Wednesday, February 29, 2012

Seminário " Quem Cala Consente" - Por Maria Otilia


O município de Juazeiro do Norte, localizado na Região do Cariri, sedia o seminário regional da campanha ‘Quem Cala, Consente – Violência Sexual Contra Criança e Adolescente é Crime!’, iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, através da Comissão da Infância e Adolescência, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) na amanhã de hoje, dia 28 de fevereiro (terça-feira), das 10 às 13 horas, no Ginásio Poliesportivo, em Juazeiro do Norte.
O objetivo do seminário foi conscientizar e mobilizar a sociedade cearense para o combate ao abuso e à exploração sexual infanto-juvenil, e reuniu representantes dos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Saboeiro, Assaré, Araripe, Nova Olinda, Santana do Cariri, Campos Sales, Antonina do Norte, Altaneira, Tarrafas, Salitre e Potengi.
Foram convidados para participar do encontro, prefeitos, conselheiros tutelares, conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente, promotores de Justiça, técnicos dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), secretários municipais da Educação, Saúde e Assistência Social, agentes de Saúde, gestores escolares e grêmios estudantis. O seminário do Cariri será o 10º encontro e reunirá os municípios das Credes de Juazeiro do Norte e do Crato, totalizando a participação de 18 municípios, 58 escolas e um público estimado de 600 pessoas.
De acordo com a presidente da Comissão da Infância e Adolescência, deputada estadual Bethrose (PRP), a campanha foi criada pela necessidade de sensibilizar a sociedade, fazendo com que as pessoas não se omitam diante de casos de violência sexual. “Os diversos estudos sobre o assunto mostram que, na maioria das vezes, os casos de violência sexual são praticados, geralmente, por uma pessoa com quem a criança ou adolescente possui uma relação de confiança, e que participa do seu convívio familiar e social. Por isso nós reforçamos a importância de deixar a sociedade em alerta, para que aprenda a identificar o abuso.”
Durante o seminário houve palestra com a psicóloga e escritora Helena Damasceno, que explicou as diferenças entre abuso e exploração sexual, as formas de prevenção e de identificação, os sinais de alerta, os indicadores físicos e comportamentais da vítima de abuso, os meios de denunciar e a legislação relacionada ao tema.
Dentro da programação do evento, cada município formou um grupo de trabalho para a construção do Plano de Ações Estratégicas – PAE, que visa prevenir e combater a violência sexual infanto-juvenil. O PAE deverá ser elaborado e executado em seis meses. Após esse período, as escolas que concluírem de maneira satisfatória seus planos receberão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará o Selo Escola Cidadã, como forma de reconhecimento da contribuição social da instituição para com a sociedade.
texto e foto extraído do site da CREDE 19.

A EEF Dom Quintino parabeniza a SEDUC e a Assembléia Legistaliva do Ceará , por promover seminários e debates , na defesa de crianças e adolescentes que na maioria das vezes vivem em situação de risco. E a sociedade como um todo tem o direito de prevenir, identificar e denunciar o abuso e exploração sexual das nossas crianças e adolescentes.

No comments:

Post a Comment