Sunday, May 20, 2012

Coluna Armando Rafael


Edição de 18 a 23 de maio de 2012

Coroação de Nossa Senhora

Na noite do próximo dia 31 de maio, ocorrerá no adro da Catedral de Nossa Senhora da Penha, a 112ª Coroação de Nossa Senhora, uma das mais fortes tradições da religiosidade cratense. Este evento foi  iniciado em 1900, pelo então vigário padre Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, que seria depois o primeiro bispo de Crato. A cada ano o Cura da Sé escolhe uma estátua diferente da Virgem Maria para ser coroada. Este ano a escolha recaiu sobre uma belíssima imagem de Nossa Senhora do Carmo, pertencente à Capela de Santa Teresa de Jesus. Ela foi adquirida em Roma, há 90 anos, por Dom Quintino e tem um valor artístico-histórico muito grande. Com isto o padre Edmilson Neves quer incentivar a população católica a usar o Escapulário do Carmo, um sacramental de tecido ou metal que o fiel usa  no pescoço como sinal externo da consagração à  Virgem Maria, na esperança de sua proteção maternal.

Um depoimento valioso

Olga Gomes de Paiva, à época Chefe da Divisão Técnica do Iphan-Ceará, assistiu a uma Coroação de Nossa Senhora em 2009, e registrou: "A Coroação de Nossa Senhora, na Catedral de Crato, é uma das mais belas celebrações católicas no Ceará! A participação das crianças, com suas famílias, é a constatação do repasse de importante tradição cultural que, sem nenhuma dúvida, representa o fortalecimento dos laços familiares, nos quais se destaca o respeito pela figura materna e o enaltecimento para nós, mães de família. O patrimônio imaterial do Cariri não poderia ser mais bem representado do que nessa solenidade de coroação da Virgem Maria na cidade de Crato".

Bolha imobiliária

O setor imobiliário é o mais aquecido da conurbação Crajubar. Alguns avaliam que estamos atravessando uma “bolha”. É, pode ser. Mas, de concreto,  pode-se afirmar que na cidade de Juazeiro do Norte (foto ao lado) algumas áreas chegaram a valorização de até 300% o metro quadrado nos últimos dois anos. Espaços comerciais nos bairros Pirajá, Limoeiro e São José (fronteira com o município de Crato) estão entre os mais valorizados daquela cidade. O número de edifícios de apartamentos não para de crescer. Todo esse crescimento vem do setor privado. Para os saudosistas da “influência do Estado na economia” é bom lembrar que o Governo Federal – dentro do programa “Minha Casa, Minha Vida” – só construiu habitações em Juazeiro. Foram exatas 1.280 unidades. Uma mixaria! Recentemente, o deputado José Guimarães (PT) anunciou que mais duas mil casas serão erguidas naquela cidade. Crato e Barbalha não foram lembradas. Embora continuem votando no deputado...


Não dá para entender

Causou espanto à população cratense, a notícia de que uma minoria inexpressiva dos residentes na Rua Dom Quintino não quer a implantação de bancos e jardineiras nas calçadas daquela via. Como se sabe, a Rua Dom Quintino foi privilegiada, recentemente, com o projeto de  requalificação urbana, o qual dotou aquele logradouro citadino de novo calçamento (feito de blocos de concreto intertravados substituindo o feio e quente asfalto), além do saneamento básico e alargamento das calçadas. Uma coisa de causar inveja aos demais moradores das ruas de Crato que não possuem  bom calçamento, nem rede de esgoto e tampouco áreas verdes.

E por falar em verde

A requalificação urbana implantada em apenas três minúsculas ruas do centro de Crato (João Pessoa, Miguel Limaverde e Dom Quintino)  representou um grande avanço. Crato é carente de arborização urbana (árvores plantadas nas calçadas) bem como de parques e praças com áreas verdes. Existem nesta cidade bairros inteiros que não possuem uma única praça. É o caso do bairro Granjeiro com mais de 2 km de extensão. Segundo a Organização das Nações Unidas–ONU, a  arborização urbana é de vital importância para a qualidade de vida da população. Quando são dotadas de áreas verdes, as cidades ganham temperaturas mais baixas evitando que se transformem nas chamadas “ilhas de calor”. Sem falar que árvores e plantas melhoram o  aspecto paisagístico.

Ainda a arborização

Vale ressaltar que o bairro mais populoso de Crato – o do Seminário (foto ao lado) – tem o menor número de árvores. Por isso transformou-se num bairro quente. E imaginar que aquela localidade era (no século 19) a mais aprazível da cidade, sendo por isso escolhido para localizar o Seminário São José... Atualmente o bairro do Seminário não possui saneamento básico, nem áreas verdes. É a maior “ilha de calor” de Crato. Com poucas árvores, lá não ocorre  a purificação do ar, ficando livre a  fixação de poeiras e gases tóxicos, que poderiam ser evitados se as ruas fossem arborizadas. As árvores evitam a maior velocidade dos ventos e melhoram o balanço hídrico, favorecendo infiltração da água no solo e provocando evapotranspiração mais lenta, e, consequentemente um resfriamento da temperatura.


Evento católico 1

Dia 10 de junho, um domingo, a missa às 9 horas da manhã na Catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato, será celebrada pelo sacerdote Arauto do Evangelho, padre Aumir Scomparin. A solenidade religiosa contará  com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima e da banda dos Arautos do Evangelho (foto acima) . E servirá de encontro dos coordenadores do Apostolado do Oratório das cidades caririenses.

Evento católico 2

No próximo  dia 08 de julho – época de realização de mais uma ExpoCrato – estará em Crato o padre Robson de Oliveira, reitor do Santuário-Basílica do Divino Pai Eterno, localizada em Trindade, Goiás. Vem celebrar missa, para grande multidão,  no Estádio Mirandão, com transmissão ao vivo pela televisão. Padre Robson é muito conhecido em todo o Brasil, graças as suas aparições nas emissoras de televisão católicas, e também por percorrer este país continental divulgando a devoção ao Divino Pai Eterno.

Ceará Carinhoso

O pessoal do “ôba-ôba” vai detestar  estas informações: O Ceará tem 184 municípios e apenas 25 deles – Fortaleza ficou fora –  atingiram metas intermediárias de aprendizagem no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. Outra: Apenas 16,2% dos domicílios do Ceará possuem microcomputador com internet. O percentual é o quarto pior do Brasil. Triste!

Um só lado da moeda

Causou surpresa esta declaração do Sr. Paulo Sérgio Pinheiro,  um membros da Comissão da Verdade, criada pela presidente Dilma para apurar violações dos direitos humanos entre 1946-1988: “Nenhuma comissão tem essa bobagem de dois lados”. Conforme o jornal “O Estado de S.Paulo”: “O ex-ministro da Defesa de Lula e Dilma,  Nelson Jobim, que deixou o cargo em 2011, disse que o acordo político que viabilizou a criação da comissão previa que ações da esquerda armada também seriam investigadas, e não somente os atos dos agentes da repressão”.

Crime é sempre crime

Ora, uma comissão que apura apenas um lado da História não pode ser honestamente denominada Comissão da Verdade. Seria Comissão da meia-verdade. Qualquer pessoa sensata sabe que durante os chamados “anos de chumbo” praticaram-se crimes em ambos os lados envolvidos na “guerra suja”.  Que se apure tudo. E com transparência. “Duela a quién duela”, como diria hoje o aliado e mui amigo dos governos petistas, senador Fernando Collor de Melo.

Torpedos

1 –  Os números definitivos só serão conhecidos daqui a duas semanas. Mas, nesta data, os dados parciais apontam que os municípios do Cariri  com maior número de eleitores são: Juazeiro do Norte,  163.502 aptos a votar (terceira colocação no Ceará); Crato, com 84.599 eleitores (6ª colocação no Estado); Barbalha contabilizou 40.334 eleitores. Depois vem Mauriti com 33.480, Brejo Santo com 33.340 e Missão Velha com 27.598 eleitores.

2 – A direção do Campus da UFC no Cariri e as coordenações dos Grupos de Trabalho para implantação da Universidade Federal do Cariri – UFCa promoverão – nos próximos dias 24 e 25 de Maio – em Juazeiro do Norte,  o I Seminário sobre a implantação da UFCa.
3 – Prosseguem em Barbalha os serviços de substituição do asfalto por pedras de paralelepípedo, nas ruas do centro histórico daquela cidade. A exemplo do que foi feito em Crato, as calçadas dessas ruas serão padronizadas com piso tacho, para facilitar o trânsito de pessoas portadoras de deficiência. Observamos, no entanto, que o calçamento feito no estreito  beco, que dá acesso à Rua da Matriz, não tem a mesma qualidade da pavimentação a paralelepípedo feita na Rua do Vidéo e Largo do Rosário.

4 – Além de queda coice. Com o dólar cotado a mais de 2 reais, o IBGE anunciou que o IPCA de abril – que mede a inflação mensal – bateu no patamar de 0,64%. O triplo do apurado no último mês de março. Menos influenciada pelas medidas governamentais da  baixa dos juros e pelo incentivo ao consumo, os economistas viram nessa alta da inflação o efeito da crise europeia e sua repercussão no câmbio aqui do Brasil. Crise, aliás, subestimada por Lula, que a chamou de “marolinha”. Mas que foi enxergada com mais nitidez pela presidente Dilma que a batizou de “tsunami”.
5 – O deputado Ely Aguiar garante: além do monumento em construção, Crato também vai ganhar – no Barro Branco – nova capela dedicada  a  Nossa Senhora de Fátima. Será a terceira construída, nesta cidade, tendo a Virgem de Fátima como orago. Em Crato já existem uma igreja-matriz (no bairro Pimenta) e uma capela (no bairro Alto da Penha) dedicadas a  Nossa Senhora de Fátima.

6 – Crato é a cidade caririense onde a devoção a Nossa Senhora de Fátima é mais forte. O monumento que está sendo erguido por Ely Aguiar será o terceiro do município. Já existem, nesta cidade,  mais dois monumentos com a imagem de Nossa Senhora de Fátima: um no desativado Aeroporto de Fátima, localizado na chapada do Araripe;  e outro – pequeno – erguido pelos motoristas cratenses, ao lado da Catedral de Crato. Comemorativo à passagem da imagem peregrina, em 1953.

7 – Existe ainda em Crato – no bairro Pimenta – uma rua denominada Nossa Senhora de Fátima. Tem mais: todo dia 13  é realizada uma procissão – com uma imagem da Virgem de Fátima – que percorre algumas ruas da Paróquia de Fátima. Bom lembrar ainda que existe na Catedral de Crato um bonito altar dedicado à Virgem de Fátima, onde é venerada uma imagem de madeira, com cerca de um metro de altura, esculpida em Portugal, em 1954, por Guilherme Thedin, o mesmo escultor da imagem-peregrina que percorreu o mundo na década 50.

No comments:

Post a Comment