O Crato é o quinto município mais velho do Ceará e atualmente ocupa a sexta colocação no cenário econômico do Estado. Completou neste dia 21 de junho 247 anos de emancipação política e em 1764, quando desmembrou-se de Icó, tinha como base econômica atividades agropecuárias e agrícolas, destacando-se também na produção de frutas e legumes por ser, geograficamente, situado no Sopé da Serra do Araripe de forte potencial hídrico. Mas foi na educação que o Crato encontrou o desenvolvimento. E 19 anos depois de sua elevação a categoria de cidade, em 1875 foi instalado o Seminário São José e o município passou a liderar todo o movimento educacional, cultural e universitário. Em 1955 foi criado o Instituto de Ensino Superior do Cariri como mantenedor da Faculdade de Filosofia que passou a integrar-se a Fundação Padre Ibiapina, seguindo os cursos de Ciências Econômicas e de Direito que vieram servir de suporte para a Universidade Regional do Cariri. Hoje o Crato tem extensa rede educacional, alem da URCA possui uma unidade da Universidade Vale do Acarau, campus da Universidade Federal do Ceará ( ainda a ser instalada ), igualmente a Faculdade Católica do Cariri e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, sem falar nas dezenas de escolas das redes publicas de ensino municipal e estadual.A economia do município do Crato é baseada na agricultura de milho, feijão, mandioca e arroz. Monocultura de algodão, cana-de-açúcar, castanha de caju, hortaliças, frutas diversas e legumes. Na pecuária o município possui numerosos rebanhos de bovinos, ovinos, caprinos, suínos e aves, alem da expansão da piscicultura em córregos e açudes locais. A maior festa da cidade é a Exposição Agropecuária ( EXPOCRATO ), que este ano realiza sua 60ª edição, atraindo turistas de varias regiões do País.
As terras do Crato estão integradas ao maior patrimônio fosselífero do mundo, atraindo para cá a sede de uma das 63 unidades mundiais de Geopaks, a única da America Latina. Registram-se também a ocorrência de gipsita, cimento, chumbo e calcário, o que veio fazer do município o maior pólo cerâmico do interior, responsável por quase 70 % do PIB local, sem falar nas indústrias de pequeno, grande e médio portes e um vasto comercio de bens, serviços e turismo ecológico.
O Crato é sede regional de uma das nove dioceses do Ceará, criada em 20 de outubro de 1914. Administrada atualmente pelo seu quarto bispo, Dom Fernando Panico. A maioria da população é de religião católica e a padroeira é Nossa Senhora da Penha que tem a festa realizada em 1º de setembro. Possui uma escola diaconal, cursos de teologia e filosofia.
Por: Wilson Rodrigues - Repórter - Colaborador
No comments:
Post a Comment