Tuesday, December 27, 2011

BlogLIVROS - Complete a sua Coleção... O País dos Petralhas, O Chefe, Honoráveis Bandidos e a Privataria Tucana

Algumas sugestões para seus livros de cabeceira:


O PAÍS DOS PETRALHAS já é um dos três livros mais importantes para entender a miséria intelectual e política do país (os outros dois livros? O REACIONÁRIO, do Nelson Rodrigues, e O IMBECIL COLETIVO, do Olavo de Carvalho).

Cada um, à sua maneira, bate pesado no espírito de canalhice coletiva que entope as veias da democracia: as "estagiárias de pé sujo", o próprio "imbecil coletivo" e na sua nova versão o "petralha", são imagens construídas pelos autores que nos ajudam a perceber o monstro híbrido que tem apenas um nome: Totalitarismo.

Apenas um aparte; considero o livro do Olavo de Carvalho dos mais importantes da história do pensamento do país. O motivo? foi ele que derrubou o muro de Berlim intelectual que tanto fez para limitar as inteligências por estas bandas. Para o bem ou para o mal as forças que ele libertou fizeram com que o ar se renovasse.

Volto ao livro do Reinaldo. Este reúne artigos da Veja, do Globo e principalmente do seu blog, são textos que não devem surpreender o leitor habitual do autor, e sim, estão lá as características que fazem dele um dos grandes jornalistas atualmente em atividade: mordaz, contundente, com um apreço pela lógica raro nos pensadores atuais (quiça jornalistas!), e sim, com muito humor.

Mas a grande vantagem dos textos reunidos em um livro é a percepção da permanência.

Explico: os artigos publicados na internet sempre reverberam no instante, no momento da notícia, muitas vezes a reflexão, a leitura pausada, o pensar mesmo, cede ao impulso de "saber" mais, de engolir os acontecimentos e sequer digerir o que ocorreu ontem. O livro convida ao leitor uma pausa, uma ruminação (para os mais lerdos, como este que escreve, hehehe) do texto e das idéias que permite não apenas uma compreensão melhor dos acontecimentos, mas também a rememoração, o perceber que o que aconteceu ontem se faz presente nos ditames do amanhã (meio brega isso, não?) - Sim, estão lá os "petralhas", os "mensaleiros", relembramos que certa classe de intelectuais debateu o silêncio da categoria, aparecem os obamistas, mas também certos pesedebistas que, pela glória pessoal, entregam de mão beijada o poder! Mas agora temos o tempo que confirma as besteiras, temos a certeza que os desmandos que ocorreram apenas preparavam o terreno para mais e maiores totalitarismos (talvez sutis, mas ainda assim..).

Enfim, mesmo se já tenha lido todos os textos que lá estão, mesmo que nada seja assim tão novidade, acreditem, vale a pena acompanhar os mandos e desmandos da nomenklatura de forma mais reflexiva. (


O Chefe - O jornalista Ivo Patarra, de 47 anos, apresentou seu livro O Chefe para duas editoras. A obra foi recusada por ambas, e Patarra decidiu recorrer a um meio mais rápido e abrangente para divulgar o texto – a internet. Com isso, ele indica um caminho para escritores na mesma situação. O endereço do site criado pelo autor dá uma pista do tema de seu livro: www.escandalodomensalao.com.br. O Chefe é uma compilação detalhada dos escândalos que abalaram o governo Lula, desde que VEJA revelou o esquema de corrupção nos Correios, em maio de 2005, até o encerramento da CPI dos Bingos, em junho deste ano. São 403 dias de crise, segundo as contas do autor. O livro procura estabelecer uma cronologia desses eventos, e não traz novidades ou grandes revelações sobre a lama petista. Mas deixa sua posição muito clara: o chefe referido no título é, evidentemente, o presidente Lula. “Esse negócio de que ele não sabia de nada é balela. Lula é o grande beneficiário do esquema de compra de deputados”, opina Patarra. O autor admite que já votou no PT – e, embora nunca tenha se filiado a nenhum partido, no início dos anos 90 foi assessor de imprensa da prefeitura petista de Luiza Erundina. “Mas aquele era um governo autêntico. Cometeu muitos erros, mas por inexperiência, e não por falta de caráter”, diz Patarra.


Privataria Tucana - Esta obra é resultado das investigações do autor sobre a chamada 'Era das Privatizações', promovida pelo governo Fernando Henrique Cardoso. O livro busca trazer à tona os bastidores da política e do empresariado no Brasil à época, e os desvios de dinheiro público.



Honoráveis Bandidos - Palmério Dória, um dos jornalistas mais respeitados do País, conta pela primeira vez, num livro, toda a história secreta do surgimento, enriquecimento e tomada do poder regional pela família Sarney, no Maranhão, e o controle quase total, do Senado, pelo patriarca que virou presidente da República por acidente, transformou o Maranhão no quintal de sua casa e beneficiou amigos e parentes. Um livro arrasador, na mesma linha de Memórias das Trevas, que tinha o também senador Antonio Carlos Magalhães como personagem e vendeu mais de 80.000 exemplares quando lançado.

www.blogdocrato.com
Há 7 ANos, o Crato na Internet

No comments:

Post a Comment