Orkut: Quais os rumos da rede social mais famosa do Brasil? Há quem arrisque dizer que o Orkut está com os dias contados. Mas não podemos esquecer que a rede social do Google foi a maior responsável para que essa mania pegasse de vez aqui no Brasil! Com um crescimento vertiginoso desde seu lançamento, o Orkut precisou de apenas quatro anos para, em 2008, superar seu principal rival na época, o Myspace.
Hoje, a rede mais famosa entre nós, brasileiros, ainda lidera por aqui: são 43 milhões de usuários ativos no país. Mas agora o “inimigo” é outro, e a ameaça é grande. O Facebook chegou com tudo; e tem quase 600 milhões de usuários no mundo contra apenas 85 milhões do Orkut.
A questão é que, de todo esse pessoal que entrou na rede de Mark Zuckerberg, apenas cerca de 2% estão no Brasil. Mas esse cenário vem mudando e chama a atenção. De um tempo pra cá, muita gente abandonou o Orkut e migrou para novos serviços. Tanto é que uma pesquisa recente realizada pelo Ibope Mídia mostra que metade dos usuários do Orkut usou menos a rede social em 2010. "Desde que o Facebook criou sua versão em português, facilitou para que as pessoas utilizem o site como sua nova rede social", disse Alexandre Campos, gerente de contas do IDC. Mas o Google não vê muita coerência nesses números e Valdir Leme, gerente de marketing do Orkut, garante que a base de usuários do Orkut continua ativa."Quando você olha os dados da Nielsen, que mede 30 dias ativos, continua na faixa de 70% de alcance. Ou seja, 70% dos internautas estão no Orkut", explica o gerente.
Outros levantamentos mostram que a audiência do Orkut está praticamente estacionada há mais ou menos um ano no Brasil. Entre setembro de 2009 e maio de 2010, o aumento no número de visitantes únicos por mês foi de 3,5%; no mesmo período o rival Facebook avançou 102%! Com base nesses dados, há quem aposte que a base do Facebook no Brasil vai ultrapassar o Orkut ainda este ano...será?! "Existe um movimento natural das pessoas migrarem para o Facebook. Então, se o Facebook mantiver estas taxas de crescimento, é natural que ele tenha mais usuários do que o Orkut daqui algum tempo", conta Alexandre.
Mas essa batalha não será vencida assim, facilmente. O Google não abre mão do seu pupilo Orkut e, segundo a própria empresa, a rede social cresceu 12% entre 2009 e 2010. Valdir explica que crescer em cima de 70% de internautas é bem diferente do que crescer em cima de números menores, como é o caso do Facebook. "Os números não mentem, o Orkut continua forte e crescendo cada vez mais", conclui o funcionário do Google. Só no ano passado, o Orkut fez mais de 50 mudanças no serviço. Na semana passada, eles mudaram pela primeira vez o logo da rede social. E o pessoal do Google ainda promete muita novidade até o final de 2011. E para quem está curioso e recentemente ouviu rumores sobre uma nova rede social que o Google estaria prestes a lançar, um tal de “Google Me”, ele se esquiva: "Inovação é o foco da empresa, então é bom o pessoal esperar, porque muitas novidades virão", comenta. Bom, nos resta aguardar para ver o que realmente vai acontecer.
Sharp e NHK anunciam TV de 85 polegadas
A Sharp continua sua empreitada megalomaníaca de criar TVs cada vez maiores. O último modelo, contudo, não só é gigante como também exibe imagens em resolução muito maior que o atual full HD, resultado de uma parceria com a emissora de TV japonesa NHK. O aparelho tem suporte ao padrão Super Hi-Vision, criado para ser a próxima geração na transmissão de imagens. Assim, ele consegue exibir em suas 85 polegadas cerca de 33 MP, ou seja, uma resolução de 7680 x 4320 pixels — valor 16 vezes maior que a atual HDTV.
Feita em LCD, a tela tem 300 nits de brilho e 10 gradações de cor para cada canal do padrão RGB, equivalente a 30-bits. Para se ter uma ideia, a paleta de cores usada na maioria de painéis de última geração é a truecolor, equivalente a 24-bits. A novidade ainda deve demorar a chegar aos monitores e, principalmente, às TVs espalhadas pelo mundo. Até ontem o supertelevisor estava exposto nos laboratórios da NHK, em Tóquio, mas não há previsão de lançamento do aparelho — nem da Super Hi-Vision.
ASUS anuncia o X21, notebook hiperfino com processador Core i7
A ASUS anunciou nesta segunda-feira (30 de maio) uma nova adição à sua linha de notebooks UX Series. O X21 é um dispositivo hiperfino com espessura de 17 milímetros, construído inteiramente em liga de alumínio e peso de somente 1,1 quilos.Entre as diversas configurações disponíveis está a possibilidade de equipar o aparelho com a segunda linha do poderoso processador Intel Core i7. Além disso, o aparelho conta com conectividade USB 3.0 e armazena dados em um drive SSD SATA III. Outra característica marcante do X21 é o trackpad feito inteiramente em vidro e teclas resistentes produzidas em metal.Todos os aparelhos da linha vêm equipados com uma tecnologia própria da ASUS que promete reiniciar as atividades do aparelho em repouso após somente dois segundos. Além disso, a empresa promete uma bateria capaz de durar até uma semana com os dispositivos no estado de hibernação.
Ainda não foram revelados os detalhes completos sobre o dispositivo, tampouco qual o preço inicial cobrado pelo notebook. Apesar da falta de informações, a previsão é que o X21 chegue às lojas em algum momento de setembro de 2011.
Recém-chegado, iPad 2, da Apple, já falta em lojas do Brasil
O iPad 2 acaba de chegar ao Brasil, mas muitos interessados no tablet da Apple sequer viram a cor do aparelho. Logo após o lançamento do produto, na última sexta, revendedores oficiais como Saraiva, Americanas e Submarino acrescentaram o termo "esgotado" às suas páginas de internet referentes ao produto – sinal de que a demanda superou as expectativas do mercado, ou menos a capacidade da Apple de supri-lo. Uma fonte ligada ao varejo informou ao Tecblog, contudo, que a escassez do item no mercado nacional pode ser parte de uma estratégia da Apple para valorizar ainda mais o tablet no país. As unidades seriam distribuídas aos poucos aos pontos de venda, garantindo um fluxo continuo de vendas, mas sem banalizá-lo.
De acordo com a assessoria de imprensa da livraria Saraiva, a Apple deve entregar um novo lote de iPads 2 até próxima sexta-feira. O mesmo deve acontecer durante a semana com outras gigantes do varejo.
Na última sexta-feira, lojas de São Paulo e Rio de Janeiro promoveram eventos para apresentar o tablet aos consumidores. No Shopping Iguatemi, na capital paulista, longas filas marcaram o início das vendas no primeiro minuto do dia, e contaram com a presença de DJs e celebridades.
No Brasil, o iPad 2 chega em sua versão mais barata (de 16 GB sem 3G) por 1.649 reais. A mais cara (64 GB com acesso à rede 3G) sai por 2.599 reais.
O que fazer com um CD, DVD ou pendrive com vírus?
Você tem um pendrive, CD ou DVD que sabe que está infectado com vírus, mas também tem arquivos importantes lá dentro que precisa recuperar. Como fazer isso sem contaminar o PC? O procedimento é arriscado, mas não muito: basta ser cauteloso.A solução mais simples é inserir o disco ou pendrive em um PC com Linux ou em um Mac e copiar os arquivos dos quais você precisa para uma mídia “limpa” (como ou outro pendrive). A maioria absoluta do malware é específica a um sistema operacional, então um vírus para Windows não irá causar danos a um sistema com MacOS ou Linux.
Mas se você pretende usar um PC, atualize seu anti-vírus antes e instale alguns utilitários extras contra malware, como o Malwarebytes Anti-Malware e o SUPERAntiSpyware, ambos com versões gratuitas. Depois de instalar, atualize eles também. Se você usa o Windows 7 e o Windows Vista, o processo é mais fácil. Clique no menu Iniciar, digite “reprodução” na caixa de pesquisa e tecle Enter. Desmarque a opção “Usar Reprodução Automática em todas as mídias e dispositivos”.
Agora você pode inserir com segurança a mídia infectada em seu computador. Mas não abra nem copie nenhum arquivo ainda. Primeiro, faça uma varredura na mídia com todos os programas anti-vírus e anti-malware que você tiver. Você precisa determinar se os arquivos dos quais você precisa estão infectados, e caso estejam, se podem ser limpos. Depois que você tiver certeza de que os arquivos que você quer são seguros, aí sim você poderá copiá-los para seu HD. Mas o que fazer com a mídia depois disso? Você não quer que alguém a insira por descuido em um PC e o infecte, certo? Se for um CD ou DVD, o jeito é descartá-lo. Esfregue o lado prateado com palha de aço ou uma lixa fina (para inutilizá-lo) ou corte-o em pedaços usando uma tesoura grande ou picotadora de papel adaptada para triturar discos. Não tente quebrar o disco com as mãos, pois você corre o risco de se cortar nas lascas de plástico afiadas.
Já os pendrives podem ser reaproveitados. Há vários programas que podem fazer uma “limpeza”, recomendamos o Eraser, que é gratuito. Ele oferece várias formas de apagar os dados no pendrive, várias delas bastante demoradas. Recomendo qualquer uma das opções marcadas como “(1 pass)”, como a “Pseudorandom Data”. Você não precisará de nada além disso. Você não quer que o Windows inicie automaticamente um programa malicioso assim que você inserir o disco ou pendrive no PC, então é necessário desabilitar um recurso do Windows chamado Autorun ou Autoplay (Reprodução Automática). Você sempre pode habilitá-lo novamente mais tarde, se quiser, embora os especialistas em segurança não recomendem isso.
Se você está usando o Windows XP, precisará de um utilitário gratuito criado pela própria Microsoft, chamado TweakUI, para fazer a alteração. Depois de instalar e abrir o programa, clique em My Computer / Autoplay / Types no painel esquerdo. Desmarque as opções Enable Autoplay for removable drives e Enable Autoplay for CD and DVD drives.
Por:
Samuel P. Teles