A produção do coco verde no Cariri cearense é muito abaixo da média de outras regiões do Nordeste de igual potencial hídrico. No Crato, segundo Elcileide Mendonça, gerente do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará EMATERCE, o plantio não chega a 10 hectares. Em Juazeiro o plantio é praticamente inexistente e em Barbalha, a senhora Maria Benigna Pinheiro Calou é proprietária de 5 mil pés em 15 hectares. A produção é vendida na região ao preço de 0,30 a unidade. Ela explicou que o negocio não compensa porque, alem dos custos de cultivo serem altos, o produto não tem preço e ainda concorre com os grandes produtores de outros Estados.Ainda em Barbalha, o engenheiro Fernando Sampaio tem mil pés de coco em 3 hectares no Sitio Estrela e contou que o maior problema é o preço alto da energia irrigante. Ele disse que precisa de 150 litros/dia de água em cada pé de coco o que daria uma despesa de 800 reais/mês, aproximadamente para manter o plantio suficientemente irrigado. O produtor explicou também que faltam política de preço na região e incentivo do poder publico.
O brasileiro bebe em torno de 0,9 a 1,2 litro de água de coco por ano, diante de uma produção de dois litros por pessoa, o que está muito acima da realidade de consumo e tem provocado uma super oferta no mercado. Este baixo índice de consumo IN NATURA pela população tem sido responsável pela queda de produção e um desestímulo ao produtor caririense, embora o preço da em bares e churrascarias da região varia entre hum real a hum real e 20 centavo a unidade. Noventa por cento do coco verde consumido no Cariri vem dos municípios paraibanos de Sousa, Lucena, Santa Rita, Pitimbu, Aparecida, Cabaceiras e Conde.
A água de coco é usada como diurético por ter alto conteúdo em sais minerais; Excelente remédio para diarréias e cólera. Por ser estéril, pode ser ingerida em casos de emergência para hidratação parenteral. A água de coco com farinha de arroz, feito cataplasma, serve para curar feridas ou furúnculos ( cabeça de prego ). A raiz do coqueiro é utilizada para baixar a febre, acabar com a desinteira e em casos de aumento do fluxo menstrual.
É muito melhor tomar água de coco do que refrigerantes. É rica em proteínas, gorduras, calorias, carboidratos, vitaminas A, B1, B2 e C, potássio e magnésio. A água de coco é considerada alimento saudável, nutritivo e saboroso.
Por: Wilson Rodrigues - Repórter - Colaborador
Blog do Crato e Chapada do Araripe Internet
No comments:
Post a Comment