Saturday, December 4, 2010

HORA DE PLANTAR - 28 mil produtores serão beneficiados no Cariri - Reportagem:Antonio Vicelmo


Agricultor recebe sementes, do projeto Hora de Plantar, das mãos do coordenador da agricultura familiar da SDA, Itamar Lemos, durante solenidade em Barbalha - FOTOS: ANTÔNIO VICELMO - Hora de Plantar, projeto lançado ontem em Barbalha, beneficiará pequenos produtores cearenses com sementes.

Barbalha. Com a entrega de seis pacotes de sementes, com 15 quilos cada, a três agricultores dos Municípios de Barbalha, Jardim e Missão Velha, foi lançado, ontem, no Cariri, o projeto Hora de Plantar, que consiste na distribuição de sementes selecionadas com os pequenos produtores do Ceará.

No Cariri, por exemplo, serão beneficiados 28.610 agricultores que receberão as sementes por um preço simbólico, 80% menor do que o preço de mercado. Na mesma oportunidade, os gerentes dos bancos do Nordeste e do Brasil assinaram créditos de custeios para o plantio e o cultivo das sementes.

A solenidade de lançamento do programa ocorreu no Parque de Eventos, em Barbalha, com a presença de 300 agricultores de 28 Municípios do Cariri que foram mobilizados pelos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), com o apoio das prefeituras municipais e sindicatos rurais. Marcada para as 9 horas, a solenidade só começou duas horas depois.

Antes da solenidade apareceu um redemoinho (ventos em espiral formados pela convecção do ar, em dias quentes, sem ventos e de muito sol) que, segundo os agricultores, é sinal de bom inverno. O pequeno produtor Francisco Luiz da Silva disse que "quando o vento roda da direita para a esquerda é sinal de chuva nestes 15 dias". Foi com esta esperança que os agricultores receberam as sementes. O pequeno produtor Valdemar Francisco de Souza garantiu que o inverno começa no mês de dezembro. Para a agricultora Adelita Linda dos Santos, do Sítio Barro Vermelho, no Município de Barbalha, a entrega das sementes é tão importante quanto o inverno. "A gente tendo a semente dentro de casa está garantido o plantio. A chuva, Deus manda na hora certa", acredita.

Investimento

Somente no Cariri, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA) distribuirá mais de 920 toneladas de sementes, das culturas de feijão (68.150kg), milho (33.650kg de variedade e 1.077.940kg do tipo híbrido), arroz sequeiro (28.600 kg), algodão (280kg), mamona (6.130kg), gergelim (260kg), girassol (920kg) e amendoim (55.340kg). Também serão entregues 1.572 metros cúbicos de maniva de mandioca, 900 toneladas de colmos sementes de cana-de-açúcar, 46.905 mudas de cajueiro anão. Ao todo, serão 28.610 agricultores de base familiar beneficiados com um investimento total de R$ 3.393 milhões. O presidente do Sindicato dos Trabalhares Rurais de Barbalha, Francisco Sérgio, também comemora a chegada das sementes, no entanto, adverte que o programa não atende nem a metade dos agricultores da região. Alguns trabalhadores plantam grãos - que servem para alimentação -, porque não têm acesso ao programa.

O presidente da Associação dos Produtores de Sementes, Bekman Viana, lembra que as sementes e mudas do "Hora de Plantar" são de elevado potencial genético. É a melhor semente do Brasil, afirma. "A semente produzida aqui tem 94,7% de potencial de germinação, enquanto a semente de Minas, de onde produtores daqui compravam, tem germinação de 84%. Temos potencial pela altitude, pelo solo e pelo fator clima. Além disso, a confiança no produto está aumentando", coloca.

Distribuição

Depois da entrega simbólica, cerca de 20 caminhões carregados de sementes foram deslocados para as 28 cidades do Cariri, onde ocorrerá a distribuição das sementes, sob a orientação da Ematerce. O gerente regional, Adonias Sobreira, diz que o plantio só deve ser feito quando o inverno começar, mesmo com indicativos da natureza e a esperança dos agricultores. Os técnicos do Estado anunciarão o momento certo para o plantio.

Por: Antonio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

No comments:

Post a Comment