Tuesday, April 17, 2012

Outras notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri



XI Semana de Biologia aberta na manhã de ontem, na URCA

Com o tema “O Mundo sob o olhar do Biólogo”, foi aberta, na manhã desta segunda-feira, pelo Vice-Reitor da URCA, Professor Patrício Melo, e coordenação do Departamento de Biologia, a XI Semana de Biologia, da Universidade Regional do Cariri (URCA).

O evento será realizado de 16 a 20 de abril. A semana conta com mais de 400 inscritos da URCA e de outras instituições de ensino superior e de pós-graduação, na área, e irá debater temas relevantes. O tema de abertura tratou o “Desenvolvimento da Pesquisa na Região do Cariri’, com o Professor Dr. Henrique Douglas Melo Coutinho, a Professora Dra. Marta Regina Kerntopf, Professor Dr. Irwin Rose de Alencar e Professor Dr. Álamo Saraiva. À Noite, o tema abordado foi “Naturalistas do século XIX”, biólogos do século XXI - desafios e oportunidades, com o Professor Mestre Francisco Assis Bezerra da Cunha (URCA). A semana contará com palestras, mini-curso, oficinas, além dos momentos culturais e trilha ecológica.

Professor e Alunos do Curso de Artes Visuais publicam em livro lançado em Portugal

Os alunos Diêgo de Oliveira e Larissa Rachel Gomes, ambos do curso de Licenciatura Plena em Artes Visuais publicaram, juntamente com o Prof. Dr. Fábio José Rodrigues da Costa, o trabalho "Centros Culturais e seu público: O caso do Centro Cultural do Banco do Nordeste no Cariri Cearense / Brasil", no livro "À procura de renovação de estratégias e narrativas sobre Educação Artística", lançado no dia 1º de Abril na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

O livro foi lançado no "II Encontro Internacional sobre Educação Artística", na cidade de Porto, em Portugal, e é organizado pelos professores Catarina S. Martins, Manuela Terrasêca e Vitor Martins. O livro possui textos de pesquisadores e investigadores de várias partes do mundo, ao mesmo tempo em que retratam reflexões posteriores ao que foi muito debatido no "I Encontro Internacional de Educação Artística", ocorrido em Cabo Verde, na África. O livro também fez parte da "Feira do Livro", que ocorreu durante a primeira semana de abril na FBAUP.

Fonte: http://continentalcultural.blogspot.com.br/2012/04/piquenique-e-lancamento-do-livro.html

Professor do Curso de Licenciatura Plena em Teatro da URCA lança livro na Paraíba

O professor do curso de Licenciatura Plena em Teatro, João Dantas Filho, lançou este ano o livro "Homens nordestinos em cena: Relações/tensões de masculinidades em As Velhas, de Lourdes Ramalho”, pela editora "Marca de Fantasia", localizada em João Pessoa, na Paraíba.

O livro - um e-book - surgiu a partir de sua dissertação de mestrado em Letras, defendida em maio de 2007, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O texto é claro e elegante, nos parâmetros do rigor acadêmico, mas sem deixar de oferecer uma leitura extremamente prazerosa, mesmo para quem não conhece a obra da dramaturga paraibana.

O trabalho analisa as personagens masculinas no texto teatral As Velhas, de Lourdes Ramalho, visando compreender os procedimentos estéticos que a dramaturga utiliza, no sentido de apresentar, mediante a formalização estética, visões em torno das masculinidades em nossa sociedade. Para o autor, os estudos de gêneros possibilitaram a construção de argumentos de caráter teórico-crítico, formando as bases das perspectivas pertinentes à proposta de interpretação e análise deste texto dramatúrgico.

No transcorrer do estudo, João trata da noção de masculinidade hegemônica versus masculinidade subalterna, travando-se um diálogo com a sua fortuna crítica, além de questões direcionadas à compreensão dos tipos regionais nordestinos, o que conduz a uma primeira análise das masculinidades em textos como As Velhas, Os mal-amados, Romance do Conquistador e O trovador encantado. As dinâmicas de gênero em As Velhas são examinadas de modo a desenvolver um traçado entre a construção textual e a ação, prosseguindo com a análise dessas relações/tensões, mediante as personagens e a organização da ação dramática.

Dessa forma, na visão do autor, temos em Chicó e José, personagens da obra em foco, uma representação da “crise” entre um patriarcado que sucumbe e o processo de reação e tomada de posição das matriarcas, simbolicamente apontando para um lugar de conflito entre valores modernos (como os da defesa do direito coletivo) e as velhas estruturas, sejam aquelas do mundo senhorial sejam aquelas do poder das mães.

João Dantas conclui que em As Velhas, ao representar artisticamente este embate, a dramaturga vê na solidariedade feminina (quando as duas mulheres partem para ajudar os filhos) a possibilidade de resgate dos valores coletivos na medida em que o “sacrifício” dos rapazes aponta para a derrocada das velhas estruturas sociais.

Por Henrique Magalhães

Fonte: www.marcadefantasia.com

*Fique atentos: em Julho o livro será lançado aqui no Centro de Artes Reitora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau.

Para maiores informações e aquisição acesse:
http://www.marcadefantasia.com/resenhas/livros/homens-nordestinos.htm

Fonte: URCA

No comments:

Post a Comment