Tuesday, May 4, 2010

DIA DAS MÃES - Comércio espera 15% de aumento em vendas


A SEMANA QUE antecede o Dia das Mães começa com boa movimentação no comércio do Município de Juazeiro do Norte, o que agrada quem trabalha no setor - ELIZÂNGELA SANTOS. Os comerciantes estão com boas expectativas para o Dia das Mães. Esta semana, as vendas começam a aquecer.

Juazeiro do Norte. As vendas para o Dia das Mães aquecem o comércio a partir desta semana na região do Cariri, já que também é iniciada a temporada de grandes festas nos municípios. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro conta com 15% de aumento nas vendas a prazo, contra 12% do ano passado. A perspectiva leva em conta as boas expectativas dos comerciantes em relação à economia nos últimos meses. Este ano, de acordo com a presidente da CDL, Antônia Anier Salustriano, não se fala mais em crise como no ano passado. Ela afirma que visitou os setores que mais vendem nesse período, de cosméticos, vestuários, calçados e eletrodomésticos. Os lojistas apostam nas promoções e garantem novos estoques. E como o Dia das Mães acontece tradicionalmente nos primeiros dias do mês, soma-se também outro ponto positivo, pois a data coincide com o pagamento dos salários.

A dirigente lojista afirma que as ruas já estão com uma movimentação diferenciada. A CDL não fez uma campanha específica, no entanto, traçou estratégias junto aos comerciantes da cidade, que aguardam maior movimentação a partir da quinta-feira. Tem havido, de acordo com ela, um trabalho para estimular o comércio, com propagandas nos meios de comunicação. O Município de Juazeiro do Norte concentra o maior comércio da região e é ponto de convergência neste setor para dezenas de cidades não só do Cariri, mas, também, de estados vizinhos como Pernambuco e, ainda, Paraíba.

Avaliação
Esta é a segunda data do ano em vendas, superada apenas pelo Natal. Uma avaliação com os lojistas será realizada após o período, até mesmo porque na região há uma continuidade nas vendas de forma ascendente, já que coincide com as festas juninas, a exemplo do Juaforró, Festa de Santo Antônio, na cidade de Barbalha, e São Pedro, no Município de Caririaçu. É um período de movimentação em todo o Cariri, culminando com a Exposição do Crato.

Para Anier, existe outro componente importante em relação ao ano para o consumidor. É que, este ano, a taxa de inadimplência está bem menor. Os consumidores buscam, perto de datas importantes como esta, sanar suas dívidas e tirar o nome do Sistema de Proteção ao Crédito (SPC), para, assim, efetuarem novas compras.

A proprietária de uma loja de bijuterias no Centro de Juazeiro do Norte, Cristiane Cabral, espera uma reação do comércio a partir desta semana.

Até agora, as vendas estavam praticamente paradas e, esta semana, é o momento de esperança do lojista, para realmente iniciar o ano com boas vendas. "Fizemos compras para esse período até o mês de julho e convidamos o público de Juazeiro e cidades vizinhas para comprar", enfatiza Cristiane Cabral. Para a comerciante, o Dia das Mães começa como o termômetro das compras durante o ano. De acordo com o gerente de uma loja de eletrodomésticos, Mário Sérgio Andrade, mesmo com a taxa de 5% do IPI reposta sobre os produtos de linha branca, que são, por exemplo, as geladeiras, ar condicionado, fogões, entre outros produtos, o cliente não vai perceber. A queda nos juros para as compras a prazo irá ajudar. Para este setor, o gerente aguarda, até o final o Dia das Mães, aumento 30% nas vendas em relação à semana anterior.

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato

No comments:

Post a Comment