Tuesday, December 1, 2009

CRATO - Previsão do Tempo e Almanaque - Dia 01 de Dezembro de 2009


Bom Dia !


Bom dia a todos os nossos leitores, colaboradores, escritores e comentaristas do Blog do Crato. Ontem, eu tive de tomar uma decisão difícil aqui para o nosso Blog que é a censura de todo o conteúdo postado. Em 4 anos de existência, nossa pauta é de respeito às pessoas, instituições. Abominamos o anonimato, porque isso é a arma dos covardes que atiram pedras no telhado dos outros e corre a se esconder nas sombras. Por isso, desde sempre os comentários dos leitores sempre passaram por uma censura prévia a fim de ver se não existiam palavrões e outras coisas do gênero. Entretanto, nosso Blog é coletivo. Aqui, possuem senha própria e portanto, direito de postagem direta, mais de 70 escritores. E não se pode controlar muito o que vai pela cabeça de cada um. Até ontem, esses 70 escritores postavam sobre o que queriam, e também se responsabilizavam por tal. Hoje temos um dado adicional: Mesmo esses 70 escritores serão alvo de censura. Se Eu, enquanto administrador, achar que determinado artigo ou comentário, mesmo de pessoa credenciada a escrever no Blog contiver algo de ofensivo, ou se formos alertados por outros, essa postagem poderá ser apagada, bem como os comentários.

O motivo disso é que está existindo por esses dias, uma temporada de caça aos Blogs no Brasil. Há vários fatos relatados de um tipo que se parece com perseguição. E nessas perseguições, os únicos responsáveis são os administradores dos Blogs. E eu não irei pagar por um crime que outros cometeram. Portanto, antes que aconteça, eu me livro desse Abacaxi, evitando atrair problemas para mim, para o Blog e para os participantes. Não vou neste pouco espaço questionar essa temporada de perseguições. há espaços oportunos para isto. Quero apenas anunciar essas novas medidas, que certamente, não irão influir muito na rotina do nosso Blog do Crato. Acho que com isso, o leitor tem a ganhar por evitar ter de ler algumas baixarias por aqui.

Previsão do Tempo

No horário em que escrevo estas linhas, às 03h da manhã, está chovendo em Crato. Aliás, conforme comuniquei em outra postagem, chove desde 22h de ontem, com direito a trovões e relâmpagos. Só que a previsão para O DIA de hoje, segundo o Climatempo, um dos mais respeitados websites de meteorologia do país, é de Dia de Sol com Algumas núvens e pasmem: Não choverá. Bem, isso é o que veremos. A temperatura máxima fica em torno de 29 graus e a mínima de 19.


ALMANAQUE

1 de dezembro. Dia de Santo Elói ou Elígio

Bispo, escultor, modelista, marceneiro e ourives, Elói ou Elígio foi um artista e religioso completo. Nasceu na cidade de Chaptelat, perto de Limoges, em 588, na França. Seus pais, de origem franco-italiana, eram modestos camponeses cristãos com princípios rígidos de honestidade e lealdade, transmitidos com eficiência ao filho. Com sabedoria e muito sacrifício, fizeram questão que ele estudasse, pois sua única herança seria uma profissão. Assim foi que, na juventude, Elói ingressou na escola de ourives de Limoges, a mais conceituada da Europa da época e respeitada ainda hoje. Ao se formar mestre da profissão, já era afamado pela competência, integridade e honestidade. Tinha alma de monge e de artista, fugia dos gastos com jogos e diversões. tudo dispendia com os pobres. Levava uma vida austera e de oração meditativa, ganhando o apelido de "o Monge". Conta-se que sua fama chegou à Corte e aos ouvidos do rei Clotário II, em Paris. Ele decidiu contratar Elói para fazer um trono de ouro e lhe deu a quantidade do metal que julgava ser suficiente. Mas, com aquela quantidade, Elói fez dois tronos e entregou ambos ao rei. Admirado com a honestidade do artista, ele o convidou para ser guardião e administrador do tesouro real. Assim, foi residir na Corte, em Paris.

Elói assumiu o cargo e também o de mestre dos ourives do rei. E assim se manteve mesmo depois da morte do soberano. Quando o herdeiro real assumiu o trono, como Dagoberto II, quis manter Elói na corte como seu colaborador, pois lhe tinha grande estima. Logo o nomeou um de seus conselheiros e embaixador, devido à confiança em suas virtudes. Elói também realizou obras de arte importantes, como o túmulo de são Martinho de Tours, o mausoléu de são Dionísio em Paris, o cálice de Cheles e outros trabalhos artísticos de cunho religioso. Além disso, e acima de tudo, Elói era um homem religioso, não lhe faltou inspiração para grandes obras beneméritas e na arte de dedicar-se ao próximo, em especial aos pobres e abandonados. O dinheiro que recebia pelos trabalhos na Corte, usava-o todo para resgatar prisioneiros de guerra, fundar e reconstruir mosteiros masculinos e femininos, igrejas e para contribuir com outras tantas obras para o bem estar espiritual e material dos mais necessitados. Em 639, o rei Dagoberto II morreu. Elói, então, ingressou para a vida religiosa.

Dois anos depois, era consagrado bispo de Noyon, na região de Flandres. Foi uma existência totalmente empenhada na campanha da evangelização e reevangelização, no norte da França, Holanda e Alemanha, onde se tornou um dos principais protagonistas e se revelou um grande e zeloso pastor a serviço da Igreja de Cristo. Durante os últimos dezenove anos de sua vida, Elói evitou o luxo e viveu na pobreza e na piedade. Foi um incansável exemplo de humildade, caridade e mortificação. A região de sua diocese estava entregue ao paganismo e à idolatria. Com as pregações de Elói e suas visitas a todas as paróquias, o povo foi se convertendo até que, um dia, todos estavam batizados. Morreu no dia 1o de dezembro de 660, na Holanda, durante uma missão evangelizadora. A história da sua vida e santidade se espalhou rapidamente por toda a França, Itália, Holanda e Alemanha, graças ao seu amigo bispo Aldoeno que escreveu sua biografia.

A Igreja o canonizou e autorizou o seu culto, um dos mais antigos da cristandade. A festa de santo Elói ou Elígio, padroeiro dos joalheiros e ourives, ocorre na data de sua morte. Entretanto ele é celebrado também como padroeiro dos cuteleiros, ferreiros, ferramenteiros, celeiros, comerciantes de cavalos, carreteiros, cocheiros, garagistas e metalúrgicos.

Eventos históricos

* 1577 - Francis Walsingham recebe o título de cavaleiro.
* 1640 - Restauração da Independência de Portugal em relação ao Reino de Castela; João, Duque de Bragança torna-se rei como João IV de Portugal após sessenta anos de domínio castelhano.
* 1821 - A colônia espanhola de Santo Domingo, atual República Dominicana, proclama sua independência da Espanha.
* 1822 - Pedro I é coroado Imperador do Brasil.
* 1825 - Na Rússia, o Czar Nicolau I sobe ao trono após a morte do seu irmão, o Czar Alexandre I.
* 1878 - É instalado na Casa Branca, residência do presidente norte-americano, o primeiro telefone.
* 1887 - É publicado o primeiro romance policial de Sir Arthur Conan Doyle sobre o detetive Sherlock Holmes.
* 1890 - É fundada a Sociedade União Musical Alenquerense (SUMA).
* 1900 - A Comissão de Arbitragem de Genebra concede a posse do território do atual Amapá ao Brasil.
* 1902 - Lançamento da obra Os Sertões de Euclides da Cunha.
* 1903 - O primeiro filme de faroeste da história do cinema, O Grande Roubo do Trem é exibido em Washington, Estados Unidos.
* 1909 - É fundado em Israel, com o nome de Deganya Alef o primeiro kibbutz.
* 1910 - É implantada a Republica em Portugal
* 1913 - Inaugurado o primeiro posto de gasolina em Pittsburgh, Estados Unidos.
* 1918 - O parlamento dinamarquês aprova o decreto que tornou a Islândia um estado independente.
* 1918 - A Transilvânia e o Reino da Roménia se unem e formam a Romênia moderna.
* 1929 - É inventado o jogo do Bingo, por Edwin Lowe.
* 1933 - O governo brasileiro promulga a Lei do Reajustamento Econômico que prevê o perdão de até 50% das dívidas dos cafeicultores junto aos fornecedores e ao sistema financeiro.
* 1935 - Chiang Kai-Shek é eleito presidente da China.
* 1942 - Suzuka, no Japão, recebe estatuto de cidade.
* 1942 - Durante a Segunda Guerra Mundial é iniciado nos Estados Unidos o racionamento de combustível.
* 1944 - Fim da Conferência de Teerã, realizada entre os líderes das forças aliadas: Churchill, Roosevelt e Stálin.
* 1951 - São suspensas as relações comerciais entre as Alemanhas Oriental e Ocidental.
* 1955 - Em Montgomery, no Alabama, Rosa Parks recusa-se a ceder seu lugar num ônibus a um branco. Este gesto deu início à luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.
* 1956 - Minoo, no Japão, recebe estatuto de cidade.
* 1959 - Doze nações firmam o Tratado Antártico pelo qual se comprometem a não reivindicar nenhuma parte do continente.
* 1959 - Tirada a primeira fotografia colorida do planeta Terra, de uma espaçonave.
* 1960 - Os cães Pchelka (Abelhinha) e Mushka (Mosquinha) são lançados a bordo do Korabl-Sputnik-3.
* 1961 - Protectorados das Nações Unidas: a parte ocidental da Nova Guiné se torna independente da Holanda.
* 1964 - Malawi, Malta e Zâmbia são admitidos como Estados-Membros da ONU.
* 1970 - Ebino e Owariasahi, no Japão, recebem estatuto de cidade.
* 1970 - Aprovada lei na Itália que, em determinados casos, concede o divórcio.
* 1971 - Iwakura recebe estatuto de cidade.
* 1976 - Estréia no Brasil o filme Dona Flor e Seus Dois Maridos, com Sônia Braga, Mauro Mendonça e José Wilker.
* 1976 - Angola é admitida como Estado-Membro da ONU.
* 1983 - É fundado o Futebol Clube de Ferreiras
* 1989 - Mikhail Gorbatchov visita o Papa João Paulo II. É o primeiro líder soviético a visitar o Vaticano desde a Revolução Russa de 1917.
* 1990 - Eurotúnel o encontro dos dois túneis 40 metros abaixo do solo do Canal da Mancha.
* 1994 - Ernesto Zedilho, do Partido Revolucionário Institucional, toma posse na Presidência do México.
* 2003 - Inabe, no Japão, recebe estatuto de cidade.
* 2006 - Xbox 360, da Microsoft, é lançado no Brasil após 10 anos sem consoles oficiais no pais.
* 2009 - Entra em vigor o Tratado de Lisboa.

Nascimentos

* 1734 - Adam Kazimierz Czartoryski, escritor e político polonês (m. 1823).
* 1792 - Nikolai Ivanovich Lobachevsky, matemático russo (m. 1856).
* 1823 - Karl Schenk, político suíço (m. 1895).
* 1885 - Camille Chautemps, político francês (m. 1963).
* 1896 - Georgy Zhukov, conhecido como "Marechal da União Soviética" (m. 1974).
* 1905 - Emilio Gino Segrè, vencedor do Nobel de Física em 1959 (m. 1989).
* 1923 - Morris, desenhista de BD, criador do Lucky Luke (m. 2001.
* 1925 - Martin Rodbell, vencedor do Nobel de Fisiologia/Medicina em 1994 (m. 1988).
* 1929 - Alfred Moisiu, presidente da Albânia.
* 1930 - Hermanfrid Schubart, arqueólogo alemão.
* 1935
o Woody Allen, cineasta e ator norte-americano.
o Benedito Saccon, político brasileiro.
* 1937 - Vaira Vīķe-Freiberga, ex-presidente da Letônia.
* 1940 - Richard Pryor, ator estadunidense (m. 2005).
* 1945 - Bette Midler, atriz estadunidense.
* 1946 - Ladislav Petráš, ex-futebolista tcheco.
* 1947 - Alain Bashung, cantor francês (m. 2009).
* 1949 - Pablo Escobar, criminoso colombiano (m. 1993).
* 1951
o Treat Williams, ator estadunidense.
o Walcyr Carrasco, escritor e novelista brasileiro.
* 1953 - Anselmo Vasconcelos, ator brasileiro.
* 1958 - Javier Aguirre, treinador de futebol mexicano.
* 1961 - Jeremy Northam, ator britânico.
* 1963
o Gorete Milagres, atriz brasileira.
o Marco Greco, ex-piloto brasileiro de corridas.
* 1964 - Salvatore Schillaci, ex-futebolista italiano.
* 1965 - Mika Lins, atriz brasileira.
* 1968 - Justin Chadwick, ator e diretor norte-americano.
* 1970 - Sarah Silverman, atriz norte-americana.
* 1971 - Emily Mortimer, atriz britânica.
* 1972 - Stanton Barrett, automobilista, ator e diretor de cinema estadunidense.
* 1974
o Simon Donnelly, futebolista escocês.
o Costinha, futebolista português.
* 1975 - Mario Domínguez, automobilista mexicano.
* 1976
o Mobi Oparaku, futebolista nigeriano.
o Aidyn Smagulov, judoca quirguiz.
o Laura Ling, jornalista norte-americana.
* 1977
o Luis Díaz, piloto mexicano de corridas.
o Brad Delson, guitarrista do grupo Linkin Park.
o Luiz Alberto, futebolista brasileiro.
o Joseph-Désiré Job, futebolista camaronês.
* 1979 - Angelique Bates, atriz norte-americana.
* 1982
o Riccardo Colombo, futebolista italiano.
o Diego Cavalieri, goleiro brasileiro.
* 1988 - Milton Caraglio, futebolista argentino.

Falecimentos

* 1135 - Henrique I de Inglaterra (n. 1068).
* 1521 - Papa Leão X (n. 1475).
* 1640 - Miguel de Vasconcelos (n. 1590).
* 1784 - Samuel Johnson, escritor e lexicógrafo inglês (n. 1709).
* 1825 - Alexandre I da Rússia (n. 1777).
* 1830 - Papa Pio VIII (n. 1761).
* 1908 - Alberto Sampaio (n. 1841).
* 1913 - Juhan Liiv, poeta e escritor estoniano (n. 1864).
* 1947 - Aleister Crowley, astrólogo e mago, difusor de Thelema, ocultismo e Wicca (n. 1875).
* 1952 - Vittorio Emanuele Orlando, político italiano (n. 1860).
* 1964 - J. B. S. Haldane, geneticista e biólogo britânico (n. 1892).
* 1972 - Antonio Segni, político italiano (n. 1891).
* 1973 - Ben-Gurion, primeiro Primeiro-Ministro de Israel (n. 1886).
* 1984 - Roelof Frankot, pintor neerlandês (n. 1911).
* 1991 - George Joseph Stigler, economista estadunidense (n.1911).
* 1997 - Stéphane Grappelli, violinista francês (n. 1908).
* 2001 - Filinto Ramalho, provedor de Sacavém (n. 1917).
* 2005 - Mário Vilela, dublador brasileiro (n. 1923).

Feriados e eventos cíclicos

* Feriado nacional em celebração da Restauração da Independência em 1640 - Portugal.
* Dia do Casal - Evento local - Brasil.
* Dia do Imigrante - Evento local - Brasil.
* Dia do Numismata - Evento local - Brasil.
* Dia do Ferreiro
* Dia Mundial do Combate à SIDA ou também conhecida como AIDS. - Criado pela Organização Mundial da Saúde.
* Dia da União na Romênia.
* Mitologia grega: Festival de Posídon, grande deus dos oceanos.

Fontes: Climatempo, Edições Paulinas, Wikipedia

No comments:

Post a Comment