Thursday, November 22, 2012

Ativista Cultural Dane de Jade ACEITA o convite do Prefeito Ronaldo para a Secretaria de Cultura do Crato


"Quero dizer que ACEITO"

Dane de Jade

A Ativista Dane de Jade, após vários dias relutante,  aceitou o convite feito pelo prefeito eleito Ronaldo Gomes de Matos e pelo vice-prefeito eleito, Raimundo Bezerra Filho para assumir a Secretaria de Cultura do Município de Crato na sua gestão ( 2013/2016 ). O convite havia sido feito no último dia 15 de novembro. Dane, que foi agraciada recentemente com o prêmio Cláudia 2012 na categoria de cultura, assim escreveu em seu perfil do facebook:

"Confesso que, de súbito, fui tomada por um a forte emoção, conduzida pela vontade, sempre acalentada, de voltar às minhas origens. Entretanto, era necessário muita calma, e uma certa prudência para aceitar o convite, afinal se tratava não apenas de uma mudança no curso da minha vida, mas também, da enorme responsabilidade de corresponder às expectativas daqueles que me convidaram e de toda uma comunidade, no que diz respeito à gestão de algo tão precioso e delicado quanto a cultura. Permaneci calada o tempo suficiente para maturar a ideia, emocionando-me com cada depoimento das pessoas, suas mensagens de força e expressão do desejo de que eu viesse a aceitar o convite. Ao conversar com a minha família, com os amigos mais próximos e com os meus chefes, Regina Leitão e Luiz Gastão, senti-me mais encorajada. O apoio de todos foi fundamental para minha decisão.
O coração bateu forte e o desejo de assumir esse novo desafio impulsionou-me. Quero dizer que ACEITO, com muita honra e felicidade, o convite feito pelos Srs. Ronaldo Gomes e Raimundo Filho, para assumir a Gestão da Secretaria da Cultura da cidade do Crato. Sinto-me suficientemente acolhida pelos futuros gestores e pela comunidade, que, com tantas manifestações de carinho, soube me encorajar."
"Embora consciente de toda a responsabilidade que me aguarda, estou confiante em que juntos poderemos dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela gestão de Danielle Esmeraldo e sua equipe. Espero poder trazer para a minha terra natal um tanto da experiência que tive o privilégio de acumular ao longo desses anos junto ao SESC e em minhas andanças mundo afora. Quero compartilhar com todas e com todos o meu sentimento de responsabilidade cultural, convocando a comunidade para participar da construção de propostas no sentido de fortalecer as nossas identidades culturais, dialogando com todos os lugares, com todos os territórios, conectados com o mundo de forma que o nosso trabalho possa reverberar por toda a região do Cariri e correr a antena do mundo. A todas e a todos um forte abraço, com carinho!"


A notícia havia sido inicialmente ventilada no perfil do vice-prefeito Raimundo Filho e postada uma foto do prefeito eleito Ronaldo Gomes de Matos conversando com a ativista.

Quem é Dane de Jade

"A força do Cariri. É assim que mestres da cultura popular da região ao sul do Ceará definem Dane de Jade, 45 anos. Desde a juventude, a gestora cultural trabalha para dar visibilidade aos cantores e dançarinos de manifestações folclóricas locais, como reisado, banda cabaçal, maneiro-pau, lapinha e guerreiro. “Luto para que tradições riquíssimas sejam preservadas e perpetuadas”, afirma. Em 1999, Dane idealizou o mais importante festival de cultura do estado, a Mostra Sesc Cariri, que está hoje em sua 13 a edição. Durante sua realização, grupos de teatro nacionais e estrangeiros se apresentam em cerca de 20 municípios da região. Também são promovidos debates literários, exposições de arte e oficinas. “Proporcionamos um intercâmbio entre a cultura popular e a arte contemporânea”, afirma ela.

Enquanto artistas de todo o país tomam conta dos palcos, mestres populares e seus grupos se apresentam nos “terreiros” – o quintal da casa deles –, localizados nas comunidades mais carentes das cidades. “Levamos o público até lá para despertar nos moradores o sentimento de pertencimento à tradição”, explica. “Eles passam a ter orgulho de seus mestres e tradições, e os pais se sentem seguros ao ver os filhos envolvidos com sua cultura.” Dane trabalha desde 1998 no Sesc Ceará, do qual já foi gerente regional responsável pela programação cultural do estado e hoje é consultora. Já desenvolveu diversos projetos, como o Sesc Cordel, a Cultura de Raiz, a Mostra Sesc da Música Cearense e a de Arte Naïf. Ela também é fundadora da Beatos, ONG com sede no Crato, sua cidade natal, de onde vêm muitos dos mestres que se apresentam e dão oficinas durante os eventos de resgate que ela organiza."

Nota do Editor: A ativista Dane de Jade seria um excelente nome, talvez até consenso entre os artistas, para ocupar a secretaria de cultura do município de Crato. Ela possui uma história de vida dedicada à cultura, fartamente documentada, e principalmente no setor da cultura popular. Recentemente, venceu na categoria cultura do prêmio Cláudia 2012.

Por: Dihelson Mendonça
Foto: Raimundo Bezerra Filho
Fontes: premioclaudia.abril.com.br e Perfil Dane de Jade no Facebook.

www.blogdocrato.com
Há 7 nos, o Crato na Internet


No comments:

Post a Comment