Thursday, July 29, 2010

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 30 de Julho de 2010


Estudantes de Economia da URCA realizam pesquisa sobre perfil sócioeconômico da Expocrato

Ao longo da Expocrato 2010, os estudantes do Curso de Economia, coordenados pelo Centro Acadêmico Martins Filho e orientados por docentes do Curso, realizaram a primeira etapa da pesquisa: Expocrato 2010: um estudo do perfil socioeconômico e da geração de recursos financeiros. Segundo os coordenadores e orientadores da pesquisa, o relatório contemplando a tabulação e análise das informações coletadas será divulgado ainda em 2010 . Neste mesmo evento, foi lançada a publicação "Produção de Seriguela na Região do Cariri", publicado pelo Instituto FRUTAL, com patrocínio do BNB e apoio da Fundação Mussambê, URCA, COGERH, Instituto Agropólos, EMATERCE, SEBRAE/CE e prefeituras municipais da região do Cariri. Este livro resulta de atividade de pesquisa coordenada pelo Professor Áydano Ribeiro Leite, com a participação dos estudantes Jessé Gomes, Samara, Raimundo Neto, Taís, Gennys Paulo, Maria da Penha e Cícera Marta.

Projeto Cine P@je começa dia 31, com exibição de filmes e documentários na URCA

O Programa de Assessoria Jurídica Estudantil - P@JE -, convida a toda comunidade acadêmica para participar do Cine P@je, nos dias 31 de julho, dias 07 e 14 de agosto próximos. Na ocasião serão exibidos filmes e /ou documentários acerca de temas diversos. Os vídeos serão exibidos no campus São Miguel, no Curso de Direito, no horário das 8 horas às 12 horas. As inscrições ocorrerão antes do início das exibições e haverá emissão de certificação para os participantes.

Ator e diretor francês ministra palestra na Escola de Artes Violeta Arraes, em Barbalha

A Escola de Artes Reitora Violeta Arraes Gervaiseau, da Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Fundação Araripe realizam parceria e recebem o ator e diretor Maurice Durozier do Théâtre du Soleil (Paris, França). Maurice realizará oficina para o Curso de Licenciatura em Teatro da URCA, hoje a amanhã. O ator e diretor francês volta ao Ceará para uma nova edição da oficina "O teatro é o outro", com apoio da Cultures France – Ministério da Cultura/Governo da França. O ator e diretor Maurice Durozier, 56 anos, integrante do Théâtre du Soleil (Paris, França) esteve em Fortaleza, no Theatro José de Alencar (TJA), onde ministrou oficina, revigorando pela terceira vez interações com artistas locais. As oficinas de Durozier revelam a abordagem mais dinâmica do Theâtre Du Soleil, como ressalta o próprio, tendo entre as bases os princípios de teatro coletivo com grandes grupos de pessoas, distinguindo tal direcionamento como escolhas também estéticas e políticas. A improvisação e a experimentação de estados emocionais dos atores na cena também pousam na essencial relação com o outro. Essa noção de partilhamento é prioritária para Durozier que passa à cena teatral as minúcias que envolvem a relação plena com o outro, sejam os artistas que dividem a atuação, sejam também o próprio público espectador.

O mestre francês, que já veio ao estado cearense em 1988 (época do grande restauro do TJA, sob comando e convite da então secretária da Cultura Violeta Arraes), retornou em 2008 para duas semanas de oficina.

SOBRE MAURICE DUROZIER

Maurice ingressou no Théâtre du Soleil no começo dos anos 80 para o ciclo shakespeariano e em 1988, tendo como companheiro de aventura o grande Georges Bigot, passou três meses entre Fortaleza e o Cariri, trabalhando com 60 atores locais, a convite da então secretária da Cultura do Ceará, Violeta Arraes. No começo dos anos 90, deixa o Soleil para criar a própria companhia, "Les Voyageurs de la Nuit", na qual escreve, dirige e atua. Em 2002, retorna ao grupo em busca de um reencontro com as fontes de seu trabalho.

Alunos da Escola de Artes participam de exposição sobre o Crato antigo

Alunos da Escola de Artes Reitora Violeta Arraes Gervaiseau, da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Barbalha, participam como estagiários da exposição sobre o Crato antigo. Os alunos fazem parte do Curso de Licenciatura Plena em Artes Visuais e estão buscando um resgate histórico do município, com exposições de imagens do inicio do século, que acontece no Centro Cultural do Araripe. Os acadêmicos do Curso de Teatro também estão realizando trabalho que envolve as artes dramáticas e oficinas, onde a população está participando ativamente; e em cursos de pinturas, em que são retratadas as paisagens naturais da cidade. Nesse trabalho os acadêmicos da URCA levam as pessoas aos pontos turísticos da cidade e lá aplicam as aulas de pinturas. O ponto de partida para o trabalho foi a Praça da Sé, no centro da cidade. A exposição está sendo coordenada pelo arquiteto Waldemar Arraes, que detém o acervo de imagens fotográficas, fruto de um vasto trabalho de pesquisa. O material estará exposto no Centro Cultural do Araripe até setembro.

Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br - Crato, 30 de julho de 2010.

No comments:

Post a Comment