Monday, July 26, 2010

Coluna Armando Rafael -- Notícias do Cariri


Avança a futura Universidade Federal do Cariri
Criado há 4 anos e meio – em 22 de novembro de 2005 – o Campus da UFC-Cariri, com sede em Juazeiro do Norte é o que se pode chamar um caso de sucesso. Ele entrará em 2011 proporcionando 10 cursos superiores (Medicina, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Agronomia, Administração, Filosofia, Biblioteconomia, Educação Musical, Design de Produto e Comunicação Social-Jornalismo). O Conselho Universitário da UFC criou, dias atrás, um curso de mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável, para aquele campus, com início previsto para 2011. Trata-se do primeiro curso de mestrado a ser implantado no Campus-Cariri da UFC. Outros virão nos anos subsequentes. Enquanto isso, a professora Ana Neuza Botelho Videla, do Curso de Design de Produto, foi convidada para divulgar o seu trabalho feito no Cariri e ministrar palestra sobre a arte joalheira brasileira, no Museu de Artes e Design de Nova Iorque–EUA. Ela participará, em Nova Iorque, no Museum of Arts and Design, da exposição "Think Again: Latin American Jewelry".

Casa de Vicente Leite
Existem prédios que contam o passado ao presente! O povo de Crato precisa apoiar a idéia de um punhado de idealistas que tenta preservar a casa aonde veio ao mundo o pintor Vicente Leite. Naquele rústico casarão – localizada no bairro Recreio – nasceu e viveu até os oitos anos um dos maiores pintores do Ceará. A casa só ainda não ruiu porque a responsável pela residência, dona Almina Arraes de Alencar Pinheiro, deixou um casal morando lá com a obrigação de preservá-la. O velho casarão pertence aos filhos de dona Almina.

Centenário de Juazeiro

A abertura das festividades do centenário de Juazeiro do Norte teve um show de público. Graças, unicamente, à vinda da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. O encerramento desses festejos, previsto para 22 de julho de 2011, deverá ocorrer na colina do Horto com a solenidade de tombamento – pelo Iphan – da estátua do Padre Cícero como patrimônio do povo brasileiro. Será outra festa de arromba, com a presença de milhares de pessoas. Como diria o senador Mão Santa: Atentai bem para esses dois eventos, ambos com fundo religioso. Ao que tudo indica os grandes momentos da programação do Centenário de Juazeiro se resumirão apenas a esses dois acontecimentos. Isso não impede que algum otimista possa ficar esperando pelas anunciadas obras do PAC, ( Procura-se Alguma Coisa?) frutos de badaladas emendas de deputados para as festas centenárias. Mas é bom esperar sentado para não cansar...


Odorico Paraguassu
O cineasta Guel Arraes, diretor do filme O Bem Amado – em exibição nacional a partir desta semana – explicou em entrevista, à revista Veja, porque modificou o texto de Dias Gomes e incluiu um político esquerdista no longa metragem. Disse ele: “A questão “séria” do filme é: “Existe ainda ideologia, ainda existe esquerda e direita, ainda existe a fronteira da justiça social ou não?”Do ponto de vista da posição política, isso foi o que mais me preocupou. Tive muita saudade da minha tia Violeta (irmã de Miguel Arraes, ex-reitora da Universidade Regional do Cariri, que ficou conhecida como a “Rosa de Paris” pelo apoio que deu aos exilados brasileiros durante a ditadura militar). Ela era a pessoa para quem eu gostaria de ter mostrado o filme. Ela tinha abertura suficiente para aceitar e também saberia me dar um limite. Ela ainda estava viva quando eu estava fazendo o roteiro (Violeta Arraes morreu em 2008), e eu pensava muito nela. Sentia o conflito de ter uma postura como artista, de ter uma posição crítica em relação à esquerda sem renegar tudo o que vivi”.

Primeira reunião nacional das CEBs
Reunidos no Centro de Expansão Dom Vicente Matos, na cidade de Crato, os promotores da 1ª Reunião Nacional Ampliada das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) – que será realizada em Juazeiro do Norte em 2013 – escolheram o tema e o lema daquele evento. O tema será: “Justiça e Profecia a Serviço da Vida”. Já para lema foi escolhido: “CEBs, Romeiras do Reino no Campo e na Cidade”. Esse encontro nacional das CEBs será realizado no Ginásio Poliesportivo e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, ambos em Juazeiro do Norte. As palestras serão alternadas com visitas às igrejas de Juazeiro e a colina do Horto.

Capelas rurais
A quase totalidade das cidades caririenses surgiu em torno de uma capela. Nos dias atuais as centenas de capelas rurais existentes nos sítios e povoados do Cariri se constituem num traço cultural muito rico e estão a merecer um estudo de mestrado ou doutorado. Até o surgimento do automóvel, na década 50 do século passado, as grandes distâncias entre as propriedades rurais e o meio urbano ocasionavam o isolamento das famílias, que só frequentavam as cidades nos dias importantes, principalmente durante as festas religiosas. Surgiu daí a necessidade de as famílias mais abastadas construirem uma capela anexa a casa. Hoje essas pequenas igrejas passaram a ser comunitárias. E, além de oratórios públicos, servem para para interação social dos moradores de sítios e vilarejos. Segundo o monsenhor Dermival Gondim, vigário-geral da diocese de Crato, somente no município de Brejo Santo existem 72 capelas rurais assistidas pela Paróquia.

Curtas
– O Hospital e Maternidade São Francisco do Crato está funcionando no limite de sua capacidade. Não tem dívidas, mas, também, não registrou lucros. Os investimentos tecnológicos e de infraestrutura naquele hospital vem sendo aos poucos feitos pela Sociedade Beneficente São Camilo, que mantém uma rede de 47 hospitais no Brasil, 12 deles no Norte e Nordeste e 5 no Ceará.
– Até o final de julho, a Infraero assinará a ordem de serviço para implantação de dois módulos operacionais de embarque e desembarque no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes.

No comments:

Post a Comment