Wednesday, February 29, 2012

JESUS agora paga até Dìvida de Banco com Toalhinhas e Fé ?

A nova forma de pagar as dívidas. Veja só esse vídeo, que absurdo!

Rumo ao Brasil Central - Por Carlos Eduardo Esmeraldo e Magali de Figueiredo Esmeraldo

. Carlos
. Magali

Quando completamos pouco mais de um mês de casados, morando ainda em Tomé-Açu, Carlos recebeu a notícia da Construtora Engenorte, de que iria trabalhar em S. João d'Aliança - Goiás, na estrada São João d'Aliança-Alto Paraíso. Em conseqüência das fortes chuvas os trabalhos da estrada “Tomé-Açu-Paragominas foram suspensos.

Com a surpresa tive a certeza de que a nossa vida estava parecendo com vida de cigano, sempre levantando acampamento. Mas, com toda a animação da nossa juventude, fomos enfrentar a mudança. E eu que, aos poucos estava conhecendo e me acostumando com aquela região cheia de igarapés, onde havia grandes plantações de pimenta-do-reino, teria que ir embora. Além dos japoneses proprietários dessas plantações, a cidade de Tomé-Açu abrigava também muitos cearenses.

Novamente, nosso fuscão ficou lotado de bagagens. Os poucos móveis e o fogão foram acomodados no caminhão da firma. Seguimos viagem pelas estradas enlameadas, deixando para trás a nossa casinha de madeira pintada de branco que foi testemunha da nossa felicidade do primeiro mês de casados.

A estrada foi aberta no meio da floresta e lembrava muito a subida para Serra do Araripe, com a diferença de que as árvores eram mais altas e frondosas e era numa região plana. Em conseqüência das fortes chuvas recentes, a estrada estava encharcada de lama. Em algum momento teria mesmo que atolar. E o fusca atolou junto também com os caminhões e máquinas da firma, próximo a uma fazenda. Horas e horas ficamos atolados já com a fome apertando, pois só tínhamos tomado o café da manhã. Dormir em Paragominas, como era o planejado não seria mais possível, pois já estava anoitecendo. Com o estômago vazio, começamos a pensar nas pessoas que passam fome. Imaginamos um pai ver os filhos sem ter o que comer e não poder fazer nada por causa do desemprego.

O mais interessante é que apesar de todas essas dificuldades eu me sentia tranquila, achando que tudo daria certo. Além da minha fé em Deus, eu confiava que ao lado de Carlos, íamos encontrar uma saída. A sintonia entre nós dois era e continua tão forte, assim como o nosso amor. Por isso, estávamos muito calmos e não nos desesperamos em nenhum momento. Lembrei-me de um pequeno versículo do Livro de Gênese 2, 24: "Por isso, um homem deixa seu pai e sua mãe, e se une à sua mulher, e os dois se tornam uma só carne." Era aí onde estava a nossa força, na Palavra de Deus, nas suas bênçãos e no nosso amor. Naquele momento, em vez de perdermos a paciência, enfrentamos tudo com muito humor. Estávamos confiantes de que Deus nos tiraria daquela situação.

Para nossa salvação, avistamos uma casa de fazenda, próximo de onde os carros ficaram atolados. Pedimos abrigo por uma noite e o fazendeiro, um simpático mineiro que há poucos dias instalara-se na terra, antes devoluta, nos acolheu. Lá já se encontrava um engenheiro do Departamento Nacional de Minas e Energia, que descobriu extensas reservas de bauxita naquela área. Após o delicioso jantar, conversamos durante algum tempo e logo fomos dormir, pois a noite estava bastante fria. É que no meio da floresta, quando chove, faz frio durante a noite. Quando o dia amanheceu, verificamos que a chuva deu um pouco de trégua, foi possível desatolar os carros e prosseguirmos com a viagem até Belém, de onde sairíamos para Brasília. Quando chegamos à capital paraense, já era noite.

No dia seguinte, acertamos os últimos detalhes da longa viagem de Belém até Brasília. Às seis horas da tarde partimos de Belém e seguimos até Santa Maria do Pará, um percurso de 100km, quando o asfalto terminou. Resolvemos dormir nessa cidade e prosseguir logo na manhã do dia seguinte.

A estrada Belém-Brasília, como era chamada desde sua construção, possuía, já naquela época, um intenso movimento de caminhões. No trecho do Pará, até Imperatriz no Maranhão nos deslocamos muito bem, pois apesar de não haver asfalto, havia um bom revestimento primário, termo técnico usado na engenharia rodoviária para o que popularmente é conhecida por estrada de piçarra. Entretanto pernoitamos em Paragominas. No terceiro dia da viagem, passamos por Imperatriz, e por volta das oito horas da manhã atravessávamos a ponte do Estreito sobre o Rio Tocantins e entramos no Estado de Goiás.

Desde o norte de Goiás, onde atualmente é o Estado do Tocantins, a rodovia estava sendo asfaltada e passamos a viajar sobre longos trechos de desvios. Eram duas trilhas aprofundadas pelos caminhões carretas, além das caçambas com o transporte de material para construção da estrada. Por isso se formou nos dois lados do desvio duas trilhas sobre a areia, bem aprofundadas. Como a largura dos caminhões era bem maior do que a do fusca, ao tentar ultrapassar uma caçamba, ficamos facilmente suspenso pelo "canteiro central" formado no meio das duas cavas feitas pelo peso das carretas. O motorista da caçamba, de espírito bastante solidário, ofereceu-se para ajudar. Amarrou uma corda no eixo dianteiro do fusca e deu partida. Ouvi um estalido seco e senti não haver saído do lugar. O motorista desceu e constatou que a ponta do eixo traseiro da caçamba havia rompido. Com isso a estrada ficou interditada. A caçamba de um lado e o fusca do outro. Imediatamente formou-se duas filas de caminhões, uma à nossa frente, e outra atrás. Até que um motorista de uma das carretas exclamou: "E nós vamos ficar aqui parado por causa desse fusquinha, pessoal?" Convocou seus companheiros e quando menos esperei, estávamos voando sobre a estrada, nos braços de homens fortes, que nem sequer pediram para que descêssemos do fusca.

Mas o pior nos aguardava mais um pouquinho à frente. Mal refeitos dos susto sofrido pelo episódio do "entalo" do fuscão, ao subirmos uma ladeira, lá no alto, fomos mandados parar por dois homens que mais pareciam dois portões de ferro. Era um posto da Polícia Federal. Perguntaram de onde vínhamos, para onde íamos, profissão, pediram nossa documentação, identidade, certidão de casamento, registro do CREA, carteira de trabalho, tudo o mais que comprovassem que não éramos terroristas. Não satisfeitos, pediram para abrir o bagageiro e passaram a revistar nossas malas, sacolas e tudo o que vissem pela frente. Dias antes, o dono da Engenorte fez uma viagem a Manaus e na volta me presenteou com uma pequena radiola portátil importada do Japão, que transportávamos debaixo do banco traseiro do fusca, por falta de espaço. Pois eles, depois de revistarem tudo, descobriram a radiolazinha e pediram a nota fiscal. Respondi que havia sido um presente, e que ao recebermos um presente não ficava bem pedir a nota fiscal e nem perguntar o preço. De nada adiantou. Ficaram com nossa radiola. Depois é que nós ficamos sabendo que naquela época estava acontecendo a guerrilha do Araguaia, a cerca de uns 50km dali. Daí termos sidos tratados como se fossemos terroristas.

Deixar nossa radiola para trás nos deixou muito tristes, pois era um dos três bens de consumo que tínhamos para o nosso entretenimento. Os outros bens eram, um pequeno toca fitas e um rádio portátil, que somente sintonizávamos à noite. Ouvíamos os discos e as fitas de Paul Mauriat, Paulinho da Viola e Roberto Carlos.

Seguimos viagem e já quase na hora do almoço avistamos um restaurante num local bastante agradável localizado numa plataforma de madeira sobre um pequeno rio. Estava praticamente lotado. Chamei Carlos para almoçar, mas ele disse que era cedo e almoçaríamos mais adiante. Só que não passamos mais por nenhum restaurante, aliás não havia mais nenhuma cidade, apenas pequenos povoados. Num deles, paramos em uma bodega procurando comprar alguma coisa para comer, mas não havia nada, nem mesmo uma coca-cola, ou um pacote de bolachas, nem água mineral. A água existente era barrenta. Passamos o resto do dia com fome e sede. Não adiantava lamentar, o certo era esperar com muita paciência até chegar a Porangatu, o que somente aconteceu à noite.

O restante da viagem transcorreu sem mais nenhum sobressalto. De Porangatu até Brasília já havia asfalto. No dia seguinte chegamos à noite em Brasília, onde dormimos e seguimos para São João d'Aliança, nosso destino.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo e Magali de Figueiredo Esmeraldo

Notícias do Crato - 29/02/2012


Faltam recursos para avanços na pavimentação de ruas em Crato

No segundo semestre do ano passado a Prefeitura do Crato projetou para calçar com pedra tosca, 300 ruas na cidade e nos distritos. Desse total só foram possíveis até agora fazer a obra em apenas 10 artérias, por dificuldade na alocação de recursos, segundo o secretário de Infraestrutura do município, José Muniz. Explicou que o prefeito orçou projetos no valor de R$ 6 milhões para a área de pavimentação e foram aprovados pela Caixa Econômica Federal - CEV e conveniados junto ao Ministério do Turismo. Apesar disto só foram liberados 28 mil reais que deram apenas para calçar algumas ruas no Parque Grangeiro e Parque Recreio. A esperança, disse José Muniz, é que agora em março o restante da verba seja autorizada, mesmo porque os projetos já foram licitados.

O secretário disse, ainda, que as últimas informações vindas do Ministério do Turismo, em Brasília, é de que não existem recursos, até mesmo para o convênio assinado de R$ 600 mil com o município do Crato, para a cobertura de seis quadras esportivas, sendo três delas para os Bairros Pantanal, Vitória Nossa e Mutirão. “A obra já foi aprovada, licitada e autorizada pela Caixa Econômica, faltando tão somente a ordem do Ministério para honrar os pagamentos”, finalizou José Muniz.

Agricultura estima boa safra para 2012

Os produtores rurais do Cariri que plantaram seus roçados em dezembro passado e perderam a semente. Quem plantou em janeiro deste ano está dependendo das chuvas do próximo mês de março e ter assim garantida sua produção. No Crato, os agricultores plantaram nos dois meses, sendo que, em dezembro, o plantio foi bastante insignificante, mesmo porque choveu apenas 80 milímetros. Em janeiro o plantio foi maior, embora tenha chovido menos 72 milímetros, porém até 28 de fevereiro veio a recompensa e os pluviômetros do município registraram 226 milímetros. As informações foram do secretário de Agricultura do Crato, Francisco Erasmo Ferreira, na expectativa de uma boa safra agrícola este ano no município.

A Secretaria de Agricultura instalou 20 pluviômetros em diversos pontos estratégicos nos nove distritos do município. A secretaria também realizou aração de mais de mil tarefas de terra em parceria com o produtor de várias comunidades rurais. Informou também que o produtor rural do Crato está otimista quanto à quadra invernosa. 60% do milho já está plantado, feijão 70 % e o arroz aproximadamente 50 %..

Servidor municipal do Crato terá salários reajustados e pagos em março

Os vereadores do Crato aprovaram por unanimidade o reajuste salarial dos servidores, que varia entre 8 % a 22 %. O novo salário vai estar no bolso do servidor já no início de março, correspondente a folha de fevereiro que terá um impacto entre R$ 600 mil a R$ 1 milhão, passando de R$ 5,2 milhões para quase R$ 5,9 milhões, já incluindo os 360 novos servidores aprovados no último concurso e que já estão sendo chamados para ocuparem seus cargos tão logo o concurso seja homologado.

Para o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Junior Matos, o reajuste não foi o que sonhava a categoria, mas foi o resultado de uma discussão que durou mais de dois meses através de canais de negociação abertos pelo poder executivo municipal, que sempre esteve solicito aos anseios do servidor e da entidade representativa. Junior esclareceu que os reajustes vão possibilitar aos professores de nível um receberem agora o piso nacional da categoria, que é de R$ 1.450, 00 e as demais categorias terão receberão 12 % por cento de reajuste mais 8 % para aqueles que estão em sala de aula, perfazendo um total de 20 %. Para os demais servidores que percebem salário mínimo até R$ 700 reais em 2011 vão ter 14,14 % de reajuste salarial. Para os demais níveis superiores, isto é, profissionais da saúde, dentre eles médicos e psicólogos, terão 8 %.

Secretaria de Saúde do Crato participará da Semana de prevenção e combate a obesidade infantil

Devido ao expressivo número de crianças obesas no país, o Ministério da Saúde em parceria com as prefeituras municipais iniciarão a campanha de Combate a Obesidade Infantil. A iniciativa faz parte da primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola e irá atender mais de 2.200 municípios que participam do Programa Saúde na Escola, desenvolvido por equipes da Saúde da Família ligadas a Unidade Básica de Saúde. Estão previstas visitas a 50 mil escolas públicas incluindo cerca de 11 milhões de alunos com idade entre 5 a 19 anos.

Visando à aproximação da população com a Rede de Atenção Básica à Saúde, a Secretaria de Saúde do Crato realizará durante os dias 5, 6, 7, 8 e 9 de março em escolas da rede municipal, avaliação antropométrica, avaliação nutricional que possa identificar possíveis sinais de desnutrição ou obesidade e cadastro com perfil psicológico, bem como rodas de conversas, palestras e imunização.

De acordo com Suzamélia Brito, coordenadora do Programa de Saúde na Escola do município do Crato, ao longo dos meses de março e abril a prevenção da obesidade estará sendo feita em toda rede municipal juntamente com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, com o apoio do projeto Adolescer com Saúde, composto por acadêmicos de enfermagem da URCA.

Canal do Rio Grangeiro em debate: famílias poderão ser retiradas de área de riscos

Os riscos de inundações do Canal do Rio Grangeiro voltam a ser tema de debates, durante reunião com integrantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militares do Ceará e sociedade civil. Uma avaliação do canal foi feita durante a semana com os integrantes da Defesa Civil e Técnicos. De acordo com os resultados, os moradores que estiverem correndo riscos serão transferidos para áreas mais seguras.

O debate sobre o Canal aconteceu na manhã de ontem, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, no intuito de abrir um diálogo entre os diferentes segmentos da sociedade. A ambientalista Tereza Pinheiro, que esteve representando a sociedade civil, disse que mesmo sendo um problema de tanta gravidade, a própria sociedade ainda não despertou para isso. Ela ressalta a pouca participação das pessoas na reunião e diz que até o momento, mesmo com tudo que já foi falado e reivindicado para a melhoria do canal, pouco se acredita que seja feito algo a curto prazo.

Tereza Pinheiro afirma que morava no leio do rio e também como técnica decidiu levantar a bandeira de luta pela recuperação do canal. Ressalta ainda que o que está em risco são vidas humanas e destaca o caráter de urgência para se resolver o problema do canal. “Mas se o problema já completou o ano e não foi resolvido, imagine agora com R$ 1,6 milhão”, argumenta. A ambientalista destaca a necessidade de se realizar um estudo técnico desde o nascedouro do Rio. “O canal não é só de concreto, existem os afluentes e matas que têm de ser recuperadas ao longo do leito do rio, para ter continuidade a um trabalho extensivo e preventivo ao longo do Crato”, completa..

Para o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Helcio Queiroz, nesse momento a intenção é prestar contas das ações que foram desenvolvidas. Ele destaca a visita técnica que foi feita, nesta segunda-feira, para delimitar um plano de ação, juntamente com um engenheiro de Defesa Civil, para avaliar o estado do que já foi feito, como do que ainda tem por fazer. Além disso, conversar com a comunidade, além de prestar contas. De forma simultânea será feito um relatório.

Uma das preocupações, após a visita, é que foram detectados pontos que podem ter um processo erosivo mais intenso, a ponto de atingir algumas residências. “Temos a obrigação de garantir a vida das pessoas”, diz ele. Nesse sentido, já há um plano com o Corpo de Bombeiros, que será reestruturado para dar uma resposta mais adequada, como uma remoção dessa população, caso haja um alerta de uma possível chuva com índice mais elevado, e pensar na possibilidade de tirar as pessoas de suas casas, se for o caso. O relatório deverá ser finalizado até o final desta semana, para conhecimento da Secretaria de Segurança, Comando do Corpo de Bombeiros e Governo do Estado.

A reunião contou com a presença do prefeito do Crato e secretários de Infraestrutura e Meio Ambiente, onde foram esclarecidas diversas questões relacionadas ao compromisso da administração com o projeto, dentro da proposta assumida pelo Governo do Estado, por meio de verba do Governo Federal.

CONTATOS:

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA MUNICIPAL DO CRATO
Fone: 88 3521 7069
www.crato.ce.gov.br

Seminário " Quem Cala Consente" - Por Maria Otilia


O município de Juazeiro do Norte, localizado na Região do Cariri, sedia o seminário regional da campanha ‘Quem Cala, Consente – Violência Sexual Contra Criança e Adolescente é Crime!’, iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, através da Comissão da Infância e Adolescência, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) na amanhã de hoje, dia 28 de fevereiro (terça-feira), das 10 às 13 horas, no Ginásio Poliesportivo, em Juazeiro do Norte.
O objetivo do seminário foi conscientizar e mobilizar a sociedade cearense para o combate ao abuso e à exploração sexual infanto-juvenil, e reuniu representantes dos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Saboeiro, Assaré, Araripe, Nova Olinda, Santana do Cariri, Campos Sales, Antonina do Norte, Altaneira, Tarrafas, Salitre e Potengi.
Foram convidados para participar do encontro, prefeitos, conselheiros tutelares, conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente, promotores de Justiça, técnicos dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), secretários municipais da Educação, Saúde e Assistência Social, agentes de Saúde, gestores escolares e grêmios estudantis. O seminário do Cariri será o 10º encontro e reunirá os municípios das Credes de Juazeiro do Norte e do Crato, totalizando a participação de 18 municípios, 58 escolas e um público estimado de 600 pessoas.
De acordo com a presidente da Comissão da Infância e Adolescência, deputada estadual Bethrose (PRP), a campanha foi criada pela necessidade de sensibilizar a sociedade, fazendo com que as pessoas não se omitam diante de casos de violência sexual. “Os diversos estudos sobre o assunto mostram que, na maioria das vezes, os casos de violência sexual são praticados, geralmente, por uma pessoa com quem a criança ou adolescente possui uma relação de confiança, e que participa do seu convívio familiar e social. Por isso nós reforçamos a importância de deixar a sociedade em alerta, para que aprenda a identificar o abuso.”
Durante o seminário houve palestra com a psicóloga e escritora Helena Damasceno, que explicou as diferenças entre abuso e exploração sexual, as formas de prevenção e de identificação, os sinais de alerta, os indicadores físicos e comportamentais da vítima de abuso, os meios de denunciar e a legislação relacionada ao tema.
Dentro da programação do evento, cada município formou um grupo de trabalho para a construção do Plano de Ações Estratégicas – PAE, que visa prevenir e combater a violência sexual infanto-juvenil. O PAE deverá ser elaborado e executado em seis meses. Após esse período, as escolas que concluírem de maneira satisfatória seus planos receberão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará o Selo Escola Cidadã, como forma de reconhecimento da contribuição social da instituição para com a sociedade.
texto e foto extraído do site da CREDE 19.

A EEF Dom Quintino parabeniza a SEDUC e a Assembléia Legistaliva do Ceará , por promover seminários e debates , na defesa de crianças e adolescentes que na maioria das vezes vivem em situação de risco. E a sociedade como um todo tem o direito de prevenir, identificar e denunciar o abuso e exploração sexual das nossas crianças e adolescentes.

Tuesday, February 28, 2012

74 árvores foram derrubadas em linha férrea em SOBRAL


Moradores reclamam da derrubada de 74 árvores em via férrea do Ceará Árvores foram derrubadas para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos. Das 74 árvores, 24 foram derrubadas de forma ilegal, segundo autarquia.

Setenta e quatro árvores foram derrubas, 24 delas de forma ilegal, em Sobral, interior do Ceará, para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). As árvores haviam sido plantadas por moradores da cidade, há cerca de oito anos, e causou revolta na população. "O mundo está fazendo uma campanha para o verde. Hoje é o contrário em Sobral. Estão destruindo as plantas, as árvores", reclama o aposentado Francisco Magalhães.

De acordo com a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Sobral, a empresa responsável pelo VLT tinha autorização para derrubar 50 árvores que ficavam no local onde passará o trilho. Nenhuma das árvores pode ser salva, de acordo com a autarquia.
saiba mais

* Técnicos fazem mapeamento de todas as árvores de Fortaleza

A superintendente da Autarquia de Meio Ambiente Mara Silva diz que a empresa terá de plantar novas árvores para substituir as derrubadas. "Para cada árvore derrubada vão ser plantadas mais duas. A empresa também vai ter que garantir a manutenção até que essas plantas se desenvolvam e garanta a sobrevivência", explica a superintendente Mara Silva.

A obra
O empreendimento foi concebido pelo governo do estado. A linha Norte ligará o Pólo Industrial da Grendene, localizada à margem da avenida ao bairro Cohab 3, passando pelos bairros do Junco e Terrenos Novos . A linha Sul ligará os bairros da Cohab 2, no extremo leste, ao bairro do Sumaré, no oeste. As duas linhas formam dois “us” invertidos, que se tangenciam numa estação de integração.

Dentro do projeto do VLT de Sobral, de acordo com o governo do estado, estão previstas a remodelação de sete quilômetros de via permanente já existente; a implantação de mais cinco quilômetros; a construção de 11 estações de passageiros; do complexo de manutenção, da administração e do centro de controle operacional; a aquisição de cinco VLTs de dois carros bidirecionais cada, com dupla cabine de comando, tração hidráulica e motorização a diesel.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

Notícias do Crato - 28/02/2012


Risco de inundação no Rio Grangeiro será debatido nesta terça-feira em Crato

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militares do Ceará realiza, nesta terça-feira, dia 28, reunião sobre o risco de inundação no Município de Crato e o papel da Defesa Civil. A reunião terá a presença de integrantes da Defesa Civil Estadual. O intuito é dialogar com os diversos segmentos da sociedade cratense. A reunião ocorrerá no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva (localizado no calçadão da Rua José de Alencar - Centro), a partir das 8 horas e 30 minutos. Mais informações com Paulo Klecius Botelho de Oliveira na Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato SEMAC, pelo telefone 88 3586 8011.

Crato instala 300 armadilhas para colher ovos do mosquito de dengue

A Secretaria de Saúde do Crato está atuando de forma intensiva na prevenção e combate da dengue na cidade, com alerta para o período de chuvas e orientação da população para atuar. Há duas semanas que a Coordenação de Endemias está realizando um trabalho de pesquisa em vários bairros, desta vez com a instalação das ovitrampas, armadilhas para colher os ovos do mosquito, antes mesmo da fase larvária, evitando a reprodução.

Para isso, segundo o coordenador do setor de Endemias, Marcos Aurélio, o Plano de Intensificação de Combate à Dengue tem sido fortalecido desde o início do ano, com os ciclos de visitação nas residênbcias, orientação da população, e a atuação da Mobilização Social junto à comunidade.

Segundo Marcos Aurélio, foram colocadas em residências de vários bairros da cidade, onde os índices de infestação são maiores, cerca de 300 ovitrampas. Bairros como Seminário, Batateiras, Misericórdia, Pinto Madeira e Cacimbas receberam as armadilhas, que toda semana são observadas pelos técnicos.

Mas, o coordenador do setor de Endemias destaca a sociedade como o principal agente da guerra contra o mosquito, já que mais de 90 por cento dos focos são encontrados dentro das residências. Ele convida as comunidades a travarem uma batalha contra o mosquito e eliminar a dengue do Município.

Crato sediará a 12ª edição do Congresso das Secretarias Municipais de Saúde

'Municipalização com Regionalização: um desafio para o acesso com qualidade no SUS' é o tema do XII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde, que será realizado no próximo mês de abril no município do Crato. Durante os dias 10, 11, 12, 13 e 14 serão abordados, explanados e discutidos temas de alta relevância no contexto das políticas públicas que visam estabelecer melhorias constantes e crescentes na saúde como um todo.

De acordo com Regina Petrola, Coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Crato, autores de trabalhos devem encaminhar resumos até o dia 1º. de março. Demais participantes podem inscrever-se a qualquer momento, inclusive durante o evento, no total de 600 vagas. É importante salientar que estão abertas as inscrições para o XII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, através do site da instituição www.cosemsce.org.br/xiicongresso.

Os temas para inscrição de trabalhos são: Gestão do SUS, Vigilância da Saúde, Inovações Tecnológicas na Saúde, Participação e Controle Social no SUS, Educação Permanente e outros. Todo o processo será realizado on line, tanto para os secretários – que devem realizar sua inscrição apesar de já terem suas vagas asseguradas, quanto para os técnicos e apresentadores de trabalhos.

A gestão da Saúde do Crato enfatiza desde já a importância de um evento como esse e ressalta que o município está preparado tanto para receber os congressistas como para participar efetivamente do XII Cosems. O link para inscrições http://www.cosemsce.org.br/eventos/xiicsmsc/inscricao/ está no site da Prefeitura do Crato www.crato.ce.gov.br.

CONTATOS:

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA MUNICIPAL DO CRATO

Fone: 88 3521 7069
www.crato.ce.gov.br

Pessoas e lugares, marco na memorialística do Cariri - Napoleão Tavares Neves


Do meu colega Ebert Fernandes Teles recebi, em primeira mão, o seu excelente livro de memórias, Pessoas e lugares, verdadeiro passeio sentimental do nosso conhecido oftalmologista pelos lugares quase sagrados da sua infância, inclusive perfilando familiares e amigos nesta verdadeira caravana sentimental.

O livro é bom e a sua leitura inebria, sobretudo quem, como eu, foi menino de fazenda e de bagaceira de engenho de rapadura.

O que o autor ali escreve é, como que, a história de todos nós no dia a dia da vida rural, percorrendo fazendas, sítios, engenhos de rapadura, logradouros serranos.

E o autor perfila muito bem os mais ilustres membros da sua importante família Teles, sem esquecer as suas colaterais, derivando também para os tipos populares dos que trabalhavam nas fazendas e sítios da família. É uma leitura envolvente com sabores rurais de tempos que não voltam mais. Livro bonito, com um ipê florido na capa e excelente editoração, caprichosa mesmo. Pessoas e lugares retrata muito bem o Cariri da década de 30 para cá, com seus usos, costumes e pessoas. Portanto, sua leitura é um magnífico mergulho no nosso passado com todos os seus encantos.

Barbalha CE, 23 de fevereiro de 2012.

2 Milhões e Meio de Reais jogados na Lata de Lixo - Canal já começa a se desmanchar

.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_25OAwUPJCxmEWmbqjrNC5BWJH39c9mYrC9T4qn7LQXxjz-Qb7N-W77JbYSw7Bp-pfKdScJMH171LWQjcQVhye8qBZjul2_9XxkE0OMpF2WOGKfIV00xpry_YRlDtRRJQBuqGwnS8ZPo/s1600/canal_caindo3.jpg


No dia 28 de Janeiro de 2011, uma enxurrada destruiu grande parte do canal do Rio grangeiro na cidade de Crato. Imediatamente, o prefeito da cidade reuniu uma comitiva e viajou à Brasília, onde a muito custo, conseguiu 4 milhões de reais com o Ministério das Cidades para a sua recuperação. O Governo Federal, naquela época, disponibilizava verbas emergenciais para cidades que haviam sido prejudicadas pelas enchentes. Esse dinheiro foi creditado nas contas da prefeitura do Crato e por uma órdem "superior" e misteriosa, teve que ser repassado para o Governo do Estado do Ceará, que iria reconstruir o canal.

Licitação foi feita e a construtora Coral ganhou o certame. À partir daí obras de caráter duvidoso, começaram na cidade. A verba de 4 milhões foi dividida em 2 partes, uma de 2 milhões e meio e outra de 1 milhão e 500 mil reais. Diversos engenheiros criticaram as obras que vinham sendo realizadas durante o ano de 2011, e já atestavam a sua fragilidade: Na verdade, alegaram que estava sendo utilizado pouco cimento, uso de gabiões ( espécie de gaiola cheia de pedras amarradas com simples arames ), que segundo muitos, não irão resistir às chuvas e à correnteza que como todo cratense sabe, é capaz de arrastar pedras até o tamanho de um automóvel, fato bastante comum e documentado ao longo da história da cidade.

Passado hum ano da tragédia, a obra não foi finalizada. Foram gastos os primeiros 2 milhões e meio de reais, e agora, já nas primeiras chuvas do ano, mesmo em partes próximas onde o trabalho foi realizado, começou a ceder. Conforme fotos tiradas no dia de hoje ( 28/02/2012 ) pelo repórter Wilson Bernardo, constata-se a fragilidade. Em nas áreas recém-construídas, o espaço terá de ser refeito.

Resta saber que rumo as autoridades e a população irão tomar à partir de agora, já que outros "4 milhões de reais" não se conseguem assim da noite para o dia, nem a população do Crato aguenta mais que se brinque dessa forma com coisas sérias. A tragédia do dia 28 de Janeiro de 2011 deixou desabrigados e comerciantes que até hoje não foram completamente ressarcidos material ou psicologiamente. Afinal de contas, essas obras do canal possuem seguro ? Tem "MONEY BACK GUARANTEE" ? Ou seja, como nas principais obras e negócios do mundo, "A satisfação do cliente ou o seu dinheiro de volta?"


As fotos mostradas hoje pelo repórter Wilson Bernardo apontam para uma certeza: A de que estão tripudiando sobre a boa-vontade da população do Crato. As fotos revelam a Insensatez e a arrogância de um governo eleito para solucionar os problemas do povo, mas ao invés disso, tem causado ainda mais dissabores. As fotos mostram muito mais do que imagens. São o atestado do DESCASO e da INCOMPETÊNCIA tão patentes em não poder solucionar o problema a que se propôs, do Canal do Rio Grangeiro em Crato, pondo em risco toda uma população que confiou o seu destino nas mãos dessas pessoas.

Por: Dihelson Mendonça
Fotos: Wilson Bernardo
www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Homem é condenado a ser enforcado por ser Cristão e não Islamita



www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet.

Piso nacional do magistério de 2012 é definido em R$ 1.451

O Ministério da Educação (MEC) definiu em R$ 1.451 o valor do piso nacional do magistério para 2012, um aumento de 22,22% em relação a 2011. Conforme determina a lei que criou o piso, o reajuste foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no mesmo período.

A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do que o valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado.

Entes federados argumentam que não têm recursos para pagar o valor estipulado pela lei. O dispositivo prevê que a União complemente o pagamento nesses casos, mas, desde 2008, nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim.

Em 2011, o piso foi R$1.187 e em 2010, R$ 1.024. Em 2009, primeiro ano da vigência da lei, o piso era R$ 950. Alguns governos estaduais e municipais criticam o critério de reajuste e defendem que o valor deveria ser corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), como ocorre com outras carreiras.

Na Câmara dos Deputados, tramita um projeto de lei que pretende alterar o parâmetro de correção do piso para a variação da inflação. A proposta não prosperou no Senado, mas na Câmara recebeu parecer positivo da Comissão de Finanças e Tributação. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) prepara uma paralisação nacional dos professores para os dias 14,15 e 16 de março com o objetivo de cobrar o cumprimento da Lei do Piso.

Agência Brasil


Chávez teria entre 1 e 2 anos de vida, diz documento vazado pelo WikiLeaks

.
Informação foi publicada por jornais espanhóis nesta terça-feira (28). Avaliação estaria em e-mail vazado da Stratfor Global Intelligence.

Médicos russos e cubanos que atenderam o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em junho do ano passado, avaliaram que ele tem entre um e dois anos de vida, segundo documentos vazados pelo WikiLeaks e publicados pelos jornais espanhóis "Público" e "El País". O WikiLeaks afirma ter tido acesso a milhões de supostos e-mails da Stratfor Global Intelligence, uma empresa privada de segurança e inteligência. Chávez voltou a Cuba na sexta passada para tratar de uma nova "lesão" na zona onde tirou um tumor em junho passado. Segundo mail vazado pelo WikiLeaks, médicos dizem que ele tem no máximo dois anos de

Em correspondência eletrônica com data de 5 de dezembro e enviada a George Friedman, fundador da empresa, o funcionário Reva Bhalla fala de "uma fonte muito bem relacionada que trabalha com Israel" e que revela informações sobre a equipe médica russa a respeito do tratamento de Chávez. Segundo o texto, os médicos russos davam menos de um ano de vida ao venezuelano. Os cubanos, dois.

Fonte: G1

Beijo gay entre soldado do exército dos EUA e namorado causa frenesi


Uma fotografía de dois soldados do Exército dos EUA trocando um beijo de boas vindas na sua chegada ao Hawai está causando polêmica na internet e levantado o apoio dos simpatizantes da nova lei que permite serviço militar para jovens abertamente homossexuais.

O sargento Brandon Morgan e seu namorado Dalan Wells compartilharam a fotografia do abraço no domingo em seu perfil no Facebook e na página Gay Marines da rede social.

“Como veterano gay, essa imagem me deixou com lágrimas nos olhos”, escreveu um usuário do Facebook. “Nunca nos meu sonhos jamais penei em ver isso em minha vida”, comentou outro.

BBC Brasil

MP-CE combate propaganda eleitoral antecipada em Solonópole


O Ministério Público Eleitoral, através do promotor de Justiça Eleitoral da 55ª Zona Eleitoral, Déric Funck Leite, ajuizou, nesta terça-feira, uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) e ainda Representação Eleitoral contra o pré-candidato a prefeito de Solonópole, José Webston Nogueira Pinheiro. A medida é por abuso do poder econômico e dos meios de comunicação.

Inicialmente, o Ministério Público Eleitoral tomou conhecimento da propaganda eleitoral antecipada praticada pelo pré-candidato, nos autos de uma representação eleitoral. Após a manifestação judicial, verificou-se que Webston Pinheiro insistia nas práticas vedadas pela legislação eleitoral. O pré-candidato foi condenado pela Justiça Eleitoral ao pagamento de multa no valor de R$ 20.000,00.

Verificou-se, inclusive, que ele teria promovido festa de natal totalmente gratuita, com sorteio de brindes, trenzinho, tobogã, cama elástica, dentre outros atrativos. Não obstante a realização de festa de natal para a população, houve ampla divulgação do evento através de informes escritos. Ante as circunstâncias fáticas, o Ministério Público Eleitoral entendeu que não se tratava apenas de propaganda eleitoral antecipada; mas, sim, abuso do poder econômico e dos meios de comunicação.

Nesse sentido, o promotor eleitoral propôs uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) pleiteando a decretação de inelegibilidade do pré-candidato para as Eleições de 2012 e pelos próximos oito anos, com base na Lei da Ficha Limpa (LC nº 135/10) que alterou o artigo 22, inciso XIV da LC nº 64/90.

Considerando ainda que o promovido insiste em afrontar a legislação eleitoral, o Ministério Público ofereceu representação pela prática de propaganda eleitoral antecipada, pugnando pela condenação de multa no valor máximo de R$ 25.000,00 devido à reincidência.

MPE-CE ( Lindomar Rodrigues - Colaborador )

Tráfico e homicídio: Operação da Polícia Civil prende 22 pessoas em Icó


A Polícia Civil de Icó prendeu 22 suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas intermunicipal e interestadual na manhã desta terça-feira [28].

De acordo com o delegado regional José Gonçalves, as prisões desarticularam sete quadrilhas que agiam na região e que eram investigadas há mais de três meses. ''São mais de 40 mandados de prisão e outros de busca e apreensão”, afirma. Segundo Gonçalves, os líderes das sete quadrilhas já haviam sido presos em outras ocasiões em ações isoladas. Faltava desarticular as atuações em grupo que, além de tráfico de drogas, também eram responsáveis por homicídios em Icó e cidades vizinhas.

Ainda conforme o delegado, as investigações foram todas realizadas pela Polícia Civil de Icó e dos municípios envolvidos, já a operação foi encaminhada em parceria com Divisão de Narcóticos. Além das prisões, armas, crack e cocaína foram apreendidos. Todas as pessoas detidas estão sendo encaminhadas para o presídio de Icó. “Esperamos que o tráfico e os homicídios diminuam ainda mais em nossa região, como já vem diminuindo nos últimos meses”, disse o delegado.

G1

CONVITE - INSTITUTO CULTURAL DO CARIRI


INSTITUTO CULTURAL DO CARIRI

CONVITE


A Diretoria do Instituto Cultural do Cariri – ICC convida V. Sa. e Exma. Família para o lançamento do livro Pessoas e lugares, de autoria do Dr. Ebert Fernandes Teles, titular da cadeira Dr. Joaquim Fernandes Teles.

Data: 02 de março de 2012.
Hora: 19h30.
Local: Sede do Instituto Cultural do Cariri
Praça Filemon Teles, 1 Centro – Crato CE
(em frente ao Parque de Exposições).


Atenciosamente,


José Huberto Tavares - Presidente
Francisco Huberto Esmeraldo Cabral - Secretário Geral

CRATO - Centro de Convenções com obras ainda Paralisadas


Centro de Convenções do Cariri já está com 80% da obra prontos. Está à margem da CE-292 e terá auditório para receber 600 pessoas.

Crato. Logo no início de seu primeiro mandato como governador do Estado, Cid Gomes, reuniu lideranças das cidades de Crato, Juazeiro e Barbalha para discutir e definir quais eram as necessidades por obras estruturantes para o Cariri. Na oportunidade, ficou definido que três grandes equipamentos, o Hospital Regional do Cariri, Central de Abastecimento do Cariri (Ceasa) e Centro de Convenções do Cariri seriam construídos. Destas obras, as duas primeiras já foram concluídas e estão em pleno funcionamento. Apenas o Centro de Convenções está com as obras paralisadas. Entretanto, a previsão inicial para a conclusão total do equipamento era até o mês de maio de 2010. Depois passou a ser até o primeiro semestre de 2011. Mas, após todo esse atraso, a população da região e as lideranças locais cobram ações do governo.

Apenas a primeira etapa do Centro de Convenções do Cariri, orçada em R$ 9,6 milhões, foi finalizada e ainda não há previsão para a conclusão da obra. O projeto de construção do equipamento nasceu através de uma licitação feita pela Prefeitura do Crato. A Prefeitura repassou através de um convênio, a licitação para o Estado, que executou o que estava previsto em contrato, mas o acordo foi insuficiente para as ações e implantação de itens complementares no entorno, como drenagem, compra de equipamentos e urbanização. Especificamente, para o Centro de Convenções ser entregue à população, ainda faltam mobília, revestimentos, pavimentações externas, estruturas metálicas e de ar condicionado, e instalações elétricas para a iluminação externa, sonoras, alarmes e também paisagismo.

Segundo o governador Cid Gomes, foi realizada licitação para a segunda etapa. Porém, a empresa ganhadora faliu. Logo após, o Estado chamou uma segunda empresa. Entretanto, ela não se dispôs a aceitar o contrato pelo mesmo valor que foi estabelecido pela primeira, de acordo com a Lei de Licitações. Agora o Estado terá que fazer uma nova licitação. Segundo Cid Gomes, o atraso não é responsabilidade do Estado. "Infelizmente, isso é uma coisa que atrasa a obra, mas é algo que está fora do nosso poder de decisão", disse.

Eventos sociais

O Centro de Convenções do Cariri foi iniciado em junho de 2009. Já tem cerca de 80% das obras concluídas. Situa-se às margens da CE-292. Ele terá capacidade para receber eventos sociais, como fóruns de negócios, principalmente industriais e agropecuários, seminários, e também eventos culturais como grandes exposições, feiras, teatro, música, entre outros. O equipamento foi projetado para beneficiar a população de 29 Municípios do Cariri. Quando estiver pronto, terá auditório com capacidade para 600 pessoas, além de outros três, com 160 lugares cada.

YAÇANÃ NEPONUCENA
Repórter do Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe

Monday, February 27, 2012

Chuva Forte no final de tarde de ontem em Crato


U
ma chuva forte começou a cair à partir das 17:40 de ontem ( segunda-feira ) sobre o Cariri. No crato, ruas alagadas, como se pode ver por essa foto do fotógrafo Fidel Brito:


E a previsão indica mais chuvas no período:


Foto: Fidel Brito

Assalto à agência do BB de Catarina, no Ceará, com reféns e um policial morto

.

O policial militar identificado por Alves Neto foi morto na manhã de hoje (27) em troca de tiros com ladrões de banco que assaltaram a agência do Banco do Brasil na cidade de Catarina, região dos Inhamuns. Houve intenso tiroteio.

Os bandidos atacaram inicialmente a delegacia, chegaram atirando de fuzil, acertaram cinco tiros nas costas do PM Alves Neto, que morreu, e rendaram os demais policiais. A polícia não informou a quantidade roubada. O gerente do banco, um médico conhecido por Wallace, e um policial militar foram levados pelos bandidos como reféns e em seguida foram liberados, no distrito de São Gonçalo, zona rural do município de Catarina.


Há informações de que a Polícia cercou os bandidos.

Lindomar Rodrigues ( Colaborador )

Reportagem Fotográfica - Chegada da cruz da juventude em Crato - Wilson Bernardo

.









O CRATO EM FOTOS
Chegada da cruz da juventude, pelo repórter Wilson Bernardo
Todos os direitos reservados.

CRATO - Previsão do Tempo para hoje, Segunda-Feira, 27 de Fevereiro de 2012



Bom Dia, Crato!

Uma boa semana para todos os leitores, escritores e colaboradores do Blog do Crato. Lembrando aos nossos leitores que as notícias do Cariri, do Ceará e do Mundo podem ser lidas com mais detalhes e quantidade no nosso Portal Chapada do Araripe, a notícia do Cariri na hora em que você precisa.

Previsão do Tempo:

Os serviços de meteorologia apontam para hoje no Crato, dia de Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. O nascer e pôr-do-sol: Nascer do Sol 05h43 Pôr do Sol 17h58. Temperatura máxima 32ºC e mínima de 22ºC. Quantidade e Probabilidade de Chuva 13mm 80% . Direção e Velocidade do Vento Leste 11km/h. Umidade relativa máxima e mínima . 77% 44%. No bairro Vilalta, foi medido 62% à meia-noite.

Bom Dia!

Blog do Crato
www.blogdocrato.com
Há 7 Anos,o Crato na Internet

Resgatados do incêndio na base brasileira na Antártica contam como fogo começou

.
Cerca de 40 integrantes da Estação Antártica Comandante Ferraz, entre eles pesquisadores e servidores civis da base, chegaram por volta da 1h15 da manhçã desta segunda-feira (27) à Base Aérea do Galeão, no Rio. O avião C-130 Hércules, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou de Punta Arenas, no Chile, na tarde deste domingo (26) e, antes de chegar ao Rio, fez escala em Pelotas (RS) para o desembarque de quatro pesquisadores. As informações são da Agência Brasil.

No momento do desembarque no Galeão, no rosto da maioria transparecia o cansaço. Um dos passageiros chegou a levantar as mãos ao céu, como se agradecesse por ter chegado bem ao Brasil. Além de deixar o sargento ferido, o incêndio provocou duas mortes, a do suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e a do sargento Roberto Lopes dos Santos, ambos da Marinha.

A pesquisadora Terezinha Absher, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ainda estava assustada ao falar com a imprensa.

“Eu estou assim, porque foi realmente assustador tudo aquilo. Nós ficamos do lado de fora, vendo a estação pegar fogo. Eu nem vou falar muito porque ainda estou emocionada. Foi traumatizante porque, há 20 anos, eu trabalho na Antártica, passo muitos meses lá. Era como se fosse minha casa pegando fogo. A estação é de todos os brasileiros, mas eu me sentia como se fosse a minha casa. Perdi tudo. Todo o meu material de pesquisa e todos os objetos particulares. Não sei se voltaria para lá”, disse Terezinha, que trabalha com invertebrados marinhos.

Jasson Mariano, servidor civil da Marinha na manutenção da base, conta que ajudou a tentar apagar o incêndio na casa de máquinas.

“Fomos acordados pelo nosso superior, nos chamando apavorado, dizendo que estava pegando fogo na base. Nós saímos com o uniforme de trabalho e fomos apoiar o grupo-base para tentar combater o fogo. Tentamos esticar a mangueira para pegar água do mar com as bombas, mas o incêndio se propagou muito rápido. A luta foi grande, mas não conseguimos”, relatou ele, que estava desde novembro na estação e retornaria ao Brasil no fim de março.

Também servidor da Marinha, Marcos da Conceição, demonstrava muito cansaço.

“A família sempre vinha na minha cabeça. Na cabeça de todos nós. Estou muito cansado. Está até difícil falar com vocês agora”, disse.

A bióloga Fernanda Siviero, que estava desde o início do fevereiro na estação antártica, conta que os integrantes da base passaram por grande susto.

“A gente estava na base quando foi dado o alarme de incêndio, a gente fez o procedimento de evacuação e ficamos seguros em uma parte da base [isolada]. Ficamos muito consternados e assustados com essa situação toda do incêndio. A gente não acreditou, na verdade, que fosse tomar uma proporção tão grande. Imaginamos que fosse de fácil controle. Achamos que ia ser só um susto e que, daqui a pouco, estaríamos de volta. Infelizmente não foi.”

Já o pesquisador da Universidade de São Paulo Caio Cipro lamenta a perda das amostras de sua pesquisa.

“As amostras são insubstituíveis. Eu estava participando de um projeto de hidrografia e a gente perdeu as amostras todas que foram coletadas desde dezembro [do ano passado]. Elas foram perdidas, porque têm que ficar congeladas. Como a estação está sem energia elétrica, uma vez descongeladas, as amostras não servem mais”, explicou.

O sargento da Marinha Luciano Gomes Medeiros, que ficou ferido quando tentava combater o incêndio, foi o último a desembarcar. Com as mãos enfaixadas, ele foi colocado em uma cadeira de rodas e encaminhado a uma ambulância, para ser levado ao Hospital Naval Marcílio Dias.

( Agência Brasil )


Muhammad Ali participa de estudo contra Parkinson


O ex-boxeador americano Muhammad Ali se juntou à campanha da empresa 23andMe, que faz sequenciamento genético privado, para conseguir amostras do DNA de dez mil pessoas com mal de Parkinson. Com essa base de dados, a companhia pretende fazer estudos para entender e combater a doença.

Criado em 2009, o projeto da 23andMe já tem mais de 6.700 participantes com Parkinson cadastrados. O objetivo é chegar a dez mil para conseguir um banco de dados robusto que possa identificar alterações genéticas ligadas à doença. Embora ainda esteja incompleta, a iniciativa já rendeu resultados. Em julho do ano passado, foram identificadas duas novas variações genéticas relacionadas ao Parkinson. O trabalho foi publicado na revista "PLoS Genetics". A empresa também achou um gene que pode ajudar na proteção contra o mal de Parkinson.

Pessoas que já tiveram o mal de Parkinson diagnosticado podem se cadastrar no site da empresa e pedir seu kit para doar. Recolhe-se uma amostra de saliva, que é enviada pelo correio para o laboratório. Também é necessário preencher um questionário online.

O processo todo é grátis e o paciente ainda tem acesso para sempre aos serviços genéticos da 23andMe gratuitamente, avaliados em US$ 399, cerca de R$ 688).

Folha.com


Futebol - Icasa se recupera e Crato perde para o Tiradentes


O Icasa conseguiu sua reabilitação no Campeonato Cearense ao vencer o Trairiense pelo placar de 2 a 1, na tarde deste domingo (26), no estádio Romeirão. O jogo foi válido pela 11ª rodada do certame. A Lagosta Mecânica abriu o placar logo aos 5 minutos do primeiro tempo com o meia Alex Paraíba. Aos 24 minutos, Diogo França deixou tudo igual no placar. A vitória do Verdão veio no último minuto do jogo. Nos acréscimos, aos 47 minutos, Jucemar cobrou pênalti e garantiu os 3 pontos para a equipe de Juazeiro do Norte. Final de partida: Icasa 2 x 1 Trairiense.

Inversão

O resultado provocou uma inversão de posicionamentos: tirou o Icasa da Zona de Rabaixamento e recolocou o Trairiense. O Verdão agora é o 8º colocado, com 10 pontos conquistados em 10 jogos. A equipe de Trairí voltou para a 10ª posição, com 8 pontos e com um jogo a mais.

Próxima rodada

Na próxima rodada, quarta-feira (29), o Trairiense joga em casa e recebe o Ceará, às 22h, no estádio Barrosão. No dia seguinte, quinta-feira (01/03), às 20h20, o Icasa retorna ao Romeirão, onde duela contra o Crateús.

Também no Cariri

Outro representante do Cariri, o Crato, não teve a mesma sorte do Icasa e perdeu para o Tiradentes por 2 a 1. O jogo foi realizado no estádio Mirandão, na tarde deste domingo (26). Paulo Ferreira, aos 16 minutos de jogo, abriu o placar para o time da casa. O empate veio com o versátil Dedé, aos 40 minutos. Na segunda etapa. aos 45 minutos, o Tigre da PM conseguiu a vitória com gol do meia-atacante Kaká. Com 19 pontos, o Crato segue na 4ª posição configurando no G4. Com 2 pontos a menos, o Tiradentes aparece em 5º lugar, mas com um 10 jogos.

Confrontos

Quarta-feira (29), o Azulão enfrenta o Fortaleza, às 20h20, no estádio Presidente Vargas. O Tiradentes recebe o Itapipoca, quinta-feira (01/03), às 20h20, no Domingão, em Horizonte.

Verdes Mares

Como a visita de Dilma afeta a relação entre PT e PSB


As obras do PAC na Região Metropolitana de Fortaleza serão visitadas pela presidente Dilma Rousseff. Ela chega a Ceará num momento delicado politicamente, quando relações entre PSB e PT estão estremecidas

Dilma Rousseff (PT) realiza sua terceira visita como presidente ao Ceará, a segunda em menos de um mês, em momento de relações estremecidas entre PT e PSB.
A visita às obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na Região Metropolitana de Fortaleza, ocorre em momento de crise entre a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), o governador Cid Gomes (PSB) e o senador José Pimentel (PT), líder de Dilma no Congresso Nacional. Os compromissos de hoje encerram um ciclo pré-eleitoral em Fortaleza, que ficará interrompido pelas próximas duas semanas, durante viagens da prefeita e do governador ao Ceará.

Não está confirmado nenhum encontro simultâneo entre a presidente, o governador e a prefeita, mas o mero simbolismo da presença de Dilma será determinante. Ela terá conversas separadas com os dois e o rumo desses diálogos poderá apontar o caminho para a manutenção da aliança ou indicar quão difícil será evitar o rompimento. Sinal da desarmonia está na separação de agendas. A assessoria do Governo do Estado informa que Cid não irá às obras municipais. Depois dos compromissos pela manhã, ele participará, à tarde, apenas da visita à Estação de Tratamento de Água, em Caucaia. A justificativa oficial para não ir à última parte da visita presidencial é a viagem internacional que fará amanhã - e estaria marcada há 15 dias, informou a assessoria. Já a assessoria de comunicação de Luizianne confirmou a presença da prefeita apenas a partir das 16 horas, para guiar a presidente pelas obras da Prefeitura.

Até o roteiro da presidente foi objeto de disputa política em torno da visibilidade que dará a uma e outra administração. A visita às obras do Estado estava marcada para ocorrer junto com a ida ao Cariri, no começo do mês. Mas foi adiada em função de problema de saúde da mãe da presidente e acabou remarcada. Mas só depois de articulações de bastidor as obras municipais entraram no roteiro. Dilma já não havia cumprido programação na Capital na sua primeira visita presidencial ao Ceará, em agosto de 2011. Na oportunidade, Luizianne, presidente do PT estadual, não compareceu a nenhum momento da programação. Nos últimos dias, uma série de movimentos serviu para melhorar o ambiente político, como as novas declarações de Pimentel - em aceno de trégua para Cid -, e a conversa entre a prefeita e o governador.

Além de tentar acalmar sua base, Dilma precisará contornar o mal-estar entre ela própria e o governador. Na visita às obras da Transnordestina, no começo do mês, a presidente se desentendeu com Cid, devido a problemas relacionados às desapropriações.

De acordo com o deputado federal José Guimarães (PT), vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados, politicamente, a vinda de Dilma ao Ceará terá o simbolismo de que “questões menores” não vão interditar a relação entre PT e PSB. “Claro que ela não vai tratar dessa questão aqui, mas a presença dela demonstra que o PT precisa estar aliado ao PSB e vice-versa. Ela não vem tratar disso, mas a presença dela diz isso”.

Já o deputado estadual José Sarto (PSB), reforça que a visita se dá num momento delicado. “Há uma queixa muito grande do PSB em Fortaleza, que durante a administração do PT, o PSB não tem participação na elaboração de políticas públicas, como, por exemplo, o PT tem participação e grande no Governo do Estado, com secretarias importantes”, disse. Segundo ele, não se trata de briga “mesquinha” por secretaria, mas de participação na elaboração de políticas públicas.

Contudo, Sarto entende que a visita é importante, já que Dilma, assim como o ex-presidente Lula, é uma forte liderança no PT e tem opinião fundamental sobre as alianças do partido. “Eu não sei se ela vai tratar com o governador e prefeita sobre as questões políticas, mas certamente ela vai ser ouvida não só uma, mas várias vezes”.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA
Dilma vem a Fortaleza num momento delicado da aliança entre PT e PSB. Cid e Luizianne não devem participar de eventos simultâneos com a presidente. Aparecerão ao lado dela separadamente.

Serviço
O roteiro da presidente

Às 10h30min: A presidente Dilma Rousseff embarca na estação Raquel de Queiroz (Pajuçara), em Maracanaú.

10h40min: A presidente desembarca na estação Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú), no mesmo Município.

11 horas: Tem início a cerimônia oficial na estação Virgílio Távora, em que Dilma.

Segundo o deputado federal, José Guimarães (PT), ela anunciará investimentos para o VLT Parangaba/Mucuripe, da ordem de R$ 3,5 bilhões, incluindo recursos da União, do Estado e financiamento. Em seguida, Dilma se recolhe para almoço.

14h30min: Dilma visita obras de uma estação de tratamento em Caucaia.
16 horas: Visita ao Mirante Rosa dos Ventos, na comunidade Coqueirinho, em Fortaleza.
16h20min: Dilma visita um dos conjuntos habitacionais do Vila do Mar, na avenida Francisco Sá.

Fonte: O Povo


Chove em 59 municípios cearenses, diz Funceme

O Ceará registrou chuva em 59 municípios entre o período das 19 horas de de domingo até as 7 horas da manhã desta segunda-feira (27), segundo dados da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme). O município Caririaçu, na região do Cariri, registrou o maior volume no Ceará, com 122 mm.

Em Fortaleza,o balanço parcial registrou chuva de 21,2 mm. A Funceme, porém, alertou que ainda não recebeu a informação do balanço coletado no posto do Pici, na Capital. Já na Região Metropolitana, Maranguape foi a cidade em que houve a maior precipitação, com 77,8 mm.

Açude sangra no CE

O açude Tijuquinha, localizado na região de Baturité, superou o nível do leito chegando ao volume total de armazenamento de água. De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), este foi o primeiro a sangrar no ano. Outros cinco açudes estão com o nível de acima de 90%. Os açudes e rios que devem sangrar em breve são o Gavião (Pacatuba), Trussu (Iguatu), Muquém (Cariús), Valério (Altaneira) e Junco (Granjeiro).

Previsão

A Funceme aponta para um céu nublado com chuva no Litoral de Fortaleza e do Pecém durante as próximas 24 horas. Já nas demais regiões do Estado, a previsão é de céu parcialmente nublado com chuva isolada em 72 horas.

Via Portal Verdes Mares

Nova delegacia é inaugurada em Cedro



A população de Cedro viveu nesta sexta-feira, 24 de fevereiro, uma manha de festa, quando recebeu do governo do Estado do Ceará, que foi representado, naquele momento, pelo Secretário Estadual da Fazenda, o deputado estadual licenciado, Mauro Filho, uma importante obra. Mauro Filho inaugurou a Delegacia Municipal de Polícia Civil e Departamento de Polícia Militar.

Na delegacia, o secretário Mauro Filho descerrou a placa de inauguração ao lado do ex-prefeito secretário de Segurança Pública e Desenvolvimento Social. Logo após a formalidade do descerramento da placa, o Mauro Filho e comitiva visitaram as instalações da delegacia.

Mauro Filho destacou que a delegacia reforça a segurança da cidade, unindo em um só prédio, as polícias civil e militar, e representa uma conquista de futuro para o povo cedrense. O secretário estadual da Fazenda, Mauro Filho, enfatizou que a inauguração realizada pelo governo estadual em Cedro, com investimento de mais de um milhão de reais, assim como em outras cidades do estado, tem sido possível graças à condição financeira do Ceará, que tem sua economia equilibrada.

Fonte: Plantão do Ceará

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 27/02/2011


URCA requisita linhas de financiamento para o ‘trade’ turístico local, do Governo Federal

A Universidade Regional do Cariri (URCA) em contato com o Gabinete da Presidência da República, sugeriu a criação de linhas de financiamento para os setores ligados ao ‘trade’ turístico local e o incentivo de novos negócios, voltados ao Projeto Geopark Araripe, administrado pela Instituição. Ano passado, o projeto foi apontado pelo Ministério do Turismo como um dos quatro principais roteiros turísticos do Ceará e um dos principais do Brasil, numa revista de cunho nacional, onde são apontados roteiros de todos os estados da federação. Em resposta a solicitação da Universidade, o chefe de Gabinete do Chefe de Gabinete Pessoal da Presidente da República, Dilma Rousseff, Álvaro Henrique Baggio, afirma que o expediente foi encaminhado para o Ministério do Turismo para ser analisado.

No Roteiro Turístico, são incluídos como principais atrativos a cadeia de artesanato; a serra do Horto, em Juazeiro; o Museu de História Natural, no Centro do Crato; Museu de Paleontologia e Pontal de Santa Cruz, em Santana do Cariri; Pedra da Coruja, Museu de Pedra, Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Cariri, em Nova Olinda, dentre outros. Ainda classifica a Bacia do Araripe como um dos principais roteiros do período cretáceo da terra. A região é especial, segundo o roteiro, pelos achados geológicos e paleontológicos e abriga um oásis verde em meio à caatinga.

Governo autoriza concurso para contratação de 168 professores temporários pela URCA

Foi aprovado pelo Governo do Estado, edital para seleção de 168 professores temporários para a Universidade Regional do Cariri (URCA). Os docentes irão atuar na Unidade Descentralizada de Iguatu, que conta com quatro cursos da Instituição.

O edital, segundo a Reitora Otonite Cortez, que esteve recentemente participando de reunião em Fortaleza, sobre autorização das vagas para o concurso, encontra-se em análise na Secretaria de Planejamento do Governo do Estado (Seplag). A Universidade aguarda a publicação em edital, em breve, para a divulgação das datas de inscrição e realização do certame. A perspectiva é que ainda aconteça durante o mês de março.

"Ceará Faz Ciência" inicia período para inscrições de trabalhos

Estudantes apresentarão trabalhos relacionados com a vocação natural de cada região. No Cariri, os temas trabalhados devem envolver Geoparques e Arqueologia Começou o período para inscrições de trabalhos no projeto Ceará Faz Ciência. Coordenado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), a iniciativa vai popularizar a Ciência e a Tecnologia nas regiões Norte, Inhamuns, Cariri e Litoral Leste e identificar jovens talentosos, estimulando o seu interesse por essa área. O projeto conta com o apoio do CNPq/MCTI, Seduc, Prefeitura de Sobral e Ibyte.

O período para a submissão dos projetos iniciou dia 15/02/2012 e vai até 30/03/2012, e se dará, exclusivamente, através de preenchimento de formulário no hotsite do evento (http://eventos.sct.ce.gov.br). No ato da inscrição deverá ser entregue o projeto com, no máximo, duas páginas, de acordo com o modelo disponível no site.

O Ceará Faz Ciência se dará de forma itinerante, com uma seleção de 100 trabalhos científicos – 25 em cada uma das quatro regiões – de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e técnico, de escolas públicas e privadas, a serem expostos para divulgar os de maior destaque no Estado do Ceará.

Estímulo à vocação natural das regiões - Os trabalhos deverão, preferencialmente, estar relacionados com a vocação natural de cada região, conforme definido no edital de participação. Na Região Norte, o foco será a Astronomia e Metalmecânica, e no Cariri, os temas trabalhados devem envolver Geoparques e Arqueologia. Já no Litoral Leste, os alunos enfatizarão nos projetos a Psicultura e a Aquicultura. Energias Alternativas e Inclusão Digital são os assuntos a serem trabalhados pelos estudantes da região dos Inhamuns.

As apresentações dos trabalhos serão realizadas nos meses de maio e junho. Em cada uma das quatro regiões, serão premiados trabalhos com 1°, 2° e 3° lugares do Ensino Médio, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. Os alunos pertencentes a equipe vencedora na categoria Ensino Médio e Fundamental II irão receber bolsa de Iniciação Científica Júnior durante um ano. Os projetos vencedores de cada região serão expostos durante a Exposição Ceará Faz Ciência, a ser realizada em outubro, em Fortaleza, por ocasião da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

“O Ceará Faz Ciência configura-se como um importante instrumento tanto para a interiorização da C&T, quanto para a melhoria do ensino e o despertar de vocações científicas e tecnológicas. A partir deste trabalho de iniciação científica, há um estímulo para que nossos jovens se interessem por uma carreira profissional que envolva a C&T, dentro das vocações naturais do nosso Estado”, frisa o secretário da Secitece, René Barreira.

Para inscrições e mais informações sobre o projeto Ceará Faz Ciência:
http://eventos.sct.ce.gov.br | 85 3101-6466 | sct@sct.ce.gov.br

Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2612
www.urca.br – Crato, 27 de fevereiro de 2012


Cariri sediará seminário sobre violência sexual infantil nesta terça-feira (28)


O município de Juazeiro do Norte, localizado na Região do Cariri, vai sediar o seminário regional da campanha ‘Quem Cala, Consente – Violência Sexual Contra Criança e Adolescente é Crime!’, iniciativa da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, através da Comissão da Infância e Adolescência, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc). O evento acontecerá no próximo dia 28 de fevereiro (terça-feira), a partir das 9 horas, no Ginásio Poliesportivo.

O objetivo do seminário é conscientizar e mobilizar a sociedade cearense para o combate ao abuso e à exploração sexual infanto-juvenil, e reunirá representantes dos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Saboeiro, Assaré, Araripe, Nova Olinda, Santana do Cariri, Campos Sales, Antonina do Norte, Altaneira, Tarrafas, Salitre e Potengi.

Foram convidados para participar do encontro, prefeitos, conselheiros tutelares, conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente, promotores de Justiça, técnicos dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), secretários municipais da Educação, Saúde e Assistência Social, agentes de Saúde, gestores escolares e grêmios estudantis. O seminário do Cariri será o 10º encontro e reunirá os municípios das Credes de Juazeiro do Norte e do Crato, totalizando a participação de 18 municípios, 58 escolas e um público estimado de 600 pessoas.

De acordo com a presidente da Comissão da Infância e Adolescência, deputada estadual Bethrose (PRP), a campanha foi criada pela necessidade de sensibilizar a sociedade, fazendo com que as pessoas não se omitam diante de casos de violência sexual. “Os diversos estudos sobre o assunto mostram que, na maioria das vezes, os casos de violência sexual são praticados, geralmente, por uma pessoa com quem a criança ou adolescente possui uma relação de confiança, e que participa do seu convívio familiar e social. Por isso nós reforçamos a importância de deixar a sociedade em alerta, para que aprenda a identificar o abuso.”

Durante o seminário haverá palestra com a psicóloga e escritora Helena Damasceno e com a advogada Drª. Viena Ponce, que explicarão as diferenças entre abuso e exploração sexual, as formas de prevenção e de identificação, os sinais de alerta, os indicadores físicos e comportamentais da vítima de abuso, os meios de denunciar e a legislação relacionada ao tema.

Dentro da programação do evento, cada município formará um grupo de trabalho para a construção do Plano de Ações Estratégicas – PAE, que visa prevenir e combater a violência sexual infanto-juvenil. O PAE deverá ser elaborado e executado em seis meses. Após esse período, as escolas que concluírem de maneira satisfatória seus planos receberão da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará o Selo Escola Cidadã, como forma de reconhecer a contribuição social da instituição para a sociedade.

Encontros Regionais

O ciclo de seminários regionais está percorrendo as principais regiões do Estado, reunindo representantes dos 184 municípios cearenses. Desde maio do ano passado já foram realizados nove encontros, sendo que até junho de 2012 o evento ainda acontecerá nos municípios de Sobral, Quixadá, Crateús, Brejo Santo, Iguatu, Icó, Tauá, Senador Pompeu, Maracanaú e Fortaleza.

Em cada evento são distribuídos os materiais de divulgação da campanha, como cartazes, bótons, adesivos e panfletos, que explicam as formas de identificar a violência sexual infanto-juvenil e os meios de denunciar. A campanha foi lançada no dia 18 de maio de 2011, na Assembléia Legislativa do Ceará.

SERVIÇO

Seminário Regional da campanha ‘QUEM CALA, CONSENTE’ no Cariri
Dia: 28 de fevereiro
Horário: Das 09 horas às 12 horas.
Local: Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte
Rua: Catulo da Paixão, S/N, Triângulo.

Sunday, February 26, 2012

A Vitória Nordestina - Por: Sergio Linhares


O resultado da maior festa popular do mundo,o Carnaval, no Rio de Janeiro, que consagrou as Escolas de Samba Unidos da Tijuca e Salgueiro, foi também uma vitória do povo Nordestino.Nessa última segunda-feira fiquei madrugada adentro esperando o desfile delas e me emocionei de ver a exaltação ao sertão Nordestino. As duas escolas levaram ao sambódromo da Sapucaí, cangaceiros, vaqueiros, sanfoneiros, violeiros e repentistas. Ali estava a alma do nosso povo.

Em outras alas mostraram as comidas e danças típicas , o colorido das roupas e a alegria do nosso povo, os costumes dos sertanejos, os bonecos de cerâmica criados pelo mestre Vitalino, a missa do vaqueiro, as carrancas do São Francisco e as figuras de Antônio Conselheiro,Patativa, Padre Cícero e o São João do Carneirinho, representando nossa cultura e tradição.

Vocês não imaginam a visibilidade positiva que aquele espetáculo trouxe para o Nordeste, divulgando para o mundo inteiro as nossas belezas e riquezas, que vão resultar em mais turistas impactando as economias locais. O público vibrou, foi um verdadeiro show e o que mais me comoveu foi a justa homenagem que a Escola Unidos da Tijuca prestou ao maior expoente da cultura nordestina, Luiz Gonzaga, que foi o primeiro a colocar o Nordeste no mapa da música popular Brasileira.

A escola prestou uma homenagem ao centenário de nascimento de Gonzagão que continua trazendo alegria para o seu povo e foi lá no sambódromo que ele foi mais uma vez coroado.
As manifestações das duas escolas apresentadas na marquês de Sapucaí expressaram a nossa identidade , a identidade do povo Nordestino, o sentimento de uma gente sofredora e valente, que traz na veia o orgulho de sua terra, terra do ôxente! Dos cabras da peste e dos cabras macho também!

Sergio Linhares
Foto: Carnaval no RIo - Homenagem a Luiz Gonzaga - R7