Saturday, December 26, 2009

Poesia feita com arte e sabor - Alex Pimentel - DN

ARTISTAS DE QUIXADÁ reúnem ingredientes como versos e doces para transformar o cotidiano de um logradouro público no centro de Quixadá. O músico Paulo Holanda e o poeta Marcos Marques inspiram jovens à participação. Proposta cultural esbanja criatividade, talento e sensibilidade como terapia para o cotidiano urbano

Quixadá. Nesses tempos de frenesi e violência urbana, um universitário encontra numa atividade lúdica, associando arte e culinária regional, uma interessante maneira de levar cultura e serenidade para as ruas de sua terra natal. "Cocada e poesia", o estudante de Letras da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), Marcos Marques, junta esses dois ingredientes para atrair a atenção do público no Centro de Quixadá. Ao mesmo tempo expõe seus trabalhos e valoriza os artistas da cidade numa espécie de sarau público. Quem passar pela travessa Eudásio Barroso (antiga Tiradentes), nas manhãs das segundas, quartas e sextas-feiras se surpreende com a novidade. Além dos poemas, a maioria de autoria do próprio idealizador do projeto multicultural, e do doce caseiro, convidados apresentam seus talentos. O músico Paulo Holanda, o "Paulinho do Sax", é um deles. Foi o primeiro a acreditar na proposta. Ficou fascinado. Acabou se tornando parceiro do poeta. Juntos, anunciam as atrações culturais do dia. Também vendem cocadas, com poesias.

Oito meses após o início da experiência, a correria para levar o espetáculo para o calçadão continua a mesma. Além do apoio do músico, passou a contar com o auxílio da amiga Claudia Montenegro, na organização do sarau. Marques confessa: no início foi difícil; ainda não é fácil; no começo as pessoas olhavam desconfiadas, sem entender direito o que viam e ouviam. Agora, resistência apenas dos empresários. Muitos ainda não acreditam nas propostas culturais como investimento e contribuição social. A professora Lúcia Martins pensa diferente. Ela ficou encantada com a surpresa. Acostumada a ver sujeira e ouvir falar de brigas naquela passarela pública quando escurece, não imaginava se deparar com um coral natalino. Aguardou pacientemente a solução de um problema técnico. Percebeu o esforço do universitário e do músico, nos rostos e nas blusas encharcadas de suor. Valeu a pena. Ela apenas não entende como se costuma gastar milhões com "Big Brothers da vida" e se despreza o verdadeiro talento.

Esse também é o pensamento da corretora Sandra Queiroz. Além de sossego e de paz, a cidade carece de cultura. Poder conciliar e incentivar essas virtudes, mesmo que apenas por algumas horas, é um importante começo. É saudável para o corpo e para a alma. Para ela, quem ama a arte e respeita a vida pensa assim. Por esse motivo resolveu patrocinar a iniciativa, por meio de sua empresa, Sandra Leite Empréstimos. Além dela, a Motocedro, o Kanto da Moda, as Lojas Padres Cícero e a Porteirinha Pet Center apostam na novidade cultural.

Poesia

A relação com a fé e os tropeços da vida não escorregam à toa pelos dedos do poeta. Além de cocadas e poesias, dignidade e amizades, sinceras e positivas. Marcos agradece a professora e poetisa Fernada Kércia pelo auxílio na elaboração do projeto que ganha espaço nas ruas de Quixadá e também esteve na Quinta Cultural do Mercado dos Pinhões, na Capital, a convite da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

"A cada instante" é uma dentre dezenas de poesias de Marcos Marques que destaca palavras filosóficas: "A cada instante / Me vejo como o Messias / Encontrando os doentes / Como doente seria".

TALENTO

"Nossas cocadas custam apenas R$ 1,00. As poesias, bom, arte não tem preço"
MARCOS MARQUES
Poeta e Universitário

Mais Informações:
Cocada e Poesia
Segundas, quartas e sextas-feiras
Calçadão da Travessa Eudásio Barroso
Centro - Quixadá, (88) 3414 4100

ALEX PIMENTEL
Colaborador do Jornal Diário do Nordeste

No comments:

Post a Comment