Monday, March 26, 2012

As Padarias Espirituais, e um belo exemplo de cidadania. por Elmano Rodrigues Pinheiro










Quando o escritor Joilson Portocalvo nos procurou para um bate papo sobre o projeto Padarias Espirituais, não poderia esperar que dali nascesse um fato tão gratificante: a primeira Padaria Espiritual do Planalto Central, a padaria Espiritual Thiago de Mello.

Trazia a tiracolo a história de vida de um morador de rua, José Bonifácio de Andrade Paulo, natural de João Monlevade, Minas Gerais, 55 anos sendo 20 morando na rua e 5 no lixão, que guardava um sonho de montar uma biblioteca, pois carregava um acervo de livros catados nos entulhos que vasculhava, e que poderiam ajudar muito na sua busca de cidadania para os moradores de rua da sua região. Não pensei duas vezes, e fomos levar o nosso apoio, pois esse tem sido o nosso trabalho em proporcionar a cidadania através da leitura.

Que bela figura o Bonifácio.

Conversamos bastante ouvindo os seus relatos de discriminação sofridos em função de sua vida de morador de rua. Vimos a sua plantação de ervas medicinais para doação às pessoas vizinhas. E a sua preocupação latente com a conservação do meio ambiente. Nasceu ali o apoio ao seu trabalho tão importante. Começamos a preparar os acervos, estantes, mesas, material de construção, e em breve na Rodovia DF 150, km 4,5, número 5, estará implantada a nossa primeira Padaria Espiritual do Distrito Federal, com o apoio dessa população que tem demonstrado tanta solidariedade às causas humanitárias.

No comments:

Post a Comment