam a produção nacional de 47 medicamentos, cinco vacinas, um contraceptivo, um teste rápido e um acordo para pesquisa. Cada parceria é acompanhada e avaliada periodicamente, segundo o ministério. Caso seja comprovado o descumprimento de alguma etapa prevista no cronograma de execução, o acordo pode ser cancelado.

Em seguida, o ministério reabre o processo de análise e aprovação de parceria para a produção do mesmo medicamento. A estimativa é que as parcerias atuais resultem em uma economia anual aproximada de R$ 2,5 bilhões para os cofres públicos.
 
Agência Brasil

Governo do Estado lança 2ª etapa da campanha contra febre aftosa


O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrario [SDA] e da Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Ceará [Adagri], lançou nesta quarta-feira [31] a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa.

O evento aconteceu em Guaiuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, na Fazenda de Experimentação Agropecuária da Universidade Estadual do Ceará [Uece].  A meta nesta etapa é vacinar mais de 95% do rebanho, tendo-se em vista que na primeira etapa mais de 93% do rebanho foi vacinado, ou seja 2,5 milhões de animais de um total de 2,7 milhões foram vacinados. Apesar de o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento [Mapa] ter deixado a critério dos estados adiar a campanha, o Ceará optou por iniciar dentro do período previsto, pois se houvesse adiamento os animais poderiam estar mais fracos e não há previsão de chuva até lá.

“Nós decidimos começar agora porque temos que aproveitar o momento para vacinar os animais e atender as exigências do Mapa, se adiarmos corremos o risco de deixar os animais mais fracos”, afirmou o presidente da Adagri, Augusto Júnior. O reitor da Uece, Jackson Sampaio, informou que a estrutura do curso de Veterinária da Universidade para contribuir com a campanha. “A vacinação contra a febre aftosa tem uma importância econômica para o nosso estado, e assim precisamos desde já conscientizar os nossos alunos e a sociedade da importância desta campanha”, afirmou.

O secretário Nelson Martins ressaltou que o Governador Cid Gomes estruturou a Adagri, entendendo a importância da vacinação contra a febre aftosa, tanto no que diz respeito à contratação de novos servidores como na estruturação da Agência no interior do Estado: foram foram abertos em 2012, 15 novos escritórios atendendo às exigências do Mapa.  Para o secretário, a segunda etapa da Campanha em 2012 será histórica, pois vai confirmar até março de 2013, o Ceará como zona livre de aftosa com vacinação. “Os escritórios da Ematerce e da Adagri e as secretarias municipais de agricultura estão cientes do seu papel para o sucesso desta campanha, e os produtores também.

Não temos dúvida de que atingiremos a meta e que o Ceará será reconhecido como zona livre de aftosa com vacinação”, afirmou Nelson Martins. Vacinação A vacinação contra a febre aftosa segue até o dia 30 de novembro. Os produtores devem procurar as lojas veterinárias para comprar as doses da vacina para o rebalho e solicitar a nota fiscal. A dose da vacina continua com preço médio de R$ 1,50. A multa para quem não vacinar o rebanho ainda é de R$ 13,43 por cabeça. A declaração de vacinação deve ser feita nos escritórios da Ematerce e da Adagri.

FEBRE AFTOSA - A febre aftosa é uma doença contagiosa, causada por vírus de rápida multiplicação. O animal infectado apresenta feridas na boca, nos lábios,tetas e nos cascos. Os bichos também se afastam do rebanho, babam, não comem e não bebem água. O último caso registrado de febre aftosa em território cearense foi em 11 de abril de 1997, no município de Porteiras na região do Cariri.

* Com informações da Assessoria de Comunicação da SDA
Via Yuri Guedes


Crato recebe a 4ª Guerrilha do Ato Dramático Caririense


Um novembro cultural no Cariri cearense. O Teatro Rachel de Queiroz, localizado no município de Crato receberá, entre os dias 3 e 25 de novembro, cerca de 25 apresentações cênicas do Ceará e de Pernambuco. Em palco, as diversas manifestações do teatro, a dança e o circo presentes com produções regionais e promovendo o intercâmbio e formação de planteia. A Guerrilha do Ato Dramático Caririense, que chega à sua quarta edição, é uma realização da Sociedade Cariri das Artes, através da Cia. Cearense de Teatro Brincante, juntamente com companhias e grupos em atividade na região. É um movimento de afirmação da identidade cultural brasileira, a partir da exposição de espetáculos de artes cênicas produzidos e realizados no Cariri cearense.

4ª GUERRILHA DO ATO DRAMÁTICO CARIRIENSE
CRATO – CARIRI – CEARÁ – BRASIL
DE 3 A 25 DE NOVEMBRO DE 2012
TEATRO RACHEL DE QUEIROZ

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

Dia 03 [Sábado]
09h: CORTEJO DE ABERTURA [da Praça São Vicente à Praça Alexandre Arraes]
19h30: A COMÉDIA DA MALDIÇÃO [Cia. Cearense de Teatro Brincante, Crato-CE]

Dia 04 [Domingo]
19h30min: A DONZELA E O CANGACEIRO [Cia. Cearense de Teatro Brincante, Crato-CE]

Dia 05 [Segunda]
19h30: O BAILE DO MENINO DEUS [Comunidade Beneficente Zaíla Lavôr, Juazeiro do Norte-CE]

Dia 06 [Terça]
19h30min: RETALHOS DE MINHA TERRA [Grupo de Teatro Louco em Cena, Barbalha-CE]

Dia 07 [Quarta]
19h30: CABORÉ [Cia. Desabafo de Teatro, Juazeiro do Norte-CE]

Dia 08 [Quinta]
19h30: E... QUE SEJA DOCE [Grupo Peripécias de Teatro, Juazeiro do Norte-CE]

Dia 09 [Sexta]
19h30: GENI, RENDEZ-VOUS À SENSUALITÉ [Cia. Rendez-Vous de Teatro, Crato-CE]

Dia 10 [Sábado]
19h30min: CLOW MAGIC [Tio G e sua Trupe, Juazeiro do Norte-CE]

Dia 11 [Domingo]
19h30min: PIMPÃO, O PALHAÇO TRAPALHÃO [Cia. kanoistraveisdinovo de Teatro, Crato-CE]

Dia 12 [Segunda]
19h30min: FOLHAS SECAS [Cia. Curumins de Teatro, Farias Brito-CE]

Dia 13 [Terça]
19h30: A MEGERA DOMADA [Grupo Cícera de Experimentos Cênicos, Juazeiro do Norte-CE]

Dia 14 [Quarta]
19h30: DIWAN DE LORCA [Cia. Palmas de Teatro, Fortaleza-CE]

Dia 15 [Quinta]
19h30: EMBRIAGADA... EU QUERO DESABAFAR! [Cia. Teatral Moreira Campos, Fortaleza-CE]

Dia 16 [Sexta]
19h30: CALO DE SANGUE [Grupo de Teatro Loa, Fortaleza-CE]

Dia 17 [Sábado]
19h30: JESUS & JUDAS – TRAIÇÃO OU MISSÃO? [Centro Dramático Pajeú, Serra Talhada-PE]

Dia 18 [Domingo]
19h30: AS IRMÃS CASTANHOLAS [Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE]

Dia 19 [Segunda]
19h30: GISELLE [Academia de Artes e Ballet Carolina Rocha, Juazeiro do Norte-CE]

Dia 20 [Terça]
19h30: INTEMPÉRIES [Cia. de Dança Vid’Art, Crato-CE]

Dia 21 [Quarta]
19h30: UM CIDADÃO [Alisson Amâncio Cia. de Dança, Juazeiro do Norte-CE]

Dia 22 [Quinta]
19h30: RETRATOS DE MULHER [Dakini Cia. de Dança e Teatro, Juazeiro do Norte-CE]

Dia 23 [Sexta]
19h30: ESPERANDO COMADRE DAIANA [Cia. de Teatro Livremente, Juazeiro do Norte-CE]

Dia 24 [Sábado]
19h30: BRINCADEIRAS PERDIDAS [Enny Produções Artísticas, Crato-CE]

Dia 25 [Domingo]
19h30: TEU NOME [Circo do Sopé, Crato-CE]
21h00 Show de Encerramento LIFANCO & NAÇÃO BRINCANTE

Cacá Araújo

Chapada do Araripe revitaliza o abacaxi


O cultivo do fruto da família das bromélias resiste com mais vigor que a cultura de sequeiro na região.

Porteiras. Uma alternativa de cultivo adequada ao clima e solo da Chapada do Araripe tem obtido a adesão dos pequenos produtores rurais. O fruto do abacaxi, quase banido das plantações na serra nos anos 70, por conta da praga da fusariose, volta com força, por meio do Programa de Revitalização.

Há frutos que chegam a mais de três quilos, além do sabor adocicado, típico da região

O município de Porteiras abre um novo caminho para os agricultores que sobreviviam apenas do incipiente cultivo da mandioca, milho e feijão, nos tempos mais chuvosos. Pelo menos 16 produtores inauguram uma nova realidade e investem no cultivo orientado do fruto. Os resultados têm sido a boa lucratividade e a crescente adesão dos produtores. São mais de 200 hectares de cultivo na região, área liderada por Santana do Cariri, que chegou a ter a maior produção do Estado, décadas atrás.

Pioneiro

O gerente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Sérgio Linhares, atuou de forma pioneira na reintrodução do cultivo, na área marcada pela grande produtividade no passado. E a vantagem é que o fruto do Cariri possui maior qualidade. Em Porteiras, onde os produtores estão colhendo desde agosto, com período que se estende até o mês de janeiro, há frutos que chegam a mais de três quilos, além do sabor adocicado, o que caracteriza o fruto da Chapada. Em pouco mais de cinco anos, são 22 hectares de área plantada. Em Santana, são 180ha, mas o cultivo na localidade começou bem antes, no ano 2000. São mais de 200 hectares de cultivo na Chapada do Araripe, trazendo resultados positivos para os produtores, que aderem à modalidade fotos: Elizângela Santos

A oportunidade de cultivar o produto, que exige pouca água, com financiamentos por meio Programa Nacional de Fortalecimentos da Agricultura Familiar (Pronaf), através do Banco do Nordeste e Banco do Brasil, tem sido um incentivo a mais nesse processo, além do acompanhamento técnico. As primeiras mudas cultivadas em Porteiras foram adquiridas em Santana do Cariri. Os produtores visitaram às áreas de cultivo no município pioneiro para conhecer o que para eles hoje é uma nova realidade. Alguns desses já pensam em novos investimentos de mecanização e transporte.

Ampliação

Um dos maiores produtores de Porteiras é agricultor Cícero Antônio dos Santos, conhecido por Tita. Ele decidiu investir numa pequena área na localidade do Sítio Malhada Redonda. O pequeno plantio inicial foi o grande estímulo para abrir espaço, junto com o pai e o irmão, e ampliar a plantação, que chega a 6ha e 80 mil pés de abacaxi. Hoje, ele pensa em adquirir um veículo para a venda do fruto nos supermercados e na própria Central de Abastecimento do Cariri (Ceasa). "Antes cultivava a mandioca, mas não dava lucro e acabava acomodando", diz ele. O agricultor destaca até as vantagens econômicas que envolve uma técnica simples, sem necessitar realizar queimadas de área, além de contar com poucas pessoas trabalhando.

Produtores inauguraram uma nova realidade e investem no cultivo orientado do fruto. Os resultados têm sido a boa lucratividade

A venda ocorre para várias cidades da Região, a exemplo da própria Porteiras, Barbalha, Jardim, Crato, Juazeiro do Norte, entre outras cidades. "Não dá para quem quer. A gente vende dentro da roça", diz Cícero. Ano passado, durante a Festa do Abacaxi, realizada à sombra de um pequizeiro na própria área de cultivo, foram vendidos 1.200 frutos. O agricultor tem obtido lucro também com a venda de mudas. Em 2011, chegou a vender cerca de R$ 8 mil, facilitando o cultivo para outros pequenos produtores da cidade. O sucesso das primeiras experiências, segundo Sérgio Linhares, tem sido importante e chama a atenção da viabilidade do cultivo para os outros produtores. Ele acredita que, em poucos anos, a realidade da cidade possa mudar e o fruto passe a se reverter em importante fonte da economia local, chegando a ter um dos maiores cultivos da região. Outras cidades, conforme o gerente, despontam com grande potencial, como é o caso de Jardim, Barbalha, Caririaçu, Araripe e Missão Velha.

A gerente local da Ematerce, em Porteiras, Fátima Benício, afirma que dez produtores conheceram inicialmente as técnicas de cultivo de abacaxi em Santana do Cariri. Eles visitaram uma das áreas mais desenvolvidas em 2007. O incentivo para iniciar a nova cultura começou em seguida, mas alguns produtores tiveram dificuldade de se adaptar ao cultivo, por conta do solo, como foi o caso de José Roberto Araújo, do Sítio Malhada Redonda. Depois de duas tentativas fracassadas, conta atualmente com uma área de 2ha, com 30 mil pés e uma lucratividade líquida anual de R$ 21.500,00.



Uma experiência irrigada está sendo iniciada numa área de menos de 1ha. O cultivo acontece no Sítio Moreira, pelo agricultor Raimundo Cícero da Silva. A técnica da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da cidade, Edna Cleide da Silva, comemora a nova realidade de vida dos agricultores. O que no início dependeu de uma grande dificuldade, inclusive para que as pessoas acreditassem na viabilidade, hoje ganha mercado e desponta como um novo momento da agricultura da pequena cidade. Com o trabalho orientado, o controle da fusariose, doença que danifica a polpa do fruto, passa a ser feito com mudas sadias e a eliminação das plantas doentes. Com a técnica e os cuidados devidos, o cultivo do fruto da família das bromeliáceas resiste com mais vigor que a cultura de sequeiro na serra, dando sinal de uma nova realidade ao pequeno agricultor.

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora Oficial do Blog do Crato
 

Vamos todos torcer pela Cratense Ana Paula Nogueira - Vote no site da Record


É fácil, é só entrar no site, clicar e votar...

 http://entretenimento.r7.com/idolos-2012/video/ana-paula-nogueira-escolhe-cantar-um-forro-nordestino-de-dominguinhos-5090868292bb5a07b7011f04/ 

Essa Pernambucana nascida em Granito é verdadeiramente CRATENSE ( Aliás, tem honrado a nossa terra mais que muita gente ). Propomos que lhe seja entregue o título de cidadã Cratense pela Câmara Municipal, mais que merecido, por levar a boa imagem da nossa cidade para o mundo.

Matéria enviada por Eduardo Henrique Cunha no grupo Filhos e Amigos do Crato ( 1047 participantes ).

www.blogdocrato.com

OAB esteve presente à entrega do abaixo-assinado pela delegacia 24Hs - Wilson Bernardo


Cobertura Fotográfica



Acima: Reno Saraiva - Considerado por Ernani Brigido, como o mais brilhante da nova geração.




Fotos: Wilson Bernardo


Banco do Brasil facilitará compra de aparelhos para pessoas com deficiência


Aparelhos auditivos, órteses, próteses e elevadores adaptados para domicílios serão financiados pela linha BB Crédito Acessibilidade. Segundo informou hoje (31) o Banco do Brasil (BB), a inclusão desses produtos “tem por objetivo viabilizar de forma plena o acesso das pessoas com deficiência aos equipamentos e serviços de tecnologia assistiva”.

De acordo com o banco, a lista de bens financiáveis está de acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União, no último dia 25.

A linha BB Crédito Acessibilidade cobra taxa de juros de 0,57% ao mês para quem recebe até cinco salários mínimos ou 0,64% mensais para aqueles que têm renda de cinco a dez salários mínimos. O financiamento pode ser de até 100% do valor do bem ou serviço, com limite de R$ 30 mil por pessoa e prestações debitadas diretamente na conta corrente. O prazo é de quatro a 60 meses e a primeira prestação pode ser paga em até 59 dias.”
 
Agência Brasil

Governo quer manter dólar em R$ 2,00



BRASÍLIA - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, disse no início da tarde desta quarta-feira que o governo está empenhado para manter o câmbio brasileiro no patamar atual, de R$ 2.

- O que o Brasil fez desde maio do ano passado, pelo menos, é uma política cambial que os analistas estão chamando de 'flutuação suja'. O cambio é flutuante, mas o Banco Central tem agido e de forma correta, usando instrumentos de mercado, portanto, não há quebra de contrato. Tem agido no sentido de manter o patamar do câmbio brasileiro num estágio competitivo - afirmou, durante entrevista coletiva para comentar o balanço de um ano do Plano Brasil Maior. De acordo com ele, na reunião para discutir o Brasil Maior, o governo recebeu o pedido para que sejam estendidos após dezembro programas como o Reintegra - que devolve ao exportador de bens industrializados 3% da receita da exportação, nos moldes da restituição do Imposto de Renda - e o Programa de Sustentação do Investimento (PSI), do BNDES, com taxas de juros subsidiadas para a compra de máquinas, equipamentos e caminhões. Mas ele não disse se a equipe econômica atenderá ao pedido.

- Todos os pedidos foram registrados na ata da reunião. Tomamos conhecimento do pedido agora - afirmou.

No que diz respeito à guerra fiscal, ele reiterou que o governo está estudando uma proposta de reformulação da cobrança do ICMS com o objetivo de acabar com a competição desleal entre os estados. Ele disse, no entanto, que não deverá haver uma radicalização nas alterações.

- A consideração que foi feita pelos empresários, de que os incentivos concedidos de alguma forma têm de ser mantidos sob pena de processo de esvaziamento de setores industriais e estados, vai ser levada em conta, com certeza. O governo não pensa em fazer uma mudança tão radical que desorganize o sistema produtivo brasileiro tal qual ele é hoje - garantiu. De acordo com Pimentel, durante a reunião, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, voltou a afirmar que a previsão é de que a economia cresça 4% em 2013. Mantega tem falado em um avanço entre 4% e 4,5%.

- (Mantega) ressaltou o fato de que o Brasil está com perspectiva de crescimento de 4% para o ano que vem. Temos solidez fiscal suficiente para propormos essa meta de crescimento de 4% do PIB no ano que vem - disse Pimentel.

Com relação reclamações de que o Brasil está implementando práticas protecionistas, o ministro disse que essa é uma reação esperada dos países desenvolvidos, que enfrentam "enormes dificuldades em seus territórios e precisam desesperadamente desembarcar em mercados novos e afluentes, como é o brasileiro".

- Dizer que é protecionismo é desconhecer mais elementar das regras da OMC (Organização Mundial do Comércio). Processo antidumping é defesa comercial - disse sobre estratégias do governo para evitar práticas desleais de comércio exterior (o chamado Dumping), ao ressaltar que, sempre que necessário, o governo defenderá seu mercado de dessas práticas. Após a reunião, o ministro do Trabalho, Brizola Neto, também elogiou as ações debatidas pelo grupo:

- O Conselho apresentou as medidas abrangentes que o país tem tomado para responder à crise internacional. Ficou claro que, ao contrário do que alguns setores colocam, não foram apenas medidas pontuais, mas que passam por questões macroeconômicas e estruturantes. A redução dos juros, a diminuição das tarifas de energia e as desonerações para diversas áreas são alguns exemplos disso.

Agência Globo

O Crato em Fotos - 31/10-2012



Acima: Amanhecer na Chapada do Araripe


Acima: Chapada do Araripe


Acima: Rua Monsenhor Esmeraldo ( Crato )


Acima: Interior da Capela Sta. Tereza de Jesus ( Crato )



Acima: Pôr-do-sol na fazenda Centauro ( Crato )

O.B.S - As fotos foram tiradas ao longo de alguns meses de diferença.
Veja mais fotos do Crato no Blog do Crato - Há 7 Anos, o Crato na Internet - 24.000 artigos

Fotos: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com







Mais de 345 mil cearenses devem fazer prova do Enem nos dias 3 e 4


No Ceará, exame nacional é a 'porta de entrada' para a UFC. Prova vai ser aplicada no estado ao meio-dia. 


Na próximo de semana, 345.002 cearenses farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prova que dá acesso a universidades federais de todo o Brasil e outras escolas de nível superior. Em todo o Brasil, mais de 5 milhões de candidatos vão fazer o exame nacional. O horário da prova em todo o país é às 13h, horário de Brasília, ou seja, 12h no Ceará e demais estados que não aderiam ao Horário de Verão. As provas ocorrem nos dias 3 e 4 de novembro. Além de ter substituído o vestibular em muitas instituições brasileiras e se tornado um dos principais canais de acesso às federais por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), o Enem é imprescindível para os estudantes das instituições particulares que necessitam de bolsa de estudo ou financiamento, por meio do Prouni e do Fies. Sem ele, não é possível solicitar os benefícios junto ao governo federal.

As provas

O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio. O candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente. No dia 4 serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.

O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.
Faculdades que adotam Enem como vestibular
As notas do Enem são usadas para selecionar os candidatos para as vagas em universidades federais e outras instituições de ensino. As universidades podem usar o Enem como único método de seleção, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou fazer uma combinação entre as notas do Enem e seu vestibular próprio. Mais de 70 instituições vão usar, de alguma forma, as notas do Enem: UFAC, UFAL, Uncisal, UEAP, Unifap, Ufam, Uesb, Uesc, UFBA, UFRB, Uneb, Univasf-BA, UFC, Unifor, Unilab, UnB, Ufes, UFG, UFMA, UFMT, UFMS, UEMS, UFJF, UFSJ, UFTM, Ufop, UFMG, UFU, UFV, UFVJM, Unifal, Unifei, Ufopa, UFPA, UEPB, UFCG, UFPB, UFPR, UEL, UEPG, Unicentro-PR, Unila, UTFPR, UFPE, UFRPE, Univasf-PE, UFPE, Univasf-PI, UFF, UFRJ, Unirio, UFRRJ, UFRN, Uern, Ufersa, Furg, Uergs, UFCSPA, UFFS, UFPel, UFRGS, UFSM, Unipampa, UFRR, Unir, UFFS-SC, Uesc, UFABC, Unifesp, Unesp, UFScar, Unicamp, USCS, UFS, UFT.
Fonte: G1 - CE

Comissão Eleitoral se reúne para discutir procedimentos para o dia do pleito da OAB-CE


A Comissão Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará [OAB-CE] se reuniu, na última sexta-feira [26], na sede da entidade, para discutir todos os procedimentos do dia da eleição geral da Ordem.

Estiveram presentes os advogados que irão presidir as subseções do interior do Estado durante o pleito. Eles receberam orientações de como devem proceder no dia da eleição, material informativo sobre como transcorre a eleição da OAB-CE.

Além disso, o grupo foi informado sobre a existência de um link para comunicação direta com a Comissão Eleitoral.A Comissão Eleitoral é composta pelo advogado Aldemir Pessoa Júnior, como presidente; pelo advogado Francisco Alexandre Macedo Arrais, como vice; e pelos advogados Antônia Eliane de Araújo Pessoa, Thales Catunda de Castro e Carlos Roberto de Araújo Farias.O pleito da Secional Ceará acontece no próximo dia 19 de novembro, das 8h às 16h. Em Fortaleza, a eleição acontecerá no Centro de Eventos.

* Com informações do TJCE ( Yuri Guedes )

Consumo de álcool por adolescentes na cidade do Crato -Por Maria Otilia



Apesar da lei brasileira proibir a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos (Lei nº 9.294 – 15/07/1996), essa prática é muito comum entre os jovens – seja no ambiente domiciliar, em festividades, ou mesmo em ambientes públicos. Aqui na cidade do Crato estamos vivendo um grande problema. É comum nas festas realizadas pelos clubes (balneários), casas de shows, bares, etc., o descumprimento da Lei que proíbe a venda e  o consumo de bebidas alcóolicas por adolescentes. Somos sabedores que o grande número de violência entre jovens está ligado ao uso de álcool e outras substancias  tóxicas.
Constatamos também que durante os eventos realizados por estes estabelecimentos,  falta  fiscalização pelos órgãos competentes, principalmente CREAS e Conselho Tutelar.
Lendo a reportagem sobre a solicitação justa e necessária do funcionamento por 24 horas da Delegacia da Polícia Civil em Crato  , reivindicamos que seja efetivada  também a legislação pertinente ao uso de substancias lícitas e ilícitas, dentre elas o álcool, através de fiscalização e aplicação das penalidades cabíveis ao descumprimento da Lei 9.294/96.
Infelizmente a maioria dos os pais independente do poder aquisitivo já não tem mais autonomia sobre os filhos. Sentimos isto quando realizamos em nossas escolas, as reuniões de pais, ou quanto convocamos os mesmos para tomadas de decisões. 
Cabe, portanto, toda  sociedade cratense cobrar dos nossos representantes (executivo,legislativo e judiciário), políticas públicas de prevenção, segurança e punição em relação a toda esta problemática. Principalmente na vigilância dos nossos adolescentes que vivem em situação de risco. E que na maioria das vezes estão em nossa volta, em plena luz do dia, como os jovens que ficam nas praças, centro cultural da reffesa, parque de exposições, bebendo, fumando e ás vezes cometendo pequenos delitos.
Cobramos aqui também, do governo estadual, maior investimento em segurança pública, voltado para o aumento do quadro de efetivos bem como infraestrutura para o funcionamento eficaz da polícia militar. É lamentável, uma cidade do porte do município do Crato, deixar de diligenciar as ocorrências policiais por está com viaturas quebradas. Lembrando também  que outros órgãos de apoio a crianças e adolescentes de competência do poder municipal, deixam de atuar com eficácia por não ter a estrutura adequada ( profissionais habilitados, ambiente físico ,carros,etc).

 Lembre-se: Vender ou permitir o consumo de álcool por menores  não é legal. Mais que uma gíria é a LEI.

Cliente BLOG DO CRATO tem Prioridade - Lojas TOP MÓVEIS


Faça como TOP MÓVEIS - Anuncie no Blog do Crato !

O Blog do Crato tem prazer em fazer a publicidade da TOP MÓVEIS. No Coração de Juazeiro do Norte, uma grande loja - TOP MÓVEIS.

Img_1060

TOP MÓVEIS - Preço e Qualidade

Um grande sortimento de móveis finos a populares:

Img_1119

Na Top Móveis você encontra o melhor para a sua casa:

Image1

TOP MÓVEIS - BOM e BARATO PARA SUA CASA

Organização: Valdemir Correia Filho

Governo do Estado define data de inauguração do Hospital Regional Norte



A Região Norte do Estado vai começar o ano de 2013 com um equipamento de saúde do Governo do Estado.

Esperado para funcionar em 2012, o Hospital Regional Norte [HRN] será inaugurado no dia 17 de janeiro de 2013. A definição da data aconteceu nesta terça-feira [30], em Sobral, durante reunião entre o governador Cid Gomes e secretários e técnicos ligados à obra.

Durante a reunião, foram definidas questões sobre energia, água, infraestrutura, equipamentos, além de estrutura externa de acesso ao HRN. O Hospital será inaugurado em sua totalidade, mas o funcionamento pleno, a exemplo do que aconteceu com o Hospital Regional do Cariri, será feito por etapas.  Primeiramente serão realizados os procedimentos ambulatoriais, em seguida os exames mais elaborados, pequenos partos, cirurgias programadas e, em seguida, os serviços de emergência. A reunião teve as presenças do prefeito de Sobral, Veveu Arruda; os secretários Arialdo Pinho [Casa Civil], Arruda Bastos [Saúde] e o Superintendente do DAE, Quintino Vieira.

HOSPITAL - O HRN vai assistir a população de toda a macrorregião Norte, num total de 1,5 milhão de habitantes dos 55 municípios. Com 57 mil metros quadrados de área, será o maior hospital do Interior do Nordeste. Na estrutura de assistência, terá 382 leitos. Desse total, 199 exclusivamente para internação.

O número de leitos de UTI que a população da macrorregião Norte passará a ter com o novo hospital chega a 70, que somados aos 30 semi-intensivos da Unidade de Pediatria sobe para 100 leitos. No Hospital tem capacidade para realizar 60 cirurgias por dia e até 1.300 internações por mês. Foram investidos R$ 229.082.947,73, recursos do governo do Estado e de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento [BID] - Do total, R$ 169.653.521,73 em obras e R$ 59.435.000,00 na aquisição de equipamentos. Destaque para o aparelho de ressonância magnética. Com esse equipamento, mais uma região, além do Cariri, no Hospital Regional do Cariri, passa a ter acesso ao exame de ressonância na própria região onde mora. Antes dos novos hospitais regionais construídos pelo governo do Estado, a ressonância magnética, na rede pública, era feita apenas no Hospital Geral de Fortaleza, na Capital.

Os profissionais que trabalharão no HRN estão sendo convocado por meio de uma seleção pública. Do total de 1.641 vagas ofertadas, 697 são para profissionais de nível superior. Somente para médicos, são 342 vagas.
Governo do Estado - Casa Civil