Thursday, November 22, 2012

Retroescavadeira trabalhando no parque de exposições, rompe adutora e deixa o conjunto Mutirão sem água



Na tarde de ontem, dia 21 de novembro, uma máquina retro-escavadeira que trabalhava no parque de exposições do Crato efetuando escavações para o transporte de materiais, rompeu uma adutora que faz o suprimento de água para o conjunto mutirão, deixando o bairro sem água durante a madrugada. Dr. Procópio da Silveira, Pres. da SAAEC, em comunicado à imprensa, disse que a SAAEC não foi comunicada com antecedência pela referida empresa, que faria qualquer trabalho no local, e nem depois do incidente, a fim de que providências fossem tomadas. Segundo o Presidente, a SAAEC só soube do problema através de terceiros, de funcionários que passavam pelo local já no começo da noite, e por moradores das proximidades, mas garantiu que hoje, à partir das 07:30 da manhã, estará providenciando o conserto da adutora.

O Prejuízo

O Pres. da SAAEC, Dr. Procópio da Silveira lamenta que fatos dessa natureza ainda aconteçam na cidade do  Crato. Segundo ele: 

"Uma empresa chega, não comunica nada à SAAEC, entra no parque de exposições do Crato, põe suas máquinas para trabalhar, quebram os canos, depois que fazem o estrago, vão embora, também não comunicam nada pra gente, e aí como é que fica ? Quem vai arcar com os prejuízos ? porque além do prejuízo financeiro para a SAAEC, existe também o prejuízo para a população, que fica sem água temporariamente, e o prejuízo moral para a SAAEC, quando tudo isso poderia ser evitado, se a SAAEC fosse comunicada com antecedência sobre os trabalhos.

Sobre a apuração das responsabilidades, acrescentou: 
"É preciso que haja mais transparência e responsabilidade entre os diversos órgãos, para que a população não venha a sofrer com a falta de água ocasionada pela ruptura de adutoras, não bastasse a sêca enorme que estamos atravessando e que naturalmente já causa um desabastecimento na cidade, pois ao contrário do que muita gente pensa, o Crato é abastecido por 62 poços profundos e apenas 20% da água vem das nascentes. Tivemos aí poços com até 120 metros de profundidade enfrentando escassez; Hoje, vemos inclusive animais descendo a Chapada do Araripe procurando água, como o caso recente de uma onça que foi notícia no programa do Vicelmo. Então, a sêca em si, já é um problema GRAVE. Nós estamos fazendo todo o possível para que o Crato não sofra com o desabastecimento ocasionado pela sêca, e portanto, de forma alguma poderemos tolerar a esta altura, qualquer desperdício de água ou qualquer falta, por irresponsabilidade de empresas particulares que venham causar prejuízos à nossa população." - Procópio da Silveira

A SAAEC comunica que hoje ( 22 ) à partir das 07:30 estará providenciando o conserto das adutoras no parque de exposiões e estará tomando as providências no âmbito legal para a apuração das responsabilidades sobre o incidente.
 
www.blogdocrato.com



No comments:

Post a Comment