Thursday, June 2, 2011

REGIME PROPRIO DE PREVIDENCIA SOCIAL EM CRATO DEMONSTRA EQUILIBRIO EM 5 MESES DE VIGENCIA


Há cinco meses que foi implantado no Crato o Regime Próprio de Previdência Social já arrecadou de seus segurados mais de dois milhões de reais. O dinheiro está depositado nas agencias locais do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, disponível exclusivo e unicamente para pagamento dos benefícios dos servidores com direito a aposentadoria ou pensão. No período já foram pagos em forma de benefícios 133 mil 183 reais e 25 centavos, sendo 102 mil 521 reais e 93 centavos em salário família, 20 mil 331 reais e 82 centavos de salário maternidade e 10 mil 329 reais e 50 centavos de auxilio doença. Nos 150 dias de vigência o sistema recebeu três pedidos de aposentadoria e a previsão é a de que até o final de 2011 cinqüenta servidores sejam aposentados pelo RPPS. A informação é do diretor financeiro do sistema, Kleber Marinho garantindo o equilíbrio autorial e financeiro do regime.

O diretor presidente do Regime Próprio de Previdência Social do Crato, Jesus Rogério de Holanda explicou que para se aposentar pelo RPPS o servidor, primeiramente precisa ser concursado pelo município, ter 60 anos de idade e 35 anos de contribuição e ainda possuir 10 anos de efetivo e 5 anos no cargo em que se dará a aposentadoria. Já a servidora precisará apenas ter 55 anos de idade, 30 anos de contribuição, 10 anos no serviço publico e 5 anos no cargo a ser aposentada. As mesmas regras apresentam diferenciações aos que exercem o magistério, disse ele. O professor precisa ter 55 anos de idade e 30 anos de contribuição. A professora 50 anos de idade e apenas 25 anos de exercício da profissão. Ambos os sexos devem ter 10 anos de efetivo e 5 anos no cargo. O diretor destacou ainda as regras para aposentadoria voluntária por idade de 65 anos em que o servidor terá os proventos proporcionais ao tempo de contribuição. Já para a servidora as mesmas regras, porem com 60 anos de idade.

George Wayne, diretor de benefícios do RPPS disse que o sistema abrange inúmeras regras para diversos tipos de benefícios e é aconselhável o servidor ir até a PREVICRATO ou agendar por telefone uma visita de um consultor a sua residência. Informou que o RPPS foi criado para facilitar a vida do servidor e que esse não deixe se levar por informações inverídicas com o intuito de atrapalhar o funcionamento do sistema. Quem quiser informações deve ligar para 2101 5656 ou comparecer a agencia localizada no prédio 346 da Rua José Carvalho, vizinho a farmácia popular ou ainda acessar os e-mails previcratojesus@hotmail.com – previcratogeorge@hotmail.com e previcratokleber@hotmail.com.

Por: Wilson Rodrigues - Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe Internet

No comments:

Post a Comment