Tuesday, May 29, 2012

Sistema de Atendimento Móvel de Urgência tem previsão de implantação para julho em Crato


O Cariri fechou com o Ministério da Saúde o convênio para a implantação, em alguns municípios da região, do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O Governo do Crato por meio da Secretaria Municipal de Saúde informa que a previsão do projeto se instalar no município é até o mês de julho próximo com a aquisição de ambulâncias e equipamentos. O SAMU é um programa tripartite, ou seja, a sua funcionalidade depende de parceria do Município com o Estado e a União e foi criado com o objetivo de prestar atendimento em situações onde houver risco de vida iminente: urgências clinicas agudas (parada cardiorrespiratória, dificuldade respiratória severa, convulsões,entre outros) ou urgências traumáticas ( atropelamentos, acidentes de transito, quedas, queimaduras graves, afogamentos, agressões por arma de fogo ou brancas, choques elétricos entre outros ). As ambulâncias são equipadas para prestar os primeiros socorros e com sistema de comunicação com as unidades hospitalares.

Para o município ser contemplado com o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência SAMU é preciso cumprir com algumas metas. Dentro desse contexto é importante afirmar que o município do Crato está cumprindo com todo o detalhamento estando absolutamente qualificado para receber o projeto e assim viabilizar mais segurança e assistência a saúde do cratense.

No Ceará, existem 43 municípios assistidos pelo projeto SAMU, são mais de 3 milhões de pessoas beneficiadas, o que representa 40% da população. Em todo o País o serviço está disponível para mais de 112 milhões de brasileiros em 1.604 municípios, o que corresponde a uma cobertura de 60 % da população nacional. São 1.757 ambulâncias e 77 motos.
 
Fonte: PMC


No comments:

Post a Comment