Nota do Editor - Nosso grande amigo Antonio Viana, um dos mais respeitáveis e respeitados jornalistas do estado do Ceará, que comanda o site AVOL ( Antonio Viana OnLine ), com uma história de vida dedicada ao jornalismo, é quem nos traz essa belíssima crônica, que homenageia um dos grandes homens públicos da história do Crato, que na data de ontem completaria 88 anos de idade. Se Ossian Araripe não está mais conosco fisicamente, certamente que sua presença em espírito se fará sempre presente, quando os destinos da nossa cidade estão em jogo e o Crato se prepara para dar um grande salto em progresso e em desenvolvimento. Parabéns. Ossian Araripe!
Dihelson MendonçaA coluna lembra hoje uma das figuras mais queridas e importantes para o Crato e região caririense, da metade do último século para cá. Trata-se de Ossian Araripe (Doutor Ossian), como comumente era chamado e que nesta quinta-feira, 29, estaria completando 88 anos se ainda estivesse em nosso convívio. Nasceu em 29 de setembro de 1923 em Crato, filho de Cícero de Alencar Araripe e Gualterina Lacerda Alencar Araripe. Começou seus estudos no Crato, tendo a seguir vindo morar em Fortaleza, onde concluiu ginasial e científico (atualmente 1º e 2º graus) no Liceu do Ceará e formou-se em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito do Ceará. Em 1951, casou-se com Maria do Céu Vilar de Alencar Araripe, com quem teve seis filhos. São eles: Ossian Filho (médico), Samuel (advogado, atual prefeito do Crato), Ana Gualterina (economista), Lana (administradora de empresa), Péricles (advogado) e Ítalo (engenheiro eletricista). Ossian de Alencar Araripe, de tradicional família política do Crato, tem em seu currículo muitas conquistas. Foi Prefeito do Crato (1955-1959), deputado federal (1963 a 1987), perfazendo um total de seis mandatos consecutivos, além de presidente estadual da Aliança Renovadora Nacional-ARENA, em 1966. Amigo pessoal de Virgílio Távora (que aniversariava também no dia 29 de setembro), dona Luiza Távora e dona Maria do Céu quase sempre faziam festas conjuntas, em Brasília, para que recebessem cumprimentos dos amigos e bebericassem juntos. Enquanto Ossian gostava de uma cervejinha, VT não abria mão do seu bom uísque.
Crato deve a ele – Como Prefeito, foi responsável pelas obras de pavimentação do centro, bairros e distritos, aquisição da segunda adutora para a hidroelétrica da nascente, transferência da Expocrato para o atual Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, sancionou a lei oficializando o brasão, bandeira, hino e selo do município do Crato, além de reformas na Praça da Sé, Canal do Rio Granjeiro e Parque Municipal, construção de escolas, postos de saúde, estradas, eletrificação, nova rede de abastecimento d’água, asfaltamento do Aeroporto, dentre tantos outros melhoramentos que o tornaram muito conhecido e admirado entre os colegas prefeitos de todo o Estado. (Flagrante, Dr. Ossian, ao lado do colunista, do Juiz Federal Roberto Machado, estamos sentados e, do hoje desembargador Francisco José Martins Câmara, em momento de descontração).
Alencar/Araripe na História – Nos socorre o jornalista, escritor e historiador cratense Humberto Cabral, com informações preciosas sobre a participação das famílias Alencar e Araripe na história política do nosso Estado. Por exemplo: Bárbara de Alencar (heroína do Crato e mãe da República Brasileira), José Martiniano de Alencar (Presidente da Província do Ceará, por duas vezes, que proclamou a Independência e a República do Brasil, em 03 de Maio de 1817, na Revolução Pernambucana), Tristão Gonçalves de Alencar Araripe, líder, herói e mártir, da Confederação do Equador e Presidente Interino da Província do Ceará.
Mais Contemporaneidade – Outros ilustres integrantes dos Alencar/Araripe, que também se destacaram, dos anos 60 do século passado, até os dias atuais. Dentre outros, Antonio Alencar Araripe (foi deputado federal, benfeitor na área educacional), Jaime Alencar Araripe (que foi Juiz de Direito e Desembargador do nosso TJ), José Caminha de Alencar Araripe (jornalista e editor do Jornal O Povo por décadas, tendo sido ainda, vereador, presidente da Câmara e Prefeito de Fortaleza), Fabíola Alencar (primeira deputada estadual do Crato) José de Alencar Araripe (advogado e político), Bernardina Vilar de Alencar Costa (terceira mulher vereadora em Crato) e Samuel Vilar de Alencar Araripe, advogado e atual Prefeito do Crato, cumprindo seus segundo mandato.
Coincidências? – A história nos mostra uma ligação muito forte entre Ossian de Alencar Araripe e seu filho Samuel (atual Prefeito do Crato). Senão, vejamos: Samuel nasceu em março de 1954, no mesmo ano em que seu pai, Dr. Ossian, foi eleito Prefeito do Crato, na eleição de 3 de outubro daquele ano; em Março de 2004, Samuel completou 50 anos de nascimento. Em 03 de Outubro de 2004, Samuel foi eleito Prefeito do Crato, coincidindo com os 50 anos da eleição de seu pai (em 1954). Samuel tomou posse em janeiro de 2005, coincidindo com os 50 anos da posse de seu pai como Prefeito do Crato. Em outubro de 2008, Samuel foi o primeiro prefeito reeleito do Crato. Destaque-se ainda, que Samuel Araripe foi candidato a deputado federal, ficando na primeira suplência do partido (PSDB) e, não assumindo porque preferiu assumir a Prefeitura do Crato. Tudo faz crer que Samuel, após o atual mandato de Prefeito, assim como Ossian, buscará o Parlamento. Será deputado federal ou estadual. O histórico das famílias Alencar e Araripe ajuda.
Coluna de Antonio Viana - AVOL