NE - A linguagem dos Blogs é completamente diferente da linguagem jornalística. A internet exige uma velocidade que se compatibiliza ao mundo moderno. Muitas vezes é preciso mostrar os fatos de forma bastante clara, sem arrodeios, sem muitas introduções, prefácios ou epílogos. Assim é que eu há muito tempo, tenho renunciado às crônicas morosas, pois um Blog é algo rápido, quase como o Twitter, em que na primeira frase, o leitor sabe logo do que trata o assunto. Um exemplo disso é a adaptação que faço às vezes em matérias de teor jornalístico para se adaptarem à leitura rápida dos Blogs. É um novo tempo, uma nova tecnologia, que exige uma nova linguagem. Talvez isso tenha garantido o enorme sucesso do Blog do Crato, como diz o nosso prefeito: "Eu gosto de ler o Blog do Crato, porque o Dihelson escreve de forma clara, que todo mundo entende logo, e sem arrodeios". Dito isto, trago esse excelente artigo, escrito pelo Radialista Antonio Vicelmo, com algumas pequenas adaptações para a internet:
AGRICULTURA SEM AGROTÓXICO - Orgânicos conquistam Cariri - O Produtor José Góes transformou um pedaço de terra, no Sítio Bebida Nova, no sopé da Serra do Araripe, num verdadeiro pomar. Ali, ele mistura sombra, sol, frutas e verduras. Juvenal matos escolhe os melhores grãos e armazena em garrafas pet para o período chuvoso do próximo ano. A população dos Municípios do Cariri estão consumindo, cada vez mais, produtos que não contêm agrotóxicos
Crato. Produtos agrícolas cultivados sem defensivos químicos vem ganhando o mercado regional. No Cariri, funcionam duas feiras semanais, no Crato e Juazeiro do Norte, na sexta-feira, com grande procura. O Distrito de Ponta da Serra, a 20 quilômetros do Crato, promoveu sua feira de orgânicos recentemente. A preocupação com a saúde tem sido o principal motivo do crescente aumento do número de pessoas que buscam uma alimentação saudável, sem qualquer resquício de agrotóxicos.
Esta alternativa alimentar vem sendo incentivada pela Associação Cristã de Base (ACB), que organiza estas feiras, com o objetivo de fornecer o suporte técnico e instruir os agricultores. "Além disso, a feira proporciona a disseminação das práticas agroecológicas e os benefícios de consumir produtos livres de agroquímicos", destaca o agrônomo Jorge Pinto, atual presidente da ACB do Crato, acrescentando que, com isso, cria-se uma consciência social do que é ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo.
Jorge lembra que estes alimentos provêm de sistemas agrícolas baseados em processos naturais, que não agridem a natureza e mantêm a vida do solo intacta. É uma agricultura sustentável que nutre o solo, alimentado-o naturalmente.
Técnicas
As técnicas usadas para se obter o produto orgânico incluem emprego de compostagem, da adubação verde, do manejo orgânico do solo e da diversidade de culturas, que garantem a mais alta qualidade biológica dos alimentos. A comercialização vem sendo trabalhada junto à Feira Semanal de Produtos Orgânicos, cuja produção é orientada dentro do sistema agroflorestal, contando com 25 feirantes (homens e mulheres) que vendem seus produtos, gerando uma relação nova entre os produtores e os consumidores.
Estes feirantes são selecionados, cadastrados e acompanhados para garantir a qualidade dos produtos. A experiência, de acordo com a técnica da ACB, Maria do Socorro Silva, tem demonstrado um aprendizado fantástico, satisfazendo os consumidores e, ainda, aumentando a renda familiar dos agricultores e levantando a autoestima das famílias envolvidas.
A agricultura orgânica, segundo Socorro, é o modo verdadeiramente científico e respeitoso de produzir alimentos saudáveis e assegurar a integridade do meio ambiente. Mais do que isso, está despontando como uma alternativa econômica de agregação de renda para os pequenos produtores.
MAIS INFORMAÇÕES
Associação Cristã de Base (ACB)
Rua Cariri, número 61 B
Centro, Município do Crato - CE
Telefone: (88) 3521.3005
Antonio Vicelmo
Repórter do Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato
No comments:
Post a Comment