Tuesday, February 2, 2010

Esclarecendo um Equívoco - Primeira Dama Mônica Araripe fala sobre a Cultura no Crato - Reportagem: Dihelson Mendonça


Esclarecendo um Equívoco!

Cada vez mais me surpreendo com o alcance do Blog do Crato e as repercussões do que é escrito aqui para toda a sociedade, nas mínimas coisas. Estamos com cerca de 40.000 visitantes ao mês. Um recorde de audiência, e sempre gosto de frisar aos nossos escritores o cuidado redobrado que devemos ter ao lidar com certas informações divulgadas. Antes, não tínhamos este problema, mas a grande audiência de 5 anos, nos traz grandes responsabilidades. Redigir hoje aqui, é como andar pisando em ovos, pois todos os dias enfrentamos uma dura batalha com os e-mails que nos chegam. Chegam-nos mensagens de pessoas que lêm o Blog do Crato nos Estados Unidos, França, Espanha, Japão, Alemanha, Itália, Portugal, e até na Índia.

Na semana passada, o nosso repórter Wilson Bernardo frequentou uma reunião da Cultura e postou aqui uma cobertura fotográfica realizada no auditório da RFFSA, em Crato, onde apareciam apenas 4 pessoas nas suas fotos, e ao lado dessas fotos, um texto explicativo da pauta em questão, de que ali se definiam calendários e ações para o ano de 2010.

Baseado nessa reportagem, eu mesmo ( Dihelson mendonça ), levantei um QUESTIONAMENTO, apenas uma pergunta, que provocou toda uma celeuma na cidade e no Estado do Ceará em torno do assunto "Cultura" no município, e o questionamento, ao invés de nos levar a pontos positivos e criativos, descambou para uma situação totalmente negativa e indesejada, quando percebo hoje, que aquilo que escrevi tem sido DETURPADO por certas pessoas inescrupulosas de vários lugares, que pretendem denegrir o excelente trabalho ( que frisei até na própria matéria ) da Secretária de Cultura Danielle Esmeraldo, que muito tem feito pelo Crato, e por outras pessoas ligadas a ela. É uma pena que tais pessoas se apropriem de partes do que eu escrevi para tentar fazer politicagem contra a atual administração da qual eu sou um ferrenho defensor por entender que essa é seguramente a melhor administração que o Crato já teve em vários aspectos.

A bem da verdade, se observarmos, antes da administração Samuel Araripe, nem Secretaria de Cultura existia do Crato. Foi com a atual gestão que apareceram diversos mecanismos culturais que antes não sonhavam existir no nosso município, como o Complexo Cultural do Araripe, o Teatro Municipal Salviano Saraiva, e o apoio INCONDICIONAL à Cultura dado pelo Prefeito Samuel aos artistas locais, que antes, não tinham formas de se expressarem. Nisto, todos os que amam o Crato e a verdade, hão de reconhecer os imensos esforços realizados nos últimos 5 anos nesse sentido. E aqui coloco bastante ênfase nessa afirmação porque é uma constatação inegável que somente nessa administração, o Crato saiu da idade do esquecimento em que vivia em épocas anteriores. Não é uma administração perfeita ainda, como nada é perfeito. Mas é o melhor que se pode atingir dentro daquilo que se faz.

A despeito do meu questionamento numa postagem anterior se naquelas fotos da reunião mostrada pelo repórter Wilson ali se estaria discutindo o futuro e a agenda do Crato para 2010 sem consultar os artistas, posteriormente descobri tratar-se de um grande equívoco gerado pela desinformação que me chegou.

Estive conversando fartamente no fim-de-semana com um dos Mestres da Cultura, CACÁ ARAÚJO, que esteve na reunião, e que me exclareceu a verdade, pois ele mesmo é integrante do conselho, desmanchando qualquer equívoco que pudesse estar havendo. Cacá nos repassou que aquela reunião era do Conselho, daqueles que são os representantes diretos da classe artística do município, e foram escolhidos exatamente para estarem lá representando a classe. Portanto, ninguém estaria excluindo artistas das reuniões, uma vez que foram os próprios artistas que os escolheram para representar.

E para dar fim a qualquer especulação ainda reinante sobre este assunto, resolvi colher uma entrevista com a primeira-dama do Crato, Mônica Araripe que assim falou à nossa reportagem:

Blog do Crato: Estamos aqui com a Primeira Dama, Mônica Araripe, e gostaríamos de falar um pouco sobre o modelo adotado pela atual gestão e sobre as reuniões realizadas para essas discussões:

Mônica Araripe: Dihelson, em primeiro lugar, eu quero fazer aqui um esclarecimento público, de que na nossa administração, ninguém se reúne a portas fechadas para discutir a cultura, como foi questionado na sua matéria. Pelo contrário, como você já deve ter percebido, na administração atual, o maior princípio é o da transparência. Transparência nos atos, transparência nas prestações de contas, transparência com os munícipes. Então, jamais teria sentido que nós, que somos os grandes defensores de uma administração transparente, pudéssemos nos reunir sem o apoio dos artistas para elaborar qualquer projeto sem o apoio deles.

Blog do Crato: Mônica, eu também quero deixar claro que aquela matéria que escrevi representa apenas um questionamento, uma busca para entender, e não uma afirmação, do que tenha sido aquela reunião, baseado numa postagem do repórter Wilson Bernardo que mostrou apenas 4 pessoas na sala, e ele foi quem mostrou a pauta da reunião.

Mônica Araripe: Pois é. Veja que o próprio Wilson Bernardo foi convidado para a reunião, além de outras pessoas. E outras reuniões já foram feitas no ano passado ( 2009 ) com a classe artística para discutir não só essa, mas inúmeras outras questões. Como sabemos, a secretária Danielle Esmeraldo tem tido um carinho todo especial sobre as questões da sua pasta

Blog do Crato: Indiscutivelmente. Inclusive, eu sempre fui um dos maiores defensores do trabalho da Danielle Esmeraldo frente à Secretaria de Cultura, e reconheço os enormes esforços ( ressaltados aqui no Blog do Crato através de inúmeras reportagens que já fiz sobre ela ), que é uma pessoa com uma boa vontade extraordinária para gerir os assuntos culturais do município. Basta ver, por exemplo, o carinho e a dedicação com que ela realiza o Festival da Canção, uma tarefa árdua que outros tentaram e não conseguiram, além de diversos outros eventos. Isso é indiscutível. O que eu cobro e cobrei sempre da secretária, foi um melhor planejamento para a ExpoCrato e um Calendário anual mês a mês de eventos para a cidade.

Mônica Araripe: Isso também está sendo discutido. Você é prova de que há alguns anos eu tenho falado contigo que eu gostaria muito de poder contribuir para que nós tivéssemos um espaço próprio na ExpoCrato, quem sabe unirmos forças nesse sentido...

Blog do Crato: Estive neste fim-de-semana conversando com o mestre da cultura Cacá Araújo, que realizou um projeto brilhante recentemente chamado Guerrilhas, que ocorreu paralelo à mostra SESC, e ele me falou também da necessidade de pensarmos sobre os projetos para a ExpoCrato, mas disse que infelizmente o município tem pouco espaço ali, pois a expocrato é gerenciada pelo governo do Estado e os shows são terceirizados.

Mônica Araripe: Exatamente. Mas embora tenhamos pouco espaço, estamos lutando para garantir que os nossos artistas tenham também o seu espaço lá.

Blog do Crato: O Cacá Araújo me falou que se poderia fazer até um evento paralelo à expocrato, a exemplo das guerrilhas

Mônica Araripe: Há diversas opções a serem consideradas ainda. E é pra isto que estão sendo feitas essas reuniões do conselho, para que se discutam os melhores meios para se atingir certas metas. Daí que é preciso conversar e discutir propostas, mas sempre quero deixar claro que os artistas têm sua participação nestas decisões, a exemplo da reunião com os artistas realizado no teatro Salviano Saraiva no ano passado. É preciso que se entenda que tudo é feito visando a eficiência, e a participação pública, até porque tudo o que fazemos é sempre dentro de uma transparência que tem sido marca dessa administração.

Blog do Crato: Eu creio então, minha cara Mônica Araripe, diante dos esclarecimentos que você gentilmente nos trouxe, e que eu até pedi que alguém da Secretaria se pronunciasse a respeito, que a especulação gerada em torno da reunião, não passou de um grande equívoco e uma desinformação. Volto a afirmar que postamos a matéria no Blog do Crato baseado no que o repórter Wilson Bernardo nos trouxe apenas, com texto e fotografias, e que eu mesmo não estive pessoalmente no local, nem recebemos qualquer convite para isto. Mas é bom que essas coisas fiquem devidamente esclarecidas a fim de se evitar que pessoas por pura maldade e mais desinformação se aproveitem do fato para tentar gerar especulação e fazer politicagem.

Mônica Araripe: Eu agradeço bastante a você, Dihelson, por divulgar sempre no seu Blog as informações de forma democrática, dando espaços a todas as correntes de pensamento. Democracia se faz assim. E mesmo quando há uma desinformação ou um equívoco como o que aconteceu sobre essa reunião que era do Conselho, mas posteriormente será levado aos artistas, colhemos sempre algo de positivo, e que constrói. Porque na verdade, volto a insistir, esta administração é muito séria, e visa o bem-estar de todos os Cratenses. E os artistas podem ter certeza, de que nós não tratamos de cultura para meia dúzia de pessoas. Sempre trabalhamos pensando no conjunto, na classe artística. Talvez fosse interessante você entrevistar a propria Danielle Esmeraldo a fim de que ela lhe revele os grandes projetos que temos neste ano para a nossa cidade

Blog do Crato: Estava aqui exatamente planejando uma entrevista com a nossa secretária de Cultura Danielle Esmeraldo para que ela nos fale um pouco sobre esses projetos para o Crato em 2010. E o Blog aproveita para agradecer a sua presença aqui, como primeira-Dama e como uma pessoa que historicamente muito tem ajudado na reconstrução da nossa cidade. Sem falar ainda que você prova a transparência que defende, ao ser membro do nosso Blog e defender as bandeiras que historicamente tem levantado.

Conclusão

Eu creio que com essa entrevista, e com um comentário que recebi posteriormente do repórter Wilson Bernardo ( que fez as fotos da reunião ), conseguimos desmanchar o grande equívoco e a especulação gerada em torno da mesma. Assim escreveu em comentário Wilson, quando eu questionei sobre a falta dos artistas na reunião:

"O nome já diz tudo: CONSELHO. E conselho este escolhido pela classe artistica do Municipio, o calendario é anual e foi amplamente descutido, acho que há um pequeno equivoco...eu mesmo sou testemunha de convocações de artistas, mas esta reunião era exclusiva do CONSELHO, a liberdade das palavras, DISCUTE, MUTIPLICIDADE, AGENDA foram opiniões minhas e não do conselho." - Wilson Bernardo

Sendo assim, dou por encerradas as especulações de uma reunião simples, administrativa, que era apenas do Conselho, e que outras seguirão e deverão contemplar a participação de todos, a exemplo de outras que já aconteceram.

Reportagem: Dihelson Mendonça

No comments:

Post a Comment