Tuesday, December 20, 2011

O CARIRI TEM OS MELHORES CURSOS DE ENFERMAGEM E UM DOS PIORES MERCADOS DE TRABALHO - Por: Wilson Rodrigues


Com a implantação do Programa Saúde da Família, o mercado de trabalho para o enfermeiro no Cariri tem se ampliado nos últimos anos, porem precisa melhorar muito em determinados setores. A declaração é da diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS, da Universidade Regional do Cariri URCA, professora Eglidia Carla Figueiredo Vidal. Ela conta que a região não consegue contemplar os quase 500 profissionais formados anualmente pela Faculdade Leão Sampaio, Faculdade de Juazeiro do Norte FJN, Faculdade de Medicina de Juazeiro FMJ e Universidade Regional do Cariri URCA, em Crato, e eles acabam indo trabalhar em outros Estados como Piauí, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. A saúde publica ainda é o setor que mais emprega enfermeiros no Cariri, disse ela. Onde o profissional poderá desempenhar atividades de ação de gestão, coordenação de setores, programas de agentes comunitários, núcleos de apoio a saúde da família, centro de atenção psicossocial CAPS, nos hospitais, nas escolas, nas empresas e de forma autônoma.

Eglidia explicou que, apesar do favorecimento do mercado com o surgimento de novas áreas de atuação, os postos de trabalho criados não têm ocorrido na mesma proporção do numero de profissionais formados. Em sua opinião é necessário mudar uma cultura no sentido de que, quanto maior a quantidade de enfermeiros, melhor é a perspectiva na recuperação da saúde das pessoas e no controle dos agravos que elas estão vivenciando, não só na questão das enfermidades como também no trabalho preventivo. A professora disse que é preciso também observar as normas e portarias regulamentadoras do Conselho Nacional de Enfermagem CONFEN, Agencia Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA e do próprio Ministério da Saúde estabelecendo critérios, direitos e deveres do enfermeiro e dos empregadores de acordo com o perfil de atendimento de cada instituição. A diretora do CCBS disse que é inaceitável e incompreensível a ausência desse profissional em serviços críticos e de urgência em quantitativo relacionado ao numero de leitos.

Eglidia Carla Figueiredo Vidal informou que o curso de enfermagem da URCA está construindo um programa de pós-graduação, ou seja, mestrado em enfermagem para submetê-lo ao Centro Coordenador de Mestrados e Doutorados do Brasil, relatando a dimensão da enfermagem no Cariri, suas dificuldades e potencialidades na esperança de favorecer a qualificação de professores da área na região e com isto ampliar a atuação profissional.

O curso de enfermagem da Universidade Regional do Cariri foi instalado no ano de 1998 e nos seus 13 anos de atuação formou mil e 57 profissionais, destes, 515 foram lançados no mercado de trabalho. Já o curso da Faculdade de Ciências Aplicadas Leão Sampaio, está em funcionamento desde 2006. Oferece 200 vagas anuais e já formou em 5 anos, 527 enfermeiros. Na Faculdade de Juazeiro do Norte FJN, o funcionamento do curso de enfermagem iniciou também no ano de 2006, com registro de entrada de 120 estudantes por ano e já formou 164 enfermeiros. A Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte iniciou as atividades acadêmicas do curso de enfermagem em agosto de 2011 e não dispõe ainda de dados sobre quantidade de vagas e corpo docente.

Wilson Rodrigues
Repórter e Colaborador

No comments:

Post a Comment