O Blog do Crato apresenta hoje entrevista em 4 partes com o prefeito do Crato, Samuel Araripe, que fala sobre sua carreira política, projetos para 2012 e a postura política. Confira.
Expectativas para 2012 - Ano Eleitoral
Dihelson Mendonça: Prefeito Samuel Araripe, poderia citar alguns projetos e idéias que serão desenvolvidos para o ano de 2012 na sua administração?
Samuel Araripe: Muitos. Dentre eles, a valorização dos servidores publicos, a criação da secretaria de segurança do nosso município, obras de infraestrutura, o fortalecimento defenitivo da SAAEC; Hoje a SAAEC já não tem mais dívidas com fornecedores, então nós precisamos regularizar o passivo junto ao INSS. Eesse ano, Dihelson, vai ser muito voltado para o cumprimento da lei da responsabilidade fiscal. A prefeitura não vai entrar numa disputa política. Se eu já administrei sete anos com muito cuidado com o orçamento do municipio, esse ano eu vou redobrar a fiscalização perante as secretarias. Eu não vou deixar para o futuro prefeito aquilo que eu encontrei quando eu assumi, tinha uma dívida de cinco milhões e por conta disso eu perdi um ano organizando as finanças, então esse ano de 2012 que será meu ultimo ano à frente da prefeitura do Crato, eu vou administrar realmente com muito zelo, tendo o cuidado de observar o investimento de cada real que o poder publico tem, porque a lei de responsabilidade foi criada para isso mesmo, eu considero o maior avanço na gestão publica, a lei da responsabilidade fiscal, porque se o prefeito não cumprir, acontecerá o que tá se vendo todo dia ai, prefeito cassado, prefeito afastado.
Crítica às promessas sem fundamento dos Pré-Candidatos
O Brasil não tem mais espaço pra irresponsável, tem candidato aí a prefeito do Crato que eu estou arquivando todas as declarações, já tem pré-candidato dizendo que vai fazer coisa que é impossível fazer, e qual vai ser minha obrigação? Dizer o nome de quem mentiu e qual foi a mentira que ele já disse. Eu já tenho uma farta documentação. Aconteceu uma irresponsabilidade nessa semana; A SAAEC mandou pra câmara o reajuste da tarifa, e não foi aumento, foi reajuste como reajusta a energia, como reajusta o salário, como reajusta o preço de tudo no mundo; Um pré candidato, que por uma questão de ética, eu não vou dizer o nome dele, mandou uma nota no programa de Vicelmo dizendo que o partido dele era contra aquilo, e eu já arquivei, porque quando chegar na campanha, eu vou olhar pra ele num debate eu vou dizer: "Quer dizer que nos seus quatro anos se você ganhar, não vai dar nenhum reajuste na tarifa de água? Ai eu quero ver qual vai ser a resposta dele, e tem outra também, eu estou querendo participar desse debate por que eu vou olhar pra o candidato e vou dizer olhe você disse isso aqui no dia tal quer dizer que tú vai cumprir, né ?
Dihelson o Crato merece respeito! olhe, não dá pra você apresentar propostas inexequíveis não, você tem que ter a coragem de dizer isso mesmo trazendo desgaste politico é necessário para a saúde financeira do municipio,então meu amigo velho vai ser um grande ano, um debate rico,o caba tem que mostrar proposta por que se não mostrar... a campanha é pra isso mesmo, a campanha é pra mostrar a cara de cada candidato e não dá pra agir de forma irresponsável, teve outro aí que eu também arquivei, esse ele disse que um servidor do municipio ganha muito pouco e que o aumento tinha de ser de 30%, eu guardei também essa, sabe por que? Esse cara precisa estudar, tem uma lei federal que limita o que você pode gastar com folha de pagamento e essa lei diz que você só pode gastar até 53% e o Crato está no limite prudencial, ai o cara vai e diz um negócio desses, aí tem uma lei que proibia, aí quando ele assumir, eu trouxe a data base e trouxe de proposito, quando eu assumi a data base do servidor publico era setembro,outubro e novembro, fim do ano, e eu fui trazendo de acordo com o orçamento e agora é janeiro, então o candidato que ganhar aqui a prefeitura, ele já vai sentar em janeiro tendo que negociar com quatro mil servidores publicos, e se o candidato mentir eu vou lembrar que ele mentiu.
Olha, não dá mais pra você mentir, porque o povo Brasileiro cansou. É muito melhor você dizer "Não faço isso, por essas razões", também não pode dizer porque não faz sem explicar não, tem que dizer: "Não faço porque isso não é exequível", então, o Blog do Crato vai ter muita matéria, ano eleitoral, eu sempre digo que eleição deveria ser todo ano. Então, 2012 será um grande ano, haveremos de fazer uma campanha em alto nível, mostrando coisas sérias... vamos respeitar as pessoas, vamos ter dignidade, vamos ter em mente a responsabilidade de ser prefeito do Crato, uma cidade politizada, é uma responsabilidade imensa, então, eu vislumbro uma cmpanha de alto nível e vou contribuir para que isso aconteça.
Contas Aprovadas
Minhas contas são todas aprovadas sem nenhuma dificuldade, um relacionamento extraordinário com a população e com os servidores públicos de uma maneira muito especial. Eu não vou deixar para o futuro prefeito aquilo que eu não desejei pra mim. Só eu sei o quanto sofri quando assumi a prefeitura e me deparei com ameaça de corte de energia, corte de telefone, sem material de expediente, salários atrasados. O futuro prefeito assume lá, com a prefeitura completamente saneada e agradecer eternamente a generosidade do povo do Cratense. Coloquei meu nome em 5 eleições. Fui o mais votado em todas 5. A minha primeira eleição eu tive 10.700 votos para Dep. Federal, a minha última eu tive 30.000 - Todas as eleições crescendo. Porque o povo do Crato acreditou na proposta do grupo, não é minha proposta, é como eu te disse, é a proposta de uma equipe.
O Político é um cara Normal
"Eu ando em todo lugar com a maior tranquilidade, nunca andei aqui com negócio de seguranças de lado, entendeu ? porque eu vejo o político como uma pessoa normal. Eu acho engraçado quando um político chega num clube, por exemplo, e ele sai cumprimentando de mesa em mesa pessoas do Japão, da China, pessoa que ele não sabe quem é, mas ele acha que o político tem que fazer isso, tem nada, o político é um cara normal, ele é igual a um empresário, ele é igual a um comerciante, ele é igual ao cidadão comum, e quanto mais discreto, melhor. O povo quer aplaudir e ver é artista, é cantor, político o povo não quer ver não, o povo quer AÇÕES. "
Elogio ao Blog do Crato
Samuel Araripe: Eu gosto de ser entrevistado pelo Blog do Crato, porque é um blog imparcial, só não abre espaço para politicagem, mas se for coisa séria, se for coisa de interesse da sociedade, se for coisa que interesse ao povo do Crato, aí o Blog do Crato abre espaço para todo mundo. Eu, particularmente, tenho acompanhado isso aí durante todos esses anos, e só tenho a aplaudir todas as campanhas e todas as opiniões que o Blog do Crato ofereceu para a nossa cidade.
Futuro Político de Samuel Araripe
Dihelson: No plano pessoal, alguma ambição, algum projeto de se candidatar a algum cargo eletivo nos próximos anos ?
Samuel Araripe: Dihelson, a minha profissão, eu sou tabelião público. E no dia 2 de Janeiro de 2013 eu sou obrigado a comunicar ao tribunal de justiça o meu regresso à minha profissão. Então, em 2013 volto para a iniciativa privada. Volto a tomar conta dos meus negócios, e vou, naturalmente acompanhar a administração dos futuros gestores. Retornarei aos meus negócios, já estou ausente há 12 anos, e no futuro, eu ainda penso em disputar um mandato legislativo, mas isso vai depender de muitas coisas. Vai depender primeiro do povo do Crato. Se eu fizer uma pesquisa e se meu nome aparecer bem, eu não vou dizer que não tenho esse desejo, eu penso nisso, se eu fizer uma pesquisa e o povo do Crato entender que minha missão já foi cumprida, vou continuar na iniciativa privada. Eu aprendi fazer política com meu pai, e meu pai dizia que política não é feita pra gente ansiosa, se for ansioso, morre do coração. Então, não adianta, pois tudo a seu tempo, sempre pesquisando a opinião pública, de uma maneira muito tranquila, muito transparente.
A Responsabilidade com a Política
O Brasil está mudando e as pessoas de bem não podem se ausentar da política, porque se isso acontecer, as pessoas do mal tomam de conta. Então, tudo na nossa vida depende da política. Então, uma pessoa que está olhando ali diz: "O que será que Samuel disse ali naquela entrevista ?" Eu disse o que penso. Eu disse exatamente o que eu penso, o que eu acho, e voltando à aquela sua pergunta sobre o meu candidato, vou sempre consultar o nosso grupo, os meus aliados e tenho certeza que nós vamos apresentar um excelente nome para administrar o Crato pelos próximos 4 anos.
Transcrito por Rosi Rocha
BLOG DO CRATO - Há 7 Anos, o Crato na Internet
www.blogdocrato.com
No comments:
Post a Comment